Terminal Ipiranga e Corredor Oeste do BRT Sorocaba são entregues *** No Rio, Passageiro do BRT passou a economizar mais com a nova integração dos modais de transporte *** No Recife, Linha 412 – TI Santa Luzia/TI Getúlio Vargas entra em operação nesse sábado *** Reclamações sobre ônibus urbanos em São Paulo aumentaram em 2023 *** Tarifa Zero em Natal custaria R$ 16 milhões por mês, mostra estudo *** Justiça aceita recurso da Procuradoria Geral de SP e libera Trem Intercidades *** Aeroporto do Recife é eleito o melhor do Brasil *** Tarifa zero aumenta número de passageiros, mostra estudo da NTU *** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Terminal de ônibus passa a funcionar 24h em Vila Velha, ES

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

O terminal de ônibus de Vila Velha, na Grande Vitória, vai funcionar 24 horas, a partir do dia 15 de dezembro. De acordo com a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), serão criadas duas novas linhas para atender aos usuários que utilizam o serviço noturno. O serviço já funciona em São Torquato, Vila Velha; e em Carapina, na Serra. As duas linhas que serão criadas no Terminal de Vila Velha vão atender mais bairros em seus itinerários.

Uma linha vai cobrir os bairros de Santos Dumont, Santa Mônica, Itaparica, Aribiri e Paul, chegando ao Terminal São Torquato. A mesma linha também atenderá a Praia da Costa, Itapoã, Boa Vista, Santarita e Alvorada, passando ainda pela Avenida Lindenberg e Estrada de Capuaba, substituindo a linha 622.
A outra linha será troncal e vai ligar o Terminal Carapina ao Terminal Vila Velha, passando por Jardim Camburi, Bairro República, Rua da Lama em Jardim da Penha, saindo na avenida Fernando Ferrari, Reta da Penha e Terceira Ponte.

De acordo com a companhia, as linhas que atualmente operam no serviço noturno, atendendo ao município de Vila Velha, terão seus itinerários otimizados. A linha 628 terá os terminais de São Torquato e Vila Velha como base, passando por Cobilândia, Rio Marinho, Araçás, Novo México e Ibes, via avenida Carlos Lindenberg.

A linha 624 finalizará sua viagem no Terminal Vila Velha, deixando de realizar a viagem via Terceira Ponte. O retorno a Terra Vermelha ocorrerá pelos bairros Cristovão Colombo e Soteco.  A linha também vai passar a atender, no sentido bairro para o terminal, a parte interna da região de Itaparica, onde é crescente a movimentação da vida noturna.

Informações: G1 ES
READ MORE - Terminal de ônibus passa a funcionar 24h em Vila Velha, ES

Ciclovias e ciclofaixas de Ponta Grossa ficam no papel

Quase um ano após o início da gestão atual, a realidade dos ciclistas não se alterou, e eles precisam se aventurar em um trânsito caótico e sem segurança.

Tida como fundamental para o desenvolvimento econômico, humano e social, a chamada mobilidade urbana ganhou grande destaque nos programas eleitorais de 2012. Em seu plano de governo, o prefeito Marcelo Rangel estabeleceu como uma das propostas “a implantação de ciclovias nas principais artérias da cidade visando dar segurança ás pessoas que se utilizam desse meio de transporte através de projeto adequado às condições viárias e topográficas da cidade. 

Implantação de ciclovias em praças que comportem, para o incentivo a pratica do ciclismo como forma de transporte alternativo”, no entanto, quase um ano após o início da gestão atual, a realidade dos ciclistas ponta-grossenses em nada se alterou e com poucas condições de segurança, eles ainda precisam se arriscar em um trânsito caótico, com mais de 160 mil veículos.

Informações: Jornal da Manhã

READ MORE - Ciclovias e ciclofaixas de Ponta Grossa ficam no papel

Em Salvador, Começou a valer a segunda etapa do bilhete único no transporte coletivo

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Começou a valer desde ontem, dia 1º, a segunda etapa do programa Bilhete Único. Nessa fase, serão beneficiados os passageiros que pegam dois ônibus no mesmo sentido independentemente de região dentro de um prazo máximo de duas horas. Eles pagarão apenas uma passagem pelas duas viagens utilizando o Salvador Card.

O prefeito ACM Neto afirmou que a terceira etapa do benefício, ampliando o intervalo para que o passageiro pegue o segundo ônibus em mais uma hora, vai ser implantada logo após a concessão das novas empresas de ônibus que irão operar na cidade, cujo edital já foi lançado. Para Neto, é a maior conquista para o transporte público de Salvador dos últimos anos. “É uma conquista enorme que passa a valer a partir de hoje. Trata-se de mais um compromisso de campanha cumprido e da maior conquista do transporte público em Salvador nos últimos anos”, salientou. 



