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Licitação para BRT em Salvador sai em julho e recursos estão garantidos

quinta-feira, 23 de junho de 2016

O dinheiro para o pontapé inicial das obras do BRT (transporte rápido em vias exclusivas) de Salvador já está disponível. Falta apenas se definir o processo de licitação, previsto para o próximo mês, que vai permitir o início das obras, prevista na sua primeira fase, para ser concluída em 24 meses após a assinatura dos contratos. R$ 400 milhões é o custo previsto para a primeira etapa do projeto.

Mas se depender do aporte de recurso e da disposição da Prefeitura, elas começam imediatamente, uma vez que além dos R$ 300 milhões já assegurados  anteriormente pelo município, mediante empréstimo junto à Caixa Econômica Federal (CEF), outros R$ 105 milhões foram assegurados pelo Governo federal, mediante contrapartida, para que o projeto do BRT finalmente saia do papel.

A primeira etapa do BRT deverá começar com intervenções na infraestrutura urbana, que incluem viadutos, elevados, vias exclusivas por onde trafegarão os ônibus especiais, e  remodelagem do sistema de drenagem e saneamento da região que compreende  a região da Estação da  Lapa, passando pela avenida Vasco da Gama e Lucaia (Rio Vermelho) até a região do Iguatemi.

Os recursos  foram confirmados desde o final de semana passada, quando o prefeito ACM Neto recebeu o aval da Caixa para a liberação de R$ 108 milhões para o projeto na sua primeira etapa.Anteriormente outros R$ 300 milhões já  tinham sido assegurados pela CEF. A Prefeitura, conforme confirmou o secretário municipal de Mobilidade urbana (Semob), Fábio Mota, já tem toda a documentação pronta que garante a realização da licitação. “Inicialmente vamos realizar as obras estruturais no percurso de 8,7 quilômetros até a região do Iguatemi, com viadutos, elevados e sistema de drenagem”, disse Mota.

Em duas etapas
O secretário Fábio Mota disse que a licitação deverá ser feita em Regime Diferenciado de Contratações – RDC,  modalidade instituída pelo Governo Federal na época da Copa do Mundo, como forma de ampliar a eficiência nas contratações públicas e aumentar a competitividade entre as empresas interessadas. O RDC foi instituído pela Lei nº 12.462, de 2011, regulamentado pelo  Decreto nº 7.581 de 2011.

Numa primeira etapa o RDC consiste no cadastramento eletrônico de propostas feitas pelas empresas que participam da licitação, quando são classificadas para a etapa subseqüente, as três melhores propostas, que incluem menor preço e prazo.  Numa segunda etapa da licitação, com processo aberto, são feitos as ofertas de preços, prazos e condições de execução da obra.

O secretário de Mobilidade Urbana de Salvador explica que por essas razões não se pode antecipar quaisquer informações, a não ser a garantia dos recursos e o início do processo de licitação. Ele disse ainda que as intervenções estruturais constam de elevados na região do Lucaia (cruzamento entre as avenidas Vasco da Gama, Garibaldi e Juracy Magalhães) e um complexo de viadutos na área próxima ao parque da Cidade e elevados na região do Iguatemi.

Pelo projeto da Prefeitura, o BRT terá extensão de 8,7 quilômetros, entre a Estação da Lapa até a ligação Iguatemi Paralela (LIP), com o uso de vias exclusivas de trânsito, feitos em ônibus articulados e climatizados, com tempo estimado em 16 minutos. Para que os usuários possam utilizar outros sistemas de transportes, serão construídas oito estações de transbordos: Dique, Ogunjá, HGE, Rio Vermelho, Lucaia, ACM, Hiperposto e Iguatemi.

Os ônibus irão trafegar em corredor com faixa exclusiva, que eliminam retornos e semáforos, facilitando o fluxo de veículos.

