Trolebus em SP
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BHTrans disponibiliza informações sobre transporte coletivo para Enem
sexta-feira, 5 de novembro de 2010A BHTrans disponibiliza em seu portal www.bhtrans.pbh.gov.br , no ícone"enem 2010", e na Central de Relacionamento Telefônico da Prefeitura, 156, informações sobre o serviço de transporte coletivo para os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio 2010 (ENEM/ 2010) em Belo Horizonte. As provas serão realizadas sábado e domingo, dias 6 e 7, em 96 escolas da cidade. A relação das escolas e seus respectivos endereços estão disponíveis no portal da BHTrans, juntamente com as informações sobre as linhas de transporte coletivo que prestam atendimento aos locais, incluindo os pontos de embarque na Área Central e desembarque nos locais das provas.
As linhas que atendem as escolas serão reforçadas e Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans e PMMG) e da Guarda Municipal irão monitorar o tráfego na região dos locais de prova.
Fonte: BHTrans
Postado por Meu Transporte às 00:18 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Grande Recife reforça 28 linhas de ônibus para as provas do ENEM
Com o intuito de atender aos usuários de ônibus que irão realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no próximo final de semana, dias 6 e 7 de novembro, o Grande Recife Consórcio de Transporte planejou uma programação especial de coletivos, incluindo o reforço de 28 linhas, das quais cinco serão reativadas, e a estocagem de coletivos nos Terminais Integrados da Macaxeira e de Igarassu. Ao todo, 87 veículos extras realizarão 579 viagens a mais que nos finais de semana comuns.
Durante todo o final de semana, 492 veículos estarão em circulação nas 28 linhas reforçadas especialmente para as provas do ENEM, realizando um total de 4.604 viagens.
No sábado, as linhas reforçadas irão operar com 256 ônibus, que realizarão 2.435 viagens, um aumento de 22 ônibus e 173 atendimentos. Além disto, a linha 424-CDU/Torrões (Via San Martin) será ativada, pois geralmente não opera nos sábados.
Já no domingo, 234 veículos circularão nas linhas reforçadas, somando 2.262 viagens. Com isso, serão 65 ônibus extras e 406 atendimentos a mais que um domingo comum. Para completar o reforço, as linhas 116-Circular (Príncipe), 330-Casa Amarela/CDU, 424-CDU/Torrões (Via San Martín), 431-Cidade Universitária e 469-Camaragibe/CDU serão ativadas, já que, geralmente, não operam nos domingos.
Outras quatro linhas terão seus itinerários modificados/reativados para atender ao interior do Campus Recife da UFPE. As linhas 060-Shopping/CDU, 303-Curado II/Caxangá (BR-232), 431-Cidade Universitária e 920-Rio Doce atenderão ao local, tanto no sábado quanto no domingo.
*Estocagem – o sistema de estocagem funciona como uma reserva especial de coletivos em um determinado local, geralmente um terminal de integração, preparado para atuar nas linhas que apresentarem maior demanda de passageiros. No caso deste reforço, serão dois ônibus, um deles no TI da Macaxeira e o outro no TI de Igarassu.
Os candidatos podem obter mais informações sobre os itinerários das linhas que levam até os locais de prova entrando em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife através do telefone 0800 081 0158.
Linhas que farão parte do esquema especial:
032-Setúbal/Conde da Boa Vista
060-Shopping/CDU
061-Piedade
062-Jardim Piedade
100-Circular
115-Afogados/Aeroporto
116-Circular (Príncipe)
202-Barro/Macaxeira (Várzea)
207-Barro/Macaxeira (BR-101)
243-Vila Dois Carneiros
302-Curado II/Caxangá
303-Curado II/Caxangá (BR-232)
330-Casa Amarela/CDU
331-Totó Planalto
424-CDU/Torrões (Via San Martín)
431-Cidade Universitária
432-CDU/Várzea
450-Camaragibe (Conde da Boa Vista)
460-Camaragibe (Príncipe)
469-Camaragibe/CDU
490-Camaragibe/Macaxeira
520-Macaxeira/Parnamirim
522-Dois Irmãos (Rui Barbosa)
524-Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
645-Av. Norte (Macaxeira)
914-PE-15/Afogados
920-Rio Doce/CDU
977-Paulista (Conde da Boa Vista)
Fonte: CGRTDurante todo o final de semana, 492 veículos estarão em circulação nas 28 linhas reforçadas especialmente para as provas do ENEM, realizando um total de 4.604 viagens.
No sábado, as linhas reforçadas irão operar com 256 ônibus, que realizarão 2.435 viagens, um aumento de 22 ônibus e 173 atendimentos. Além disto, a linha 424-CDU/Torrões (Via San Martin) será ativada, pois geralmente não opera nos sábados.
