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No Dist. Federal, Empresas de ônibus querem passagens à R$ 3,25
terça-feira, 31 de maio de 2011Os empresários do transporte coletivo do Distrito Federal decidiram, durante reunião nesta terça-feira (31/5), manter o pedido de aumento do valor das passagens de ônibus na capital federal. Os empresários querem um reajuste de 62%. Isso significa que o passageiro que hoje paga R$ 2 terá que desembolsar R$ 3,24 e quem paga atualmente R$ 3 passará a pagar R$ 4,84.
De acordo com eles, esse reajuste é necessário para que as empresas tenham um equilíbrio financeiro. Os empresários também disseram que não vão se reunir com o Sindicato dos Rodoviários até que o governo dê uma solução, como subsídios ou que o reajuste comece a valer. Eles também criticaram o sistema de transporte público e discutiram algumas melhorias.
A negociação sobre o aumento de tarifas já vem sendo discutida pelos empresários desde a semana passada, quando eles queriam um reajuste de 64,57%.
Está prevista uma reunião dos rodoviários nesta tarde com a Secretaria de Transportes do DF. A categoria fez uma paralisação relâmpago na última sexta-feira (27/5) para reivindicar o aumento salarial. Cerca de 800 ônibus ficaram parados no estacionamento do estádio do Mané Garrincha das 16h às 18h.
Fonte: Correioweb.com
Postado por Meu Transporte às 20:10 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Metrô-DF não tem espaço para passageiros guardarem as bicicletas
Usuários do metrô do Distrito Federal estão insatisfeitos com os bicicletários dos terminais. Das 24 estações, apenas 11 têm espaço para guardar bicicletas. Mas, mesmo quando há este local, alguns passageiros preferem não deixar a bicicleta por causa da falta segurança.
Na Estação Ceilândia Centro, há um posto policial e câmeras de segurança. Mesmo assim, de acordo com funcionários do Metrô, roubos acontecem com frequência, e alguns usuários preferem carregar a bicicleta durante todo o trajeto do trem. “Eu não deixo minha bicicleta. Ela é mais cara, não têm condições. Quando eu voltar, ela não vai mais estar lá”, avalia o porteiro Edson Lucena.
O Metrô explica que as novas estações são construídas com os biciletários do lado de dentro e que, nesses casos, não há registros de crimes. Nas estações antigas, os projetos para bicicletários estão sendo desenvolvidos e a promessa é de aumentar a segurança.
“O Metrô-DF tem feito um trabalho constante com a Polícia Militar e com as administrações regionais, no sentido de sensibilizar essas entidades para que sejam feitas rondas policiais para evitar o roubo, que prejudica bastante o usuário do Metrô”, afirma o gerente de operação do Metrô, José Soares de Paiva.
Fonte: G1 DF
Postado por Meu Transporte às 20:06 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal, trem/metrô
Em Campinas, Motoristas de ônibus cancelam greve após acordo salarial
Os motoristas e cobradores de ônibus de Campinas decidiram suspender a greve, que deveria se iniciar nesta quarta-feira (1º). O sindicato da categoria aceitou a proposta da Transurc (Associação das Empresas de Transporte Coletivo de Campinas) que estabeleceu um reajuste de 9% nos salários e 20% no vale-refeição, o que representa um adicional de R$ 300. De acordo com o sindicato, o percentual é o maior conseguido por uma categoria este ano na região. O salário reajustado será pago no mês de junho.
Os motoristas e cobradores de ônibus da cidade também vão receber mais duas folhas no talão de tickets para os dias de folga, aumentando de 24 para 26 folhas, além de R$ 420 de Participação dos Lucros e Resultados (PRL). Os motoristas de ônibus da cidade ganham R$ 1.481,95 e os cobradores R$ 658,05.
De acordo com a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), circulam no transporte público cerca de 650 mil pessoas.
