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Prefeitura de Olinda continua recapeando principais corredores da cidade
sexta-feira, 17 de junho de 2011Postado por Meu Transporte às 08:29 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
São Paulo: Corredor de ônibus metropolitano Itapevi-Butantã sai do papel
Foto: Corredor de Diadema |
Postado por Meu Transporte às 08:29 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Em Fortaleza, Faixa exclusiva para ônibus é desrespeitada
DesorganizaçãoA Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), responsáveis por estruturar e organizar o trânsito da Capital, reconhecem os descumprimentos. Segundo eles, esse comportamento pode ser reflexo de um tráfego ainda desorganizado. Adiantam que a saída para melhorar boa parte do trânsito na Capital é priorizar o transporte coletivo.
SAIBA MAIS
Alternativas para a Francisco Sá - avenidas Sargento Hermínio e Leste -Oeste
Alternativas para a João Pessoa - avenidas José Bastos e Alberto Magno
Diariamente, um milhão e 200 mil pessoas utilizam
ônibus na Capital.
Contra-fluxossão faixas exclusivas para ônibus em vias de grande movimento.
Na década de 80, existiam contra-fluxos também na Monsenhor Tabosa, Antônio Sales e General Sampaio.
Postado por Meu Transporte às 08:25 0 comentários
Marcadores: Ceára, Corredores de Ônibus
Projeto do metrô de Porto Alegre é apresentado em Seminário de Mobilidade Urbana
De acordo com informações da Prefeitura Municipal, o projeto, pré-selecionado no PAC Mobilidade Urbana nas Grandes Cidades, está sendo analisado pelo governo federal e deve ser anunciado no dia 27 de agosto. Fortunati admitiu estar bastante confiante na seleção do projeto. “A modelagem técnica e financeira a que chegamos nos dá grande chance de tirarmos esse antigo sonho do papel”, disse.
De acordo com o prefeito, se aprovado, o metrô deve ir à licitação em 2012 e começar as obras em 2013, com previsão de término em quatro anos. A fase 1 do metrô compreende o traçado da Avenida Assis Brasil até a Avenida Borges de Medeiros (passando pelas avenidas Brasiliano de Moraes, Benjamin Constant e Cairú), totalizando 14,88 quilômetros.
Fonte: Jornal do Comércio
Postado por Meu Transporte às 08:19 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul, trem/metrô, Videos
Sem Ciclovias, Ciclistas arriscam a vida pelas ruas de Natal
Foto: Adriano Abreu |
A intenção é interligar as quatro zonas da cidade através das ciclofaixas e ciclovias, quando o Plano sair do papel. Como se trata de um projeto considerado "caro", haveria três etapas para viabilizá-lo: na primeira, as ciclovias da Zona Leste e do Centro; na segunda, das Zonas Norte e Oeste; por fim, o equipamento da Zona Sul (veja quadro com detalhamento). Corredores como o que liga a Zona Norte com Ponta Negra, através da Ponte Newton Navarro, e a Zona Norte e o centro, através da Ponte de Igapó e avenida Mário Negócio serão contemplados. "A idéia é que o natalense possa percorrer as quatro zonas da cidade de bicicleta", aponta Fernando Melo.
A intenção da Semob está calcada no fato de que, além de ser um exercício físico e uma forma de lazer, o ciclismo é meio de transporte para milhares de pessoas em Natal. Segundo estatística disponível no Plano Municipal de Mobilidade Urbana, cerca de 3% das pessoas na capital potiguar utilizam prioritariamente a bicicleta para se locomover. As estatísticas são visíveis nas ruas da cidade. O natalense usa a bicicleta para ir ao trabalho, para deixar e buscar os filhos no colégio, etc.
