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Nova tarifa de ônibus de Porto Alegre e detalhes sobre privatização da Carris serão anunciados

sexta-feira, 14 de abril de 2023

A nova tarifa de ônibus de Porto Alegre será anunciada na manhã da próxima sexta-feira, em coletiva de imprensa a ser realizada na Prefeitura. Os detalhes do valor ainda não são conhecidos, mas o anúncio será feito dentro de mais uma etapa do Programa Mais Transporte. O prefeito Sebastião Melo sinalizou nesta terça-feira que a decisão do valor ainda não havia sido tomada. Durante a coletiva, também serão anunciados os detalhes do leilão da Carris, que deve ocorrer ainda neste ano, extensões de linhas e a prestação de contas do ano que passou. 

Após sair de reunião com a gerência do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), no bairro Floresta, Melo disse que “os dados da tarifa estão sendo trabalhados há dias”, por meio de conversas entre as secretarias do Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE), Fazenda (SMF) e Mobilidade Urbana (SMMU). Nesta terça-feira, deve haver duas reuniões sobre o transporte público e amanhã ocorre mais uma. “Ainda temos até quinta-feira, porque na sexta temos que apresentar. Nem todas as isenções serão cobertas, mas será o que for possível para termos uma modicidade”, afirmou ele.

“Hoje, o público de mais de 65 anos representa [um custo de] R$ 84 milhões por ano. É nossa maior isenção. Somando todas as isenções, nosso total hoje é de R$ 180 milhões, por cima. Então você imagina isto no cálculo da tarifa, tem um impacto enorme. Quando você anuncia uma medida, negocia com o setor, e no dia 5, o dinheiro tem que ser depositado.” Melo disse também estar com expectativas de que o governo federal ainda possa sinalizar novos valores de subsídios para os municípios. Segundo ele, o subsídio vai continuar, porém ainda não há certeza de quanto será.
No ano passado, o governo federal encaminhou R$ 25 milhões para custear a gratuidade aos idosos. O valor foi menor do que os R$ 70 milhões previstos inicialmente pela Prefeitura. “Acho que não haverá mais um tempo em que não terá subsídios. A pergunta é: os governos estaduais e o governo central vai dividir com os municípios este subsídio? Se a operação é a mesma e se perdeu passageiro, a conta não fecha”, salientou. Outra medida relacionada é a continuidade das linhas sem cobradores, que Melo estima chegar a 50% do total da cidade até o final do ano.

O chefe do Executivo ainda cutucou a oposição, que, segundo ele, tem “cobrado muito sobre transporte”. “Queria convidar a bancada do PT na Câmara Municipal a ser nossa embaixadora perante o presidente Lula para ajudar o transporte coletivo, porque, realmente, o que eles querem é o que nós queremos, que é uma passagem mais módica, mas o governo federal tem um papel nisto, e eu espero que ele possa ajudar o Brasil”, finalizou.

Informações: Correio do Povo
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Novo aplicativo "Floripa no Ponto" tem opção de recarga do cartão de ônibus via Pix

Usuários do transporte coletivo de Florianópolis podem contar com mais um serviço digital. O Floripa no Ponto 2.0 permite ao usuário a utilização de serviços e consultas do transporte coletivo da Capital, entre outras funcionalidades.

A iniciativa possibilita ao passageiro acessar dados de informações sobre a rota do ônibus e o tempo de previsão de deslocamento das linhas convencionais e executivas.

Além disso, o aplicativo conta com uma nova funcionalidade nesta versão. Os usuários poderão fazer a recarga dos cartões através do próprio smartphone para as modalidades cidadão, turista, estudante e social.

O login na plataforma deve ser feito com o mesmo cadastro do aplicativo Si.GO e o pagamento realizado via Pix. O passageiro também pode consultar o saldo disponível, criar uma conta (caso nunca tenha utilizado o app Si.GO) e emitir recibos de suas recargas.

