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Grande Recife inicia campanha de educação nos Terminais Integrados da Região Metropolitana do Recife

terça-feira, 20 de outubro de 2009


O Grande Recife Consórcio de Transporte inicia, em caráter permanente, as atividades do Projeto Educa Transporte Arte e Educação nos terminais (urbanos e integrados) da Região Metropolitana do Recife. O trabalho faz parte do conjunto de projetos com foco na melhoria da qualidade do serviço prestado pelo Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP/RMR). Com muita criatividade e bom-humor, os artistas desenvolverão um trabalho de orientação com os usuários, respeito aos idosos e às pessoas com deficiência, conservação dos coletivos, embarque e desembarque seguros nos terminais, e principalmente, o respeito às filas.

O trabalho é realizado nos terminais sempre nos intervalos de horário entre às 6h e 9h e 16h30 às 19h30. As atividades começaram, na ultima terça-feira, no Terminal Integrado da PE-15. Até o final do ano o trabalho será concentrado em outros seis terminais. As equipes de arte-educação trabalham de forma lúdica, repassando aos usuários orientações gerais sobre o respeito aos demais usuários e às regras do sistema.

Os outros sete terminais serão atendidos pelo projeto ao longo de 2010. O trabalho, concebido pela Gerência de Educação do Grande Recife é desenvolvido com o apoio de uma equipe composta por 22 arte-educadores. O grupo foi contratado através de uma licitação concluída no último mês. O certame é o primeiro do gênero no eixo Norte-Nordeste e vem sendo alvo de observações de instituições de várias cidades interessadas em aderir ao modelo.

Para garantir uma identificação fácil dos arte-educadores, foi criado um visual próprio para a ação. O figurino, composto por roupa, chapéu e outros adereços fazem referência ao ônibus do Sistema Estrutural Integrado, cujas cores padrão são verde, amarelo, azul, vermelho e branco.

O presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Dilson Peixoto, o trabalho de arte-educação lembra que este tipo de trabalho produz uma resposta rápida e eficiente entre os usuários. “Os arte-educadores possuem uma forma toda especial de chamar a atenção de quem está desrespeitando as regras de boa utilização do transporte. E isso é muito importante na hora de uma abordagem. Muitas vezes, depois de presenciar uma repreensão, os demais usuários passam a repetir a postura do arte-educador, e quem está agindo errado, até por constrangimento, para de fazê-lo”, afirmou Dilson.

De acordo com a chefe da Divisão da Gerência de Educação e coordenadora do programa, Carla Cavalheira, os usuários ficam satisfeitos com esse tipo de ação. “Não só os passageiros, mas também os operadores ficam satisfeitos com o projeto. Quando chegamos aos terminais os operadores ficam alegres e satisfeitos, por que isso também facilita a relação com os usuários”.
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Mais de 15 mil vistorias em transporte público já foram realizadas este ano em Fortaleza


Indispensável para garantir maior segurança no transporte público de passageiros, a vistoria é um procedimento obrigatório para todos os permissionários que fazem deslocamento remunerado de pessoas em Fortaleza. A ação é feita pela Etufor, que, somente este ano, já realizou 15.471 vistorias em todas as categorias de transporte. No início desse mês, as vistorias no Sistema Complementar mudaram de formato.
Agora, o procedimento acontece no final do itinerário de cada veículo, facilitando o trabalho do permissionário e garantindo a permanência do serviço aos passageiros. Já foram realizadas cerca de 200 vistorias de vans nesse novo modelo. No ano, já foram rmais de 700.
A vistoria veicular é um procedimento obrigatório realizado com data prevista para cada categoria de transporte. Nela são avaliados itens relacionados a conforto, higiene, funcionamento e programação visual dos veículos, além de equipamentos mecânicos. Ao passar pela vistoria, o veículo recebe um selo verde que o autoriza a continuar circulando nas ruas. Um selo vermelho indica que o carro foi reprovado no procedimento, sendo liberado apenas para providenciar os reparos necessários.
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Metrô chegará a Ipanema em dois meses

segunda-feira, 19 de outubro de 2009


Nunca o metrô foi tão longe. Nunca Ipanema esteve tão perto dele. Dentro de dois meses, precisamente às 11h do dia 17 de dezembro, os trens da Linha 1 chegarão finalmente à Praça General Osório, concretizando um sonho de pelo menos três décadas. Para cumprir o prazo acordado com o governo do estado, cerca de mil operários da Odebrecht trabalham dia e noite. É o que informa a reportagem de Paulo Marqueiro, publicada na edição do GLOBO deste domingo.
Em ritmo acelerado seguem também as obras de ligação das linhas 1 e 2, que eliminarão a transferência no Estácio. Elas também serão inauguradas no dia 17 de dezembro. A conexão direta Pavuna-Botafogo é um investimento de R$ 1,1 bilhão bancado pela empresa Metrô Rio, em troca da renovação da concessão.
Para entregar a tempo 1,3 quilômetro de viadutos e 1,2 quilômetro de vias duplas na superfície, cerca de mil operários da Carioca Engenharia trabalham ininterruptamente, à luz do sol ou de potentes refletores.