Intervenção em Feira de Santana
Em Feira de Santana, segunda maior cidade do Estado, a 104 quilômetros de Salvador, as obras já estão em andamento. Mas em Salvador, a população apenas ouviu falar do BRT, mas a única lembrança que tem é a dos antigos ônibus articulados que rodaram na via exclusiva do antigo projeto Transporte de Massa de Salvador (TMS), em 1987, com vias exclusivas nas avenidas Bonocô e Vasco da  Gama, e que serviriam de base para VLT, na gestão do ex-prefeito Mário Kertezs.

O BRT (Bus Rapid Transit), ou Transporte Rápido por Ônibus, é um sistema de transporte coletivo de passageiros, criado em 1974, e que utiliza uma infraestrutura urbana própria, com via exclusiva de tráfego e um tipo de veículo de alta capacidade, como  , que geralmente possuem diversas portas para acelerar a entrada e saída dos passageiros. A principal característica é que esses veículos trafegam em corredores próprios, no centro das avenidas com,o forma de evitar os congestionamentos no trânsito.

No Brasil a primeira cidade a implantar o BRT foi Curitiba, no Paraná, seguidas de Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte , Brasília, Recife, Fortaleza, Uberaba, Uberlândia , Goiânia, e agora no Rio de Janeiro, e com projeto em andamento em Belém. Na Bahia a primeira cidade a implantar o serviço é Feira de Santana, cuja obra  tem uma extensão de 4,5 quilômetros  e requer investimentos de R$ 87 milhões, devendo entrar em operação em 2017. Em Salvador, as obras deverão ser iniciadas em 2017.

O sistema de transporte coletivo de Curitiba, que tem pouco mais de 1,7 milhão de habitantes,  é integrado ao sistema viário e ao uso do solo. Ele é formado por linhas expressas, alimentadoras, inter bairros e diretas. Atualmente mais de dois milhões de passageiros utilizam diariamente o Sistema Integrado de Transporte Coletivo, que é composto por 1.980 ônibus atendendo 395 linhas. 

por Adilson Fonseca
Informações: Tribuna da Bahia
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Metrô de SP adia entrega da Linha-6 para 2021

A entrega das obras da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, que ligará a Brasilândia (Zona Norte) à Liberdade (região central), deve atrasar em um ano, informou nesta quarta (22) o governador Geraldo Alckmin. A construção foi iniciada no ano passado, com prazo protelado de 2020 para 2021.

“Por conta um ano de atraso no recebimento do financiamento da Caixa Econômica Federal, tivemos um pequeno atraso no pagamento das desapropriações”, explicou Clodoaldo Pelissioni, secretário de Transportes Metropolitanos. Segundo ele, a entrega poderá ser antecipada caso as obras sigam um ritmo rápido.

“O consórcio é o maior interessado [na entrega rápida], porque ele começa a receber a contraprestação do estado depois que o trem estiver operando”, disse o governador, que participou hoje do início das obras na estação João Paulo I, da linha 6, por onde passarão 31 mil passageiros por dia.

A estação terá área de 16,9 mil metros quadrados, com profundidade de 44 metros. Toda a linha é feita por Parceria Público-Privada (PPP), com 15,3 quilômetros subterrâneos, 15 estações e quatro pontos de conexão com outras linhas do metrô e trem. Em um dos trechos, o Metrô passará por baixo do rio Tietê. Segundo Alckmin, 9% da obra estão concluídas.

Linha Amarela

O governador comentou que espera que não haja atraso na entrega da Linha 4 - Amarela. A primeira fase da obra, concluída em 2010, abriu as estações Butantã, Pinheiros, Paulista, República e Luz. Faltam mais quatro estações: Higienópolis, Oscar Freire, Morumbi e Vila Sônia.

As obras da segunda fase foram licitadas em 2011 e começaram a ser executadas em abril de 2012. Em janeiro de 2015, o metrô acionou o consórcio por causa da redução do ritmo das obras, que estariam atrasadas.

