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Licitações de ônibus interestaduais saem até o fim do ano

domingo, 7 de agosto de 2011

Na próxima terça-feira (9), o governo vai divulgar os documentos sobre a primeira licitação de linhas de ônibus interestaduais, que tem como objetivo racionalizar o sistema para as empresas e melhorar os serviços para os usuários. Desde 2008, quando venceram as permissões das empresas, elas operam com autorizações especiais.

“O sistema nunca foi licitado, sempre operou à margem da regulação. Queremos garantir que os compromissos de serviços serão cumpridos e uma profissionalização dos operadores, para que o setor possa atrair
investidores”, disse o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, em entrevista à Agência Brasil.

O tema deve ser colocado em audiência pública e a licitação para linhas de longa distância deve acontecer no início do ano que vem. As linhas de curta distância devem ser leiloadas no segundo semestre de 2012. Segundo Figueiredo, os usuários vão começar a sentir as mudanças gradualmente a partir de 2013, pois haverá um prazo de adaptação para as
empresaa.

As 2 mil linhas de ônibus existentes atualmente foram organizadas em 18 grupos. Hoje existem 250 operadores, que devem ser reduzidos para menos de 60. A ANTT vai exigir que a idade média da frota, que hoje é de 14 anos, seja de 5 anos, sendo que os ônibus não podem ter mais de 10 anos.

Além de exigências de segurança e conforto, o passageiro será beneficiado com mais informações sobre os horários das linhas, já que os ônibus serão rastreados. Os terminais e pontos de parada deverão atender a condições de acessibilidade.

Segundo Figueiredo, no próximo mês, o governo deverá leiloar a BR-101 no Espírito Santo e, até o fim do ano, a BR-040 e a BR-116 em Minas Gerais. Para ele, a recente crise no setor de transportes, que resultou na demissão do ministro dos Transportes e de diversos diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) pode valorizar as concessões de rodovias no país. “Pode ter uma percepção de que talvez o caminho da concessão ajude a agilizar a execução dos
investimentos e minimizar os impactos nas contas públicas”, avaliou.

Fonte:
DCI

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Terminal de ônibus em Fortaleza é adaptado para evitar atropelamentos

A prefeitura de Fortaleza começou a instalar, na segunda quinzena de julho, grades entre as pistas de tráfego de ônibus e nas plataformas do terminal de ônibus urbano do Bairro Papicu, em Fortaleza. O objetivo, segundo a prefeitura, é evitar acidentes com a travessia de passageiros fora da faixa de pedestres.
Em 2010 foram registrados dois acidentes fatais no terminal. O primeiro aconteceu em março, quando um homem de 33 anos foi imprensado entre dois ônibus quando atravessava fora da faixa de pedestre. O segundo foi em novembro, quando uma senhora de 66 anos também foi atropelada.
Ainda de acordo com a prefeitura, as obras, que também incluem adaptação da infraestrutura para pessoas com deficiência, devem beneficiar cerca de 270 mil pessoas que passam diariamente pelo terminal.


Com Informações do G1

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Em Curitiba, Ônibus Biarticulados podem sair de cena para o Metrô

Com a chegada do metrô, as linhas de biarticulado que hoje transitam nas canaletas vão deixar de existir. Sendo assim, o projeto prevê que a área, antes utilizada para o tráfego dos ônibus, seja inteiramente revitalizada. O novo espaço abrigará ciclovia, calçadão para pedestres, arborização e equipamentos de lazer, se transformando num verdadeiro parque em meio à cidade. "Com certeza, essas novas áreas vão mudar a cara da cidade", confirma o presidente do IPPUC.

Nas estações, além das bilheterias e demais estruturas necessárias para o funcionamento do metrô, serão implantadas áreas de convivência e quiosques comerciais para os usuários. Também está no projeto a construção de estacionamentos em algumas estações para que as pessoas possam deixar os seus carros e ir ao trabalho utilizando o metrô. "Nosso objetivo é realizar um projeto moderno e usual, sem ideias grandiosas. Queremos oferecer o necessário para o usuário sem extrapolar o bom senso para tornar o metrô curitibano um meio de transporte ágil e prático", conclui Almeida.
Profundidades variadas
Devido à topografia de Curitiba, a profundidade das estações do metrô vai variar conforme sua localidade. Segundo dados do IPPUC, as escavações serão feitas entre 12 e 23 metros na primeira fase. Já na segunda etapa, as profundidades aumentam, já que a parte norte da capital é mais alta e com o terreno mais acidentado.