Logo cedo, equipes da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut) e da Transalvador orientaram a população e fiscalizaram a ampliação do Bilhete Único na Estação de Transbordo do Iguatemi. O secretário José Carlos Aleluia acompanhou pessoalmente a operação. No modelo inicial do programa Bilhete Único, a cidade foi dividida em quatro regiões: Orla, Centro, Miolo e Subúrbio. Na primeira etapa do programa, tinha direito ao benefício apenas quem se deslocava de uma região para outra. Agora, o benefício foi ampliado. Quem pegar, por exemplo, um ônibus de Itapuã até a Pituba e outro com destino à Barra, todas localidades da orla, pagará apenas uma passagem se o fizer num intervalo de duas horas. O benefício não vale para viagens de ida e volta. Para ilustrar, se o passageiro for de Itapuã até a Pituba e fizer o percurso de volta ao local de origem, ele pagará duas passagens normalmente.  
   
Nova fase triplica número de usuários
Com a nova fase do programa, que antes contemplava apenas quem se deslocava para diferentes regiões da cidade, a Prefeitura triplica seu número de usuários do sistema por mês, passando de uma estimativa de 50 mil para 150 mil. O uso do Salvador Card, emitido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), é exigido pois permite o controle do número de tempo das viagens. Vale lembrar que, aos domingos, além do Bilhete Único, o usuário conta com o benefício do Domingo é Meia. Ou seja, com R$1,40 ele pode pegar dois ônibus no mesmo sentido pagando apenas uma passagem. Para solicitar o Salvador Card, basta ir a um dos 110 postos de venda e pagar o valor de duas passagens.

A implantação da segunda fase do Bilhete Único  “vai representar uma redução de 50% no gasto dos usuários do Salvador Card”, afirmou o secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia. Segundo o secretário, no mês de janeiro, quem utilizava o transporte durante a semana e aos domingos antes da implantação do Domingo é Meia de do Bilhete Único, tinha um custo de R$ 5,60, sendo que agora paga apenas R$1,40 aos domingos e R$ 2,80 durante a semana.

Informações da Semut apontam que, com a nova fase do programa, a prefeitura triplica seu número de usuários do sistema por mês, passando de uma estimativa de 50 mil para 150 mil. Só serão beneficiados com o programa apenas usuários do  Salvador Card. “O programa veio para melhorar a vida dos usuários do transporte público. Essa é mais uma importante conquista do prefeito, que tem priorizado a garantia de um melhor sistema de transporte para a população”, pontuou o secretário Aleluia.  

por Leidiane Brandão
Informações: Tribuna da Bahia
READ MORE - Em Salvador, Começou a valer a segunda etapa do bilhete único no transporte coletivo

Em São Paulo, Faixa de ônibus na avenida Francisco Morato é ampliada

domingo, 1 de dezembro de 2013

A avenida Profº Francisco Morato, na zona oeste de São Paulo, vai ganhar mais 900 metros de faixa exclusiva para ônibus a partir desta segunda-feira (2), quando serão ativados, ao todo, 5,4 km de corredores em diversas regiões da capital paulista.

O novo trecho na via será implantado tanto em direção ao centro –entre a rua José Felix e a avenida Cons. Manfredo Leite– quanto no sentido bairro –entre as ruas Dr. Luís Migliano e Jorge Amado. A exclusividade para o transporte público será válida de segunda a sexta-feira das 4h às 23h e, aos sábados, das 4h às 15h.

Ainda na zona oeste da cidade será lançado mais 1,4 km de faixas na avenida Dr. Gastão Vidigal, na Vila Leopoldina. Os coletivos terão prioridade no sentido bairro, entre a praça Apecatu e a rua Hassib Mofarrej, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h e, aos sábados, das 6h às 14h. O trecho terá ligação com os corredores recentemente abertos nas avenidas Queiroz Filho e Jaguaré.

Outros 300 metros de faixa também serão implantados na rua Camargo, no Butantã (zona oeste), entre a rua Sapetuba e a avenida Vital Brasil, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h.

No centro da capital será lançado o último trecho com 400 metros de faixa exclusiva na chamada Rótula Central. A beneficiada da vez é a avenida Mercúrio, entre a rua do Gasômetro e a avenida do Estado, que terá funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e aos sábados, das 6h às 14h.

Leia também sobre:
·         Metrô São Paulo
·         SPTrans
·         EMTU-SP

Já a zona leste vai ganhar 1,7 km de corredor exclusivo, sendo 300 metros da avenida Ragueb Chohfi [sentido centro, entre as ruas Folclore Infantil e Domingos de Mendonça] e 1,4 km na avenida Álvaro Ramos [sentido centro, entre a rua Serra de Jairé e a avenida Alcântara Machado]. Ambos os trechos serão válidos de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h.