“O governo faz a sua parte, mas, às vezes, tem uma empresa que quebra”, disse o governador. “Nós tivemos um consórcio espanhol na Linha 4, que ganhou todas as licitações. Depois, não executou. Recebe toda a punição, mas o governo foi obrigado a relicitar”, afirmou.

A nova licitação teve como vencedor o consórcio TC-Linha 4, formado pelas empresas Tiisa – Infraestrutura e Investimentos S/A e Comsa S/A. Apesar de duas empresas que perderam a licitação terem entrado com recurso contra as vencedoras, o governador de São Paulo informou que está em fase de assinatura do contrato e de retomada da obra.

Informações: Diário de SP
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Campanha recolhe 1,9 toneladas de lixo do Metrô do Recife

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) divulgou nesta quarta-feira (22) que o primeiro dia da Campanha “Metrô sem Lixo: abrace essa ideia”, realizada nessa terça (21), recolheu 1,9 toneladas de lixo.

Foram 80 sacos de 200 litros cada recolhidos na estação Joana Bezerra, e 13 sacos de 300 litros na estação Afogados. A campanha continua hoje nas estações Barro e Teijipió.

De acordo com a CBTU, uma série de ações foi programada para sanar o problema do lixo jogado no sistema, entre elas a instalação de 227 novas lixeiras nas estações; a distribuição de folders educativos aos passageiros, avisos sonoros no sistema de sonorização das estações e a realização de mutirões de limpeza da via durante o horário comercial. Além disso, ela destaca que o engajamento da população nesta campanha é de extrema importância.

Informações: Folha PE
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Prefeito de Goiania prevê entrega em 90 dias do BRT Norte-Sul

O prefeito Paulo Garcia visitou na manhã de ontem (21), as obras de ampliação do Terminal Recanto do Bosque, que fazem parte da maior intervenção de mobilidade urbana já feita em Goiânia, o Bus Rapid Transit (BRT) Norte-Sul. Acompanhado por vereadores e secretários, o prefeito conferiu o andamento das obras que têm previsão de entrega à população até o final deste ano. “A obra é dividida em duas etapas, pois não podemos desativar o terminal. A primeira etapa será entregue em 90 dias”, afirmou Paulo Garcia.

O novo terminal interligará as regiões Noroeste e Sul do município, no Terminal de Integração Cruzeiro do Sul, na divisa com Aparecida de Goiânia. O trabalho das obras viárias e o recapeamento asfáltico do trecho Norte já estão em fase adiantada e serão entregues à população até o final deste ano. “O BRT vai proporcionar mais qualidade de vida à população. Com a viagem mais rápida, o usuário poderá chegar ao seu destino antes do previsto e aproveitar o tempo que esperava para curtir a família ou até mesmo fazer o que antes não tinha tempo”, ressaltou Paulo Garcia.

O prefeito falou ainda do legado de sua gestão na área da mobilidade urbana. “Eu fui o primeiro prefeito que investiu tanto em Mobilidade Urbana em Goiânia, talvez desde a década de 1970. Antes não se falava em ciclovias, hoje já entregamos à população 70 quilômetros. Construímos o Complexo Viário Mauro Borges que desafogou o trânsito da região Sul da capital e beneficiou não só os moradores da região, mas a todos que passam por ali. Os corredores de ônibus que entregamos também marcam a história da mobilidade urbana de Goiânia. Avenidas duplicadas, prolongadas, asfaltamentos, trabalhamos para melhorar a qualidade de vida da população”, finalizou Paulo Garcia.

O novo terminal será instalado em um espaço de mais de 13 mil metros quadrados, mais que o dobro do atual, e será um dos mais modernos da Rede Metropolitana de Transporte. Os horários dos ônibus serão informados por meio de displays e sinais sonoros. Com 21,8 quilômetros de extensão, o BRT vai atender 143 bairros da Capital e também de Aparecida. O benefício contemplará mais de 500 mil moradores e cerca de 120 mil usuários por dia.

