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Paralisação dos ônibus em Uberaba deixou população prejudicada

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Trabalhadores do transporte coletivo em Uberaba cruzaram os braços na manhã desta quinta-feira (1º). A categoria reivindica reajuste salarial. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores, a adesão foi de 60%.
Tumulto na frente da garagem de uma das empresas responsáveis pelo transporte coletivo de Uberaba. Motoristas e cobradores de braços cruzados. A paralisação começou às 4h30 da manhã. O dia já estava claro e nem sinal de ônibus nas ruas.
Uma turma precisava entrar no trabalho às 7h, mas já eram quase 8h e continuavam no ponto. O ônibus que elas aguardavam, da linha Alfredo Freire/Distrito Industrial, passou com quase uma hora e 15 minutos de atraso. Em outro ponto da cidade teve gente que cansou de esperar.
Para não prejudicar mais os usuários, os ônibus voltaram a rodar, mas com outros motoristas. “Estão dirigindo motoristas que deveriam ter parado na madrugada ou até profissionais de outras funções sem o treinamento devido”, denuncia o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Uberaba, Lutério Antônio Alves.
A negociação salarial já dura quase um mês. Na última conversa com os trabalhadores as empresas avançaram um pouco na proposta, mas não houve acordo. Os empresários querem dar aumento de 8% mais R$1 no tíquete, que passaria de R$7 para R$8 por dia. Os profissionais defendem um reajuste de 12% no salário.
O piso atual do motorista em Uberaba é de R$ 1.060. Com o reajuste de 12% iria para R$1.187, 20. Menor que o salário base pago em Uberlândia para a mesma função. Nas duas cidades a tarifa do transporte é a mesma: R$ 2,40.


Fonte: MegaMinas

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Prefeitura de Porto Alegre entrega projetos para obras de mobilidade

Os projetos básicos de três grandes obras que fazem parte da Matriz de Responsabilidades da Copa de 2014 foram entregues pelo prefeito José Fortunati ao superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Ruben Danilo de Albuquerque Pickrodt, na tarde desta quarta-feira, 31. A expectativa é de que as obras comecem nos primeiros meses de 2012.

Foram encaminhados os projetos básicos da passagem de nível da rua Anita Garibaldi com a Terceira Perimetral, a pavimentação em concreto do corredor da avenida Protásio Alves, preparando para a primeira etapa dos BRTs, e a implantação do Centro de Controle Operacional (CCO) junto à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) - monitoramento dos corredores de ônibus.

“Este é mais um passo significativo para a qualificação da cidade. Os projetos são fundamentais para que qualquer obra possa ocorrer. Isso aqui já é uma obra, a máquina nas ruas é a consequência deste trabalho”, disse Fortunati, salientando o trabalho realizado em conjunto pelas equipes técnicas da prefeitura, da Caixa e do governo federal.

O prefeito também lembrou as iniciativas que estão em execução, como a duplicação da avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) e a implementação do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa). O secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt, apresentou o detalhamento das três intervenções de mobilidade na cidade à equipe técnica da Caixa.

Tramitação - os projetos serão analisados pela CEF, órgão financiador dos investimentos, e deverão ser liberados para as licitações até o final do ano. De acordo com Pickrodt, a análise dos materiais começará imediatamente para que os prazos de licitação e instalação para as obras sejam cumpridos.

Obras:
BRTs PROTÁSIO ALVES
Projeto de pavimentação em placas de concreto dos corredores de ônibus da Protásio Alves e Osvaldo Aranha, que constitui a primeira etapa da implantação do BRT da Protásio Alves.
Valor do investimento: R$ 16,6 milhões.

OBRAS DE ARTE DA TERCEIRA PERIMETRAL
Projeto de Engenharia da Trincheira da rua Anita Garibaldi com a avenida Terceira Perimetral.
Valor do investimento: R$ 16,6 milhões.

MONITORAMENTO DOS CORREDORES DE ÔNIBUS
Projeto de edificação e estrutura interna para o Centro de Controle Operacional.
Valor do investimento: R$ 5,053 milhões.


Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

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Ônibus BRT terá GPS, TV digital, internet sem fio, câmeras de segurança, computador de bordo, sistemas de indicação de parada audiovisual e gerenciamento de frota

Quem não se lembra daqueles antigos ônibus da EMTU? Exatamente, aqueles em que nos sentávamos sobre o motor quando escolhíamos ser a turma do fundão durante as viagens urbanas e, de quebra, nos deixavam com cheiro de óleo queimado...
Mas os tempos mudaram e, por volta da década de 1990, nos deparávamos com modelos mais modernos, que traziam as mesmas lanternas do Volkswagen Gol, mas alojadas de maneira invertida.
Com o passar dos anos, as tecnologias e cabeças pensantes foram se aperfeiçoando e, claro, não podemos nos esquecer da alarmante piora na mobilidade urbana e da preocupação com o meio ambiente.