O aplicativo Floripa no Ponto 2.0 já está disponível para download nos sistemas Android e iOS. Cabe ressaltar, que se trata de um novo aplicativo, e que a versão anterior será descontinuada nas próximas semanas. Já o app Si.GO seguirá funcionando normalmente.

Para o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, a nova plataforma reúne funcionalidades dos antigos aplicativos de forma mais didática e rápida. “Vamos ter um período de transição para o Floripa no Ponto 2.0. Assim, todos poderão se acostumar com o aplicativo e sua operação”, completa.

Veja como funciona

O usuário baixa o aplicativo Floripa no Ponto 2.0, pela App Store ou Google Play;
Com a localização ativada, o usuário poderá consultar as paradas de ônibus mais próximas e as linhas que estão disponíveis;
O usuário pode clicar sobre uma linha e o aplicativo irá informar o tempo de espera e trajeto;
Para realizar a recarga do cartão, deve clicar na aba MAIS e selecionar RECARGA ONLINE;
O usuário deverá utilizar o cadastro do app Si.GO no login e realizar pagamento via Pix.

Informações: NDMais
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Novo terminal em Goiânia inicia operação com 19 linhas de ônibus

Foi inaugurado nesta terça-feira (11/4), um novo terminal em Goiânia, que leva o nome do ex-prefeito da capital Paulo Garcia, que faleceu em 2017. O local inicia operação recebendo 19 linhas de ônibus.

O governador Ronaldo Caiado esteve presente no evento de inauguração, juntamente com o ministro das Cidades, Jader Filho; o vice-governador, Daniel Vilela, e o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

Durante o evento, Caiado falou sobre os programas lançados para os usuários do transporte coletivo, como Bilhete Único, que permite até cinco viagens de ônibus com o pagamento de apenas uma tarifa; Passe Livre do Trabalhador, que conta com até oito viagens por dia; e Cartão Família, que abrange até seis integrantes do mesmo núcleo familiar ao custo de uma única passagem aos finais de semana.

Novo Terminal em Goiânia
O Terminal Paulo Garcia está localizado na Avenida Goiás, situado entre a Estação Goiânia e o Araguaia Shopping.
Com capacidade para atender até 12 mil usuários por dia, o terminal abrigará ônibus de 19 linhas, marcando o início da operação de transporte coletivo de passageiros entre o novo espaço e o Terminal Isidória.

A plataforma recebeu o nome do ex-prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, que foi o gestor responsável pelo lançamento das obras do BRT na capital e faleceu em 2017.

De acordo com a prefeitura, o Terminal Paulo Garcia é uma das intervenções necessárias para a conclusão do Trecho II do BRT Norte-Sul, que conecta os terminais Recanto do Bosque e Isidória, e tem previsão de entrega para junho.

Em coletiva de imprensa, o ministro afirmou que iniciou um diálogo junto ao governador de Goiás e ao prefeito de Goiânia para falar sobre os investimentos na área de mobilidade no território goiano.

Sobre o projeto do BRT no Entorno do Distrito Federal, o ministro sinalizou disposição “para, de fato, fazer com que a obra saia do papel. É uma obra importante não só para Goiás, mas para o Distrito Federal”. “Trago a mensagem do presidente Lula: vamos fazer parcerias em diversos ambientes”, ressaltou.

A obra do BRT teve início em 2015, com previsão de conclusão em 20 meses, mas já se arrasta por cerca de oito anos. O prefeito Rogério Cruz afirmou que a entrega da obra é um compromisso de gestão. “Isso para que possamos dar condições ao cidadão de fazer o uso do transporte público.”.

Informações: Dia Online
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Parada de ônibus na zona Norte de Manaus ganha cara nova

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), iniciou, nesta quarta-feira, 12/4, uma ação de limpeza e pintura na parada de ônibus e na avenida Max Teixeira, localizada na zona Norte da cidade. A medida tem como objetivo garantir mais conforto e segurança para os usuários do transporte público e para os moradores da região.

