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Mobilidade urbana: É preciso mais do que corredores de ônibus

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Com as recentes mudanças realizadas pela CET (Companhia de Engenharia e Tráfego), a cidade de São Paulo passou a contar com 164,4 km de faixas exclusivas para ônibus. A meta da prefeitura é cercar o centro da cidade com estes corredores a partir do dia 16 de setembro.

Esta inciativa é essencial para a resolução de um dos maiores problemas enfrentados pelas cidades na atualidade: a mobilidade urbana. O tema tem recebido notoriedade nos últimos tempos, com destaque para as manifestações sociais que aconteceram nos últimos meses e as perspectivas em relação aos grandes eventos esportivos que o País sediará nos próximos anos.

A implantação dos corredores, sem dúvida, trará maior rapidez nos deslocamentos, mas será que isto é o bastante? A preferência por transportes públicos depende de outros fatores além da agilidade. Condições mínimas de atendimento aos usuários são necessárias.

Não precisamos de dados estatísticos para avaliar as condições do transporte público na capital paulista. Basta cruzar por um ônibus ou simplesmente passar em frente a um ponto para constatar as superlotações, principalmente, em horários de picos. Poucos são aqueles que enfrentam esta situação porque têm consciência do que implica a circulação de mais um carro particular nas ruas. A maioria está ali por falta de opção. E quem tem opção, certamente, não irá se animar a encarar um ônibus pelo simples fato da agilidade.

Por Alexandre Hernandez
Informações: Exame Abril

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Em Uberaba, Greve de ônibus termina após dois dias

Terminou no início da noite desta terça-feira (3) a greve realizada pelos funcionários do transporte público em Uberaba. A negociação realizada entre as duas empresas, Líder e Piracicabana, e o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário, definiu acerto em 8% no salário, 10% no ticket alimentação normal (para funcionários) e 12% no ticket adicional (para motoristas que exercem dupla função).

A dupla função dos motoristas continua sem definições. Segundo o presidente do sindicato, Lutério Antônio Alves, a prioridade é para a que o acúmulo de função termine, mas, o sindicato ainda aguarda o posicionamento da Prefeitura.

Lutério acrescenta que, a partir das 4h da manhã desta quarta-feira (4), o serviço será normalizado. A greve, que foi notificada dia 30 pelo sindicato, durou dois dias. Os funcionários percorreram as principais ruas da cidade reivindicando aumento de 10% nos salários, revisão do valor do vale-alimentação e adicional de R$ 20 para motoristas que exercem dupla função.

Informações: G1 Triângulo Mineiro

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Greve no transporte traz prejuízos aos trabalhadores em Marília

A greve parcial no transporte coletivo de Marília (SP) segue sem que a concessionária e sindicato cheguem a um acordo sobre a reivindicação dos 300 trabalhadores. E enquanto durar a greve, os usuários poderão ser penalizados ainda mais, já que a maioria não consegue chegar ao trabalho no horário. Pela lei trabalhista, o atraso e a falta podem ser descontados do salário.

Segundo o movimento de greve, quatro dos 52 ônibus da empresa Sorriso foram para as ruas, durante a manhã. O resto ficou parado no estacionamento. Parte dos 300 funcionários em greve ficou em frente ao portão para protestar contra a posição da empresa que além da correção da inflação de 7,16%, oferece um por cento de aumento real de salários. Os trabalhadores reivindicam 10% de reajuste. 
"A gente abriu uma assembleia com os trabalhadores que chegaram e no qual eles não aceitaram que saísse mais carros da garagem. E o sindicato está aqui para proteger os trabalhadores", afirma o presidente do sindicato, Moacir Baldicera.

No terminal de passageiros circularam apenas os ônibus da empresa Grande Marília, já que os funcionários não aderiram à paralisação. Quem precisava pegar os ônibus da empresa Sorriso, que serve a zona sul da cidade, ficou sem saber o que fazer. Kelvin de Souza trabalhou durante a madrugada e não conseguia voltar para casa. "Está muito díficil a situação, está bem complicado."

Situação oposta viviam funcionárias do Hospital São Francisco. Elas esperaram no terminal por mais de uma hora o ônibus que as levaria ao trabalho. “Ninguém vem no terminal, não dá parecer nada sobre a greve”, conta Rosângela de Jesus Alves, técnica em nutrição.


Sem transporte para ir para o serviço muitos trabalhadores estão chegando atrasados. O problema é que em casos como estes a lei não protege o empregado que pode ter desconto no salário e até perder a folga semanal remunerada.

