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São Luís: Rodoviários continuam em greve nesta quinta-feira
quinta-feira, 26 de maio de 2011A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, declarou nesta quarta-feira (25), a ilegalidade e abusividade da greve do Sindicato dos Trabalhadores nos Transportes Rodoviários de São Luís (STTR). A presidente também determinou aos trabalhadores o imediato retorno ao trabalho, ainda hoje, devendo as empresas convocar todos os seus empregados para retomarem as atividades, sob pena de caracterização de falta injustificada ao serviço.
Determinou ainda a contratação de novos trabalhadores, caso haja recusa dos trabalhadores quanto ao retorno ao trabalho. A multa de R$ 50 mil pelo descumprimento da determinação judicial foi majorada para R$ 100 mil.
A desembargadora Márcia Andrea determinou também, em caráter de urgência, a imediata expedição de ofício à Superintendência da Polícia Federal no Maranhão, solicitando-lhe informações quanto ao crime de desobediência pelo descumprimento de decisão liminar que determinou a circulação de 80% da frota, na sexta-feira (20), em caso de greve. A decisão foi proferida pelo desembargador José Evandro de Souza. Mandou oficiar ao Ministério Público do Trabalho, Município de São Luís e Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
Em coletiva concedida no final da tarde, a presidente registrou o esforço do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão para resolver o conflito entre patrões e empregados do setor de transportes, desde a fixação de percentual mínimo de circulação da frota, a tentativa de conciliação em audiência e a decisão antecipatória de tutela que fixou o reajuste linear de 8,3% nos salários e tíquete-alimentação, para toda a categoria. “Medidas essas totalmente desconsideradas pelo movimento grevista, que não disponibilizou sequer algum percentual mínimo de trabalhadores, ainda que inferior ao já fixado por esta Justiça, o que só demonstra o inteiro desrespeito por parte do sindicato obreiro para com este órgão trabalhista, e o ânimo inconteste da categoria em manter-se em paralisação abusiva”, ressaltou na decisão liminar.
A decisão ressalva que “muito embora fosse justificada a deflagração da greve, o procedimento adotado pelo sindicato obreiro extrapolou os limites da lei, tornando a paralisação abusiva”. Destacou ainda que, segundo a lei, os meios adotados por empregados e empregadores poderão violar ou constranger os direitos e garantias fundamentais de outrem”.
A desembargadora Márcia Andrea tomou por base a violação de direitos da maioria dos trabalhadores formais e informais, aposentados, pensionistas, estudantes e a população de um modo geral, carece desse meio de locomoção para realizar suas atividades diárias e também suas necessidades básicas, como por exemplo, para socorro médico.
Observou ainda que o regime de greve imposto à sociedade acaba por gerar prejuízo ainda maior à proporção que obriga os usuários do transporte coletivo a despender quantias elevadas com o transporte alternativo (vans, mototáxis, carros de frete/lotação).
O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Dorival Sousa, disse que ainda não foi informado oficialmente da decisão. Por conta disso, a greve deve continuar nesta quinta-feira.
Fonte: Imirante.com.br
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Marcadores: Maranhão
Em São Paulo, Estações Paulista e Faria Lima, da Linha-4 Amarela mantém horário reduzido
Inauguradas no dia 25 de maio do ano passado, as estações Paulista e Faria Lima, da Linha-4 Amarela, até hoje ainda não funcionam em horário integral. Um ano depois de ser entregues, as duas paradas funcionam apenas de segunda a sexta, das 4h40 às 15h.
Segundo o governo estadual, no final de julho, todas as estações da linha que já estão em operação (Paulista, Faria Lima, Butantã e Pinheiros) vão operar até a meia-noite, mas apenas durante a semana.
O funcionamento durante os finais de semana só deve começar depois da inauguração das estações Luz e República, prometidas para outubro. Até 2014, a linha deve operar com mais cinco estações: Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.
Segundo o Metrô, a Linha-4 Amarela transporta diariamente 80 mil pessoas. Quando todas as estações estiverem abertas, o total deve saltar para 700 mil. Em sete anos de obras, foram entregues 5,3 km. A ViaQuatro, responsável pela administração da Linha-4 Amarela, afirma que a operação em horário reduzido é necessária para permitir que todos os testes sejam concluídos e a linha esteja apta a operar em horário pleno.
Segundo o governo estadual, no final de julho, todas as estações da linha que já estão em operação (Paulista, Faria Lima, Butantã e Pinheiros) vão operar até a meia-noite, mas apenas durante a semana.
O funcionamento durante os finais de semana só deve começar depois da inauguração das estações Luz e República, prometidas para outubro. Até 2014, a linha deve operar com mais cinco estações: Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.
