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Vestibulandos terão ônibus extras para provas da UFSC em Florianópolis

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Os vestibulandos que tentarão uma vaga na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a partir do próximo domingo, terão mais opções de horários de ônibus para chegarem aos locais de prova em Florianópolis. A Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais da Capital determinou a colocação de veículos extras para atender aos estudantes nos três dias do exame.

Todas as linhas que circulam pelos bairros com locais de prova terão horários ampliados com saídas dos terminais da cidade. Os ônibus extras não têm horários fixos, mas devem partir sempre que alcançarem a capacidade máxima de passageiros.

As provas do vestibular da UFSC serão realizadas nos dias 19, 20 e 21 de dezembro. Neste ano, foram 34.910 candidatos inscritos.

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Prefeitura de São Paulo estuda tarifa de ônibus a R$ 3 em 2011

A Secretaria Municipal dos Transportes quer que a tarifa de ônibus seja de R$ 3 em 2011. O estudo foi encaminhado ao prefeito Gilberto Kassab (DEM) no início deste mês. Quem está analisando o caso é a Secretaria de Planejamento.
A tarifa de ônibus na cidade de São Paulo hoje é de R$ 2,70. Kassab deve autorizar um reajuste, ainda indefinido, para começar a valer a partir de janeiro, mas ainda não há data para sair a decisão.
Os cálculos estão sendo feitos pela Secretaria de Planejamento com base no Orçamento, aprovado ontem na Câmara Municipal, mas ainda não sancionado por Kassab.
Para saber o valor da tarifa é preciso calcular quanto a prefeitura terá em recursos para transferir às empresas de ônibus, na forma de subsídio. A proposta orçamentária elaborada pela prefeitura apontava para uma tarifa de R$ 2,90, com subsídio de R$ 600 milhões, mesmo valor que está sendo repassado às empresas neste ano.
Porém, a Câmara aumentou a verba para R$ 743 milhões. Com isso, é possível que o aumento da tarifa seja menor que o previsto originalmente.

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Lei garante implantação de placas para cegos em terminais rodoviários

É de autoria do deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB) a lei 3.300, de 7 de dezembro de 2006, que dispõe sobre a instalação de placas em braille contendo a relação das linhas de ônibus e seus itinerários nos terminais rodoviários do estado.

De acordo com Picarelli, o benefício garante a acessibilidade de informações relativas ao transporte coletivo e privilegia as pessoas que não enxergam, mas que lutam diariamente para aprender a sobreviver. “É uma maneira de os cegos se sentirem como as pessoas que saem de casa e sabem sua localização, sem dependerem de perguntas a pessoas desconhecidas, que muitas vezes não estão prontas a ajudar”.

Pela lei do deputado, as placas devem ser instaladas nos terminais rodoviários, contendo a relação das linhas de ônibus e seus respectivos itinerários. Cabe ao governo julgar necessária a adoção das providências para a execução da lei.

Difícil situação - Os deficientes visuais têm enfrentado muitos desafios no sistema de transporte coletivo, principalmente em Campo Grande. Eles alegam que deve haver garantia ao direito exclusivo na parte da frente do ônibus.

Em contato com o deputado Picarelli, muitos cegos disseram que algumas empresas retiraram os bancos exclusivos, após reunião com entidades representativas dos deficientes visuais, visando garantir a esses usuários o poder de orientar-se, pedindo informações ao motorista e cobrador do coletivo.

No entanto, neste ano houve nova mudança e os adesivos afixados com os dizeres “exclusivo para deficiente visual desacompanhado” foram trocados por outro que estende o benefício a idosos e gestantes. Os deficientes visuais alegam que fica um acúmulo de pessoas na parte da frente.

“É necessário que o Poder Executivo reveja a política do transporte público urbano, não somente na aquisição de veículos adaptados, mas na construção de uma cidade que garante comodidade a todos os usuários, principalmente aos deficientes visuais”, conclui o peemedebista.

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Belo Horizonte começa a testar o ônibus rápido

Especialista acredita que o sistema BRT não evitará que trânsito de BH se assemelhe ao de São Paulo em 5 anos

 
A BHTrans começou nesta quinta-feira (16) a testar os modelos de veículos para implantar, em Belo Horizonte, o Sistema de Transporte Rápido por Ônibus (BRT). Para o professor e chefe do Departamento de Engenharia de Transporte da Faculdade de Engenharia da UFMG, Nilson Nunes, o BRT é uma saída “paliativa” para melhorar o transporte coletivo na capital. Ele prevê que daqui a cinco anos a cidade terá um trânsito parecido com o de São Paulo, caso não haja a construção de outras linhas do metrô na cidade.