O advogado trabalhista Amaro Iasco diz que antes de alguma disputa parar na Justiça, o melhor é patrões e empregados conversaram para encontrar soluções. Em um acordo amigável nenhum dos lados fica prejudicado. "Às vezes o empregador pode fornecer um transporte, embora ele não seja obrigado a fazer isso. Ele pode facilitar a vida do empregado. Veja que é uma saída interessante porque ajuda o empregado e também o empregador porque ele não perde a sua capacidade de trabalho", explica.

Informações: G1 Bauru e Marília
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No Rio, Passageiros fazem manifestação na estação Magarça do BRT

Uma manifestação na estação Magarça do BRT Transoeste, em Guaratiba, Zona Oeste do Rio, interrompia a circulação dos ônibus no sentido Alvorada, por volta das 8h35 desta terça-feira (3). De acordo com o consórcio que administra o sistema, passageiros revoltados chegaram a danificar um dos veículos.
Foto: Eduardo Cardoso / VC no G1

A interrupção ocorreu às 7h25. O grupo deixou a plataforma de embarque e ocupou a pista de circulação exclusiva dos coletivos articulados. Devido ao problema, todo o trânsito na região foi prejudicado, de acordo com a empresa.

Policiais militares do 27º BPM (Santa Cruz), responsável pela área, foram para o local para tentar controlar a confusão. Segundo a corporação, os passageiros questionam a falta de ônibus e a superlotação nos coletivos.

Por volta das 10h30, a via foi liberada por equipes do Batalhão de Choque (BPChq), de acordo com a assessoria de imprensa do consórcio. O sistema passou, então, a circular normalmente. Já a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) informou que o secretário Carlos Roberto Osório foi para o local para conversar com os manifestantes.

Informações: G1 Rio de Janeiro

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Cinco novos terminais de integração de ônibus serão construídos em Manaus

Cinco novos terminais de integração serão construídos pela Prefeitura de Manaus nos próximos meses para dar mais acessibilidade aos 700 mil usuários do transporte coletivo de Manaus. 

Segundo o diretor-presidente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho, um estudo de viabilidade iniciado na gestão passada apontou a necessidade de uma maior integração no sistema. “Temos, hoje, muitos passageiros e estamos buscando um sistema com mais opções para quem depende do serviço”, disse.

Orçado em R$ 750 milhões, o projeto, que também inclui a implantação do sistema Bus Rapid System (BRS), nos eixos norte/ Centro e leste/ Centro, encontra-se em fase de captação de recursos.


Um dos pontos escolhidos pela SMTU para a instalação de um dos terminais de integração é o bairro Santa Etelvina, na zona norte, que abriga, segundo dados do Censo 2010, por 26,2 mil moradores.

O bairro Chapada, na zona centro-sul, com 11,1 mil habitantes e onde é erguida a Arena da Amazônia para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, também deve ser contemplado com uma novo terminal de passageiros, informou Pedro Carvalho.

Considerado o único corredor de acesso para a Ponte Rio Negro, que liga Manaus aos municípios de Manacapuru, Novo Airão e Iranduba, o bairro Compensa, na zona oeste, também deve ser contemplado com um novo terminal de passageiros.

Já as duas últimas unidades devem ser fixadas no bairro Japiim, zona sul, próximo a um shopping, e no bairro Amazonino Mendes, zona leste, que sozinho comporta 28,2 mil moradores.

De acordo com o diretor-presidente da SMTU, além da ampliação da acessibilidade aos ônibus através dos cinco terminais, o Terminal da Constantino Nery (T1) e da Cachoeirinha (T2) serão transformados em estações semelhantes a existente na Praça da Matriz, no Centro. “Uma estação de ônibus deve ser implantada ainda no bairro Coroado e os Terminais da Cidade Nova (T3), Jorge Teixeira (T4) e São José (T5) já estão sendo reformados”, afirmou o superintendente.

Reformas

Inaugurado em 2003, no bairro São José, zona leste, o Terminal 5 (T5) passa pela primeira reforma em dez anos. As obras, orçadas em R$ 2 milhões e com prazo de conclusão de seis meses, teve início com a implantação do canteiro de obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

Na época, o prefeito Arthur Virgílio Neto destacou que a reforma representa o primeiro passo para a recuperação do sistema viário do transporte coletivo.

No último dia 26, em visita às obras do T5, Neto informou que os trabalhos devem avançar para a segunda plataforma e que a primeira fase deve ser entregue no próximo dia 20. O T5, assim como o T3, devem ser finalizados em outubro, pela empresa MCA Engenharia Ltda., ao custo de R$ 4.396.764,09.