Fonte: EPTV
Postado por Meu Transporte às 20:00 1 comentários
Marcadores: São Paulo
São Paulo: Ferroviários podem decretar greve por tempo indeterminado hoje
Em estado de greve desde a semana passada, os ferroviários de São Paulo podem decidir em assembleia nesta terça-feira (31) iniciar a paralisação a partir do dia seguinte. Os sindicatos ainda aguardam proposta da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que atenda às reivindicações. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) transferiu para terça, às 12h, a audiência de conciliação que seria realizada nesta segunda (30). A assembleia está marcada para as 18h.
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo, em conjunto com o Sindicato dos Ferroviários da Sorocabana e Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, ainda busca um acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos.
Entre os itens da pauta de reivindicações, estão reposição salarial com base no período de janeiro de 2010 a fevereiro deste ano, pelo maior índice (entre INPC-IBGE, IPC-Fipe e ICV-Dieese), aumento real de 5% e mudanças no plano de cargos e salários. A data-base é 1º de março. De acordo com o sindicato, a empresa propôs reajuste de 2,75%.
O presidente do sindicato, Eluiz Alves de Matos, descartou a possibilidade de operação-padrão caso a greve seja mesmo decretada. "Vamos parar todos os trens se não existir acordo, nenhum ferroviário deve ir trabalhar", afirmou.
Em nota, a companhia destaca acordo sobre benefícios, como seguro de vida, cesta básica, plano de saúde e odontológico e adicional de férias . "A CPTM reafirma seu interesse no fechamento do acordo e confia que as negociações se encerrem de forma positiva para os empregados, para a Companhia e para a sociedade."
Diariamente, cerca de 2,4 milhões de pessoas passam pelas linhas da CPTM.
Metrô
Os funcionários da Companhia do Metropolitano (Metrô) também farão assembleia na terça à noite, para decidir se entram ou não em greve a partir do dia seguinte. Eles rejeitaram proposta de reajuste de 6,39% feita pela empresa. A empresa estatal também é vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos.
Os metroviários também realizam assembleia nesta terça-feira (31), com possibilidade de deflagrar greve a partir desta quarta. Os usuários do Metrô chegam a 3,7 milhões por dia.
Fonte: Rede Brasil Atual
Postado por Meu Transporte às 08:17 2 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
No Recife, Aumenta o número de passageiros no metrô linha Sul
Mesmo sem a importante contribuição dos terminais integrados com ônibus, fundamentais para o funcionamento do metrô e, especialmente do sistema do Recife, a linha sul tem sobrevivido muito bem. Sem os TI’s, a previsão era que transportasse 20 mil pessoas por dia, com muita boa vontade. Já são 33 mil pessoas, diariamente. Houve mês como o ultimo março, que foram transportados 800 mil passageiros. Perto do principal ramal do metrô, a linha centro, com 25 anos de operação e transportando cerca de 205 mil pessoas por dia, cinco milhões por mês, os números parecem pequenos, mas, para quem acompanha a nova linha desde o começo, é uma surpresa.
E mais do que servir a população, a linha sul tem outros méritos. O ramal tem feito a classe média deixar o carro em casa. Representa facilidade na vida da população. Faz com que pessoas queiram usar o transporte público. Cria no cidadão a percepção de que compensa, sob o aspecto de tempo, dinheiro e conforto, deixar o carro na garagem.
A técnica de projetos Josi Coutinho, 49 anos, é um exemplo. “O metrô me conquistou, moro duas ruas depois da estação Antônio falcão, mas nunca imaginei que usaria o sistema um dia. Era resistente. Há um ano, resolvi experimentar. Comecei usando o metrô uma vez por semana eagora já vou e volto do trabalho duas a três vezes por semana. Deixo o carro em casa mesmo. compensa muito. Sair de Boa Viagem e chegar ao trabalho no espinheiro significa pegar muito trânsito, defende”.
Além do fato de que o metrô não para em semáforos e não sofre em congestionamentos, o sucesso da linha sul se deve, principalmente pelo fato de ainda ser confortável, mesmo nos horários de pico. Pelo menos por enquanto os passageiros não andam espremido, como acontece com a linha centro. O ar- condicionado nos trens é fundamental para essa sensação de conforto. Os 13 minutos de espera, em média, passam rapidamente.