A equipe responsável pela ação utilizou equipamentos específicos para a limpeza da parada de ônibus, removendo sujeira e pichações. Além disso, a estrutura recebeu uma nova pintura, deixando o local mais agradável e aconchegante para os usuários.

Segundo o secretário da pasta, Sabá Reis, a ação faz parte de um conjunto de medidas que visam melhorar a qualidade de vida da população. “Estamos trabalhando para garantir uma cidade mais limpa, segura e confortável para todos os nossos cidadãos. Ações como essa, que envolvem limpeza e manutenção das áreas públicas, são fundamentais para alcançarmos esse objetivo. É isso que o prefeito David Almeida, espera, que façamos sempre o melhor pela cidade”, afirmou.
A população da região recebeu a ação com satisfação. “Estávamos precisando de uma ação como essa, que valoriza o nosso bairro e garante mais conforto e segurança para a população. Agradeço a Prefeitura de Manaus por essa iniciativa”, destacou a usuária de transporte coletivo, Maria da Silva.

A avenida também recebeu ação de limpeza em suas calçadas e meio-fio. A equipe responsável também retirou entulhos e outros materiais que estavam obstruindo o trânsito na área.

Informações: Prefeitura de Manaus
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Câmara de Joinville aprova regulamentação do transporte coletivo e permite licitação

A Câmara de Vereadores de Joinville aprovou nesta terça-feira (11) o Projeto de Lei Ordinária nº 6/2023, que regulamenta o transporte coletivo. O texto define uma série de obrigações e direitos da Prefeitura, prestadora do serviço e dos passageiros, possibilitando assim a realização do edital de licitação do transporte na cidade do Norte de Santa Catarina. O executivo municipal deve lançar o edital até junho.

Entre as regulamentações do projeto está a definição das gratuidades e descontos na tarifa. Uma emenda protocolada em plenário durante a sessão pelo vereador Nado (PROS) foi incorporada ao texto final e prevê a isenção de tarifas para pessoas com deficiência, com câncer e com doença renal. A isenção poderá ser obtida mediante comprovação por laudo médico de instituição pública ou privada, e não apenas de instituição pública, como previa o texto original.

O projeto foi aprovado na Câmara e agora segue para sanção ou veto do prefeito Adriano Silva.

Além do PLO 6/2023, tramita ainda na CVJ o Projeto de Lei Ordinária nº 5/2023, que deve se tornar uma “lei mãe” ou “lei troncal”, nomes utilizados pelos representantes do Poder Executivo, a partir da qual cada modal de transporte deve ter uma lei própria.


Esse projeto tem caráter mais geral, listando todas as formas de transporte coletivo que estão sob gestão, em alguma medida, da Secretaria de Infraestrutura. Entre essas modalidades estão os ônibus, os transportes escolar, turístico e de fretamento, táxis e mototáxis e aplicativos. Cada uma, no entanto, deve ser regulada por lei própria.

Informações: NDmais
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Passagem do Metrô do Rio sobe para R$ 6,90 a partir desta quarta-feira

quarta-feira, 12 de abril de 2023

A passagem do metrô passará a custar R$ 6,90 a partir desta quarta-feira (12). O reajuste de R$ 0,40 na tarifa foi regulamentado pela Agência Reguladora dos Transportes (Agetransp) no início do mês de março, quando também ficou determinada a data de início da cobrança.

De acordo com o órgão, o reajuste considera o índice de 5,77% referente à variação de preços do IPCA. O cálculo feito pelo IBGE tem como base a inflação. 