Segundo o Metrô, a Linha-4 Amarela transporta diariamente 80 mil pessoas. Quando todas as estações estiverem abertas, o total deve saltar para 700 mil. Em sete anos de obras, foram entregues 5,3 km. A ViaQuatro, responsável pela administração da Linha-4 Amarela, afirma que a operação em horário reduzido é necessária para permitir que todos os testes sejam concluídos e a linha esteja apta a operar em horário pleno.
Fonte: eBand.com.br
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Marcadores: São Paulo, trem/metrô
No Rio, Estudo mostra diminuição no número de passageiros no transporte público
A demanda por transporte público na cidade do Rio de Janeiro diminuiu 17% (passando de 68% para 51%) entre 1977 e 2005, e do uso de automóvel cresceu 17% (passando de 32% para 49%), segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (25) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). O estudo “A mobilidade urbana no Brasil” revela que, apesar da população ter aumentado aproximadamente 37% neste período, a capital mudou de uma mobilidade essencialmente pública e movida à eletricidade para outra que mistura a mobilidade pública e privada e que depende de combustíveis fósseis.
Segundo Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, além da baixa procura por trem, metrô e ônibus, o aumento do preço do diesel em relação ao valor da gasolina vem encarecendo o preço das tarifas dos transportes públicos. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o preço do diesel subiu 50% a mais do que o da gasolina nos últimos dez anos.
- De 1999 para cá, o valor do diesel aumentou muito. Desta forma, o transporte particular fica cada vez mais barato, porque o transporte público é movido a diesel.
Segundo Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, além da baixa procura por trem, metrô e ônibus, o aumento do preço do diesel em relação ao valor da gasolina vem encarecendo o preço das tarifas dos transportes públicos. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o preço do diesel subiu 50% a mais do que o da gasolina nos últimos dez anos.
- De 1999 para cá, o valor do diesel aumentou muito. Desta forma, o transporte particular fica cada vez mais barato, porque o transporte público é movido a diesel.
Carlos Henrique critica o aumento do preço do diesel, apesar de considerar que o valor acompanha a política de alinhamento internacional.
- É preciso criar subsídios para a tarifa do diesel ficar mais barata, sem atrapalhar o alinhamento com os preços internacionais.
Outro fator relacionado à queda pela procura dos serviços ferroviários é a política de tarifação da energia que penaliza os grandes consumidores nos horários de maior demanda, que justamente coincide com o período em que as operadoras têm que trabalhar com carga máxima para atender a população.
Segundo Maria da Piedade Morais, coordenadora de Estudos Setoriais Urbanos do IPEA, a queda na demanda por transporte público está ligada ao crescimento desordenado dos grandes centros urbanos.
- As cidades no Brasil cresceram desordenadamente, o que aumentou o número de vans e outros tipos de transportes, como mototáxis, por exemplo. Estes veículos são mais rápidos e acabam substituindo os serviços sobre trilhos. Não dá para colocar troncos estruturais (estações de metrô e trem) nos centros urbanos, se não houver estrutura para outras localidades.
- É preciso criar subsídios para a tarifa do diesel ficar mais barata, sem atrapalhar o alinhamento com os preços internacionais.
Outro fator relacionado à queda pela procura dos serviços ferroviários é a política de tarifação da energia que penaliza os grandes consumidores nos horários de maior demanda, que justamente coincide com o período em que as operadoras têm que trabalhar com carga máxima para atender a população.
Segundo Maria da Piedade Morais, coordenadora de Estudos Setoriais Urbanos do IPEA, a queda na demanda por transporte público está ligada ao crescimento desordenado dos grandes centros urbanos.
- As cidades no Brasil cresceram desordenadamente, o que aumentou o número de vans e outros tipos de transportes, como mototáxis, por exemplo. Estes veículos são mais rápidos e acabam substituindo os serviços sobre trilhos. Não dá para colocar troncos estruturais (estações de metrô e trem) nos centros urbanos, se não houver estrutura para outras localidades.
Fonte: R7.com
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Marcadores: Rio de Janeiro
Em Curitiba, População de Colombo quer integração do transporte coletivo
Um manifesto na Rodovia da Uva, em Colombo, foi realizado na manhã desta quarta-feira (25), para reivindicar a integração das linhas de ônibus do terminal Roça Grande, em Colombo, e o terminal do Santa Cândida, em Curitiba.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Jardim Osasco e Região (Amjo), Elton Lucas Dognini, o manifesto tem o objetivo de mobilizar as autoridades e tornar público que é viável a integração do transporte coletivo. “O dinheiro para custear as obras já existem desde 2009 quando aumentaram a passagem para R$2,20”, garante ele.