A maioria das estações será subterrânea, sendo o acesso realizado por meio de escadas fixas e rolantes e, quando necessário, por meio de elevadores. Poderão ser com plataforma central (em ilha) ou com plataforma lateral, o que será definido pelo projeto operacional. As bilheterias e demais estruturas necessárias ao funcionamento das estações serão construídas no nível do Parque Linear, junto aos quiosques comerciais.
Primeira fase terá 13 estações
De acordo com o IPPUC, a primeira fase do metrô curitibano contará com 13 estações ao longo dos 14,2 km entre a CIC-Sul, próximo ao Ceasa, e a Rua das Flores, no centro da capital. Os primeiros 2,2 quilômetros da Linha Azul, partindo do Terminal CIC-Sul, serão percorridos em superfície - será o único trecho que passará por cima do solo.

Um viaduto será construído para que o metrô passe por cima da Linha Verde. O trajeto continua seguindo pela Rua Winston Churchill, onde passa pela Estação Terminal Pinherinho, Estação Santa Regina, Estação Terminal Capão Raso e Estação Hospital do Trabalhador. Já na Avenida República Argentina, o metrô terá mais quatro estações.Terminal Portão, Morretes, Santa Catarina e Água Verde. Em seguida, o trajeto segue na Avenida Sete de Setembro e percorrem as estações Bento Viana, Oswaldo Cruz, Eufrásio Correia e por fim a Estação Rua das Flores, onde termina a primeira fase do metrô.

O coração do metrô curitibano, onde será feito todo o controle e manutenção do sistema metroviário, ficará situado no Terminal CIC-Sul. La haverá um complexo administrativo e operacional onde os trens vão "dormir" para sofrer os reparos necessários. Há a possibilidade também de existir um dormitório na Estação Rua das Flores, para que as viagens iniciem a partir das duas estações.
Usuário vai ganhar tempo
Para atender todos os usuários da primeira fase do metrô curitibano, o projeto exige que seja adquirida uma frota com um total de 18 trens. Cada trem será composto por cinco carros e poderá transportar até 1.450 passageiros. De acordo com o IPPUC, o metrô vai passar a cada três minutos. Com isso, aumenta a capacidade, já que atualmente passa um biarticulado com capacidade para 230 pessoas cada 55 segundos.

O metrô tem a velocidade máxima de 80 km/h, mas vai trafegar a 35 km/h. Sendo assim, o trecho de 14,2 será cumprido em média em 25 minutos. Um biarticulado, que anda numa velocidade média de 15 km/h e ainda sofre interferências de semáforos e tráfego nos principais cruzamentos, faz o mesmo trecho em cerca de uma hora.

Cada vagão terá em seu interior um adequado conforto térmico e acústico para os passageiros e o condutor. Além disso será equipado com um sistema de ar condicionado para os salões de passageiros e cabines dos condutores, um sistema de iluminação eficiente e um projeto de comunicação visual e sonora que permita a perfeita orientação os passageiros.



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Em Porto Alegre, Usuários de transporte coletivo recebem guias de informação

sábado, 6 de agosto de 2011

A partir da próxima semana, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) começa a distribuir cerca de 7.5 mil guias de informações aos usuários de transporte coletivo e seletivo da Capital. Ao todo, serão 5 mil mapas de bolso de linhas de ônibus, 1 mil mapas de bolso de linhas de ônibus voltado aos turistas, 1 mil guias das linhas de lotação e 500 guias das linhas de ônibus. Os materiais informativos são gratuitos e demonstram as principais linhas de transporte, indicando as principais vias e intervalos dos ônibus e lotações.

“Ficou muito bonito. Para quem está com pressa, fica fácil de consultar. Gostei porque dá para levar na bolsa”, disse a funcionária pública Roseli Fátima da Silva, usuária da linha Amapá. Moradora de Quaraí, a aposentada Eva Jordão pretende guardar o seu guia para quando retornar a Porto Alegre. “Geralmente uso a mesma linha quando venho para cá visitar os parentes, mas, agora, vou guardar esse mapa e consultar outras”. As duas usuárias receberam as publicações para avaliação inicial e testaram sua utilidade.

Os guias fazem parte de um projeto de qualificação da informação aos usuários de transporte, elaborado pela Gerência de Projetos e Estudos de Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação. O desenvolvimento do mapa das linhas de ônibus voltado aos turistas, parceria com a Secretaria de Turismo, e outros materiais serão distribuído nos cinco Centros de Informação ao Turista, espalhados por diversos pontos da cidade.

Já o mapa das linhas de ônibus também poderá ser encontrado na Central de Passagem e Isenções (rua Uruguai, 45) ou no Atendimento ao Cidadão da EPTC (Av. Erico Verissimo, 100). No site da EPTC, você pode imprimir os mapas.

COMO SÃO OS GUIAS

Mapa das linhas de ônibus de Porto Alegre – material de bolso, com dobraduras, onde é possível visualizar o trajeto e principais vias das linhas de ônibus. Os eixos são dividos por cores, para facilitar o entendimento.