Alguns bairros se destacam nesse ponto. Em Nossa Senhora da Apresentação, há 3,5 mil viagens por dias à bordo de bicicletas. É o bairro campeão em Natal, seguido de perto por Lagoa Nova, com três mil viagens, e Pajuçara, com 1,6 mil viagens diárias. Felipe Camarão tem 1,5 mil viagens diárias; Ponta Negra e o bairro Nordeste têm mil viagens por dia. Os dados foram obtidos a partir de um estudo contratado pelo Departamento de Estradas e Rodagens em 2007, o que significa que podem haver mudanças significativas nesse panorama. Mesmo assim, são esses os números que sustentam o planejamento das linhas de ciclovias e ciclofaixas projetadas no Plano Cicloviário de Natal.
Um ponto importante, enfatizado por ciclistas e representantes de movimentos sociais, é a integração. Além de poder trafegar com as bicicletas com segurança por toda a cidade, é necessário criar locais onde haja integração com os terminais de ônibus e estações ferroviárias. Em Parnamirim, na estação de trem, existe um projeto improvisado, onde os usuários do trem podem ir até a estação de bicicleta e deixar o equipamento na própria estação, acorrentado a uma barra de ferro. Originalmente, seria necessário implantar um "bicicletário", no qual as bicicletas podem ser acorrentadas com maior segurança. No projeto da Semob, há a previsão de nove bicicletários em Natal: sendo dois na Zona Norte, três na Zona Leste, três na Zona Sul e um na Zona oeste.
Quem pedala na cidade, conhece bem os perigos
Clodolado dos Santos tem 39 anos e sempre utilizou a bicicleta como meio de transporte pelas ruas de Natal. Morador da Zona Norte, ontem Clodoaldo tentava atravessar a Ponte Newton Navarro com sua bicicleta. Sem saber que uma das duas faixas tem local específico para ciclistas, ele se aventurava entre os carros. "Já passei algumas situações delicadas, até mesmo pequenos acidentes. Gosto de andar de bicicleta, sempre fui trabalhar pedalando, mas confesso que ando com medo", aponta. O discurso de Clodoaldo seria facilmente replicado por outros ciclistas em Natal.
É o que garante Haroldo Mota, presidente da Associação de Ciclistas do Rio Grande do Norte (Acirn). Junto de outras associações e Ong´s, a Acirn luta pelo incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte de Natal. O desrespeito aos ciclistas e a falta de um local apropriado e segura para pedalar são os principais entraves.
"Para andar com um mínimo de segurança é preciso adquirir uma certa experiência. Do contrário, é perigoso pedalar pela cidade durante o dia a dia", diz Haroldo, que se desloca somente por bicicleta por uma questão de ideologia. "Além de me exercitar, é uma contribuição para prevenir a poluição do meio ambiente", aponta.
Segurança
Segundo o presidente da Acirn, as ciclovias atualmente instaladas em Natal não deixam os ciclistas completamente seguros. "O que eles chamam de ciclovia na Via Costeira é na verdade um calçadão. Na avenida do Contorno, também não funciona", diz Haroldo.
Na avenida do Contorno, o que existe é uma ciclofaixa que, ao contrário da ciclovia, não precisa de obstáculo físico. Basta a sinalização. No projeto da Semob, são 18,16 quilômetros de ciclovias e 29,89 quilômetros de ciclofaixas.
Fonte: Tribuna do Norte
Postado por Meu Transporte às 08:08 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, Rio Grande do Norte
Ônibus especiais perdem função sem locais adaptados
quinta-feira, 16 de junho de 2011
De acordo com Mauro Eduardo, coordenador de acessibilidade da Secretaria de Inclusão para Pessoas com Deficiência - Seid, o número de usuários ainda é insuficiente devido à inexistência de paradas de ônibus devidamente adaptadas para a circulação de pessoas com algum tipo de deficiência.
“Apesar do transporte público já estar vindo devidamente adaptado para o uso pelos deficientes, a inexistência de paradas de ônibus construídas de acordo com os critérios de acessibilidade dificultam a utilização desse serviço”, afirma Mario Eduardo, ressaltando que a construção desse tipo de parada de ônibus já está garantida por um decreto federal desde o ano de 2006, mas até o momento no estado não há nenhum exemplar deste tipo de parada para deficientes físicos.