Dognini contou que foi realizada uma reunião com a URBS há 20 dias, onde representantes do órgão alegaram falta de verbas para a realização das obras de ampliação do terminal do Santa Cândida – ponto para a integração dos municípios – para suportar um fluxo maior de veículos e pessoas.
O construtor civil, Luis Granemann, diz que por causa da falta de integração ele, a esposa e o filho pagam cada um, quatro passagens por dia. “Gastamos mais de R$ 600,00 em transporte coletivo todo mês”, revolta-se ele.
O diretor de transportes da URBS, Lubomir Ficinski, afirmou que para fazer a integração dos terminais é necessário que a prefeitura de Colombo equipare o valor da tarifa do ônibus com a tarifa de Curitiba para que haja um acordo. “A passagem é R$ 0,30 mais barata em relação à capital”.
Ficinski conta que sem o reajuste, para a integração dos terminais, a prefeitura de Curitiba precisaria investir R$ 300 mil por mês. “Se não houver um reajuste na tarifa de Colombo ou o governo não subsidiar esta diferença não é possível custear”.
Segundo Ficinski, a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) é que vai decidir sobre a situação do transporte coletivo em Colombo.
A manifestação durou aproximadamente três horas, cerca de 25 pessoas bloquearam parcialmente a rodovia com faixas para mobilizar a população local.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Jardim Osasco e Região (Amjo), Elton Lucas Dognini, o manifesto tem o objetivo de mobilizar as autoridades e tornar público que é viável a integração do transporte coletivo. “O dinheiro para custear as obras já existem desde 2009 quando aumentaram a passagem para R$2,20”, garante ele.
Dognini contou que foi realizada uma reunião com a URBS há 20 dias, onde representantes do órgão alegaram falta de verbas para a realização das obras de ampliação do terminal do Santa Cândida – ponto para a integração dos municípios – para suportar um fluxo maior de veículos e pessoas.
O construtor civil, Luis Granemann, diz que por causa da falta de integração ele, a esposa e o filho pagam cada um, quatro passagens por dia. “Gastamos mais de R$ 600,00 em transporte coletivo todo mês”, revolta-se ele.
O diretor de transportes da URBS, Lubomir Ficinski, afirmou que para fazer a integração dos terminais é necessário que a prefeitura de Colombo equipare o valor da tarifa do ônibus com a tarifa de Curitiba para que haja um acordo. “A passagem é R$ 0,30 mais barata em relação à capital”.
Ficinski conta que sem o reajuste, para a integração dos terminais, a prefeitura de Curitiba precisaria investir R$ 300 mil por mês. “Se não houver um reajuste na tarifa de Colombo ou o governo não subsidiar esta diferença não é possível custear”.
Segundo Ficinski, a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) é que vai decidir sobre a situação do transporte coletivo em Colombo.
A manifestação durou aproximadamente três horas, cerca de 25 pessoas bloquearam parcialmente a rodovia com faixas para mobilizar a população local.
Fonte: O Estado do Paraná
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Marcadores: Paraná
No Rio, Detro usa GPS para localizar coletivos proibidos de circular
Viação 1001 está entre as mais reclamadas |
O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio (Detro) está usando tecnologia via satélite para caçar nas ruas ônibus intermunicipais legalizados que insistem em circular com problemas. Empresas estavam ignorando a ordem dos fiscais — de recolher os veículos às garagens, consertá-los e só voltar a rodar após vistoria —, colocando em risco passageiros, motoristas e cobradores.
A fiscalização high tech começou há duas semanas. Só nesse período, coletivos das empresas 1001, Vera Cruz, Rio Ita e Ponte Coberta que estavam irregulares e deveriam estar parados foram flagrados nas ruas. O GPS, instalado em todos os 8.300 ônibus e 562 vans intermunicipais, avisa a localização exata do coletivo. Fiscais são avisados e saem para “laçar” o veículo. Alguns são enviados para depósitos públicos e não mais para o pátio das viações.
“Esses ônibus apreendidos não poderiam voltar a fazer seus trajetos sem vistoria do Detro, que constata se as irregularidades foram extintas”, explicou o diretor técnico-operacional do Detro, João Cassimiro. A movimentação da frota é vigiada por centro de controle na sede do órgão, no Centro do Rio.
