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Corredores troncais para ônibus irão desafogar o trânsito em Cuiabá

terça-feira, 17 de novembro de 2009


O tema “Mobilidade Urbana” estará em evidência na 4ª Conferência da Cidade de Cuiabá, que acontece nesta terça-feira (17.11). O secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Edivá Pereira Alves, tratará da questão durante o evento. Ele abordará quatro questões que compõem o Plano Setorial, que faz parte do Plano Diretor de Cuiabá: Transporte Coletivo, Sinalização viária, Ampliação da malha viária e Acessibilidade.
Um dos assuntos que devem chamar mais atenção dos participantes é o que diz respeito às obras do setor que serão feitas para preparar a Capital para a Copa do Mundo de 2014. “Vamos falar, por exemplo, sobre investimentos significativos que o setor de Trânsito e Transporte terá para preparar a cidade para o mundial. Uma das obras previstas é a construção dos corredores troncais para os ônibus, que vai mudar completamente o sistema de transporte coletivo na Capital”, explica o secretário.
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João Pessoa: Obras fazem STTrans mudar roteiro das linhas 3510 e 5310

A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) mudou temporariamente o itinerário das linhas de ônibus 3510 e 5310 no trecho da rua Rejane Freire, no Jardim Cidade Universitária. Técnicos do órgão fizeram um desvio até que sejam concluídos os trabalhos de recuperação da referida via. Após a conclusão do trabalho, os ônibus voltarão a circular pelo seu itinerário normal.
O desvio temporário dos ônibus está sendo feito pela rua professora Maria Lianza, única via que dá acesso a comunidade Jardim Cidade Universitária. Os técnicos da STTrans explicam que caso os coletivos não passarem por aquela via, mais de quatro mil pessoas ficarão prejudicadas.
“Alguns moradores da professora Maria Lianza estão reclamando dos transtornos que os ônibus estariam causando. O problema é que não tem outra via que dê acesso à comunidade. Se os ônibus não passarem por ela muitas pessoas ficarão prejudicadas. Então nós pedimos aos moradores que tenham um pouquinho de paciência e que pensem mais na coletividade. São milhares de pessoas que necessitam do transporte coletivo para se deslocarem”, disse o diretor de Transportes, Adalberto Araujo.
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Transporte Coletivo para o Novo Ji-Paraná

A população do Bairro Novo Ji-Paraná passará a ser atendida a partir desta terça-feira (17) por uma das linhas de transporte coletivo da Cooperativa Mista dos Taxistas (Coopemtax). A Cooperativa que detêm a concessão para o transporte coletivo em Ji-Paraná atendeu um requerimento do vereador Marcos Rogério (PDT) e está disponibilizando a linha 11 para o bairro todos os dias a partir das 06h30 da manhã.
Conforme a diretoria da Coopemtax, o ônibus realizará o trajeto pelo bairro em horários alternados até o final da tarde. “A linha 11 percorre as principais avenidas do primeiro e segundo distrito, passando pelo centro e Avenida Brasil, facilitando bastante a vida dos moradores do Bairro”, afirmou Aleadir Albuquerque de Almeida, encarregado de trafego.
Nos últimos dias, o vereador Marcos Rogério manteve reuniões com o diretor da cooperativa, Valter Fernandes de Freitas, relatando os vários pedidos dos moradores do bairro para terem acesso ao meio de transporte. “É uma necessidade que estamos conseguindo sanar graças ao empenho dos diretores da cooperativa que não colocaram empecilho para atender a reivindicação daquela comunidade”, salientou o vereador.
Marcos Rogério também enalteceu o trabalho da secretária de obras que contribuiu realizando a recuperação das ruas do bairro. “Outra preocupação era com as condições das ruas daquele bairro. Tivemos com o secretário de Obras Assis Canuto e a prefeitura realizou o cascalhamento das vias, melhorando o trajeto do coletivo e contribuindo para o bem estar dos moradores do Novo Ji-Paraná”, concluiu.
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Sorocaba: Mais um ônibus invade calçada e provoca acidente

A exemplo do acidente que matou um idoso no início de setembro mais um ônibus da Transporte Coletivo Sorocaba (TCS), sob intervenção da Urbes Trânsito e Transportes, invadiu uma calçada na manhã do sábado. Por volta das 9h o carro 1015 que fazia a linha 70 - Nova Sorocaba derrubou o caibro de indicação do ponto de ônibus e bateu contra um poste de energia elétrica na rua Fernando Silva Chaves, altura do número 184. Não houve feridos e segundo testemunha, além do motorista tinha apenas um passageiro no veículo. A Urbes Trânsito e Transportes não divulgou o motivo e não foi encontrada até o fechamento desta edição. O vereador e vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes, Francisco França da Silva, disse que hoje iria apurar o fato.
França disse que recebeu a informação que teria estourado o eixo de direção do ônibus, que foi rapidamente retirado do local do acidente, sem elaboração do boletim de ocorrência. O fato do acidente ter ocorrido em uma reta intriga testemunhas. A administração da TCS informou que ficou sabendo que um parafuso teria se soltado, mas não tinha certeza, que a versão oficial deveria ser buscada junto à intervenção. No Sindicato, a informação que chegou é que teria estourado o eixo de direção, a exemplo do acidente que matou o idoso em setembro.
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Sistema de rodízio de carros pode ser implantado em Florianópolis