“O metrô é imprescindível, mas o BRT surge como uma boa alternativa. Não é gambiarra, não”, responde o diretor de Planejamento da BHTrans, Célio Freitas. Nesta quinta-feira (16), durante exposição dos dois primeiros veículos testados - ao todo serão seis modelos de fábricas diferentes -, Nunes informou que até fevereiro do ano que vem a BHTrans terá escolhido a marca dos 500 ônibus que serão comprados por quatro concessionárias.

Os novos ônibus vão circular em três dos principais corredores de trânsito da capital - avenidas Antônio Carlos/Pedro I, Cristiano Machado e Presidente Carlos Luz /Pedro II. Nos dois primeiros corredores, as obras necessárias para implantação do sistema devem ficar prontas em 2012. No corredor Presidente Carlos Luz/Pedro II, a estreia está prevista para 2013.

As obras e compra de equipamentos de informática para monitorar o trânsito vão custar R$ 1,23 bilhão e fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a Copa de 2014, financiado pela Caixa (CEF).

As obras incluem a duplicação da Avenida Pedro I, que começa no primeiro semestre do ano que vem, e construção de quatro viadutos - da UFMG e dos Complexos do Vilarinho e da Lagoinha (serão construídos dois naquela região). Além de outras intervenções para adaptação nas avenidas que vão receber o novo sistema.

Nunes garante que o usuário não pagará mais pelo sistema. “Todos os nossos estudos apontam para a manutenção da tarifa vigente”. Outra vantagem listada pelo diretor da BHTrans é o tempo de viagem. No deslocamento de ponta a ponta, sem parar em nenhuma estação, a redução do tempo estimada é de 50%. Com as paradas, a redução é de 30%.

O BRT prevê a implantação de 60 estações de transferências nos três corredores de circulação, que vão desembocar na área central, nas avenidas Amazonas, Paraná e Santos Dumont.

O professor da UFMG também vê problemas de operacionalização do sistema nesses corredores. Ele justificou que nessas avenidas, além dos ônibus municipais, também circulam os intermunicipais, de responsabilidade gerencial do Governo do estado. “Prefeitura e governo estadual ainda não conversaram sobre o assunto”. Freitas diz que a “intenção” da BHTrans é que nas pistas exclusivas dessas avenidas só circulem ônibus do BRT.

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Em São Carlos, Passagem do transporte coletivo vai custar R$ 2,45

A tarifa do transporte coletivo em São Carlos vai ser reajustada em 6,5% a partir do dia 26 deste mês. A passagem que hoje custa R$ 2,30 vai passar para R$ 2,45.

De acordo com o Diário Oficial do município, os créditos eletrônicos gravados em bilhetes, comercializados até a data da publicação do decreto, deverão ser aceitos pela empresa Athenas Paulista sem acréscimo de qualquer valor.

Também foi definido que os créditos comercializados até o dia 24 de dezembro de 2010, deverão ser aceitos pela empresa até o dia 2 de janeiro de 2011 sem acréscimo de qualquer valor.


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Fim da greve dos ônibus em Pelotas continua indefinida

A audiência conciliatória entre patrões e empregados do transporte coletivo em Pelotas ainda não chegou ao fim no Tribunal Regional do Trabalho, em Porto Alegre. Com isso ainda não se sabe qual será o destino da greve dos ônibus que já dura mais de 40 horas.
A expectativa é que a audiência coloque fim à greve, ou garanta, pelo menos, a retomada dos serviços com 30% da frota, atendendo a legislação federal que estipula o mínimo de funcionamento dos serviços considerados essenciais em caso de paralisação da categoria.
As empresas querem a retomada de 60% do transporte durante os horários de pico, entre 6h e 8h30min e das 17h às 19h30min, e 30% no restante do tempo. Mas, o impasse salarial perdura: os rodoviários pedem 9% de aumento, vale-alimentação também no 13º e plano de saúde.

Reflexos
A greve já provocou reflexos em diversos setores. Trabalhadores precisaram apelar para caronas em lotações improvisadas em carros particulares, bem mais caras que o transporte coletivo.
No comércio, lojistas acreditam que o movimento tenha caído 30%. Além disso, moradores reclamam que serviços como o atendimento em postos de saúde foram afetados.

Fonte: ClicRBS
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