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Rio de Janeiro: Prefeitura vai implantar Bilhete Único municipal até agosto

terça-feira, 27 de abril de 2010


A prefeitura planeja implantar o Bilhete Único nos ônibus municipais até agosto. O valor da passagem será de R$ 2,40, que vai dar direito à viagem em dois ônibus de linhas municipais por um período de duas horas. O benefício será válido somente para os veículos sem ar-condicionado.
Na sexta-feira, a prefeitura vai publicar o edital de licitação das linhas de ônibus municipais. O objetivo é organizar o transporte rodoviário na cidade, redistribuindo as linhas de ônibus pelas ruas. O Sindicato das Empresas de Ônibus do Município do Rio (Rio Ônibus) não quis se pronunciar sobre a abertura da concorrência.
Em junho de 2008, o Tribunal de Justiça suspendeu por tempo indeterminado a licitação para concessão de novas linhas municipais proposta pelo então prefeito Cesar Maia. De acordo com a 12ª Câmara Cível, a licitação só poderia ocorrer quando todos os processos de anulação das permissões das empresas de ônibus fossem julgados.

Fonte: O Globo
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Recife: Ponto de parada de 17 linhas é alterado


O Grande Recife consórcio de Transporte alterou a partir de hoje, o ponto de parada de 17 linhas de ônibus. A mudança irá acontecer em decorrência da construção do viaduto, no trecho existente no final da Avenida Pan Nordestina, próximo ao girador do Complexo Salgadinho no sentido Olinda/Recife. O ponto de embarque, que será desativado definitivamente, está localizado em frente à empresa Sanvidro.

Com a mudança, os usuários destas linhas (lista abaixo) deverão utilizar a parada anterior, localizada em frente à empresa Cindfel, ou a parada posterior em frente à loja Olinda Car. As alterações estão sendo informadas por meio de um cartaz colocado na parada desativada. Para mais informações sobre a mudança, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife pelo telefone 0800 081 01 58.

  • Segue abaixo o detalhamento das linhas envolvidas na mudança:
050-PE-15/Boa Viagem
821-Jardim Brasil I (Estrada de Belém)
909-Paulista/Joana Bezerra
913-PE-15/Joana Bezerra
915-PE-15 916-Ouro Preto/Joana Bezerra
921-Ouro Preto (Jatoba I)
926- Ouro Preto (Jatoba II)
927-Ouro Preto (Bacurau)
928-Maranguape II (Bacurau)
936-Mirueira (Bacurau)
946-Igarassu (BR-101)
956-Igarassu (Bacurau)
967-Igarassu (Sítio Histórico)
976-Paulista (Prefeitura)
977-Paulista (Cde. da Boa Vista)
979- Paulista (Rua do Sol) – Expresso

Fonte: CGRT

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Motoristas de ônibus apontam dificuldades no trânsito de Teresina


Os ônibus são vilões em algumas situações corriqueiras do trânsito de Teresina. Porém, eles afirmam que se algumas pequenas mudanças fosses feitas poderia melhorar o tráfego, principalmente para os pedestres.

Um especialista está coletando dados junto aos motoristas de ônibus da capital. Segundo depoimento de alguns profissionais as mudanças são mínimas, como afastar paradas de ônibus que hoje funcionam em esquinas, por exemplo.
Os depoimentos indicam outros pontos problemáticos, como o retorno obrigatório na praça do 25º BC. Para eles, a simples abertura da rua 1º de Maio diminuiria o trânsito no semáforo do cruzamento das avenidas Miguel Rosa e Frei Serafim e, consequentemente, o tempo de espera.

Outro ponto de reclamação é o início da avenida Campos Sales, passagem obrigatória dos ônibus que fazem linha para a zona norte da capital. Como não há proibição de estacionamento no local, os motoristas acabam tendo que usar de habilidade superior para conseguir passar sem levar os retrovisores.

Fonte:Cidadeverde.com
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Campinas vai ganhar mais duas estações de transferência



Os investimentos da Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), na melhoria da qualidade do transporte público continuam e, nesta semana, o município vai ganhar mais duas estações de transferência. As estações Campina Grande/São Luiz e Parque dos Eucaliptos estão em fase final de implantação.
A Estação Campina Grande/São Luiz possui dois abrigos, instalados na Estrada Municipal Campo Grande, na divisa entre o Jardim Campina Grande e o Residencial São Luiz. O ponto, no sentido bairro x Centro, recebeu plataforma elevada, para facilitar o embarque e desembarque dos passageiros; piso podotátil; gradil; e lixeira.
A Prefeitura, por meio da EMDEC, investiu cerca de R$ 45 mil na Campina Grande/São Luiz. A nova Estação garante aos 2,5 mil usuários/dia do transporte público no local mais conforto, acessibilidade e agilidade.
A Estação Parque dos Eucaliptos está sendo construída na Rua Canário, entre a Administração Regional (AR) 5 e o Condomínio Parque dos Eucaliptos, na região da Vila Padre Manoel da Nóbrega. No sentido bairro x Centro da via foram implantados dois abrigos com plataforma elevada e piso podotátil. No sentido inverso (Centro x bairro), foi implantado um abrigo com piso podotátil.
A Estação também recebe nova iluminação, lixeira, reforço nas sinalizações horizontal e vertical; e comunicação visual. Os investimentos da Prefeitura, por meio da EMDEC, foram de R$ 60 mil, beneficiando 21 mil passageiros/dia do transporte.

