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quarta-feira, 13 de abril de 2011Postado por Meu Transporte às 14:56 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Manaus permanece sem monotrilho nem BRT
Para o arquiteto urbanista Jaime Kuck, que esteve na África do Sul durante a preparação do país para os jogos de 2010, o problema pode ficar ainda mais grave caso os projetos sejam implementados de forma inadequada. “Não torço contra o monotrilho, mas é bom ver que, no caso do projeto na África, ficou extremamente caro para a população. Além disso, acabou sendo executado em áreas vazias, o mesmo erro que pode ocorrer em Manaus”, alertou o arquiteto.
De fato, o Índice de Passageiros por Quilometragem (IPK) traz números que apontam para a existência de áreas em Manaus que podem ser consideradas como 'vazios urbanos'. Segundo o IPK, de 1995 a 2006 a rede viária, que delimita o perímetro urbano da cidade, cresceu 55%, enquanto o número de passageiros cresceu apenas 6%. Esta situação teria sido criada, analisa o arquiteto, por uma falta de divisão organizada e planejada da ocupação populacional. “O que vimos nestes últimos anos são aqueles que podem comprar seu carro ou moto nunca mais utilizarem o transporte público. Este movimento gera outro problema, que é a piora na situação do trânsito”, explica Kuck.
Ele considera o BRT um bom projeto, mas insuficiente para Manaus. “O BRT é muito parecido com o Expresso que já se tentou implantar aqui e não deu certo. Acredito que primeiro deve-se planejar melhor as áreas por onde passarão tanto o BRT como o monotrilho, para então colocá-los em prática”, ensina.
Outro ponto a ser discutido, destaca o urbanista, é o custo a ser repassado à população no caso dos dois tipos de transporte propostos. “Na África, por exemplo, os valores da tarifa ficaram muito altos. Resultado: a população não utiliza o sistema. Aqui, não podemos cair no mesmo erro”, alerta.
As declarações de Marcelo Lima são motivadas pelas notícias recentes sobre recomendações feitas pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual do Amazonas, que apontaram falhas no projeto básico do monotrilho. Mesmo com irregularidades apontadas, o governo insiste, e mantém os processos de licitação publicados.
No momento, apenas um consórcio continua no páreo para a construção do novo transporte coletivo. Mas a própria Comissão Geral de Licitação (CGL), em nota da assessoria de comunicação, informa que o consórcio teve o envelope de preços desclassificado pela comissão. A empresa tem prazo de até 15 dias para recorrer e apresentar outra proposta.
Já o BRT aguarda a primeira resposta da Caixa Econômica Federal, a financiadora do projeto, sobre se vai ou não liberar verba para o empreendimento. Enquanto isso, a população manauense espera por melhorias no transporte público, e também no trânsito da cidade. Dados do Detran-AM indicam que as ruas de Manaus recebem um novo carro por dia e que, em 2010, o aumento da frota de veículos particulares foi 30% superior ao ano passado.
Postado por Meu Transporte às 14:55 0 comentários
Marcadores: Amazonas
Rio registra aumento de 24,85% nas viagens dos ônibus intermunicipais desde 2006
Postado por Meu Transporte às 14:38 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Representantes do transporte de Uberlândia entram em acordo
terça-feira, 12 de abril de 2011
Postado por Meu Transporte às 18:16 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
No Rio, Corredor de ônibus na Barata Ribeiro teve muitos carros entre os ônibus em seu 1º dia útil
O corredor funciona desde sábado, mas as multas para desrespeito às regras só começarão a ser aplicadas na segunda que vem. Só ônibus e táxis com passageiros podem circular livremente nas pistas da direita, delimitadas por faixa azul.
Morador da Barata Ribeiro, o aposentado José Castel, 64, aprova as mudanças, mas teme ser multado injustamente ao invadir a faixa exclusiva com o carro, para entrar ou sair de casa. “A prefeitura precisa ter discernimento. Minha garagem fica no lado da seletiva e não quero ter uma surpresa desagradável”.
