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Transporte Coletivo de Juiz de Fora não entrará em greve

terça-feira, 16 de março de 2010


Os sandumonenses que forem para Juiz de Fora, assim como os juizforanos podem respirar aliviados, depois de quatro horas de negociação, a portas fechadas, entre representantes dos sindicatos patronal e de trabalhadores, ficou decidida a suspensão da operação tartaruga, e da ameaça de greve geral, marcada para iniciar na segunda-feira (15).

O compromisso só foi possível com a apresentação de proposta de reajuste linear de 8,63% para toda a categoria feita por Gerência Regional de Trabalho e Emprego e Ministério Público do Trabalho. O aumento foi aceito pela Astransp e será votado pelos trabalhadores em assembleias. O reajuste representa ganho real de 4,3%.

Caso seja aplicado, o salário dos motoristas passa para R$ 1.051,64, e o dos cobradores vai para R$ 525,80. O tíquete-alimentação sobe dos atuais R$ 150 para R$ 160. A diferença referente ao pagamento de fevereiro será paga integralmente em 5 de maio. Até a última rodada de negociação, a categoria pedia 14% de reajuste, e o sindicato patronal oferecia 5,45%.

Fonte: Rádio Cultura
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Assinado TAC entre Prefeitura, Ministério Público e Assetur


O usuário do transporte coletivo em Campo Grande tem a garantia de que a tarifa de ônibus será mantida nos atuais R$ 2,50 até o próximo ano. Em solenidade realizada no gabinete do prefeito, na tarde desta quinta-feira foi assinado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre Prefeitura, Assetur e Ministério Público Estadual, representados respectivamente pelo prefeito Nelson Trad Filho, o empresário Sinval Martins e a procuradora de Justiça dos Direitos do Consumidor, Regina Broch.

Para a promotora, o termo dará tranqüilidade à população. “A sociedade fica mais bem amparada por um TAC, temos que ter bom senso. Sabemos das dificuldades dos administradores de uma cidade, mas estamos procurando manter o equilíbrio e a justiça”, observou Regina Broch. Segundo ela, a atual gestão sempre manteve a postura, mesmo nos acordos verbais. “Esperamos que seja mantido esse bom relacionamento com o Ministério Público”, desejou a promotora.

O prefeito afirmou que o período de negociação com vistas a reajuste de tarifa do transporte coletivo é sempre de sofrimento. “Como militante da Frente Nacional de Prefeitos, sei que este é um assunto que faz sofrer a maioria dos prefeitos”, informou Nelsinho. Segundo ele, numa audiência da FNP com o presidente Lula foi solicitada a desoneração de impostos federais sobre o combustível utilizado pelos ônibus e o presidente comprometeu-se a solicitar estudos neste sentido.

Nelsinho voltou a citar o fato de tratar com transparência o encaminhamento das questões relacionadas ao reajuste do transporte coletivo. “Tem pessoas que acham estranho elogiar os empresários. Aqui, isto não é estranho porque também há um comprometimento deles com o social”, afirmou o prefeito ao citar a cedência de ônibus para as campanhas do agasalho e a tarifa a R$ 1,00 em datas comemorativas.

O TAC – De acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta ficam poder público e empresas obrigados a manter a tarifa a R$ 2,50 até 2011; manter as gratuidades previstas em lei municipal e federal e a tarifa reduzida nas datas comemorativas. A Assetur deverá elevar de 50 para 200 o número de postos de venda do cartão eletrônico e efetuar, ainda em 2010, a compra de 95 ônibus adaptados para o transporte e pessoas com deficiência física.

Além das pessoas diretamente envolvidas na assinatura do TAC, também acompanharam o ato o diretor-presidente da Agetran, Rudel Espíndola Trindade Júnior, o presidente da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados, Marcelo Amaral, o procurador Geral do município, Ernesto Borges, o vice-prefeito Edil Albuquerque o secretário Luiz Henrique Mandetta, empresários do transporte coletivo e os vereadores Lídio Lopes, Flávio Cezar e Mário César, além da primeira dama Antonieta Trad.

Fonte: MS Notícias
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Em BH, Justiça suspende a greve dos rodoviários

segunda-feira, 15 de março de 2010


O impasse entre rodoviários e patrões, que motivou a greve de ônibus que tumultuou vários pontos de Belo Horizonte, nesta segunda, pode estar perto do fim. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou, na tarde desta sexta, a suspensão da paralisação e dos efeitos da liminar que impunha sanções aos grevistas, concedida na última sexta ao sindicato patronal. Pelo menos nesta terça-feira os ônibus devem circular normalmente em Belo Horizonte e Contagem até que o desembargador Caio Vieira de Melo converse com os representantes do sindicato patronal.

A reunião está marcada para a manhã desta terça, a fim de chegar a um acordo sobre os benefícios e direitos dos trabalhadores. Os rodoviários querem, entre outras coisas, 12% de reajuste, contra 4,36% ofertado pelos patrões. Nesta segunda, a região do Barreiro foi a mais prejudicada pela greve, que teve uma adesão menor do que na primeira paralisação. Mesmo assim, aliada à chuva forte que caiu em vários pontos da capital, o movimento tumultuou muito a vida de quem precisou sair de casa.