Em 16 de março, por exemplo, o ônibus LKX-3329, da Viação Vera Cruz, foi multado em R$ 945 por rodar com limpador direito do para-brisas com defeito e encaminhado à garagem. No dia 17 deste mês, graças ao GPS, ele foi interceptado na R. Francisco Dantas, em Jacarepaguá, sem os reparos exigidos para voltar a circular. “Nessa situação, a multa é dobrada. Dependendo do número de reincidências, as linhas podem ser cassadas”, advertiu. “Agora, temos controle absoluto. Não vamos mais ser enganados”, afirmou o presidente do Detro, Rogério Onofre.
Ontem, mais 8 veículos foram rebocados. Um da Rio Ita (Praça 15-Venda das Pedras) estava sem cobrador, função acumulada pelo motorista. No assento de quem devia dar o troco estava uma passageira, a aposentada Zeny de Souza, 72: “Estou descansando. Cansei de esperar no ponto”.
“Esses ônibus apreendidos não poderiam voltar a fazer seus trajetos sem vistoria do Detro, que constata se as irregularidades foram extintas”, explicou o diretor técnico-operacional do Detro, João Cassimiro. A movimentação da frota é vigiada por centro de controle na sede do órgão, no Centro do Rio.
Em 16 de março, por exemplo, o ônibus LKX-3329, da Viação Vera Cruz, foi multado em R$ 945 por rodar com limpador direito do para-brisas com defeito e encaminhado à garagem. No dia 17 deste mês, graças ao GPS, ele foi interceptado na R. Francisco Dantas, em Jacarepaguá, sem os reparos exigidos para voltar a circular. “Nessa situação, a multa é dobrada. Dependendo do número de reincidências, as linhas podem ser cassadas”, advertiu. “Agora, temos controle absoluto. Não vamos mais ser enganados”, afirmou o presidente do Detro, Rogério Onofre.
Ontem, mais 8 veículos foram rebocados. Um da Rio Ita (Praça 15-Venda das Pedras) estava sem cobrador, função acumulada pelo motorista. No assento de quem devia dar o troco estava uma passageira, a aposentada Zeny de Souza, 72: “Estou descansando. Cansei de esperar no ponto”.
Confira o ranking das piores viaçõesAS MAIS REBOCADAS
- 1001 (117 vezes); Rio Ita (60); Fagundes (36); Mauá (35); Transmil (33); Amparo (32); Rio Minho (30); Mangaratiba (28) e Reginas (23).
AS MAIS MULTADAS
- 1001 (234 vezes), Rio Ita (164), Fagundes (71), Mauá (64), Rio Minho (53), Transmil (46), Coesa (41), Mangaratiba (39), Reginas (38) e ABC S/A (33). A soma das infrações é de R$ 1,3 milhão.
CAMPEÃS DE QUEIXAS
- Rio Ita (212), Amparo (199), 1001 (161)
Número 1 de queixas e 450 mil usuários
O Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado (Setrerj) alegou que a Rio Ita sempre vai estar em evidência quanto à problemas, por ser uma das maiores viações, com 900 ônibus e 450 mil usuários por dia.
Em nota, a Federação das Empresas de Transporte (Fetranspor), por sua vez, afirmou que orienta suas associadas a operar dentro da lei. “Elas (viações) procuram oferecer um padrão de qualidade, com limpeza, manutenção preventiva e corretiva e carros reservas, mas distorções e desvios ocorrem e precisam ser checados. Estamos encaminhando as observações feitas pelo Detro para que elas possam se pronunciar”, diz o texto.
- 1001 (117 vezes); Rio Ita (60); Fagundes (36); Mauá (35); Transmil (33); Amparo (32); Rio Minho (30); Mangaratiba (28) e Reginas (23).
AS MAIS MULTADAS
- 1001 (234 vezes), Rio Ita (164), Fagundes (71), Mauá (64), Rio Minho (53), Transmil (46), Coesa (41), Mangaratiba (39), Reginas (38) e ABC S/A (33). A soma das infrações é de R$ 1,3 milhão.
CAMPEÃS DE QUEIXAS
- Rio Ita (212), Amparo (199), 1001 (161)
Número 1 de queixas e 450 mil usuários
O Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado (Setrerj) alegou que a Rio Ita sempre vai estar em evidência quanto à problemas, por ser uma das maiores viações, com 900 ônibus e 450 mil usuários por dia.
Em nota, a Federação das Empresas de Transporte (Fetranspor), por sua vez, afirmou que orienta suas associadas a operar dentro da lei. “Elas (viações) procuram oferecer um padrão de qualidade, com limpeza, manutenção preventiva e corretiva e carros reservas, mas distorções e desvios ocorrem e precisam ser checados. Estamos encaminhando as observações feitas pelo Detro para que elas possam se pronunciar”, diz o texto.