Para Alexandre da Silva Almeida, presidente da Associação dos Deficientes Físicos da capital, ressalta que além da inexistência de paradas especiais para deficientes, a maioria das pessoas não respeita os espaços destinados aos cadeirantes, a exemplo das rampas, estacionando carros em frente a este tipo de saída. “Além dos degraus serem altos, os motoristas estacionam o ônibus longe das paradas, dificultando a nossa locomoção, sem mencionar naqueles motoristas que deixam seus carros em frente às passarelas destinadas aos deficientes”, aponta.
Postado por Meu Transporte às 18:09 0 comentários
Marcadores: Acessibilidade, Piauí
Em São Paulo, Menos da metade das estações do Metrô tem banheiros públicos
Na estação Barra Funda tem banheiro, mas não adianta o passageiro chegar com pressa: no local há sempre filas. Apenas cinco boxes não dão conta da demanda de uma das maiores estações da capital.
Na estação Pinheiros, a mais nova de São Paulo, tem apenas um banheiro e, como mostra a placa fixada na entrada, é apenas para deficientes físicos.
De acordo com o metrô, para manter um banheiro, masculino e feminino, em condições adequadas, custa cerca de R$ 15 mil por mês. Quando o metrô começou a ser construído, o projeto previa banheiro apenas nas estações mais movimentadas.
Apesar disso, o Metrô de São Paulo está na frente de muitas estações do mundo. Em Nova Iorque, apenas 78 das 424 estações têm banheiros públicos.E ainda, em Paris, por exemplo, existe apenas banheiro pago.
Fonte: R7.com
Postado por Meu Transporte às 17:29 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô, Videos
Prefeitura do Rio aposta nos ônibus expressos BRT
A expectativa é que o túnel da Grota Funda, considerada a etapa mais importante da implantação do corredor expresso, seja inaugurado ainda no segundo semestre de 2011.
A Prefeitura estima que o investimento total das obras seja de R$ 800 milhões, beneficiando cerca de 220 mil pessoas por dia.
O planejamento prevê que as obras da TransCarioca e TransOeste sejam concluídas em 2012.
“Esses corredores representam uma quebra de paradigma, com transportes de maior qualidade e de alta capacidade”, afirma o secretário de Obras do município, Alexandre Pinto.
O governo do estado garante que em 2014 começa a funcionar a Linha 3 do Metrô, ligando as cidades de Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana. A via terá extensão de 23 quilômetros com capacidade para atender 350 mil pessoas.
O governo do estado também propõe melhorias no sistema metroviário do Rio com investimentos de R$ 300 milhões. De acordo com a Secretaria estadual de Transportes (Setrans), foram comprados 114 novos carros. Os equipamentos, que totalizam 19 trens, aumentam a frota em 63%.
Os investimentos também estão sendo direcionados para os trens da Supervia. Segundo a Setrans, já foram adquiridos 30 novos trens chineses, todos com ar-condicionado e moderno equipamento de tração, que começam a ser entregues nos próximos meses. O governo afirma ainda que está preparando uma nova licitação para a compra de mais 60 composições.
Na avaliação do professor de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fernando MacDowell, faltou planejamento mais elaborado de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016.
Guerreiro acrescenta que haverá alguma melhora, mas ainda aquém do que deveria. “Corredor exclusivo ajuda, mas vamos continuar tendo problemas de poluição, alagamento das chuvas, acidente com ônibus. Não vamos dar um salto de qualidade que seria com uma rede dos metrôs. Melhoramos, mas ficamos abaixo do que seria o ideal para as regiões metropolitanas”, conclui.
Postado por Meu Transporte às 15:45 0 comentários
Marcadores: B R T, Rio de Janeiro, Videos