Investimento

O BRT Norte-Sul, orçado em R$ 340 milhões, é realizado com recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Mobilidade Grandes Cidades. A operação do BRT será feira com ônibus articulados, que permitirão um avanço na velocidade de circulação do transporte coletivo, que atualmente é 14 km/h, e passará para mais de 25 km/h. Os passageiros também terão mais conforto com ar condicionado, novos terminais e plataformas de embarque e desembarque. (Secom Goiânia)

Informações: O Hoje
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Em Santos, Avenida Pinheiro Machado terá faixa de fluidez para ônibus em agosto

A Avenida Pinheiro Machado (Canal 1), em Santos, ganhará um corredor de fluidez para ônibus, em agosto. O espaço funcionará nos mesmos moldes das faixas preferenciais, onde os veículos de passeio podem trafegar, mas não estacionar. 

No sentido praia/centro, a medida passará a valer das 7 às 11 horas, entre a Avenida Floriano Peixoto e Rua Joaquim Távora. No sentido oposto, a preferência para os ônibus será das 12 às 20 horas, também da Avenida Joaquim Távora até Rua Floriano Peixoto.

A medida será adotada devido o grande trânsito de automóveis que se deslocam para o Centro da Cidade durante a manhã e rumo à praia no final da tarde. 

Estacionamento

Com a implementação do corredor de ônibus, algumas vagas serão restritas durante o horário de circulação tráfego exclusivo dos ônibus. Entretanto, a Prefeitura ressalta que sempre haverá lugares disponíveis no trecho oposto.

Informações: A Tribuna
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Tarifa de ônibus em Belém é reajustada para R$ 3,00

quarta-feira, 22 de junho de 2016

O conselho municipal de transporte de Belém aprovou, nesta quarta-feira (22), a proposta do  valor de R$ 3 para a tarifa de ônibus urbano na capital. O valor é o mesmo apresentado na planilha de custo da Secretaria de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), e está abaixo da quantia pedida pelos empresários do setor, que haviam apresentando um estudo alegando que a passagem deveria custar R$ 3,25.

A reunião do conselho começou por volta de 15h30, e a tarifa foi aprovada por 9 votos a 4. O conselho, porém, não tem poder para reajustar o preço da passagem: o aumento só pode ser sancionado pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.

Composto por representantes da Semob, sindicato dos rodoviários, taxistas, empresários do setor de transporte, o conselho é uma entidade que representa a sociedade civil para avaliar as propostas de aumento da passagem do ônibus.

Este ano, foram recebidas duas planilhas: a do Setransbel, que apontava que os atuais R$ 2,70 deveriam ser reajustados para R$ 3,25; e a da Semob, que assinalava como valor justo R$ 3. Caso desejasse, o conselho poderia determinar a elaboração de uma terceira tabela - como o valor proposto pelo estudo conduzido pela Semob foi aprovado, não houve necessidade.

Reajuste acima da inflação
A inflação dos últimos 12 meses ficou em 10,61%. As duas propostas, apresentadas pela Semob e Setransel estão bem acima desse percentual. O impacto para o trabalhador, que ganha um salário mínimo, é grande: se for levado em consideração que o trabalhador pega pelo menos dois ônibus por dia, ele vai gastar R$129,60  por mês.

“O salário dos motoristas aumenta com a cobrança, mas quem paga somos nós. E os ônibus como é que ficam?”, questiona o autônomo Felipe Rodrigo.

“Eu acho que já passou do tempo e nós temos que discutir a questão da qualidade do transporte na nossa capital, que merece um transporte de boa qualidade.”, disse o economista Roberto Sena, do Dieese.

“O salário dos motoristas aumenta com a cobrança, mas quem paga somos nós. E os ônibus como é que ficam?”, questiona o autônomo Felipe Santos.

Informações: G1 PA
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