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Florianópolis discute modelo de transporte público coletivo (BRT)

sexta-feira, 23 de abril de 2010


Lideranças do PCdoB de Florianópolis participam de reunião de apresentação do BRTConvocada pela Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais e do Conselho Municipal de Transportes, aconteceu ontem, na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis, uma reunião para apresentar um modelo de transporte coletivo urbano para o município. O modelo chama-se Bus Rapid Transit (BRT), utilizado em diversas cidades do mundo, entre elas, Curitiba, a primeira a implantá-lo.

Na oportunidade, o prefeito Dario Berger (PMDB) e o vice-prefeito João Batista Nunes (PR), apresentaram a equipe técnica do escritório do engenheiro e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, responsável pelo desenvolvimento do BRT. A iniciativa tem como objetivo subsidiar o estudo acerca de um novo modelo para o transporte público de Florianópolis. Segundo o vereador, Dr. Ricardo Vieira (PCdoB), debater o transporte público em Florianópolis está na ordem do dia, mas há aspectos neste modelo que precisam ser melhor avaliados.

"Implantar um modelo como este requer que pensemos não só os fatores que deram certo em outras cidades, mas principalmente, levar em consideração as especifidades do nosso município, sugerindo alternativas para a mobildiade urbana, como transporte marítimo, ciclovias, entre outros", destaca.

Estiveram presentes vários representantes de entidades e instituições públicas que contribuíram com o debate. Janete Teixeira, assessora do gabinete da deputada Angela Albino (PCdoB), participou da reunião e destaca que iniciativas como essa são importantes para sugerir soluções a este problema que atinge a região metropolitana de Florianópolis. “O transporte público coletivo na capital enfrenta diversas dificuldades. É preciso elaborar um modelo que tenha como prioridade a mobilidade urbana coletiva, casada com o plano diretor participativo, já em discussão com a sociedade”, salienta.

Fonte: Portal Vermelho
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Metrô-SP será o 1º com sistema Driverless da América Latina


A tecnologia da Siemens vai possibilitar que circulem em São Paulo os primeiros trens de metrô da América Latina com o sistema driverless. A Siemens desenvolveu o sistema para os trens na Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, que será operado pela concessionária ViaQuatro.

Trata-se do sistema de sinalização mais moderno do mundo para essa modalidade de transporte. É a primeira frota sem condutor baseada no conceito de automação integral em comunicação (CBTC). Essa solução permite a operação remota dos trens e um menor tempo de espera para o usuário na estação, reduzindo o intervalo de circulação entre as composições.

“Os usuários poderão circular entre um carro e outro, sem contar o aumento do conforto, segurança e rapidez, pois o tempo de espera será de aproximadamente 90 segundos”, afirma Rezier Possidente, gerente de Desenvolvimento de Negócios. A Siemens é líder mundial na tecnologia driverless, sistema que possibilita segurança, rapidez e pontualidade para o passageiro, além de eficiência da operação e manutenção.

Outra solução inédita no sentido da inovação tecnológica é o retificador controlado, que permite regular o consumo de energia para atender os trens, assim é possível utilizar exatamente a energia necessária evitando desperdício. Os trens terão, também, ar-condicionado, corredores articulados para permitir melhor acomodação e baixo nível de ruído. Haverá monitoramento por câmeras em tempo real que poderá ser acompanhado pelo Centro de Controle Operacional (CCO), além de um sistema de comunicação visual, em tempo real, com o usuário.

O fornecimento compreende, ainda, liderança técnica e administrativa, projeto, fabricação, fornecimento, montagem, testes e comissionamento do sistema de automação integral (TrainGuard MT CBTC), telecomunicações via rádio e pelo sistema SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) – usado para aplicações em centros de controle operacional, cuja função principal é atuar rapidamente nas contingências, controle e supervisão. Além disso, a Siemens é responsável pela operação assistida, treinamento e serviços de manutenção em garantia.

Linha 4

Com 12,8 quilômetros de extensão, a Linha 4 terá 11 estações que serão entregues à população por etapas. O início da operação será em 2010 e, ao final desta primeira fase, seis estações estarão operando e transportando 700 mil passageiros. São elas: Paulista, Faria Lima, Butantã, Pinheiros, República e Luz. Até 2014 as outras cinco estações estarão em pleno funcionamento: Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.

Olhando todos os fornecimentos em conjunto da Siemens para a Linha 4, pode-se dizer que esse foi um dos grandes fornecimentos da Mobility no Brasil. Com esses contratos, a Siemens gerou mais de 200 novos postos de trabalho, sendo boa parte de profissionais altamente qualificados na área de engenharia e parametrização dos sistemas, montagem, instalação, testes, manutenção e treinamento.