Dentro desse contexto, eis que surge o sistema BRT (sigla que vem de Bus Rapid Transit, ou ônibus de trânsito rápido, em português).
Esse tipo de transporte é encontrado em várias cidades espalhadas pelo mundo (acima de 600 mil habitantes) e, além de diminuir o tempo de viagem, a vantagem aqui é garantir mais conforto e comodidade aos passageiros - tarefa quase impossível nos dias de hoje. Para isso, a Marcopolo lançou o Viale BRT.

Após dois anos de pesquisas e desenvolvimento, o modelo chega ao mercado com design inspirado nos famosos trens-bala, tudo "para dar a ideia de segurança, fluidez, conforto e eficiência", diz o gerente de design da Marcopolo, Petras Amaral.

Na frente, além dos faróis em LEDs (com o Daytime Running Light, inédito no Brasil,que tem acendimento automático mesmo durante o dia), um dos maiores destaques deste coletivo é o para-brisa totalmente liso que, além da leveza no design, permite mais facilidade em termos de visualização do motorista.

Os espelhos retrovisores são integrados à carroceria e têm indicadores de direção. Já na traseira, nada de reaproveitar as lanternas de automóveis populares. Aqui, as luzes em LED formam filetes verticais que casam com o desenho da tampa posterior e do para-choque.

Vale destacar que a carroceria é feita em estrutura de aço e laterais em alumínio. Os vidros laterais são colados.
Na versão articulado 6x2, o modelo tem até 21 metros de comprimento e capacidade para 145 passageiros. Há também o 8x2, de até 23 metros e o biarticulado 8x2: 28 metros.
Com largura de 2,6 metros e 3,56 metros de altura, o veículo garante amplitude de espaço, pois a configuração das poltronas proporciona maior área livre e facilita a circulação de passageiros.
O sistema de ar-condicionado foi integrado ao teto. Há alto-falantes e espaço para propaganda nas laterais superiores.

No mais, o Viale BRT tem GPS, TV digital, internet sem fio, câmeras de segurança, computador de bordo, sistemas de indicação de parada audiovisual e gerenciamento de frota. Sem contar que o veículo é equipado com câmbio automático e, como no metrô, não se movimenta com as portas abertas.
Ainda há uma cabine individual para o motorista, novo painel, câmera de ré e sistema de indicação audiovisual de parada, disponível nos monitores do salão de passageiros.

De acordo com o diretor de operações comerciais para o mercado brasileiro da Marcopolo, Paulo Corso, a marca desenvolveu o Viale BRT com várias configurações e capacidades de passageiros, acessibilidade e altura da plataforma, tudo para atender às diversidades de cada município brasileiro."

Vagner Aquino
do Diário do Grande ABC

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São Paulo: Faixa exclusiva de ônibus na Radial Leste será ampliada

Nas próximas semanas, a Radial Leste terá uma ampliaçaõ do espaço exclusivo para os ônibus do lado direito. A ideia, com a mudança, é aumentar a velocidade do transporte coletivo na via enquanto o corredor à esquerda não for construído. O prefeito Gilberto Kassab anunciou que as obras do corredor na esquerda da Radial começam até o próximo ano.

A nova faixa exclusiva será implantada entre as ruas Wandenkolk e Pinhalzinho, no sentido bairro, e entre as ruas Carlos Silva e da Figueira, no sentido centro.

Os viadutos Pires do Rio e Alcântara Machado ficarão de fora do novo espaço. O funcionamento da faixa exclusiva no sentido centro será 24 horas. No sentido bairro, somente das 10h às 23h, de segunda a sexta-feira.

Atualmente a Radial Leste já tem um trecho de 4,4 km de faixa exclusiva. Com a ampliação, haverá um total de 10,5 km.Neste ano, a SPTrans já implantou 3,8 km de faixas exclusivas para ônibus, em trechos da Vereador José Diniz, Borges Lagoa, Domingos de Moraes e ponte do Socorro.

A SPTrans informou que as novas faixas fazem parte de um pacote de ações para aumentar a velocidade dos coletivos.


As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

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Em BH, Prefeitura dá início a cinco obras de trânsito para Copa

Belo Horizonte vai ganhar cinco novos canteiros de obras voltadas à mobilidade e à Copa do Mundo de 2014. Todas já estavam previstas no pacote de intervenções viárias lançado pela prefeitura em junho do ano passado.