Mapa das linhas de ônibus de Porto Alegre voltado ao turista – material de bolso, com dobraduras, onde é possível visualizar o trajeto e principais vias das linhas de ônibus (incluindo Linha Turismo), além de indicação de pontos turísticos.

Guia de lotações de Porto Alegre – em formato livro, com 64 páginas, demonstrando os nomes, itinerários, mapa e intervalos de todas as linhas de lotação da cidade.

Guia de ônibus de Porto Alegre – em formato livro, com 136 páginas, demonstrando os nomes, itinerários, mapa e intervalos das principais linhas de ônibus da cidade.


Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

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Grande Recife desativa parada de 14 linhas para conclusão de obras na Rua do Hospício

A partir de hoje (05/08), o Grande Recife Consórcio de Transporte desativa provisoriamente a parada de ônibus da Praça Olavo Bilac, localizada na Rua do Hospício do lado oposto à Câmara dos Vereadores. Isto porque a Prefeitura do Recife está realizando obras de revitalização na praça e precisa do espaço para concluir a obra. Após o término da reforma, a parada será reimplantada.

Com a desativação da parada citada, os usuários das 14 linhas de ônibus realizam embarque/desembarque na Praça Olavo Bilac devem procurar as paradas anteriores, localizadas na Avenida Cruz Cabugá, ou posteriores, localizadas nas Ruas do Riachuelo e do Hospício. O itinerário das linhas não será alterado. Confira a lista de linhas abaixo.

Para maiores informações sobre o itinerário das linhas, o usuário será informado através de divulgadores do Consórcio em frente ao shopping. Outras informações sobre o itinerário das linhas podem ser obtidas com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou no site www.granderecife.pe.gov.br.

Lista de linhas que terão parada desativada provisoriamente:

532-Casa Amarela (Cabugá)
631-Nova Descoberta
632-Alto do Refúgio
645-Av. Norte (Macaxeira)
742-Linha do Tiro
824-Jardim Brasil II (Cabugá)
843-Alto da Bondade (Vila Nossa Senhora da Conceição)
847-Alto Nova Olinda
915-PE-15 (Prefeitura)
946-Igarassu (BR-101)
967-Igarassu (Sítio Histórico)
976-Paulista (Prefeitura)
981-Rio Doce (Conde da Boa Vista)
992-Pau Amarelo


Fonte: CGRT



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Monotrilho em Manaus vai gerar mais de 2 mil empregos

A Comissão Geral de Licitação do Amazonas (CGL) aprovou, na manhã de ontem, o consórcio Monotrilho Manaus, formado por empresas que realizarão a obra do empreendimento que pretende ser a principal ferramenta de transporte público da cidade frente aos preparativos da Copa do Mundo de 2014.

A instalação será iniciada logo após a concessão da licença ambiental, com previsão máxima para meados de outubro deste ano. A construção promete gerar dois mil empregos diretos, sendo de 300 a 500 gerados pela filial da Scomi, empresa que será implantada em Manaus para promover a montagem dos vagões e trilhos.

O diretor de desenvolvimento de negócios da C.R Almeida, Nicomedes Mafra Neto, disse que a expectativa é que, em torno de 15 dias, seja firmado o contrato com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf) e, em seguida, solicitada a licença ambiental de instalação junto ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

“Vamos definir com a Seinf o projeto executivo, que irá determinar os pontos exatos das estações e da área por onde passará a linha”, explicou Nicomedes.

A localização do canteiro não pode ser divulgada porque o terreno ainda está sendo negociado.
Com investimento de R$ 15 a R$ 20 milhões, a unidade fabril da Scomi em Manaus começará a ser construída imediatamente a assinatura do contrato com a Seinf. “Um representante da empresa estará em Manaus, na próxima semana, para analisar três terrenos em potencial, um deles é muito próximo à área do traçado”, afirmou o vice-presidente da Brasell, representante da Scomi para a América Latina, Halan Moreira, que também é presidente da Associação Brasileira de Monotrilhos (Abramon).

Segundo o executivo, o processo total de instalação do empreendimento deve durar de seis a oito meses.

Sobre o tempo de operação da filial da Scomi no Polo Industrial de Manaus (PIM), Moreira afirmou que não existe um prazo definido. “O objetivo é que cada unidade atenda às necessidades dos mercados nas Américas, se o projeto não for o único, a unidade irá somar esforços com as outras existentes, integrando e apoiando a cadeia de montagem no Brasil”, afirmou Halan Moreira. Em relação a utilização da produção dessa nova unidade fabril para o abastecimento da construção do monotrilho de São Paulo, o executivo disse que isso “está sendo considerado, mas não decidido”.

A primeira fase do monotrilho será finalizada até a Copa do Mundo de 2014. Com 10 quilômetros de extensão, esse trecho irá do bairro Cidade Nova, na zona Norte até às proximidades da Arena da Amazônia, na avenida Constantino Nery, bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.


Fonte: d 24AM

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