Fonte: STEFZS
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Deficientes enfrentam problemas com transporte público em Cuiabá


O aumento do número de denúncias relacionadas à falta de acessibilidade no transporte coletivo às pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, em Cuiabá, motivou o Ministério Público Estadual (MPE) a promover uma audiência pública para discutir o assunto com a população. O evento será realizado no dia 30 deste mês, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), a partir das 14h.
A 8ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital já instaurou 11 procedimentos investigatórios sobre o assunto. De acordo com o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Junior, a audiência terá como objetivo identificar a origem dos problemas apontados pelos usuários. “Para contribuirmos na melhoria dos serviços oferecidos a essas pessoas, temos que descobrir quais são as causas dessas reclamações”, informou.
Segundo ele, as principais irregularidades encontradas no atendimento das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida (idosos, gestantes, obesos, pessoas com criança de colo) referem-se à adequação dos pontos de parada e terminais de grande circulação, atendimento do Buscar, capacitação de funcionários, manutenção das plataformas elevatórias, assentos reservados e frota adaptada.
Para participar da audiência foram convidados os representantes dos órgãos de fiscalização e acompanhamento - Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU), Agência da Copa (Agecopa) e empresas de transporte coletivo. “Queremos discutir com os órgãos e empresas responsáveis pelos serviços para resolvermos as questões apuradas de forma eficiente e espontânea, evitando-se o agravamento da situação existente e possível intervenção judicial”, afirmou.
Dos 11 procedimentos instaurados no MP, constam reclamações referentes à capacitação e treinamento de motoristas e cobradores; impedimento de embarque pelas portas traseiras dos veículos e ausência de acessibilidade em pontos de parada e terminais, próximos às universidades, escolas estaduais, shoppings, praças centrais, entre outras. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3613-5261.

Fonte: 24 Horas News
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Florianópolis: Usuário perde de duas a três horas por dia com transporte público


Entre os muitos problemas e carências que deprimem a qualidade de vida dos moradores de Florianópolis e seu entorno avultam dois: a questão da falta de mobilidade urbana, que chegou ao limite do suportável, e a da inadequação do sistema de transporte coletivo, que, além de estar amplamente superado pela demanda, é considerado caro e desorganizado.

As duas questões estão relacionadas. Resultado: hoje o munícipe que depende de transporte público perde de duas a três horas diárias deslocando-se de casa para o trabalho, e, não raro, gasta mais com transporte do que com alimentação.

À procura de uma solução viável e compatível com as peculiaridades locais, representantes da prefeitura de Florianópolis e de entidades empresariais e comunitárias reuniram-se, ontem, na Câmara dos Diretores Lojistas, com técnicos do escritório do arquiteto e urbanista Jaime Lerner para receberem informações sobre o Bus Rapid Transit (BRT), sistema de transporte coletivo igual ao que funciona há 30 anos em Curitiba, considerada um modelo de mobilidade urbana no país e já funciona, ou está sendo implantado, em 160 cidades de 23 países mundo afora.

Basicamente, o BRT prevê corredores exclusivos para ônibus e o aumento da velocidade nos deslocamentos.Na reunião de ontem, os técnicos detalharam-no aos participantes, enfatizando suas virtudes. Não existe um projeto específico para a Capital, o encontro de ontem não foi conclusivo – e nem poderia sê-lo. Mas plantou uma ideia merecedora de estudos e debates mais aprofundados, que envolvam a comunidade.

O fato é que, tal como está, o sistema de transporte coletivo da capital campeã das filas e da falta de mobilidade não pode ficar. Há que avançar, com rapidez, na definição de uma saída. Registre-se que os temas da mobilidade e do transporte público também estarão em evidência na reunião da Frente Nacional de Prefeitos, que começa na próxima segunda-feira em Florianópolis.

Fonte: Jornal de Santa Catarina
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Urbelândia: Terminais do transporte coletivo se transformarão em palco para as apresentações do “Projeto Corpo: Espaços e Inter(re)ferência”


Para marcar o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, a Secretaria de Cultura promove mais uma edição do “Projeto Corpo: Espaços e Inter(re)ferência”. De segunda (26) a sexta-feira (30), os grupos Manos do Hip Hop, Strondum, Uai Q Dança, Tripé e o bailarino Ilmar da Silva levarão para os cinco terminais do transporte coletivo da cidade (Central, Planalto, Umuarama, Industrial e Santa Luzia) intervenções artísticas com temas voltados para o cotidiano urbano. As apresentações estão programadas às 9h, 10h30, 14h e 16h30.

A novidade, segundo Dickson Du-Arte, coordenador do setor de Danças da secretaria de Cultura, é que em 2010 a edição foi ampliada. “Nos outros dois anos, a ação acontecia só no Dia Internacional da Dança. Decidimos expandir, porque nosso objetivo é fazer com que um número maior de pessoas tenha acesso à arte. Foram selecionados cinco grupos, que farão parte do cotidiano dos terminais de ônibus da cidade durante uma semana. As pessoas que passarem por ali, seja na parte da manhã ou na parte da tarde poderão conferir e apreciar um pouco a produção artística feita na cidade”, disse.