Ontem, o prefeito Marcio Lacerda assinou a ordem de serviço para as etapas de intervenções nas avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos e Pedro I, relacionadas à implantação do Sistema de Transporte Rápido por Ônibus (BRT). Começa também a nova etapa do Bulevar Arrudas, entre a avenida do Contorno e a rua Extrema (Calafate), e a criação da Via 210 - que ligará a região Oeste ao Barreiro. O investimento será de R$ 307 milhões, provenientes de recursos federais.

A prefeitura também adiantou o lançamento da licitação, ainda neste mês, de três outras obras: a construção da via 710, que ligará a região Leste a Nordeste, a implantação do BRT na região central e a construção de 94 estações de transferência do BRT. O custo das três obras está orçado em R$ 239 milhões. A administração municipal garantiu que todas as intervenções estarão prontas até dezembro de 2013, prazo exigido pelo governo federal.

As cinco obras irão começar simultaneamente em virtude do cronograma imposto pela União. As desapropriações são o principal entrave. Marcio Lacerda afirmou que irá se reunir com juízes para tentar adiantar o processo de acordo com moradores e comerciantes das regiões afetadas pelas obras. Na etapa da construção da via 210, por exemplo, a prefeitura irá gastar R$ 33 milhões em indenizações.
 


Transtornos. De acordo com o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Murilo Valadares, os desvios no trânsito são inevitáveis. "As obras na Antônio Carlos, na trincheira, e na avenida Abraão Caram, na Pampulha, vão ficar prontas em outubro. Com isso, a região Norte vai ter um alívio. E vamos estudando caso a caso se houver reclamações", afirmou.

O presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Ramon Cesar, afirmou que a obra no Bulevar Arrudas será a mais complicada para resolver o futuro nó no trânsito da região. "Certamente vai nos dar algum trabalho, mas tentaremos resolver com competência", afirmou.

De acordo com estudos da BHTrans, a implantação do BRT na cidade irá reduzir quase pela metade o tempo de viagem atual. As 99 linhas que passam hoje pela avenida Cristiano Machado serão reduzidas para 22 após a implantação do sistema rápido. A quantidade de ônibus será reduzida de 458 para 230.

Já nas avenidas Antônio Carlos e Pedro I, as linhas serão reduzidas de 137 para 30. O total de coletivos em circulação cairá de 523 para 296.


Fonte: O Tempo

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Em Salvador, Elevador Lacerda só volta a funcionar no fim de setembro

Um dos mais conhecidos cartões-postais de Salvador, na Bahia, parou de funcionar por completo na semana passada: o Elevador Lacerda, que há mais de um século faz a ligação da cidade alta com a cidade baixa. O elevador tem quatro cabines e duas delas pararam de funcionar no início do mês por causa de problemas mecânicos. Há uma semana, a prefeitura suspendeu a operação das outras duas que restavam funcionando. Uma delas teve um curto circuito e por segurança, a outra também deixou de operar.

A previsão é de que duas cabines voltem a funcionar normalmente até o fim de setembro. Para amenizar a situação das 30 mil pessoas que usam o elevador diariamente, 13 ônibus estão fazendo gratuitamente o transporte entre a cidade alta e a cidade baixa.



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Em Curitiba, Nova avenida das Torres terá 10 Km de ciclovia

A avenida Comendador Franco (das Torres), principal ligação de Curitiba com o Aeroporto Internacional Afonso Pena, e com São José dos Pinhais, será remodelada e terá uma ciclovia de 10 quilômetros. O projeto está sendo feito pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e integra o pacote de obras de requalificação do Corredor Aeroporto-Rodoferroviária, financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa 2014.

A ciclovia, assim como as demais intervenções, será feita até a divisa com São José dos Pinhais. A ciclovia da avenida das Torres será feita nos dois lados da avenida, com sentidos opostos, totalizando 20 quilômetros de infraestrutura cicloviária.

“Como o Plano Diretor previa a ciclovia na avenida das Torres, estamos aproveitando a revitalização que será feita na via para implementá-la, aumentando a malha cicloviária da cidade, principalmente nas ligações com a região metropolitana”, diz a coordenadora de Mobilidade Urbana e Transporte do Ippuc, Maria Miranda.

Novo padrão - A nova ciclovia ficará ao lado das calçadas, que também serão refeitas com novo padrão de piso e medidas necessárias de acessibilidade. Ambas - calçadas e faixa de ciclovia - terão largura mínima de 1,5 metro, ideal para o sentido único.