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Um modelo que está em vigor há 12 anos em São Paulo é estudado em Florianópolis para amenizar os congestionamentos no Centro da capital catarinense. O rodízio de carros começa a ser visto pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf)como alternativa para a melhoria do sistema viário.Pelo modelo, a cada dia fica proibido que determinados veículos circulem nas áreas centrais em horários de pico.
Há uma escala que indica qual carro poderá transitar, conforme o último dígito da placa. Por exemplo, automóveis com placas que terminem em 1 e 2 não podem circular nas principais vias da cidade na segunda-feira. Segundo o diretor de operações do Ipuf, Geovanni Antonio Reis, a medida é motivada pelo rápido aumento do número de veículos em Florianópolis. De acordo com ele, a frota atual é de 251 mil carros e, a cada mês, dois mil novos automóveis são emplacados na cidade.
Em São Paulo, o rodízio proíbe a circulação de 20% da frota (com exceção de veículos com funções essenciais, como correios e transporte urbano e escolar) das 7h às 10h e das 17h às 20h em uma área chamada de centro expandido.
Em Florianópolis, o horário poderá ser diferente. Geovanni afirma que já se pensa em implantar o serviço das 6h às 19h. Segundo ele, como o projeto na capital catarinense é recente, engenheiros do Ipuf ainda estudam quais vias entrariam no sistema.
A fiscalização seria feita por meio de agentes de trânsito. Os motoristas que desrespeitarem a medida serão multados e podem receber pontos na carteira de habilitação.
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GPS nos ônibus: Goiânia sai na frente - Sistema permitirá aos usuários consultar situação dos veículos também pela internet


Empresas prometem implantar a nova rede em toda frota de Goiânia a partir desta quinta; custo do projeto é de R$ 50 milhões

Em vez de esperarem pelo ônibus no ponto, ansiosos para saber se ele vai demorar muito, passageiros de Goiânia vão poder, a partir desta quinta, fazer a consulta antes mesmo de sair de casa ou do trabalho.
O serviço de transporte urbano com horário marcado é a promessa das empresas de ônibus, que anunciam uma “pontualidade britânica”.Para saber a hora exata de quando o veículo passará em qualquer parada, basta enviar um SMS gratuito para receber a resposta pelo celular. Ou, então, ligar para um telefone 0800, consultar um dos totens espalhados em terminais do transporte ou até a internet.
Em segundos, exaltam as empresas, os passageiros poderão saber que determinada linha irá passar em determinado ponto dentro de 13 minutos, e não 18 minutos, por exemplo.
A exatidão no tempo de espera dos coletivos é baseada na instalação de GPS (localização via satélite) em toda a frota. Por ser um monitoramento instantâneo, possibilita identificar eventuais atrasos por congestionamentos ou acidentes.
O uso dessa tecnologia não é nova no país. Já existe inclusive na cidade de São Paulo onde há painéis em alguns pontos de corredores de ônibus que exibem a previsão de espera.
A principal novidade anunciada em Goiânia, que também foi pioneira na implantação da bilhetagem eletrônica em 1998, é a ampla disponibilidade da informação aos passageiros.
“Se a gente ganhar 3% em produtividade, esse sistema se paga sozinho”, afirma Décio Caetano Filho, diretor-superintendente do Setransp-GO (sindicato das empresas).
Embora os gastos de pouco mais de R$ 50 milhões para a implantação da rede de informações sejam bancados pelas viações, com base no contrato de concessão dos serviços, os usuários dos ônibus já têm sentido diferença no bolso para andar no transporte coletivo.
Conforme levantamento em 43 capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes, baseado em dados colhidos pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), Goiânia liderou os reajustes da tarifa acima da inflação no período de junho de 2005 a julho de 2009.
A passagem saltou 50%, atingindo R$ 2,25 -no intervalo, a inflação aferida pelo IPCA se limitou a 20,16%.
A justificativa do órgão que controla os ônibus na região metropolitana para o aumento da tarifa é o grande volume de investimentos. A frota em Goiânia é próxima de 1.500 ônibus, que realizam 800 mil viagens diariamente.
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