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Metrô começa a implantar novo sistema de recarga do Bilhete Único

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O Metrô dará início à transição do atual sistema de recarga do Bilhete Único (BU), a partir das 5h30 do próximo dia 23 (terça-feira). Ao todo, nas 62 estações do sistema metroviário, haverá aumento de pontos assistidos de carga e recarga do BU (de 70 para 80), das máquinas de atendimento automático (de 23 para 182) e dos equipamentos de recarga automática de vale transporte (VT) e consulta de saldos (de 254 para 353).

Com a mudança, o número de empresas responsáveis por esses serviços passa de um para quatro. Isso permitirá a ampliação dos canais de acesso para carga e recarga dos bilhetes, garantindo a melhoria da qualidade do serviço e, consequentemente, a redução de filas.

Já no início da transição, a partir de terça-feira (23), 25 estações terão novas cabines de atendimento assistido, que realizam carga e recarga do BU. São elas: Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde, São Judas, Tucuruvi, Parada Inglesa, Jardim São Paulo, Santana, Brigadeiro, Paraíso, Santos-Imigrantes, Alto do Ipiranga, Corinthians-Itaquera, Artur Alvim, Patriarca, Guilhermina-Esperança, Vila Matilde, Penha, Palmeiras-Barra Funda, Marechal Deodoro, Santa Cecília, República e Pedro II.

Estima-se para meados de setembro a instalação de novas cabines assistidas em mais 15 estações: Anhangabaú, Bresser-Mooca, Belém, Tatuapé, Carrão, Vila Madalena, Sumaré, Clínicas, Consolação, Trianon-Masp, Chácara Klabin, Butantã, Faria Lima, Pinheiros e Paulista. As demais estações têm instalação prevista a partir da segunda quinzena de setembro.

No início da transição, algumas estações do Metrô contarão apenas com máquinas de atendimento automático, onde é possível fazer somente a recarga do Bilhete Único. Essa recarga pode ser feita com cédulas ou cartão de débito. Haverá monitores para orientar os usuários na utilização desses equipamentos.

Nesse período, os usuários do sistema também terão a facilidade de recarregar seus cartões em endereços próximos às estações (esses locais serão informados em cartazes nas estações).

Veja aqui os postos de recarga:
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Fonte: Metrô


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Transporte coletivo de Porto Alegre terá ônibus híbrido

O transporte coletivo de Porto Alegre contará pela primeira vez com um modelo híbrido de ônibus. O veículo deve chegar à Capital em setembro, por meio de parceria com a fabricante Volvo, conforme ficou definido em reunião na tarde desta quinta-feira, 19, quando o prefeito José Fortunati recebeu o presidente da Volvo América Latina, Luis Carlos Pimenta. Com motores elétrico e a diesel, o modelo consome 35% menos combustível.

Ônibus Hibrido em Curitiba
O prefeito afirmou que é uma grande oportunidade, que será aliada nas consecutivas intervenções para qualificar o transporte coletivo e chega no momento em que a cidade prepara-se para receber grandes obras de mobildiade urbana. "É um projeto com tecnologia sustentável, que reduz em larga escala os impactos no meio ambiente", comentou Fortunati.

Conforme explicou Pimenta, o veículo é dotado de sistema autogerador de energia elétrica, acumulada no processo de frenagem. Assim, do arranque até atingir a velocidade de 20 quilômetro horários, o ônibus é movido pela energia elétrica, reduzindo o consumo de combustível, a emissão de gases e a poluição sonora. "O projeto do ônibus híbrido é resultado de 10 anos investindo em tecnologia sustentável. A partir de 2012 traremos a produção para a planta no Brasil, em Curitiba", disse o presidente da Volvo.

O motor a diesel pode utilizar até 30% de biodiesel sem alteração na mecânica do automóvel. O modelo a ser utilizado em Porto Alegre foi produzido na fábrica da empresa na Suécia. De acordo com o diretor-presidente da Carris, João Pancinha, o modelo deverá entrar em testes no final de setembro. A data e a linha da operação estão em avaliação.