Além da ciclovia, ao longo do trecho a Prefeitura fará ainda recapeamento asfáltico e construção de quarta faixa nos principais cruzamentos da avenida, facilitando as conversões à direita. Medidas de melhoria de fluidez também serão adotadas com a eliminação de alguns retornos na pista.

Malha cicloviária – A ciclovia na avenida Comendador Franco mostra como está sendo implementado o Plano Diretor Cicloviário de Curitiba. “Ele traça as diretrizes e as metas para serem implementadas conforme as obras das vias forem acontecendo. A Prefeitura faz um projeto de obra numa determinada via, se ela é abrangida pelo Plano, certamente teremos a infraestrutura cicloviária nessa obra. Por isso, não temos data de conclusão, apenas quantidade e o tipo de infraestrutura para aumentar a ciclomobilidade”, explica Maria Miranda.
Outra obra que vem sendo executada dentro do Plano Diretor Cicloviário é a avenida
Fredolin Wolf. Num trecho de 7,6 quilômetros a obra de reconstrução da avenida, a Prefeitura está fazendo também uma ciclovia nova e recuperando e melhorando um trecho já existente.

A ciclovia da Fredolin Wolf será uma alternativa de acesso entre os bairros Santa Felicidade, São João e Pilarzinho, melhorando ainda os acessos aos parques Tanguá e Tingui e a saída da Ópera de Arame, cartões postais da cidade.
A obra da Fredolin Wolf vai conectar esta rua à avenida Toaldo Túlio, cuja revitalização foi entregue em fevereiro. A Toaldo Túlio também ganhou ciclovia. A rua foi revitalizada em 4.500 metros e formará um eixo viário com a Fredolin Wolf.

Ciclofaixa - Do outro lado da cidade, a Prefeitura está implantando a primeira ciclofaixa, na avenida Marechal Floriano Peixoto, paralela à caneleta do expresso. A pista especial, que vai separar ciclistas e veículos, terá cor diferenciada, sinalização especial e iluminação.
A ciclofaixa está sendo feita junto com a obra de revitalização da avenida, com recursos da Prefeitura numa primeira etapa do viaduto da Linha Verde até o Terminal Carmo. Outra parte da obra, chegando até a divisa com São José dos Pinhais, será feita com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa.

Curitiba tem atualmente 118 quilômetros de ciclovias e circulação compartilhada com pedestre. Com o Plano, a cidade deve expandir essa malha cicloviária para 400 quilômetros. Todo mapeamento já foi feito pelo Ippuc, e um dos objetivos é conectar os bairros e a Região Metropolitana.


Fonte: Prefeitura de Curitiba

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Motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba protestam contra multas aplicadas pela Urbs

Representantes do Sindicato dos Motoristas e Cobradores nas Empresas de Transporte de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) foram recebidos pelo diretor-presidente da Urbanização de Curitiba, Marcos Isfer, na tarde desta quarta-feira (31). O encontro serviu para tratar a respeito as multas aplicadas pelo órgão, consideradas abusivas pela categoria.

Durante a reunião, que iniciou às 15h e terminou às 16h, cerca de 500 motoristas e cobradores ficaram aguardando do lado de fora da prefeitura, onde foi realizado o encontro. Antes disso, os trabalhadores fizeram uma passeata em protesto às penalidades aplicadas em casos de infrações, saindo da sede do sindicato e indo até o local do encontro.

Apesar de serem recebidos por Isfer, os manifestantes não conseguiram atingir seu objetivo maior, que era conversar com o próprio prefeito Luciano Ducci (PSB) e entregar um abaixo-assinado com cerca de sete mil assinaturas. “Não somos contra as punições, mas contra os critérios de aplicação das multas e os valores cobrados, só que para mudar isso, precisamos de uma reforma no decreto municipal 1356/2008, que regulamente o transporte coletivo. Então, estamos pedindo que o prefeito se manifeste sobre o assunto em um prazo de 15 dias”, explica Teixeira.

Mesmo não sendo recebidos por Ducci, os trabalhadores receberam a garantia de que a prefeitura vai analisar a situação com mais atenção. “Acabar com a fiscalização é impossível, mas adequações podem ser feitas em alguns itens que a categoria não concorda, como aconteceu em relação às reclamações por causa do frio”, prometeu Isfer. O diretor-presidente da Urbs também afirmou que o órgão está “permanentemente revendo condições e avançando” e que está “aberto a rever o que tiver que rever no regimento”.

