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Florianópolis: Usuário perde de duas a três horas por dia com transporte público

sexta-feira, 23 de abril de 2010


Entre os muitos problemas e carências que deprimem a qualidade de vida dos moradores de Florianópolis e seu entorno avultam dois: a questão da falta de mobilidade urbana, que chegou ao limite do suportável, e a da inadequação do sistema de transporte coletivo, que, além de estar amplamente superado pela demanda, é considerado caro e desorganizado.

As duas questões estão relacionadas. Resultado: hoje o munícipe que depende de transporte público perde de duas a três horas diárias deslocando-se de casa para o trabalho, e, não raro, gasta mais com transporte do que com alimentação.

À procura de uma solução viável e compatível com as peculiaridades locais, representantes da prefeitura de Florianópolis e de entidades empresariais e comunitárias reuniram-se, ontem, na Câmara dos Diretores Lojistas, com técnicos do escritório do arquiteto e urbanista Jaime Lerner para receberem informações sobre o Bus Rapid Transit (BRT), sistema de transporte coletivo igual ao que funciona há 30 anos em Curitiba, considerada um modelo de mobilidade urbana no país e já funciona, ou está sendo implantado, em 160 cidades de 23 países mundo afora.

Basicamente, o BRT prevê corredores exclusivos para ônibus e o aumento da velocidade nos deslocamentos.Na reunião de ontem, os técnicos detalharam-no aos participantes, enfatizando suas virtudes. Não existe um projeto específico para a Capital, o encontro de ontem não foi conclusivo – e nem poderia sê-lo. Mas plantou uma ideia merecedora de estudos e debates mais aprofundados, que envolvam a comunidade.

O fato é que, tal como está, o sistema de transporte coletivo da capital campeã das filas e da falta de mobilidade não pode ficar. Há que avançar, com rapidez, na definição de uma saída. Registre-se que os temas da mobilidade e do transporte público também estarão em evidência na reunião da Frente Nacional de Prefeitos, que começa na próxima segunda-feira em Florianópolis.

Fonte: Jornal de Santa Catarina
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Urbelândia: Terminais do transporte coletivo se transformarão em palco para as apresentações do “Projeto Corpo: Espaços e Inter(re)ferência”


Para marcar o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, a Secretaria de Cultura promove mais uma edição do “Projeto Corpo: Espaços e Inter(re)ferência”. De segunda (26) a sexta-feira (30), os grupos Manos do Hip Hop, Strondum, Uai Q Dança, Tripé e o bailarino Ilmar da Silva levarão para os cinco terminais do transporte coletivo da cidade (Central, Planalto, Umuarama, Industrial e Santa Luzia) intervenções artísticas com temas voltados para o cotidiano urbano. As apresentações estão programadas às 9h, 10h30, 14h e 16h30.

A novidade, segundo Dickson Du-Arte, coordenador do setor de Danças da secretaria de Cultura, é que em 2010 a edição foi ampliada. “Nos outros dois anos, a ação acontecia só no Dia Internacional da Dança. Decidimos expandir, porque nosso objetivo é fazer com que um número maior de pessoas tenha acesso à arte. Foram selecionados cinco grupos, que farão parte do cotidiano dos terminais de ônibus da cidade durante uma semana. As pessoas que passarem por ali, seja na parte da manhã ou na parte da tarde poderão conferir e apreciar um pouco a produção artística feita na cidade”, disse.

Para participar do projeto, as companhias de dança atenderam as exigências do edital e desenvolveram trabalhos ligados à pesquisa de linguagem, relação entre música e silêncio e as novas possibilidades na dança. Os critérios de avaliação foram: qualidade artística, adequação ao espaço, viabilidade técnica e trajetória do grupo. “Cada um dos trabalhos selecionados traz alguma temática, alguma relação com a rua, com o dia-a-dia das pessoas. O grupo Strondum vai trabalhar a questão do tempo, da correria, de como as pessoas estão precisando de um tempo para parar. Já o grupo Tripé vai levar a questão do comércio, de como é feita a relação de preço e valor”, explicou.

Fonte e mais informações: Prefeitura de Urbelândia
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Possível aumento na tarifa de transporte coletivo gera polêmica na Câmara de Palmas


Os vereadores de Palmas José do Lago Folha (PTN) e Lúcio Campelo (PR) se posicionaram contrários sobre boatos que surgiram durante a sessão desta quinta-feira, 22, de novo aumento na tarifa do transporte coletivo da capital.O assunto não estava em pauta, segundo o vereador Milton Neris (PT).

Segundo ele, os comentários dos vereadores foram de “forma aleatória”. De acordo com o vereador Valdemar Júnior (DEM), a informações sobre possível reajuste partiu das empresas de transporte. “Eles cogitam o aumento de R$ 0,25 no bolso do usuário.

Com isso, a tarifa passaria a custar R$ 2.25 em junho”, disse. “Há interesse de alguém nos bastidores para aumento e na sessão desta quinta-feira falamos que no momento não há motivo de fazer reajuste”, explica Campelo.