Informações da Prefeitura de Porto Alegre
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Em São Paulo, Novas linhas de ônibus, só com licitação

A reformulação geral do sistema de transporte coletivo de São Paulo, cogitada no ano passado, vai mesmo demorar. A Prefeitura deve aguardar nova licitação para fazer modificações nos itinerários e linhas de ônibus e micro-ônibus (peruas) em circulação. Para redistribuir as linhas existentes e até criar outras, a Prefeitura espera a conclusão de estudos e o fim do atual contrato - o que só vai ocorrer em julho de 2013.


O prefeito Gilberto Kassab (sem partido) afirmou ontem que ajustes pontuais solicitados por usuários têm sido feitos nas linhas, mas que uma reformulação maior (com itinerários revistos) nunca foi apresentada. "Isso se faz em uma licitação", disse.

Em 2010, o então titular da Secretaria de Transportes e presidente da São Paulo Transporte (SPTrans), Alexandre de Moraes, defendeu modificações no setor. Para ele, a melhor distribuição dos ônibus poderia acelerar o fluxo em vias saturadas e corredores da capital, além de minimizar disputas entre viações concessionárias e cooperativas de peruas - que "brigam" por linhas com mais passageiros e trajetos mais rentáveis.

A secretaria disse que faz a reorganização das linhas - reduzindo a sobreposição - de forma gradual. A ação permite aumentar a velocidade e a oferta de ônibus sem colocar mais veículos nas ruas.


Fonte: Estadão

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Mobilidade urbana é discutica na assembléia legislativa de Pernambuco

A recuperação de estradas, tarifa única de táxis e a construção de viadutos e avenidas na Região Metropolitana do Recife para a Copa do Mundo de 2014. Todos foram assuntos discutidos, nesta quinta-feira (18), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

A Região Metropolitana do Recife é formada por 14 cidades. De acordo com o censo de 2010 do IBGE, tem mais de 3,6 milhões de habitantes. O vai e vem entre os municípios é constante, mas isso não significa que seja fácil.

Melhorar a mobilidade urbana em toda a região até a Copa de 2014 é um desafio. A Alepe criou uma comissão para discutir o assunto. Na reunião desta quinta-feira, um dos temas abordados foi o funcionamento dos táxis entre municípios do Grande Recife.

Hoje, para ir de uma cidade a outra, o passageiro têm que pagar mais caro, é a chamada bandeira 2. A proposta da comissão é criar uma tarifa única para todos os táxis da Região Metropolitana. "A nossa ideia é que até 2014 todos os municípios façam a sua regulamentação, façam cursos de qualificação de profissional do ponto de vista de aulas de inglês, espanhol para preparar esse taxista para receber bem aquele que vem nos visitar. E até 2014 uma possibilidade de uma integração metropolitana no período da Copa do Mundo”, explicou o presidente da comissão, Sílvio Costa Filho.

Outros assuntos também foram discutidos na reunião. Entre eles, a verba disponibilizada pelo Governo do Estado de R$ 1,5 bilhão para melhorar o trânsito na Região Metropolitana.

De acordo com o secretário de Transportes de Pernambuco, Isaltino Nascimento, esse dinheiro já está sendo aplicado. "Esses recursos vão ser envolvidos não só para a área da mobilidade urbana. Vamos fazer também um processo de recuperação de rodovias, tanto o restauro delas quando a questão da conservação e vamos também estabelecer um novo modelo de composição do ponto de vista da infra-estrutura nas estradas.”




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Edital para ampliação do metrô de Salvador deve sair em 45 dias

O governo da Bahia pretende lançar o edital de licitação para as obras de ampliação do metrô de Salvador dentro de um mês e meio. A contratação, no modelo de Parceria Público-Privada (PPP), deve ocorrer até o final do ano.