Isfer ainda ressaltou que o número de multas poderia ser ainda maior se fossem relativas às reclamações de usuários. “O número de reclamações já é um número baixo e o número de multas é ainda menor”, informou. De acordo com ele, diariamente são registradas cerca de 33 reclamações de usuários e 23 multas emitidas por fiscais da Urbs em relação a infrações cometidas por motoristas e cobradores.

No entanto, o diretor-presidente da Urbs insistiu que a maioria dos problemas referentes às multas pode ser resolvida pelos trabalhadores em contato direto com as empresas de ônibus, já que as penalidades são direcionadas aos empregadores, não diretamente aos empregados. “Nós fazemos o que nos foi determinado por lei, que é fiscalizar o sistema. Portanto, a relação da Urbs não é com o trabalhador, é com a empresa”, enfatizou.

Reclamações
Muitos trabalhadores do transporte coletivo que já foram punidos com multa participaram da manifestação desta quarta-feira, como o cobrador Benedito Lima.
A última penalidade recebida por ele foi justificada como abandono de posto de trabalho. “Disseram que o tubo estava sem cobrador e com a catraca fechada, mas não era meu horário ainda. Agora, querem cobrar R$ 500, que é quase o meu salário todo”, reclamou. Para ele, o principal problema é a forma como as multas são aplicadas. “Não é certo multar só porque alguém disse alguma coisa, tem que haver provas”.

No caso do motorista Jaime Chimin, o motivo da multa seria referente a uma questão técnica do veículo que ele dirigia. “Fui multado porque estava com pouca luz no carro, mas isso aconteceu porque era um modelo antigo. Estou há pouco tempo de volta à profissão e estou espantado com tudo isso porque antes existia uma cooperação entre os trabalhadores e os fiscais e não existia essa política de multas”, comentou.

O protesto tinha como foco principal a questão das multas, mas os trabalhadores também aproveitaram para abordar outros assuntos na reunião com Isfer. A cobradora Claudineia Camargo esteve na reunião com o diretor-presidente da Urbs e levantou a questão da dificuldade na utilização de banheiros durante o expediente. “Acabei recebendo uma punição porque estava no banheiro, mas não cheguei nem a ultrapassar os 15 minutos de intervalo e o que eu não entendo é porque a penalidade tem que envolver dinheiro”, argumentou.

Em relação a esta reclamação, Teixeira garantiu que a reivindicação já está sendo negociada com a Urbs. “Temos duas saídas: aumentar o número de pessoas que fazem o rodízio do intervalo ou aumentar o próprio intervalo para uma hora, mas nesse segundo caso, ainda precisamos consultar a categoria”. Isfer não chegou a comentar o assunto na reunião.

Durante a reunião, ainda foi levantado novamente o assunto do frio, ao qual Isfer se limitou a responder que “os tubos não são perfeitos, mas já geram alguma proteção e são muito melhores do que as condições que a gente vê em outras cidades e estados”. A indignação da categoria em relação às multas aplicadas pela Urbs tomou uma proporção maior há cerca de duas semanas, quando um cobrador de estação-tubo foi multado por tentar se proteger do frio com uma caixa de papelão.

Após o Sindimoc denunciar o fato pela imprensa e marcar a passeata para esta quarta-feira, o prefeito Luciano Ducci anunciou a suspensão das multas, a revisão do regimento que regulamenta as atividades dos trabalhadores e a entrega do kit inverno, composto por toca, gorro e sobretudo.

Violência
Em nota divulgada no início da noite, a Prefeitura de Curitiba e a Urbs repudiaram atos de violência contra fiscais do transporte coletivo registrados na tarde desta quarta-feira (31) durante manifestação de motoristas e cobradores. Segundo a nota, "alguns integrantes do movimento promoveram agressões verbais com chacotas e palavras de baixo calão contra os fiscais em serviço na Praça Rui Barbosa e nas proximidades do Colégio Estadual. Armado com uma pedra, um motorista agrediu um fiscal que, ferido na cabeça, precisou ser removido para o Hospital Cajuru. A previsão médica é que ele possa ser liberado neste início de noite, devendo na sequência registrar Boletim de Ocorrência Policial".

De acordo com a Urbs, o fiscal tem 11 anos de trabalho na Urbs. "A agressão ocorreu próximo à praça Khalil Gibran, perto do Colégio Estadual. Os fatos ocorreram apesar de a Urbs manter permanente diálogo com o Sindicato de Motoristas e Cobradores tendo como objetivo principal a oferta de um serviço de qualidade ao usuário do Transporte Coletivo", finaliza a nota.



Fonte: O Estado do Paraná


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