Já no domingo, 234 veículos circularão nas linhas reforçadas, somando 2.262 viagens. Com isso, serão 65 ônibus extras e 406 atendimentos a mais que um domingo comum. Para completar o reforço, as linhas 116-Circular (Príncipe), 330-Casa Amarela/CDU, 424-CDU/Torrões (Via San Martín), 431-Cidade Universitária e 469-Camaragibe/CDU serão ativadas, já que, geralmente, não operam nos domingos.
Outras quatro linhas terão seus itinerários modificados/reativados para atender ao interior do Campus Recife da UFPE. As linhas 060-Shopping/CDU, 303-Curado II/Caxangá (BR-232), 431-Cidade Universitária e 920-Rio Doce atenderão ao local, tanto no sábado quanto no domingo.
*Estocagem – o sistema de estocagem funciona como uma reserva especial de coletivos em um determinado local, geralmente um terminal de integração, preparado para atuar nas linhas que apresentarem maior demanda de passageiros. No caso deste reforço, serão dois ônibus, um deles no TI da Macaxeira e o outro no TI de Igarassu.
Os candidatos podem obter mais informações sobre os itinerários das linhas que levam até os locais de prova entrando em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife através do telefone 0800 081 0158.
Linhas que farão parte do esquema especial:
032-Setúbal/Conde da Boa Vista
060-Shopping/CDU
061-Piedade
062-Jardim Piedade
100-Circular
115-Afogados/Aeroporto
116-Circular (Príncipe)
202-Barro/Macaxeira (Várzea)
207-Barro/Macaxeira (BR-101)
243-Vila Dois Carneiros
302-Curado II/Caxangá
303-Curado II/Caxangá (BR-232)
330-Casa Amarela/CDU
331-Totó Planalto
424-CDU/Torrões (Via San Martín)
431-Cidade Universitária
432-CDU/Várzea
450-Camaragibe (Conde da Boa Vista)
460-Camaragibe (Príncipe)
469-Camaragibe/CDU
490-Camaragibe/Macaxeira
520-Macaxeira/Parnamirim
522-Dois Irmãos (Rui Barbosa)
524-Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
645-Av. Norte (Macaxeira)
914-PE-15/Afogados
920-Rio Doce/CDU
977-Paulista (Conde da Boa Vista)
Postado por Meu Transporte às 00:13 1 comentários
Marcadores: Pernambuco
Porto Alegre: Cartões de transporte público TRI e SIM funcionarão de maneira integrada
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Os cartões de transporte coletivo de ônibus, TRI, e do Trensurb, SIM, funcionarão de maneira integrada a partir da próxima segunda-feira. A medida, anunciada nesta quinta-feira pelo prefeito José Fortunati, o presidente da Trensurb Marco Arildo Cunha e o presidente da Associação das Empresas de Transporte de Passageiros de Porto Alegre Enio Roberto dos Reis, na sede do Trensurb, será válida primeiramente para as pessoas acima de 65 anos.
Segundo o prefeito, o próximo passo será a inclusão dos usuários de vale-transporte, o que deverá acontecer até meados de 2011.
— Estamos trabalhando para facilitar, ampliar e qualificar o uso do transporte coletivo, também como forma de agilizar o trânsito e mobilidade urbana — afirmou Fortunati.
A inclusão do cartão TEU, que é o passe utilzado na Região Metropolitana de Porto Alegre, na integração dos cartões de transporte está em estudo, segundo Fortunati.
A partir da integração entre o TRI e o SIM, o usuário poderá ter qualquer um dos cartões e viajar tanto nos ônibus da Capital como nos trens metropolitanos.
Segundo o prefeito, o próximo passo será a inclusão dos usuários de vale-transporte, o que deverá acontecer até meados de 2011.
— Estamos trabalhando para facilitar, ampliar e qualificar o uso do transporte coletivo, também como forma de agilizar o trânsito e mobilidade urbana — afirmou Fortunati.
A inclusão do cartão TEU, que é o passe utilzado na Região Metropolitana de Porto Alegre, na integração dos cartões de transporte está em estudo, segundo Fortunati.
A partir da integração entre o TRI e o SIM, o usuário poderá ter qualquer um dos cartões e viajar tanto nos ônibus da Capital como nos trens metropolitanos.
Fonte: Zero Hora
Postado por Meu Transporte às 22:53 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
UFRN terá terminal e novo ônibus circular
O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ivonildo Rêgo, reuniu-se na última sexta-feira, 29, com a prefeita da cidade de Natal, Micarla de Souza, o secretário municipal de planejamento, Antônio Carlos Luna, e o secretário chefe de gabinete da prefeita, Kalazans Louzá Bezerra, para discutir providências referentes à melhoria da linha circular no Campus Universitário.