Serviço melhor para idoso
Já acostumado com o corredor exclusivo na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, primeira via da cidade a receber o sistema, o aposentado Ribamar Ribeiro, 67 anos, comemora a expansão do sistema BRS. Ele conta que, como é beneficiado pela gratuidade no transporte público, era ignorado frequentemente pelos motoristas. Com os corredores, o problema foi reduzido.
“Essa foi a melhor coisa que poderia ter acontecido, ainda mais para quem está na terceira idade. Agora, os ônibus param. Antes, os motoristas viam um velhinho ou estudante no ponto e pisavam fundo no acelerador. Vou ficar menos tempo esperando em pé”, comemora o aposentado, que é morador de Copacabana.
As 67 linhas que circulam na ruas Barata Ribeiro e Raul Pompéia foram divididas em três classificações (BRS 1, BRS 2 e BRS 3), assim como os pontos de parada. Cada ônibus só pode parar no ponto de seu respectivo grupo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, o BRS chegará até o fim do semestre a Ipanema, Leblon e Centro.
Postado por Meu Transporte às 08:42 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
Em Goiânia, Metrobus vai adquirir 90 novos ônibus
Com a renovação da frota, a Metrobus também vai promover a reforma dos cinco terminais, das 19 plataformas e da pista do Eixo Anhanguera. Foram realizadas também licitações para a aquisição de peças e materiais para a manutenção da frota. A nova direção também resolveu um grave problema, reduziu a quantidade média diária de veículos parados na oficina que eram de 42/dia para 25/dia. Outra importante realização foi o aumento de 5% no total de viagens realizadas, passando de 86% do total de viagens previstas no mês de dezembro de 2010 para 91% em março de 2011.
Várias outras ações também foram realizadas pela nova direção da Metrobus nestes últimos 90 dias. Entre estas ações está a preparação de editais para a aquisição de óleo diesel para a frota operacional; para a contratação de empresa para prestação de serviços de manutenção da frota de apoio da empresa; e para a contratação de serviços de limpeza e conservação da sede Operacional e Administrativa, Terminais de Integração e Estações de Embarque/Desembarque de passageiros do Eixo Anhanguera. Ainda foram realizadas melhorias da limpeza dos terminais e reparos na cobertura do terminal da Praça da Bíblia.
Postado por Meu Transporte às 08:42 0 comentários
Marcadores: Goiás
Curitiba: Especialistas duvidam que o Azulão seja capaz de evitar a sobrecarga do transporte coletivo da capital
Postado por Meu Transporte às 08:41 1 comentários
Marcadores: Especialistas, Paraná
Parceria entre Grande Recife e FETRONOR promove ação no Terminal da PE-15
A partir das 9h até as 14h uma equipe com membros do Consórcio e da FETRONOR estarão no local para esclarecer dúvidas dos usuários, através de um material gráfico que será distribuído no local sobre o Programa. Além do trabalho informativo os técnicos da área irão medir o nível emissão de poluentes como CO2 e outros gases no meio ambiente, que contribuem também para o aquecimento global.
Para aferir o nível de emissão dos poluentes será utilizado um opacímetro (Aparelho que detecta o nível de fumaça emitido pelos motores dos veículos). Os ônibus sofrerão avaliações nos motores, através de um equipamento que está conectado a um computador. Essa vistoria gerará resultados imediatos sobre os níveis de emissão de fumaça, de acordo com os limites estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA (resolução nº 16/1995 e nº 251/99).
Se detectados níveis acima dos limites permitidos pela legislação, as empresas operadoras são notificadas sobre os ônibus reprovados e os técnicos do Consórcio juntamente com os profissionais do programa Despoluir voltam a avaliar este mesmo veículo futuramente. Os ônibus aprovados recebem o SELO DESPOLUIR, onde possui validade de até 180 dias.
A ação será realizada na frota dos 134 veículos, de cinco empresas de ônibus, que operam no TI PE-15 diariamente. A vistoria nos ônibus, assim como as ações informativas, será realizada na plataforma localizada no sentido subúrbio/cidade.
PROGRAMA - O Despoluir é um programa, criado desde 1997 pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (FETRONOR). A iniciativa proporciona atuações nos estados de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba.
Postado por Meu Transporte às 08:35 0 comentários
Marcadores: Pernambuco