Segundo Joubert Flores, diretor de relações institucionais da Metrô Rio, a inauguração da conexão Pavuna-Botafogo, daqui a dois meses, dobrará a oferta de lugares, durante o horário de pico, no trecho entre a Central e Botafogo, para onde se dirige a maior parte dos passageiros:
- Dos cerca de 20 mil lugares por hora, passaremos a ter 40 mil lugares por hora.
Outro efeito imediato das obras, segundo Joubert, é a redução do intervalo entre os trens no trecho Central-Botafogo: passará dos atuais 4 minutos (Linha 1) para 2,5 minutos, o que significa uma diminuição de quase 40%. Nas pontas do sistema, no entanto, a espera deve aumentar para cinco minutos.
Com a nova conexão, os trens que partem da Pavuna seguirão diretamente até Botafogo, sem passar pelo Estácio. Os que saem da Praça Saens Peña irão até a Praça General Osório. O passageiro da Linha 2 com destino a Ipanema terá de fazer a transferência em qualquer estação do trecho entre a Central e Botafogo.

Fonte: O globo
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Piracicabana estreia com frota reduzida em Uberaba


Viação Piracicabana entra em operação hoje, mas vai estrear no transporte coletivo de Uberaba com tabela reduzida. Apenas 40% da frota estarão nas ruas, cumprindo a mesma tabela estabelecida para a antiga operadora, a Transmil.
A informação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Rodoviário, Lutério Alves, que passou a manhã de ontem na nova empresa, acompanhando os últimos detalhes para entrar em operação. Segundo Alves, a grande maioria dos funcionários da Transmil aceitou a proposta feita pela empresa para o acerto trabalhista. Pelo acordo firmado, ficou decidido que o valor da rescisão contratual será dividido em cinco vezes, além dos trabalhadores abrirem mão da multa indenizatória de 40%, sendo liberados de cumprir o aviso prévio.
Já na Viação Piracicabana, a informação é de que serão aproveitados no máximo 150 funcionários da Transmil, sendo que a empresa pretende ter um quadro de 230 profissionais no total, incluindo a área administrativa. O diretor Carlos Cherulli já havia adiantado que a empresa só contrataria o necessário para colocar o serviço em operação.
Por outro lado, o sindicato afirma que vai dar total apoio aos que ficarem de fora do quadro de funcionários da empresa. “Estamos pedindo para os profissionais enviarem seus currículos para o sindicato, porque vamos tentar recolocá-los no mercado de trabalho”, salientou Lutério.
O presidente garante ainda que estará a partir das 4h de hoje, na garagem da empresa, para acompanhar o primeiro dia de trabalho da Piracicabana.
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Transporte público SP adota esquema horário de verão


Por conta do início do Horário de Verão, o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) adotarão esquema especial de operação neste sábado, 17. Às 24 horas de sábado, a circulação de trens continuará normal, de acordo com o horário antigo. Os relógios das duas empresas somente serão alterados após o encerramento do expediente, às 2h da manhã no novo horário.
Assim, a operação de sábado, que normalmente vai até à 1 hora no Metrô e na CPTM, funcionará sem mudanças. Ou seja, o usuário que embarcar até às 2 horas da manhã do horário de verão terá a viagem garantida. A circulação dos trens será retomada no domingo,18, às 4 horas na CPTM e às 4h40 no Metrô, já no novo horário.
Na EMTU/SP, as 600 linhas de ônibus intermunicipais irão operar normalmente, com o mesmo número de viagens previstas; porém, as partidas programadas para a meia noite serão feitas à 1 hora do Horário de Verão. O mesmo ocorrerá nas 13 linhas que atendem o Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara).
O Horário de Verão é adotado todos os anos por decreto federal. Neste ano, terá início à meia-noite do sábado, 17, e término na mesma hora do dia 21 de fevereiro de 2010.
Acerto dos relógios
O início do Horário de Verão mobilizará cerca de 28 funcionários e técnicos do Metrô e da CPTM. O grupo vai ajustar 1.475 relógios nas 55 estações do Metrô e 89 estações da CPTM. Estarão também envolvidos na operação o Centro de Controle Operacional (CCO), pátios e oficinas das duas empresas.
No Metrô, são 565 relógios, todos digitais, ainda que alguns apresentem ponteiros. Inicialmente, dez técnicos desligarão, por trechos, todos os relógios. Depois, dentro de sua área, cada um voltará a ligá-los.
Nas estações da CPTM, 18 técnicos farão o ajuste de 910 relógios. A mudança será feita na central horária de cada estação. Assim, todos os relógios são acertados ao mesmo tempo; mas, ao término, todos são inspecionados.
Nos terminais da EMTU/SP do Corredor Metropolitano ABD e no Terminal Metropolitano de Cotia, um técnico ajustará 72 relógios digitais.
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Brasília: Lei que garante passagem gratuita a estudantes está em processo de regulamentação, quase quatro meses depois de publicada no Diário Oficial