No encontro, ficou decidido que será implantado mais um ônibus para fazer o percurso por dentro da Instituição, com a ampliação do horário nos sábados até as 19h. O objetivo desse acréscimo é atender melhor aos usuários da comunidade universitária. Além disso, a prefeita garantiu implantar também um terminal rodoviário dentro do Campus, dotando os veículos de transporte coletivo com equipamentos que possam permitir a acessibilidade.
No encontro, ficou decidido que será implantado mais um ônibus para fazer o percurso por dentro da Instituição, com a ampliação do horário nos sábados até as 19h. O objetivo desse acréscimo é atender melhor aos usuários da comunidade universitária. Além disso, a prefeita garantiu implantar também um terminal rodoviário dentro do Campus, dotando os veículos de transporte coletivo com equipamentos que possam permitir a acessibilidade.
Fonte: DN Online
Postado por Meu Transporte às 22:47 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Norte
Rio dá incentivo fiscal de R$ 33 mi a empresas de ônibus
Formados por 40 das 47 empresas que controlam as linhas de ônibus no Rio de Janeiro, os consórcios vencedores da licitação feita pela prefeitura para "reorganizar" o sistema de transporte municipal serão beneficiados com um incentivo fiscal de R$ 33 milhões ao ano. Em contrapartida, as empresas serão submetidas a "regras claras que não existiam", como promete o prefeito Eduardo Paes (PMDB), e vão ser incluídas no sistema de Bilhete Único, válido por apenas duas horas.
Eduardo Paes sancionou lei de sua autoria, aprovada por 36 votos a 4 na Câmara dos Vereadores, que torna simbólica a cobrança do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) para empresários do setor - a alíquota do tributo foi reduzida de 2% para 0,001%.
O professor de engenharia de Transportes da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio) José Eugênio Leal critica o resultado da licitação das linhas de ônibus da capital fluminense, vencida por quatro consórcios formados por 40 empresas que já operavam o sistema. "O edital deixava antever que as coisas ficariam como estão. A exigência de os concorrentes terem sua frota atuando em pelo menos 50% na região impediu que concorrentes de Curitiba ou São Paulo, por exemplo, participassem."
Para o prefeito, é "natural" que empresas já estabelecidas saiam em vantagem no processo licitatório. "Mas elas terão de se adequar a uma série de regras e pagar por isso", afirmou Paes. "Agora as empresas passam a ter contrato, com regime de obrigações e pagando pela concessão (de 20 anos), com regras claras que não existiam."
Subsídio
Um dos quatro vereadores que votaram contra o projeto, Paulo Pinheiro (PPS) disse que o grupo estuda uma forma de contestar a nova lei na Justiça. "Essa renúncia fiscal serve claramente para subsidiar o bilhete único", criticou o vereador. "O serviço no setor é péssimo e não houve renovação alguma", afirmou. Com a implantação do bilhete único municipal, as passagens serão reajustadas de R$ 2,35 para R$ 2,40. O bilhete é válido por 2 horas e é restrito aos ônibus.
Entre as contrapartidas exigidas aos consórcios está a padronização da pintura dos ônibus, a implantação de novos pontos e a instalação de GPS e de câmeras de filmagem nos coletivos, entre outras. Outro ponto contestado do edital é quanto a readequação dos trajetos. De acordo com a prefeitura, será a "racionalização" das linhas que adequará a "oferta de ônibus de acordo com a demanda por passageiros começará a partir de janeiro".
Fonte: G1.com
Postado por Meu Transporte às 01:19 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Novo Hamburgo: transporte municipal vai passar por reformulação
Para a alegria dos usuários de ônibus, a novela da passagem integrada parece estar chegando ao fim. O prefeito Tarcísio Zimmermann anunciou que nesta semana será enviado à Câmara de Vereadores o projeto de lei que regulamenta as diretrizes do transporte municipal. Depois de aprovada pelo Legislativo, será lançado o edital de licitação de concorrência do transporte coletivo municipal. Assim, as empresas que decidirem concorrer terão de implementar uma série de mudanças.
Entre as principais novidades, além da passagem integrada estão incluídas a integração com o Trensurb, bilhetagem eletrônica em todas as linhas e maior frequência de horários, principalmente nos bairros. A previsão é que dentro de quatro a seis meses, assim que ocorrer a licitação, os ônibus já estejam operando no novo sistema. Até que as novas empresas assumam, as atuais continuarão prestando o serviço nos moldes de hoje.
Conforme Tarcísio, a publicação do edital depende também de acordos que serão realizados com a Procuradoria Geral do Município (PGM). "É uma nova proposta de organização para o transporte. Quando o processo estiver concluído, vamos convocar audiências públicas para dialogar com a comunidade", avisa.
Entre as principais novidades, além da passagem integrada estão incluídas a integração com o Trensurb, bilhetagem eletrônica em todas as linhas e maior frequência de horários, principalmente nos bairros. A previsão é que dentro de quatro a seis meses, assim que ocorrer a licitação, os ônibus já estejam operando no novo sistema. Até que as novas empresas assumam, as atuais continuarão prestando o serviço nos moldes de hoje.