No Terminal 3 (T3), as obras com previsão de duração de dez dias, consistem na substituição de meios-fios, construção de calçadas, instalação de alambrados, construção de muretas de contenção e substituição e pintura do teto.

No Jorge Teixeira (T4), a reforma orçada em R$ 1.999.293,32 e de responsabilidade da Construtora Almeida Ltda., tem o prazo de 180 dias para ser concluída.

Por Annyelle Bezerra
Informações: d24am.com
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No Rio, Ônibus passam a ser fiscalizados em tempo real e 24 horas por dia

terça-feira, 3 de setembro de 2013

A Prefeitura do Rio inaugurou nesta segunda-feira (2), o sistema de monitoramento e fiscalização que acompanha durante 24 horas a operação dos 8.800 ônibus das quase 800 linhas que circulam pela cidade. O monitoramento é feito do Centro de Operações Rio, no Centro, de onde os fiscais da Prefeitura já podem multar manualmente, pelas imagens e gráfico sinótico das linhas, os infratores. A multa eletrônica começa em 60 dias.

O novo sistema, que está em teste durante esta semana, permite a fiscalização em tempo real, minuto a minuto, de toda a frota, através do GPS. Com esta plataforma, a Prefeitura espera melhorar a qualidade do serviço prestado ao passageiro.


Segundo o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, é possível acompanhar, por exemplo, se algum ônibus mudou seu trajeto, reclamação constante recebida pelo telefone 1746.

"Podemos controlar a quantidades de ônibus de cada linha em circulação, ver como está o deslocamento e verificar se é preciso fazer ajustes nas operações, saber que tipo de veículo (se micro-ônibus, ônibus, frescão) está em operação e se está cumprindo o trajeto e o horário planejado para a viagem. E a partir desses dados melhorar a qualidade dos serviços ao usuário. Até o final do ano toda a frota estará monitorada ", disse Osório, destacando que por enquanto, apenas 30% da frota estão monitorados.

Osório destacou que este sistema de fiscalização já existe no BRT da Zona Oeste, que é controlado da central que fica na Barra da Tijuca. Agora, esses dados também serão controlados do Centro de Operações.

Aplicativos
O prefeito Eduardo Paes destacou que o novo sistema permite não só a fiscalização mais eficiente do transporte mais que as punições realmente possam ocorrer. Ele destacou que a ideia é disponibilizar o dispositivo para o desenvolvimento de modelos de aplicativos, que possam também ser usados pela população.

“Estamos criando um sistema transparente e que permite o controle social dos ônibus. Com esses dados, vamos cobrar o respeito aos intervalos entre as viagens, a freqüência dos ônibus, tudo. E também estamos abrindo a possibilidade para que desenvolvedores criem aplicativos para quem, em breve, o usuário possa saber a hora que seu ônibus vai chegar no ponto, por exemplo”, observou o prefeito.

O secretário Osório destacou ainda que até o fim do ano, será colocado em teste, nos pontos de ônibus do BRS de Copacabana, monitores, que informarão o horário de chegada prevista dos ônibus e o tempo de viagem, como já acontece com o BRT.

“Vamos avaliar o grau de vandalismo e ver o funcionamento do equipamento. Se aprovado, a ideia é colocar nos pontos do BRS. O que determina a eficiência do sistema de transporte é o seu grau de previsibilidade. Então, quando mais previsíveis forem as viagens e horários dos ônibus, melhor será a qualidade do serviço”, enfatizou Osório.

O secretário destacou ainda que é intenção da prefeitura acelerar o programa de implantação de corredores exclusivos de ônibus na cidade. Até o final de 2013, serão implantados mais cinco. No dia 24 de setembro será implantado o corredor Estácio-Tijuca, até a Praça Saens Peña, dando continuidade ao BRS Carioca-Estácio. Os outros corredores previstos são Maracanã-Méier, pela Rua Vinte e Quatro de Maio; Méier-Maracanã, pela Rua Hermengarda e Avenida Marechal Rondon; Botafogo-Humaitá, pela Rua São Clemente; e Humaitá-Botafogo, pela Rua Voluntários da Pátria.

“No ano que vem queremos estender o BRS para a Grande Tijuca e incrementar a ligação Zona Sul Centro, com corredores no Flamengo, Catete e Glória. Também está em estudo a implantação do BRS na Avenida Dom Hélder Câmara”, acrescentou o secretário.

Por Alba Valéria Mendonça
Do G1 Rio
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