Quase quatro meses depois de ser publicada no Diário Oficial, a Lei nº 4.371, que cria o passe livre (1)para estudantes no Distrito Federal, ainda não começou a valer. A norma está em processo de regulamentação e, até o fim do mês, deve seguir para a Procuradoria Geral do DF. A previsão é de que só passe a funcionar em novembro.
A lei garante transporte gratuito, em ônibus e metrô, a estudantes que morem ou trabalhem a mais de 1 quilômetro da escola em que estejam matriculados. O benefício vale para as linhas que atendem o endereço do colégio ou faculdade. Atualmente, alunos que usam o cartão Fácil para pegar ônibus ou metrô pagam um terço da tarifa completa — segundo a empresa, 140 mil pessoas estão cadastradas e recebem o desconto. Após a regulamentação, os estudantes continuarão usando o cartão para passar pela roleta.
O responsável pela compra dos créditos é o governo local, que deve desembolsar R$ 3,5 milhões por mês para bancar o passe. O passageiro também tem direito a usar o transporte público de graça para ir ao estágio. O benefício será estendido ao veículo leve sobre trilhos (VLT) e ao veículo leve sobre pneus (VLP), quando eles estiverem disponíveis. Com a mudança, o estudante da Universidade de Brasília (UnB) Rennan Moura Martins, 18 anos, deve economizar pelo menos R$ 80 por mês.
O aluno do 2º semestre de engenharia florestal gasta entre R$ 4 e R$ 8 por dia para ir do Guará, onde mora, à UnB e voltar. O valor muda de acordo com o trajeto — às vezes, ele pega um ônibus até a Rodoviária do Plano Piloto e, de lá, toma outro em direção à universidade. “Tem que separar um dinheiro, caso contrário não vai para a aula”, disse. Ele acredita que a gratuidade será útil principalmente para os alunos de baixa renda. “Tem gente que às vezes não tem condições de pagar para ir estudar”, comentou Rennan.

O projeto de lei que deu origem ao passe livre foi enviado à Câmara Legislativa em maio deste ano e teve aprovação unânime em primeiro e segundo turnos. Os deputados incluíram 12 emendas no documento, que teve oito artigos vetados pelo governador José Roberto Arruda. Entre eles, estava a gratuidade aos fins de semana e a distribuição de 16 passes extras para cada estudante. Em setembro, o Diário Oficial do DF publicou novamente a lei, desta vez com os vetos derrubados pela Câmara.
A nova redação amplia as passagens gratuitas para qualquer horário e itinerário, dentro do limite comprovado pelo estudante. “Ele contribui para que a gente possa dedicar mais tempo à universidade, mas não resolve todos os problemas da vivência da educação”, comentou um dos coordenadores do Diretório Central do Estudante (DCE) da UnB, Raul Cardoso. Ele acredita que o estudante precisa de incentivos não só para frequentar as aulas, mas para continuar o aprendizado em bibliotecas e atividades culturais. “Tudo isso contribui, em grande parte, para a formação cidadã de todos nós”, completou.
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Greve de ônibus ainda não tem data em Urbelândia


Motoristas e cobradores das três empresas do transporte público de Uberlândia e membros do sindicato da categoria decidiram que a greve do setor, cogitada desde a semana passada, ainda não tem data marcada. “A greve já está aprovada e pode acontecer na próxima semana. Vamos aguardar as assembleias que serão feitas na segunda-feira”, afirmou Célio Moreira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Público. Moreira disse que a ameaça de paralisação é porque as empresas querem retirar alguns direitos dos trabalhadores. Para José Luiz Rissato, presidente da entidade patronal (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Triângulo Mineiro - Sindett), uma contraproposta será enviada hoje aos trabalhadores.
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Em São Paulo, Quatro mil passageiros deixam fretados na região

Pelo menos metade dos passageiros do Grande ABC, cerca de 4.000 pessoas, que iam trabalhar de ônibus fretado na Capital, deixaram de utilizar o transporte por causa da lei que restringe a circulação desses veículos em uma área de 70 quilômetros quadrados, em vigor desde julho. Eles viajavam em aproximadamente 100 veículos. A estimativa é do diretor da Assofresp (Associação das Micro, Pequenas e Médias Empresas de Fretamento e Turismo do Estado do São Paulo), Geraldo Silva Maia Filho.
Por outro lado, levantamentos do metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) mostram que o número de usuários desses meios de transportes se manteve praticamente o mesmo após a lei. Em alguns pontos até houve queda no movimento. Nos primeiros cinco dias de junho, 10.967 pessoas embarcaram na Estação Berrini, na Zona Sul. Na primeira semana da lei (entre os dias 27 e 31 de julho), o número de passageiros que passou pelo mesmo local caiu para 10.778. Na Linha 1 do metrô houve crescimento de 1,21% na média de usuários após o início da restrição aos fretados.
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