Conforme Tarcísio, a publicação do edital depende também de acordos que serão realizados com a Procuradoria Geral do Município (PGM). "É uma nova proposta de organização para o transporte. Quando o processo estiver concluído, vamos convocar audiências públicas para dialogar com a comunidade", avisa.
Mudanças confirmadas
As linhas que passam nos bairros, normalmente de 30 em 30 minutos, deverão ser mais frequentes, com intervalos menores
O objetivo é reduzir o número de ônibus que transitam no Centro. Em contrapartida, irá crescer a quantidade de coletivos nos bairros
O modelo dos veículos também deverá mudar. Serão utilizados micro-ônibus, principalmente na área central, contribuindo com o projeto de revitalização
Haverá linhas alimentadoras nos bairros, chamadas de troncais. Por conta disso, está prevista a construção de três ou quatro pontos de integração. Assim, as viagens serão mais rápidas
A licitação vai contemplar linhas troncais entre os bairros Canudos e Santo Afonso, passando pelo Centro
A Avenida Victor Hugo Kunz será uma das principais ligações com o Centro
CORREDORES
A Prefeitura tem projeto de construir corredores exclusivos para os ônibus, alteração que tornaria os coletivos mais rápidos. Tarcísio informa que a intenção é incluir essa proposta no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). "É importante dizer que o novo sistema de transporte está preparado para operar em vias exclusivas", acrescenta.
TARIFAS
Na avaliação de Tarcísio, é possível baratear o preço das tarifas. Isso porque atualmente, muitos ônibus saem do bairro e vão para o Centro com poucos passageiros. Isso reflete no preço da tarifa, que é calculada por meio de um índice de usuários por quilômetro rodado. Para o prefeito, com as novas linhas e itinerários, isso não acontecerá mais e a tarifa será mais acessível à população.
O SISTEMA ATUAL
A última licitação do transporte público de Novo Hamburgo ocorreu em 2001. No Município, três empresas respondem por mais de 95% do transporte urbano: Viação Hamburguesa, Courocap e Viação Futura. Já o transporte do bairro rural de Lomba Grande para o Centro é responsabilidade da Viação Feitoria. O último aumento da passagem ocorreu em 21 de março deste ano, quando a Viação Feitoria passou a cobrar R$ 2,20 por bilhete. Desde então, todas as empresas cobram o mesmo valor pelo serviço de transporte coletivo urbano.
Foto: Débora Ertel * Fonte: Jornal Novo Hamburgo
As linhas que passam nos bairros, normalmente de 30 em 30 minutos, deverão ser mais frequentes, com intervalos menores
O objetivo é reduzir o número de ônibus que transitam no Centro. Em contrapartida, irá crescer a quantidade de coletivos nos bairros
O modelo dos veículos também deverá mudar. Serão utilizados micro-ônibus, principalmente na área central, contribuindo com o projeto de revitalização
Haverá linhas alimentadoras nos bairros, chamadas de troncais. Por conta disso, está prevista a construção de três ou quatro pontos de integração. Assim, as viagens serão mais rápidas
A licitação vai contemplar linhas troncais entre os bairros Canudos e Santo Afonso, passando pelo Centro
A Avenida Victor Hugo Kunz será uma das principais ligações com o Centro
CORREDORES
A Prefeitura tem projeto de construir corredores exclusivos para os ônibus, alteração que tornaria os coletivos mais rápidos. Tarcísio informa que a intenção é incluir essa proposta no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). "É importante dizer que o novo sistema de transporte está preparado para operar em vias exclusivas", acrescenta.
TARIFAS
Na avaliação de Tarcísio, é possível baratear o preço das tarifas. Isso porque atualmente, muitos ônibus saem do bairro e vão para o Centro com poucos passageiros. Isso reflete no preço da tarifa, que é calculada por meio de um índice de usuários por quilômetro rodado. Para o prefeito, com as novas linhas e itinerários, isso não acontecerá mais e a tarifa será mais acessível à população.
O SISTEMA ATUAL
A última licitação do transporte público de Novo Hamburgo ocorreu em 2001. No Município, três empresas respondem por mais de 95% do transporte urbano: Viação Hamburguesa, Courocap e Viação Futura. Já o transporte do bairro rural de Lomba Grande para o Centro é responsabilidade da Viação Feitoria. O último aumento da passagem ocorreu em 21 de março deste ano, quando a Viação Feitoria passou a cobrar R$ 2,20 por bilhete. Desde então, todas as empresas cobram o mesmo valor pelo serviço de transporte coletivo urbano.
Foto: Débora Ertel * Fonte: Jornal Novo Hamburgo
Postado por Meu Transporte às 01:12 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
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