Estação Itajaí
A EMDEC também já está finalizando a construção da Estação de Transferência Parque Itajaí. A estação fica na Rua Benjamin Moloisi, ao lado do Centro de Saúde do Itajaí e da CEMEI Ruy de Almeida Barbosa.
No local, foram instalados dois abrigos no sentido bairro x Centro. A estação recebeu plataforma elevada, piso podotátil e lixeira. No entorno, foram construídas oito rampas acessíveis. As sinalizações verticais (placas) e horizontais (solo) serão recuperadas e reforçadas.
A Estação Parque Itajaí vai receber três linhas de ônibus: 2.12 – Terminal Itajaí (inclusivo); 2.13 – Terminal Itajaí (inclusivo); e 2.14 – Terminal Itajaí (semi expressa). Vinte e quatro veículos vão circular pela estação, por hora, beneficiando 34.500 usuários/dia. Os investimentos são da ordem de R$ 50 mil.
Parque Prado
As obras de implantação da Estação de Transferência Parque Prado também estão em ritmo acelerado. Os investimentos são da ordem de R$ 1,2 milhão.
A Estação Parque Prado terá 12 abrigos, com seis pontos de embarque e desembarque, sendo três no sentido Centro x bairro; e os outros três no sentido inverso (bairro x Centro). Eles estão sendo implantados no canteiro central da junção da Avenida Washington Luís com a Rua Lux Aeterna, em frente ao Shopping Prado.
O local vai receber toda a infraestrutura das estações de transferência: plataforma elevada, pavimento rígido nas paradas, piso podotátil, 10 rampas acessíveis, implantação e reforço nas sinalizações, iluminação especial com quatro luminárias duplas, nova comunicação visual, lixeiras e projeto paisagístico.
Cinco linhas do transporte público (3.48; 3.71; 3.77; 3.78; e 4.08) vão atender à estação; e, futuramente, há o projeto de criação de uma linha de ônibus atendendo ao Swiss Park, que também terá ponto de parada na estação. Cerca de 30 mil usuários do transporte público serão beneficiados com a Estação Parque Prado.

Campos Salles
A implantação da Estação Campos Salles entrou em nova fase. Des
de a última sexta-feira, 23 de abril, os trabalhos estão concentrados no trecho entre a Avenida Senador Saraiva e Rua Álvares Machado.
O trecho entre as ruas Álvares Machado e Ernesto Kuhlmann, primeira etapa de obras, já foi concluído e liberado à população.

De acordo com cronograma de obras elaborado pela EMDEC, a implantação da Estação Campo Salles é feita “quadra a quadra”. Sete quadras da Avenida serão beneficiadas, em um trecho com extensão total de 800 metros, entre as avenidas Andrade Neves e Francisco Glicério.
Com a implantação da estação de transferência, as calçadas da Campos Salles estão sendo remodeladas, assim como os pontos de parada, que recebem novos abrigos, piso podotátil, rampas acessíveis, nova comunicação visual, reforço do pavimento e da sinalização, e gradis de proteção. O entorno receberá projeto paisagístico, definido pela Sec
retaria de Urbanismo. Além disso, as fachadas dos comércios serão remodeladas; a publicidade, adequada; e as bancas seguirão padronização definida pela Prefeitura.
Os investimentos para implantação da Estação são custeados pelo Consórcio Urbcamp, formado pelas empresas Itajaí e Expresso Campibus, e estão orçados em R$ 1,5 milhão.

Mais Estações
Ao longo deste ano, está prevista a construção de outras estações de transferência: Francisco Glicério, Campos Elíseos, Carlos Lourenço, Padre Anchieta, Unicamp, DIC I, PUCC 2, Shopping Dom Pedro, Shopping Iguatemi e Jardim Planalto de Viracopos.

Fonte: EMDEC
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Campo Grande: Prefeitura Municipal vai implantar Cidade dos Ônibus na Capital


A Prefeitura Municipal anuncia a criação da Cidade dos Ônibus, central que irá reunir as atividades de empresas de transporte que atuam na Capital. O objetivo é organizar o tráfego de ônibus que chegam e partem do município e assim otimizar o trânsito em Campo Grande, além de diminuir a emissão de gás carbônico na área central da cidade.