Apesar do reajuste, o usuário ainda pode pagar um valor inferior se aderir à Tarifa Social criada pelo Governo do Estado. O cadastro pode ser feito a qualquer momento e garante o bilhete a um preço de R$ 5. Até segunda-feira (10), 180 mil pessoas já haviam se inscrito para ter o benefício. 
Para ter direito ao benefício, é preciso ter idade entre 5 e 64 anos, com renda mensal até R$ 7 mil e estar com seu documento vinculado a um Bilhete Único Intermunicipal. Aderindo à Tarifa Social, o usuário do transporte poderá economizar R$ 83,60 por mês, considerando ida e volta em 22 dias úteis. A economia equivale a 16 viagens mensais. 
Segundo o Governo do Estado, quem já tem o BUI ativo e vinculado ao seu CPF não precisa fazer nada para ativar a Tarifa Social. No caso dos usuários que tem Vale-Transporte feito pelo empregador, é preciso solicitar o cadastro para a própria empresa. As informações detalhadas sobre o cadastro podem ser confirmadas no site da Riocard. 

Confira a lista das unidades:

Carioca (7h às 19h)
Maracanã - (7h às 19h)
Siqueira Campos - (10h às 19h)
Jardim Oceânico - (10h às 19h)
Pavuna - (10h às 19h)
Coelho Neto - (10h às 19h)
Irajá - (10h às 19h)
Saens Peña - (10h às 19h)
São Conrado - (10h às 19h)
Botafogo - (10h às 19h)

Informações: O Dia
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Em Curitiba, Linhas Interbairros II e III terão pagamento exclusivo por cartão a partir de sábado

A Urbanização de Curitiba (Urbs) informa que as linhas 020-Interbairros II (horário), 021-Interbairros II (anti-horário) e 030-Interbairros III passarão a ter pagamento exclusivo por cartão a partir do próximo sábado (15/4).

A tarifa pode ser paga por cartão-transporte da Urbs e também cartões de débito e crédito, já que todas as linhas da capital contam com essa funcionalidade, desde abril de 2022.

O cartão já é opção de pagamento da maioria 80 mil dos passageiros/dia destas linhas. Somente 5,22% pagam com dinheiro. 

Praticidade
Desde março de 2020, a Urbs vem ampliando o número de linhas que aceitam exclusivamente cartão como pagamento, processo que foi acelerado em 2022. Hoje, das 242 linhas de Curitiba, 239 só aceitam pagamento com cartão (já incluindo as três que vão migrar no próximo sábado).
Considerado mais prático e seguro, o cartão ajuda a dar velocidade no embarque, além de diminuir a circulação de dinheiro nos veículos, o que inibe assaltos e roubos. 

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, destaca que o pagamento por meio eletrônico vem ajudando a reduzir o número de assaltos no transporte coletivo. Entre 2019 e 2022, o número de ocorrências caiu 87%.

"Até a segunda quinzena de maio, terminamos o projeto. As últimas linhas a migrarem serão as Interbairros IV, V e VI”, acrescentou Maia Neto.

A exclusividade do cartão vale quando a passagem é paga dentro do veículo. Nas estações-tubo e terminais, o pagamento continuará a ser realizado por dinheiro e cartões. 

Agendamento
A confecção da primeira via do cartão-transporte é gratuita. Para fazer o cartão, o usuário deve agendar atendimento e depois comparecer nas unidades da Urbs nas Ruas da Cidadania.

Fazer o cartão é rápido e fácil. É necessário levar ao local de atendimento documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos. Todas as unidades trabalham das 12h30 às 18h30 em dias úteis.

Informações: URBS
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Setor de ônibus coletivo urbano acumula prejuízo de R$36 bi e tem desafio de atrair novos passageiros

A pandemia de covid-19 causou uma perda financeira estimada em R$ 36 bilhões para o setor de transporte público por ônibus urbano, acumulado entre março de 2020 e fevereiro de 2023. Além do prejuízo irrecuperável, nos últimos três anos, o setor de transporte coletivo urbano por ônibus ainda sente outros reflexos negativos da pandemia. Segundo levantamento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), além do prejuízo financeiro, houve também a redução de 90 mil empregos diretos no setor -- do início da pandemia até janeiro deste ano. Outro impacto foi a interrupção da prestação de serviço por 55 operadoras/consórcios operacionais, no período. Ainda foram registradas 397 paralisações, em 108 sistemas de transportes coletivos por ônibus.