O público com muitas pessoas da classe média, influencia. Antes a linha sul operava com uma única composição, com intervalos de até 1 hora e apenas de segunda a sexta-feira. Depois ampliou para os sábados, mas fechava aos domingos.
Hoje a linha sul tem os mesmos horários da linha centro: 5h às 23hs, todos os dias. Há ainda diferenciais que agradam, como o sistema de informação indicando o tempo de esperados trens.
O crescimento da demanda do ramal se deve, muito, ao inicio da integração da linha elétrica com o diesel, que vai até o cabo de santo Agostinho, no Grande Recife. Mesmo operada por trens velhos e desconfortáveis, com intervalos de 50 minutos, traz muitos usuários ate a estação de cajueiro seco. E a demanda deve aumentar ainda mais, porque quatro dos cinco terminais integrados previstos desde que o sistema foi projetado começaram a ser construídos.
Ricardo Beltrão, superintendente do metrô comera o sucesso e garante que o metrô da linha sul tem fôlego para crescer ainda mais. “A estrutura permite que transportemos 330 mil passageiros por dia, ou seja, dez vezes mais do que é atualmente. Esperávamos um crescimento depois das entrada de alguns terminais integrados e do veiculo leve sobre trilhos (VLT), que substituirá o trem a diesel. Mas outros fatores fizeram a população optar pelo metrô. O crescimento do bairro de Boa Viagem em nossa direção e os congestionamentos da zona sul”, afirma. Isso que dá força a linha sul do Metrô.
Postado por Meu Transporte às 08:16 0 comentários
Marcadores: Pernambuco, trem/metrô
Abertas propostas para mobilidade urbana entre Salvador e Lauro de Freitas
Os envelopes de sete empresas e consórcios que participam da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) de Mobilidade Urbana foram abertos, nesta segunda-feira (30), no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan). Coordenado pela Secretaria do Planejamento, o PMI definirá o modal a ser implantado no Acesso Norte, interligando os municípios de Salvador e Lauro de Freitas. As propostas consistem de estudos de viabilidade técnica, ambiental e financeira.
De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), José Eduardo Copolla, a próxima etapa será a análise das propostas pelo Grupo de Trabalho Executivo (GTE) juntamente com uma consultoria. A previsão é que isso seja feito, no prazo de 15 dias, quando serão agendadas audiências públicas para definir o modal ligando Lauro de Freitas ao Acesso Norte, na Rótula do Abacaxi, tendo como uma das exigências a integração com o metrô.
Além de determinar o tipo de transporte, será definido o modelo de gestão do sistema. Entre as opções de modelo de transporte está o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o Bus Rapid Transit (BRT).
A abertura do processo PMI foi para tentar obter modelo de transporte e de modelagem mais ampla no sentido de dar viabilidade técnica e econômica, disse Copolla. O propósito é possibilitar a integração física com o metrô e o restante do sistema de transporte da cidade, facilitando o acesso de um lugar a outro com a utilização de um bilhete único.
Após os processos de análise e de formatação do modelo de modal será realizada a licitação final para escolha da empresa ou consórcio que executará a obra. De acordo com o chefe de gabinete da Sedur, a previsão é que a construção do modal seja iniciada em dezembro com recursos do Programa de Aceleracao do Crescimento (PAC) da Copa. Os investimentos previstos são de R$ 570 milhões, incluindo a contrapartida do Governo do Estado.
As empresas que apresentaram propostas foram o Consórcio Odebrecht Transporte S/A e Setps, o Consórcio Camargo Correa e Construtora Andrade Gutierrez, a Metropasse, a Queiroz Galvão, a Prado Valladares Arquitetos, Invepar e ATP Engenharia.
Fonte: Governo da Bahia
Postado por Meu Transporte às 08:10 0 comentários
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