Segundo o prefeito Nelson Trad Filho, a idéia surgiu durante as análises técnicas do planejamento da nova rodoviária da Capital. “Pensamos em concentrar as garagens em um só lugar com a finalidade de desafogar o tráfego no centro da cidade e articular a circulação dos ônibus pelo macroanel rodoviário, seja de quem vem do Estado de São Paulo, Cuiabá (MT), Sidrolândia ou outra entrada da cidade. Além disso, dar destinação ambientalmente correta para os resíduos dos veículos”, diz Nelsinho.

O local onde será construída a Cidade dos Ônibus é localizado logo atrás do terminal rodoviário, na região do Bairro Universitário, no Parcelamento do Jardim Ametista 2, ponto estratégico para a circulação dos veículos de transporte intermunicipal de interestadual.

“O projeto vai servir de modelo para todo o Brasil. Sua criação foi amplamente discutida pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Grande e aprovada após o diagnóstico da alta geração de empregos e desenvolvimento econômico que irá trazer para a Capital”, explica o prefeito. Os investimentos no local, com área aproximada de 20 hectares, são estimados em R$ 50 milhões.

Processo de implantação

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, formado por representantes de organizações governamentais e sociedade civil, deliberou sobre a importância da Cidade dos Ônibus com relação a diversos critérios. Sua criação foi aprovada levando em conta a questão da geração de centenas de empregos para o município.

O prefeito Nelson Trad Filho assinou no dia 5 de abril o decreto que torna a área de utilidade pública para efeito de desapropriação. A partir daí as empresas interessadas em integrar a Cidade dos Ônibus irão encaminhar uma carta consulta propondo a construção na área e detalhando o projeto a se executado. O documento passará por nova aprovação da Prefeitura Municipal, de acordo com os trâmites legais.

Benefícios a Campo Grande

“O tráfego no centro ficará resolvido e o progresso que a Cidade dos Ônibus vai trazer para Campo Grande é enorme. Valorizará todo o entorno do local, gerando centenas de empregos e com isso aumentando a capacidade das atividades econômicas da cidade”, afirma o vice-prefeito, Edil Albuquerque.

Atualmente, cerca de 400 ônibus de transporte intermunicipal e interestadual trafegam diariamente por diversos bairros de Campo Grande. O grande número de ônibus contribui para o congestionamento das ruas, degradação do asfalto que sofre os efeitos do peso dos veículos e emissão de dióxido de carbono, agente causador da poluição do ar e suas decorrentes doenças respiratórias.

Presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros, Osvaldo César Possari, exemplifica problemas como este dizendo que “é comum um ônibus sair da região do Bairro Santo Amaro e cruzar a cidade inteira para chegar a determinado anel viário”, por exemplo. “Por muitas vezes o veículo está vazio e só complica a qualidade de vida na cidade”.

Além disso, com a descentralização das atividades de empresas de transporte, há mais desperdício de combustível no abastecimento dos ônibus. “Já na Cidade dos Ônibus o serviço será feita em um só posto de combustível. Os resíduos receberão destino correto, evitando a poluição da rede de esgoto e vias pluviais”, afirma Osvaldo.

De acordo com ele, cerca de 20 empresas do segmento de transportes manifestaram a vontade de se unir “em prol do bem-estar da cidade, do tráfego de veículos e do meio-ambiente”. Estão previstos para ser implantados no local bancos, alojamentos para os motoristas e trabalhadores diversos, restaurantes e refeitórios, estacionamento, creche, administração, posto de combustível, lava-jato de ônibus e central de atendimento do Sest/Senat (Serviço Nacional de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

“Sem dúvidas a implantação da Cidade dos Ônibus vai transformar o entorno da região, beneficiando 45 bairros e cerca de 35 mil pessoas. Atualmente a área onde está prevista sua construção é inativa e degradada, o que gera acúmulo de sujeira e marginaliza o local, tornando-o violento”, conta o vereador Airton Saraiva, atuante na região.

Para Saraiva, os investimentos e a criação da Cidade dos Ônibus criarão oportunidades de emprego para os moradores próximos ao local. “Irá surgir uma grande frente de trabalho e oportunidades para a vida dos jovens. Um retorno bom para a população em um futuro próximo”.

Fonte: CG Notícias
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Linhas do transporte coletivo de Joinville foram afetadas por conta da chuva


Por conta da chuva, algumas linhas do transporte coletivo de Joinville foram afetadas. A km 11 e a Cidade de Luziana tiveram os ônibus substituídos os com motor dianteiro pelos com motor traseiro para conseguirem rodar mesmo com os alagamentos.

No loteamento Santa Mônica, no Jarivatuba, o ônibus não está circulando. No resto do bairro funciona normalmente. No Morro do Meio, a água na rua já chega a 40 centímetros. Por enquanto o ônibus circula, mas a previsão é que a partir das 15 horas não será mais possível.

No Morro do Amaral, o ônibus está indo até a ponte de acesso e retorna porque não há condições de passar.

Fonte: Diário de Santa Catarina
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