Além do quadro alarmante, a recuperação do número de passageiros transportados no pós-pandemia foi apenas parcial. De acordo com estudos realizados, a demanda atual já atingiu 82,8% dos níveis verificados na pré-pandemia. "Recuperamos cerca de 80% da demanda que tínhamos (antes da pandemia), mas perdemos, definitivamente, uma parcela de clientes para o e-commerce, para o home-office, para os aplicativos e para a carona solidária", esclarece Francisco Christovam, presidente-executivo da NTU. Christovam acrescenta que, ao contrário da expectativa de evolução positiva da demanda, a perda financeira jamais será recuperada. “Não se trata de uma receita diferida, ou seja, de recursos que deixamos de receber, mas que poderemos reaver no futuro. É um dinheiro que nunca mais entrará no caixa das empresas operadoras”, afirma o executivo.

Diante desse cenário, a NTU entende que existem três desafios a serem superados, a curto prazo, pelas empresas: tentar recuperar os passageiros que deixaram o ônibus e optaram por outros modos de deslocamento; não perder mais passageiros e atrair novos clientes. "Estamos cientes de que esse desafio é muito maior agora, porque, depois da pandemia, alguns atributos da viagem sofreram mudanças significativas. Atualmente, os passageiros se tornaram mais exigentes e, para eles, não basta que o serviço tenha regularidade e confiabilidade. Hoje, eles querem também pontualidade, segurança, conforto, menos lotação e melhores condições de espera dos ônibus nas estações de embarque e desembarque”, avalia o presidente.

O relatório da NTU revela ainda outro fenômeno do pós-pandemia, que é a implementação da tarifa zero, especialmente nas cidades de pequeno porte, com população menor do que 50 mil habitantes, que representam 55% dos casos. Hoje, no total, já são 74 cidades que adotam a tarifa zero, no país. Desse total, 67 implementaram tarifa zero em todo o sistema de transporte, durante todos os dias da semana. Em 3 cidades, a tarifa zero abrange todo o sistema, somente em dias específicos da semana; e, nas 4 cidades restantes, a tarifa zero engloba parcialmente o sistema, durante todos os dias da semana.

Marco Legal

Mesmo com forte impacto financeiro, acumulado durante a pandemia, as empresas estão mais otimistas. O levantamento da NTU mostra que, antes da Covid-19, apenas São Paulo e Brasília tinham subsídios expressivos em relação ao custo total de produção dos serviços. Hoje, são 59 sistemas de transporte urbano, com subsídios permanentes, abrangendo 159 cidades.

O estudo também revela que foram implementadas 153 iniciativas de concessão de subsídios pontuais, em 138 sistemas de transportes coletivos urbanos, para garantir a continuidade da oferta de serviço, durante a pandemia. O presidente executivo da NTU informa que, até o momento, 38 sistemas já fazem a diferenciação da tarifa de remuneração, que cobre os custos da prestação do serviço, para a tarifa pública, que é o valor pago pelo passageiro, para realizar a sua viagem. Essa prática já abrange 12 capitais e regiões metropolitanas e outras 26 cidades.

Essa separação de tarifas, já prevista na Lei Federal Nº 12.587/2012, está inserida em duas propostas de criação de um novo marco legal para o transporte público no Brasil. Uma delas tramita no Senado Federal: trata-se do Projeto de Lei nº 3278/2021, apresentado pelo então senador, Antonio Anastasia, que torna obrigatória a separação das tarifas.

A outra proposta foi elaborada pela Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, órgão do antigo Ministério do Desenvolvimento Regional, atual Ministério das Cidades, e ainda não foi apresentada ao Congresso Nacional. "O marco legal traz uma nova base jurídica que vai reconceituar a relação entre poder público e iniciativa privada", explica o presidente.

Com a perspectiva de aprovação desse novo instrumento de reestruturação do transporte público, com foco nas melhores práticas de prestação de um serviço de qualidade, as empresas alimentam boas expectativas para o setor, ao longo do ano.

Informações: NTU
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