A greve também causou aumento de cerca de 10% no movimento de passageiros do metrô. Na apuração parcial da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) foram transportados cerca de 135 mil usuários entre 5h30 e 17h, quase seis mil passageiros a mais, na comparação com a última segunda-feira, dia 8. Atendimento e trânsito De acordo com o último boletim divulgado pela BHTrans o atendimento ao transporte coletivo era realizado em 66% da sua capacidade até por volta de 17h, apesar de algumas empresas operarem com mais de 70% da frota.

A situação da circulação dos ônibus nas estações BHBUS só era normal em Venda Nova e na estação Vilarinho, onde 100% da frota operava normalmente. Na estação São Gabriel corriam 84% dos veículos; no Barreiro 58% e apenas 18% na estação Diamante. Por volta das 18h30, o trânsito na Avenida Amazonas, sentido Centro/Bairro, apresentava retenções devido ao grande número de veículos na via. Nos principais corredores de tráfego da cidade e na área central o trânsito fluía dentro dos padrões para a faixa de horário.

Fonte: Correio Brasiliense
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Moradores dos Altos de Olinda terão novo acesso ao transporte público

As pessoas que moram nos Altos de Olinda passam por sufoco para ter acesso ao transporte público. São 50 Kombis e vans que pegam os moradores e os levam para pegar ônibus. Esse sacrifício todo irá mudar a partir desta terça-feira (16).
O secretário de Transporte de Olinda, João Luiz da Silva Júnior, explicou a importância da mudança. “A demanda de usuários do sistema é grande, e a quantidade de veículos para fazer o transporte para os Altos não tinha condições. As kombis estavam sucateadas e nós tínhamos denuncias de que os kombeiros dificultavam o serviço para idosos e crianças”, falou“São 15 linhas nesse sistema. Um total de 75 ônibus. Na verdade, o primeiro impacto é uma renovação da frota. São 22 ônibus novos, e 25 micro-ônibus novos.
Com isso, após mais de cinco anos com a mesma tarifa de R$ 1,50, passa para R$ 1,70. Depois de 45 dias será R$ 1,85”, contou o presidente do Grande Recife Consórcio, Dilson Peixoto.Com o Sistema de Transporte Municipal de Olinda passando a operar sob a gestão do Grande Recife Consórcio de Transporte, os usuários destas linhas passam a contar com acesso à bilhetagem eletrônica, garantia das gratuidades (para idosos e pessoas com deficiência), renovação da frota, abatimento nas tarifas aos domingos e possibilidade de integração ao Sistema Estrutural Integrado.
A operação do sistema será feita pelas mesmas empresas que vinham operando sob a administração do município de Olinda: Caxangá, Rodotur e Rodolinda (linhas troncais) e pela Cooperativa dos Permissionários de Transporte Complementar de Pernambuco (Cootraol).
A administração dos terminais do Caenga e de Ouro Preto também ficará a cargo do Grande Recife, que fará algumas ações de readequação dos equipamentos, nos moldes dos que são operados pelo STPP/RMR.

Fonte:Pe360graus

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No Rio, Investimentos em transportes são insuficientes

Um estudo mostra que os investimentos em transportes, no Rio de Janeiro, não serão suficientes para evitar problemas no trânsito durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Para a Federação das Industrias do Estado, enquanto não se priorizar os sistemas de trens e metrô, os congestionamentos vão continuar.
Fonte: Uol notícias
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Em Florianópolis, Engarrafamentos são um desafio


Um eixo rodoviário ligando o Norte ao Sul da Ilha, passando pelo Centro. Túneis, um deles sob o Morro da Cruz. Transporte marítimo, que ligaria terminais em Palhoça e Biguaçu a quatro pontos na região insular.

Esta é a ideia do Plano Diretor para resolver um dos maiores problemas de Florianópolis: os congestionamentos.A ideia é que o eixo rodoviário ainda tenha um metrô de superfície ou um sistema equivalente.

– O objetivo é priorizar o transporte coletivo – afirma Cristina Piazza, diretora de planejamento do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf).

O professor de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lino Peres, é um dos críticos do sistema. O maior problema, segundo ele, é que a mobilidade está concentrada na Ilha.

– Não há estudos pensando na região metropolitana, o que provoca grande fluxo de veículos na cidade. O plano também prevê obras isoladas como túneis para desafogar o trânsito em locais específicos. Ou seja, não estudou o tráfego de maneira sistêmica, de modo a acomodar o tráfego e distribuí-lo – avalia.

Outra novidade no plano são as chamadas “centralidades”. Ao longo do eixo rodoviário, estão previstos espaços que poderão ter centros comerciais e condomínios residenciais.

– Estes espaços também precisarão ter serviços de saúde, educação, cultura e lazer. O objetivo é que as pessoas não precisem ir até o Centro para trabalhar – completa Cristina.

O número destas centralidades e onde elas ficam não estão especificadas e dependerão de projetos e de interesse da iniciativa privada.

Fonte: Diário Catarinense
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