A conclusão da obra está prevista para março ou abril de 2014, a dois meses da Copa do Mundo. O novo trecho do metrô terá 22 km e está orçado em R$ 2,5 bilhões. "Ele vai se conectar aos 6 km já existentes", disse hoje (18) Ney Campello, secretário da Secopa da Bahia, durante o Sports Business, em São Paulo.

Segundo Campello, o BRT (Bus Rapis Transit) pode ser uma alternativa para alimentar o metrô, mas ainda não há definição. "A rede estruturante é metroviária e a rede alimentadora será sobre pneus. Falta saber se será BRT ou ônibus convencional", afirmou. 

O secretário minimizou o fato de a conclusão estar prevista somente para depois da Copa das Confederações, em 2013. "As propostas cumprem o prazo para o início de 2014", disse.



Fonte: Portal 2014


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Campo Grande já tem 38 km de ciclovias

A reformulação do sistema viário de Campo Grande, com implantação de novas vias de trânsito rápido e avenidas coletoras, não assegura apenas melhoria no tráfego de veículos, mas também no trânsito de ciclistas. A Prefeitura de Campo Grande está ampliando as ciclovias, que devem chegar a uma extensão de 38 quilômetros após a conclusão do complexo Imbirussu-Serradinho e Orla Morena-Duque de Caxias.

Segundo a Prefeitura, nas áreas de influência dos parques lineares estão sendo implantadas ciclovias novas. Já as ciclovias das saídas da Capital – Gury Marques (SP) e Cônsul Assaf Trad (MT), além da Avenida dos Cafezais, estão sendo revitalizadas e preparadas ao uso, com sinalização da pista e placas indicativas.

Segundo o secretário de Governo da Prefeitura da Capital, Rodrigo Aquino, os ciclistas se habituaram a circular em vias normais, enfrentando não só a poluição ambiente como se submetendo a riscos constantes. Com a revitalização das antigas ciclovias e os dois novos projetos, a expectativa é de que a população passe a utilizar os corredores exclusivos quando transitar em bicicletas.

O pedestre Mark Souza, 41 anos, diz que enquanto não está pronta, a ciclovia no eixo Imbirussu-Serradinho serve de caminho aos pedestres. Ele reconhece o perigo, mas prefere andar por onde os veículos não trafegam. "As novas avenidas estão mudando a cidade e essas ciclovias vão fazer a diferença". Já Sidney dos Santos, 36, morador na região do Aeroporto, diz que está circulando pela ciclovia com mais segurança. "Uso sempre a bicicleta e quase sofri acidente quando andava nas vias normais. Agora fico muito mais tranquilo".

Com 38 quilômetros de ciclovias, Campo Grande se aproxima das cidades no ranking mundial em vias exclusivas para ciclistas. Bogotá, capital da Colômbia, é a terceira e tem pouco mais de 100 km de ciclovias. No Brasil, a cidade com maior extensão de ciclovias é Curitiba, com pouco mais de 50 km. De acordo com estatísticas, Campo Grande tem uma frota de aproximadamente 200 mil bicicletas. No ranking mundial, as cidades com melhor estrutura viária para ciclistas são Amsterdã (Holanda), Copenhagen (Dinamarca), Bogotá (Colômbia), Curitiba (Brasil), Montreal (Canadá), Portland (Estados Unidos); Basileia (Suíça), Barcelona (Espanha), Pequim (China) e Trondheim (Noruega)

Hoje, com o crescimento do número de pessoas optando por andar de bicicletas, a ciclovia se tornou um sistema fundamental à engenharia de tráfego e à segurança. Ela pode ou não ser a opção mais segura ou apropriada, pois a quase totalidade dos acidentes envolvendo ciclistas acontece em cruzamentos. Daí a preocupação da Prefeitura em sinalizar e dar condições para que as ciclovias, construídas há algum tempo passem a ter utilidade.



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