Para participar do projeto, as companhias de dança atenderam as exigências do edital e desenvolveram trabalhos ligados à pesquisa de linguagem, relação entre música e silêncio e as novas possibilidades na dança. Os critérios de avaliação foram: qualidade artística, adequação ao espaço, viabilidade técnica e trajetória do grupo. “Cada um dos trabalhos selecionados traz alguma temática, alguma relação com a rua, com o dia-a-dia das pessoas. O grupo Strondum vai trabalhar a questão do tempo, da correria, de como as pessoas estão precisando de um tempo para parar. Já o grupo Tripé vai levar a questão do comércio, de como é feita a relação de preço e valor”, explicou.

Fonte e mais informações: Prefeitura de Urbelândia
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Possível aumento na tarifa de transporte coletivo gera polêmica na Câmara de Palmas


Os vereadores de Palmas José do Lago Folha (PTN) e Lúcio Campelo (PR) se posicionaram contrários sobre boatos que surgiram durante a sessão desta quinta-feira, 22, de novo aumento na tarifa do transporte coletivo da capital.O assunto não estava em pauta, segundo o vereador Milton Neris (PT).

Segundo ele, os comentários dos vereadores foram de “forma aleatória”. De acordo com o vereador Valdemar Júnior (DEM), a informações sobre possível reajuste partiu das empresas de transporte. “Eles cogitam o aumento de R$ 0,25 no bolso do usuário.

Com isso, a tarifa passaria a custar R$ 2.25 em junho”, disse. “Há interesse de alguém nos bastidores para aumento e na sessão desta quinta-feira falamos que no momento não há motivo de fazer reajuste”, explica Campelo.

Conforme o vereador, o Conselho Municipal de Trânsito apenas avalia a proposta de aumento da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM), que é o órgão municipal responsável pelo trânsito de Palmas. Ainda de acordo com o vereador irá consultar a ATTM sobre este assunto.

Fonte: Portal CT
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Câmara terá que alterar lei que garante o monopólio do transporte coletivo de Maringá


O promotor José Aparecido Cruz, da procuradoria de defesa do patrimônio público, entregou ofício aos vereadores de Maringá, pedindo alteração no texto da Lei Orgânica do Município (LOM). Em março, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), aberta em 2001, ganhou parecer favorável no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que reconheceu a ilegalidade do texto. A decisão incide diretamente sobre a concessão do transporte coletivo, que terá que ser licitada ainda em 2010.
Segundo o presidente da casa, Mario Hossokawa (PMDB), a procuradoria jurídica vai analisar se o texto antigo passa a valer automaticamente, ou se uma emenda terá que ser votada. Na segunda hipótese, já existe um projeto de autoria da vereadora Marly Martin com essa finalidade. A lei municipal em desacordo com a Constituição garantia que o serviço de transporte coletivo continuasse sendo explorado sem licitação.

Segundo o chefe de gabinete da prefeitura, Leopoldo Fielski, a administração já contava com essa possibilidade, e por isso a nova licitação já está sendo preparada. Em janeiro, o prefeito Silvio Barros disse, em entrevista ao Jornal de Maringá, que uma das ideias é dividir a cidade em até três lotes geográficos, mas que isso não vai garantir o fim do monopólio. “Ainda que nós tivermos a divisão, quem de nós poderá garantir que uma mesma empresa não ganhe dois ou três lotes? É importante a população perceber que nós estamos trabalhando e vamos fazer a melhor equação para um transporte de qualidade e tarifa baixa”, disse.
Fielski tranqüilizou a população sobre o caso. “Queremos deixar claro que a população não vai sofrer com a descontinuidade do serviço”, disse. A concessionária Transporte Coletivo Cidade Canção, que gerencia o sistema de transporte coletivo em Maringá, foi procurada pela reportagem, mas só devem se pronunciar nesta sexta-feira (23).

Fonte: Jornal de Maringá
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Rio ganhará em breve serviço de City Tour


O Rio de Janeiro que em 2000 operava o serviço com um modelo Busscar Urbanus Plus foi sinônimo de conforto e atraiu milhares de turistas. Desta vez, o projeto pretende voltar com força total, e para isso traz uma grande novidade no mercado nacional.

O novo ônibus é um modelo urbano estilo rodoviário da encarroçadora gaúcha Neobus. Equipado com chassi Scania, o modelo é totalmente diferente dos demais utilizados em outras capitais brasileiras, como Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Cuiabá, Salvador e Manaus.

Após a divulgação da foto na internet, passamos a receber diversos e-mails de leitores querendo saber mais detalhes do novo serviço. A informação que temos é que a Breda Rio, empresa que opera turismo e fretamento em todo o Grande Rio que assumirá o serviço na cidade. Ainda não foi divulgado detalhes sobre o serviço, como trajeto, pontos de parada, horários e valores do bilhete turístico. Por outro lado, o site do projeto CityRio.com.br ainda enocntra-se fora do ar.

Fonte: Revista do Ônibus

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