Conforme o vereador, o Conselho Municipal de Trânsito apenas avalia a proposta de aumento da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM), que é o órgão municipal responsável pelo trânsito de Palmas. Ainda de acordo com o vereador irá consultar a ATTM sobre este assunto.

Fonte: Portal CT
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Câmara terá que alterar lei que garante o monopólio do transporte coletivo de Maringá


O promotor José Aparecido Cruz, da procuradoria de defesa do patrimônio público, entregou ofício aos vereadores de Maringá, pedindo alteração no texto da Lei Orgânica do Município (LOM). Em março, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), aberta em 2001, ganhou parecer favorável no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que reconheceu a ilegalidade do texto. A decisão incide diretamente sobre a concessão do transporte coletivo, que terá que ser licitada ainda em 2010.
Segundo o presidente da casa, Mario Hossokawa (PMDB), a procuradoria jurídica vai analisar se o texto antigo passa a valer automaticamente, ou se uma emenda terá que ser votada. Na segunda hipótese, já existe um projeto de autoria da vereadora Marly Martin com essa finalidade. A lei municipal em desacordo com a Constituição garantia que o serviço de transporte coletivo continuasse sendo explorado sem licitação.

Segundo o chefe de gabinete da prefeitura, Leopoldo Fielski, a administração já contava com essa possibilidade, e por isso a nova licitação já está sendo preparada. Em janeiro, o prefeito Silvio Barros disse, em entrevista ao Jornal de Maringá, que uma das ideias é dividir a cidade em até três lotes geográficos, mas que isso não vai garantir o fim do monopólio. “Ainda que nós tivermos a divisão, quem de nós poderá garantir que uma mesma empresa não ganhe dois ou três lotes? É importante a população perceber que nós estamos trabalhando e vamos fazer a melhor equação para um transporte de qualidade e tarifa baixa”, disse.
Fielski tranqüilizou a população sobre o caso. “Queremos deixar claro que a população não vai sofrer com a descontinuidade do serviço”, disse. A concessionária Transporte Coletivo Cidade Canção, que gerencia o sistema de transporte coletivo em Maringá, foi procurada pela reportagem, mas só devem se pronunciar nesta sexta-feira (23).

Fonte: Jornal de Maringá
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Rio ganhará em breve serviço de City Tour


O Rio de Janeiro que em 2000 operava o serviço com um modelo Busscar Urbanus Plus foi sinônimo de conforto e atraiu milhares de turistas. Desta vez, o projeto pretende voltar com força total, e para isso traz uma grande novidade no mercado nacional.

O novo ônibus é um modelo urbano estilo rodoviário da encarroçadora gaúcha Neobus. Equipado com chassi Scania, o modelo é totalmente diferente dos demais utilizados em outras capitais brasileiras, como Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Cuiabá, Salvador e Manaus.

Após a divulgação da foto na internet, passamos a receber diversos e-mails de leitores querendo saber mais detalhes do novo serviço. A informação que temos é que a Breda Rio, empresa que opera turismo e fretamento em todo o Grande Rio que assumirá o serviço na cidade. Ainda não foi divulgado detalhes sobre o serviço, como trajeto, pontos de parada, horários e valores do bilhete turístico. Por outro lado, o site do projeto CityRio.com.br ainda enocntra-se fora do ar.

Fonte: Revista do Ônibus

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Consórcio Grande Recife realiza obras em terminais da RMR


O Grande Recife Consórcio de Transporte inicia, neste mês abril, um pacote de reformas em 10 Terminais de Ônibus, integrados e urbanos, instalados na Região Metropolitana do Recife (RMR). Ao todo, serão investidos mais de R$ 2 milhões em obras de reforma, recuperação e ampliação com o objetivo de melhorar o atendimento aos mais de 1,8 milhões de passageiros transportados na RMR.

Os terminais incluídos no pacote são o da Macaxeira (já em obra), PE-15 (Obras iniciam em breve), Rio Doce, Santa Rita, Jaboatão, Afogados, Camaragibe, Cavaleiro, Igarassu e Recife. Estes cinco últimos terão as licitações homologadas até maio.

As principais ações que estão previstas são: recuperação e substituição do piso e cobertas, reestruturação da pavimentação (área de circulação dos ônibus), pintura, revisão e substituição das instalações hidráulicas e elétricas, reforma dos banheiros e reestruturação da comunicação visual.

O trabalho – que em alguns casos será realizado em vários terminais ao mesmo tempo – já começou em dois dos equipamentos: Macaxeira e PE-15 que juntos, atendem mais de 300 mil usuários por dia. As obras nestes terminais já começaram desde o início do mês, na Macaxeira. O próximo será o TI da PE-15, onde os trabalhos devem iniciar na próxima semana. O prazo de conclusão das obras é de 30 até 120 dias, a contar do início dos trabalhos.

"Desde 2008 estamos desenvolvendo ações de médio e pequeno porte para melhorar a qualidade destes equipamentos. Mas agora, graças a recursos obtidos junto ao governo estadual, através da Secretaria das Cidades, teremos condições de fazer intervenções mais profundas, o que significa mais eficiência e conforto”, destacou o secretário das Cidades e presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Dilson Peixoto.