Fonte: O Dia Online
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Marcadores: Rio de Janeiro
CMTC altera itinerário de três linhas de ônibus em Goiânia
A partir desse sábado (28) as linhas 406 (Novo Mundo/Praça Cívica), 285 (T. Novo Mundo/Recanto das Minas Gerais-via Abaporu) e 318 (T. Novo Mundo/ Rec. Das Minas Gerais- via Santo Hilário) terão alteração em seus itinerários. As alterações atendem solicitações dos usuários e foram aprovadas pelo Comitê Técnico de Planejamento (Coteplan) da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC).
A linha 406 (Novo Mundo/Praça Cívica) que antes passava pela Rua 2, Avenida C e Rua 203 terá como novo trajeto a Avenida Fued José Sebba, passando em frente a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Ao todo são nove pontos de embarque e desembarque que atendiam o usuário nos sentidos ida e volta. As linhas que vão continuar o atendimento pela Rua 2, avenida C e rua 203 são: a 739 ( T. da Bíblia/Paço Municipal/Portal do Sol), 185 (T. Isidória/Paço Municipal), 213 (T. da Bíblia/Hidrolândia), 257 (Aruanã II/ St. Universitário/ Centro), 284 (T. da Bíblia/Nova Fátima), 580 (T. da Bíblia/T. Araguaia), 582 (T. da Bíblia/Bela Vista de Goiás).
Os pontos desativados da linha 406 são: Linha 406 - Novo Mundo / Pç. Cívica: 1 Rua 2, Qd. A 21, Lt. 10, Jd. Goiás; 2 Rua 32, Qd. A 21, Lt. 11, Jd. Goiás; 3 Av. C, Qd. A 26, Lt. 11, Jd. Goiás; 4 A C i R 32 N° 600 Jd Goiá Rua 32 Av. C, esquina com Rua 32, 600, Jd. Goiás; Av. C, Qd. A 18, Lt. 11, Jd. Goiás; Rua 203, Qd. 29 A, Lt. 20, St. Leste Universitário; Rua 203, Qd. N, Lt. 21, St. Leste Universitário;Rua 203, Qd. 30, Lt. 11, St. Leste Universitário;Rua 203, Qd. J, Lt. 11, St. Leste Universitário.
Outros atendimentos voltados para usuários do Jardim Novo Mundo e que sofrerão mudanças são os das linhas 285 (T. Novo Mundo/Recanto das Minas Gerais-via Abaporu) e 318 (T. Novo Mundo/ Rec. Das Minas Gerais, via Santo Hilário). Essas linhas deixarão de passar pela Rua SR 48 para atender o usuário da SR 46.
A linha 406 (Novo Mundo/Praça Cívica) que antes passava pela Rua 2, Avenida C e Rua 203 terá como novo trajeto a Avenida Fued José Sebba, passando em frente a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Ao todo são nove pontos de embarque e desembarque que atendiam o usuário nos sentidos ida e volta. As linhas que vão continuar o atendimento pela Rua 2, avenida C e rua 203 são: a 739 ( T. da Bíblia/Paço Municipal/Portal do Sol), 185 (T. Isidória/Paço Municipal), 213 (T. da Bíblia/Hidrolândia), 257 (Aruanã II/ St. Universitário/ Centro), 284 (T. da Bíblia/Nova Fátima), 580 (T. da Bíblia/T. Araguaia), 582 (T. da Bíblia/Bela Vista de Goiás).
Os pontos desativados da linha 406 são: Linha 406 - Novo Mundo / Pç. Cívica: 1 Rua 2, Qd. A 21, Lt. 10, Jd. Goiás; 2 Rua 32, Qd. A 21, Lt. 11, Jd. Goiás; 3 Av. C, Qd. A 26, Lt. 11, Jd. Goiás; 4 A C i R 32 N° 600 Jd Goiá Rua 32 Av. C, esquina com Rua 32, 600, Jd. Goiás; Av. C, Qd. A 18, Lt. 11, Jd. Goiás; Rua 203, Qd. 29 A, Lt. 20, St. Leste Universitário; Rua 203, Qd. N, Lt. 21, St. Leste Universitário;Rua 203, Qd. 30, Lt. 11, St. Leste Universitário;Rua 203, Qd. J, Lt. 11, St. Leste Universitário.
Outros atendimentos voltados para usuários do Jardim Novo Mundo e que sofrerão mudanças são os das linhas 285 (T. Novo Mundo/Recanto das Minas Gerais-via Abaporu) e 318 (T. Novo Mundo/ Rec. Das Minas Gerais, via Santo Hilário). Essas linhas deixarão de passar pela Rua SR 48 para atender o usuário da SR 46.
Fonte: O Popular
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Marcadores: Goiás
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