Com a inauguração, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o horário da exclusividade para os coletivos nos 5 km de faixas já existentes na avenida Ragueb Chohfi [entre a avenida Bento Guelfi e a praça Felisberto Fernandes da Silva, em ambos os sentidos] seguirá o mesmo do novo trecho. Antes, o funcionamento era válido das 6h às 9h, no sentido centro, e das 17h às 20h, no sentido bairro.

A zona norte vai ter mais um trecho com 400 metros de faixa na avenida Raimundo Pereira de Magalhães, entre a avenida Mutinga e a rua Agarum. Os coletivos terão prioridade na nova faixa de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados das 6 às 14 horas, em ambos os sentidos da via, que já tinha 1 km de corredor e que deve ganhar ao menos mais um 1 km nas próximas semanas.

E, por fim, na zona norte será implantado um complemento de 300 metros de faixa exclusiva na rua Borges Lagoa, na Vila Mariana, entre as ruas Coronel Lisboa e Domingos de Morais, completando o trecho existente de 1 km entre a avenida Prof. Ascendino Reis e a rua Cel. Lisboa. A exclusividade será válida de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h, tanto no trecho novo quanto no já existente, que até então funcionava das 5h às 10h e das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Informações: Portal Boa Informação
READ MORE - Em São Paulo, Faixa de ônibus na avenida Francisco Morato é ampliada

Cidade de Caxias do Sul quer otimizar seu transporte

“SIM à mobilidade urbana”. É com esse trocadilho que a cidade gaúcha de Caxias do Sul quer dar prioridade ao seu sistema de transporte coletivo feito pelo ônibus. O SIM é o emblema para Sistema Integrado de Mobilidade, projeto apresentado recentemente pela prefeitura caxiense para otimizar seu modelo de transporte, com ênfase aos pedestres e também às bicicletas, por meio de ciclovias.
Foto – Júlio Soares
De acordo com informações, a iniciativa visa a frequência do transporte coletivo de 19 linhas que fazem hoje o percurso de leste a oeste da cidade. Para isso, além do transbordo de passageiros nas duas EPIs (Estações Principais de Integração), serão implantados dois corredores de ônibus da rua Sinimbu, faixa compartilhada de ônibus/automóveis na Pinheiro Machado, pavimentação em concreto rígido dos corredores da Sinimbu e Pinheiro Machado (e outros quatro corredores em 2015), regramento para as conversões da área central, nova sinalização e contratação de mais fiscais de trânsito.

A Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul informou que dois novos conceitos serão implantados no sistema: o serviço expresso e o semi-expresso, triplicando a velocidade comercial (tempo de percurso) dos ônibus que atravessam a cidade de leste a oeste. O expresso parará em algumas paradas centrais e o semi-expresso em outras, aumentando a velocidade de deslocamento de um ponto a outro da cidade. Os investimentos para essa nova realidade do transporte caxiense virão do Governo Federal (R$ 32 milhões) e da prefeitura da cidade, com outros R$ 8 milhões.

READ MORE - Cidade de Caxias do Sul quer otimizar seu transporte

Obras do Metrô do Rio fecham ruas do Leblon a partir deste sábado

sábado, 30 de novembro de 2013

A continuidade das obras para a construção da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca - Ipanema) vai causar novas interdições a partir das 8h deste sábado (30) no Leblon, Zona Sul do Rio. Serão interditados trechos da Rua Igarapava e da Avenida Ataulfo de Paiva, nos trechos próximos ao canal da Avenida Visconde de Albuquerque.

Na Avenida Ataulfo de Paiva, será construído um poço que receberá o “Tatuzão”, equipamento que vai abrir os túneis da Linha 4 entre Ipanema e Gávea. A máquina virá da escavação em areia, pelos bairros de Ipanema e Leblon, e neste local ela será preparada para o início da escavação em rocha, em direção à Gávea.

Após a manutenção, o “Tatuzão” continuará a escavação, e o poço será utilizado como parte do sistema de ventilação e funcionará como uma saída de emergência da Linha 4 do Metrô.

Na Igarapava, será realizado serviço de tratamento do solo na área de transição entre areia e rocha, para auxiliar a escavação do “Tatuzão”, de forma semelhante ao que está sendo realizado na Barão da Torre, em Ipanema.

Para dar suporte à execução das obras, serão instalados um canteiro de apoio na Rua Igarapava, próximo à esquina com a Avenida Visconde de Albuquerque, e um canteiro administrativo sobre o canal da Visconde de Albuquerque.