Os Terminais são:

Terminal da Macaxeira – Obra em andamento

Terminal da PE-15 – Obra será iniciada em breve

Terminal de Rio Doce – Licitado aguardando a ordem de serviço

Terminal de Santa Rita – Licitado aguardando a ordem de serviço

Terminal de Jaboatão – Licitado aguardando a ordem de serviço

Terminal de Afogados – Será licitado em breve

Terminal de Camaragibe – Será licitado em breve

Terminal de Cavaleiro – Será licitado em breve

Terminal de Igarassu – Será licitado em breve

Terminal Recife – Será licitado em breve

Fonte: CGRT
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Usuários de ônibus encontram dificuldades nos pontos na Grande BH


São ônibus lotados, muita gente viajando em pé, sem segurança. Essa é a rotina de quase 200 mil passageiros que usam o transporte coletivo, diariamente, nessa região. O problema mais grave é que estes ônibus passam por rodovias federais perigosas, como a BR-381. Mas, será que esse tipo de viagem é permitido? É o que nós vamos saber na reportagem do Gabriel Senna e Geraldo Capreta.

Rodoviária de Belo Horizonte, 5h30. Motorista e passageiros se preparam pra uma viagem até Conselheiro Lafaiete. Serão 100 quilômetros pela BR-040. Por lei, ninguém pode ir em pé e todas as poltronas tem que ter cinto de segurança.

Ravena, região metropolitana, 7h. Esses passageiros estão embarcando para Belo Horizonte. Eles também vão percorrer uma rodovia federal. Serão mais ou menos 25 quilômetros pela BR-381, uma das mais perigosas do país. Só que a lei que serve para aquele outro ônibus, não vale pra este. Aqui não há cinto de segurança e passageiros podem ir em pé. É o que prevê a legislação do Conselho Nacional de Trânsito, que abre exceção para viagens intermunicipias com percursos menores. Mesmo se no caminho tiver uma movimentada rodovia.

Ainda dentro da cidade, o ônibus vai enchendo quem não quer ir em pé, espera. Tem medo. Quando o veículo entra na 381, já não há mais lugar nos bancos. Quem conseguiu se sentar usa o pé como apoio. Quem descansa na escada, não vê saída. A marca no pescoço foi provocada por um acidente no ano passado.

Dona Leodita diz que um caminhão bateu no ônibus em que ela estava, desta mesma linha. Havia muita gente em pé. Pelo caminho, muitos flagrantes. Ultrapassagem em faixa contínua, pelo acostamento. Em determinados trechos são duas curvas a cada quilômetros. A gente já passou da metade do caminho e o ônibus está lotado. Não cabe ninguém mais aqui dentro. O problema se repete em outras rodovias. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem, só na região metropolitana são 199 linhas que passam por BRs, quase 200 mil pessoas por dia.

Na BR-040, em Contagem, pela janela, os passageiros dão o recado. Pela manhã os pontos estão cheios, os ônibus lotados. Pessoas espremidas nas portas. Um, dois, três, dez. Todos assim. Não cabe mais ninguém. Um especialista em transporte público diz que não há saída fácil para o problema. Enquanto não há solução, muita gente viaja com medo.

O DER informou que foram registradas cem reclamações de ônibus lotados, nos três primeiros meses deste ano, na região metropolitana. E que todas elas são verificadas. Os passageiros podem fazer a denúncia pelo telefone: 118.

Fonte: Globominas

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Capixabas terão acesso à localização de ônibus pelo celular a partir de maio


Uma novidade que promete facilitar a vida dos capixabas que utilizam o serviço de ônibus em Vitória começará a funcionar a partir do próximo mês. Através do computador ou celular, os usuários poderão verificar em que ponto da cidade está o coletivo.
A ideia é dar comodidade aos capixabas que muitas vezes esperam horas nos pontos de ônibus. "As pessoas vão poder consultar, tanto via web como por celular, o número do ponto de ônibus que elas estão, a linha e a previsão de horário de chegada do ônibus", salientou o secretário de transportes da Prefeitura de Vitória, Fábio Damasceno.
Por meio de mapas, técnicos da prefeitura vão monitorar o trajeto, horário e velocidade dos ônibus. Para saber as informações do percurso do coletivo, os funcionários poderão acessar as tabelas e gráficos, onde serão revelados possíveis desvios de itinerário, excesso de velocidade, atrasos e até se o motorista parou ou não no ponto.
Segundo o subsecretário de Transportes da Prefeitura de Vitória, Carlos Cruz, as irregularidades serão apuradas e podem gerar multas. "Nós diariamente verificamos as exceções que o sistema aponta e investigamos se são pertinentes ou não. Caso sejam constatadas e não tenha explicações óbvias nós notificamos a empresa e multamos, se for o caso".
Nos pontos de ônibus, as reclamações sobre atrasos são constantes, mas os passageiros apostam na novidade. "É uma ideia de tecnologia que deve surtir algum efeito", disse a advogada Fátima Cosme. "

Fonte: Folha de Vitória
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