Alterações Viárias
No sábado, haverá inversão total de direção nas ruas Sambaíba e Professor Azevedo Marques e, parcial, na Rua Jerônimo Monteiro, no trecho entre as avenidas General San Martín e Ataulfo de Paiva. Já as ruas Aperana e Gabriel Mufarrej passam a operar em mão dupla. Será proibido o estacionamento nos lados par e ímpar da numeração da Rua Gabriel Mufarrej e do lado par da Aperana.

Além de parte da Ataulfo de Paiva, próximo à Visconde Albuquerque, haverá ainda o bloqueio da ponte sobre o canal da Visconde de Albuquerque, em frente à Rua Igarapava e ao canteiro de obras.

Ações para mitigação de impactos
A sinalização será reforçada e agentes de tráfego vão trabalhar na região para orientar os motoristas. A intervenção viária, definida em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes e com a CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro), será mantida até abril de 2015 na Rua Igarapava e até março de 2016 no trecho da Avenida Ataulfo de Paiva.

Além dos agentes de tráfego, assim como nos demais locais de intervenção da Linha 4, será disponibilizada equipe de atendimento aos moradores da região, para o esclarecimento de eventuais dúvidas no dia a dia da obra.

Mudança nas linhas de ônibus
1. Linha 132 (Central x Leblon - via Aterro do Flamengo - Circular)
De: Avenida General San Martin, Avenida Visconde de Albuquerque (pista sentido jardim botânico), retorno, Avenida Visconde de Albuquerque (pista sentido Avenida Delfim Moreira), Avenida Delfim Moreira

Para: Avenida General San Martin, Rua Rainha Guilhermina, Avenida Visconde de Albuquerque (pista sentido Avenida Delfim Moreira), Avenida Delfim Moreira

2. Linha 503 (Alto Leblon x Ipanema - Circular)
De: Rua Timóteo da Costa, Rua Sambaiba, Rua Igarapava, Avenida Visconde de Albuquerque, Avenida Delfim Moreira, Praça General Osório,  Avenida General San Martin, Rua Rainha Guilhermina, Avenida Visconde de Albuquerque, Rua Timóteo da Costa.

Para: Rua Timóteo da Costa, Rua Sambaiba, Rua Sambaíba (trecho com sentido invertido), Rua Timóteo da Costa (sentido Avenida Visconde de Albuquerque), Avenida Visconde de Albuquerque, Avenida Delfim Moreira, Praça General Osório, Avenida General San Martin, Rua Rainha Guilhermina, Avenida Visconde de Albuquerque, Rua Timóteo da Costa.

3. Linha 2015 (Castelo x Leblon - Circular)  e 2017 (Rodoviária x Leblon - Circular)
De: Avenida General San Martin, Avenida Visconde de Albuquerque, Avenida Ataulfo de Paiva, Rua General Artigas, Rua Dias Ferreira

Para: Avenida General San Martin, Rua Jerônimo Monteiro (trecho com sentido invertido), Avenida Ataulfo de Paiva, Rua General Artigas, Rua Dias Ferreira

Pontos de ônibus
No que se refere aos pontos de parada para embarque desembarque de passageiros nos trechos onde as linhas passarão a circular:

Linha132
a) será implantado um novo ponto de ônibus na Rua Rainha Guilhermina, entre a Avenida Ataulfo de Paiva e a Rua Dias Ferreira.

b) passa a utilizar os pontos existentes na Avenida Visconde de Albuquerque, entre as ruas Leôncio Correia e Igarapava.

OBS: permanece utilizando o último ponto do grupo BRS1 existente na Avenida General San Martin, entre as ruas General Venâncio Flores e General Artigas, e o ponto existente na Avenida Visconde de Albuquerque, entre a Rua Gabriel Mufarrej e a Avenida Delfim Moreira.

Linha 503
a) será implantado um novo ponto de ônibus na Rua Rainha Guilhermina, entre a Avenida Ataulfo de Paiva e a Rua Dias Ferreira.

b) passa a utilizar os pontos existentes na Avenida Visconde de Albuquerque, entre as ruas Timóteo da Costa e Igarapava. 

OBS: permanece utilizando o ponto existente na Avenida Visconde de Albuquerque, entre a Rua Gabriel Mufarrej e a Avenida Delfim Moreira.

Linhas 2015 e 2017
a) permanece utilizando o primeiro ponto do grupo BRS1 existente na Avenida Ataulfo de Paiva, entre as ruas Jerônimo Monteiro e Rita Ludolf.

Mais de 300 mil pessoas vão usar a Linha 4 do Metrô todos os dias

A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa.

Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A Linha 4 do Metrô entra em operação no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes.

READ MORE - Obras do Metrô do Rio fecham ruas do Leblon a partir deste sábado

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960