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Conferência das Cidades discute aumento da frota de veículos

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Autoridades, empresários e representantes da sociedade civil se reuniram esta semana para debater a mobilidade urbana brasileira, durante a 10ª Conferência das Cidades, na Câmara dos Deputados. O tema é fundamental para o país, que tem uma frota de 28 milhões de automóveis e 9 milhões de motocicletas.
Na abertura do evento, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, reforçou a necessidade de que haja conscientização da sociedade sobre a necessidade de mudanças no modelo de transporte nos centros urbanos. "Temos que pensar num problema muito mais sério do que simplesmente fazer investimento. Temos que pensar na racionalização do que seja transporte urbano", afirmou.
Segundo Fortes, o transporte coletivo precisa "atrair" as pessoas que estão paradas dentro dos carros. Essa também é a idéia defendida pelo pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Carlos Carvalho.
De acordo com números apresentados por ele na primeira mesa de debates da conferência, só na cidade de São Paulo os congestionamentos geram perdas de R$ 27 bilhões por ano. Enquanto isso, a receita anual dos transportes públicos gira em torno de R$ 35 bilhões e gera 700 mil empregos diretos.
Para Carvalho, o ritmo de aumento da frota de carros, que cresceu 9% ao ano nos últimos dez anos, e de motos, que cresceu 19% ao ano, é uma apropriação indevida do espaço público para interesse individual. "Fica o questionamento: as cidades suportam esse padrão de mobilidade onde o conforto individual supera a coletividade?"
Para o representante da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Nazareno Afonso, a injustiça começa nos incentivos governamentais. "No ano passado, o governo injetou R$ 12 bilhões na indústria automobilística para entulhar nossas cidades de carros", afirmou.
De acordo com ele, a expectativa dos empresários do setor é de que o PAC da Mobilidade, que vem sendo prometido há dois anos, saia do papel e permita que os estados tenham acesso a recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para investir em transporte coletivo.
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Bélem: Ônibus ganham pistas exclusivas na Alm. Barroso

A avenida Almirante Barroso está recebendo tachas fixadas no asfalto (conhecidas como tartarugas) para sinalizar a criação de pistas exclusivas para ônibus ao longo da principal via de acesso à capital, tanto no sentido Centro-Entroncamento, quanto no sentido Entroncamento-Centro. Duas das quatro pistas serão reservadas para transporte coletivo regular, o que não envolve, portanto, os problemáticos e irregulares transportes alternativos. O projeto é da prefeitura de Belém, através da Companhia de Transportes de Belém (CTBel).
A previsão é que a obra seja finalizada até o final do mês de setembro. A intenção é implantar o projeto, também, nas avenidas José Malcher, Nazaré, Magalhães Barata, Gentil Bitencourt e Conselheiro Furtado.Segundo o diretor de trânsito de Belém, Joaquim Sousa, essa é uma iniciativa eficaz já utilizada nos grandes centros e capitais do Brasil e do mundo, e que dá preferência para circulação de transporte coletivo de massa. “Temos, aproximadamente, 170 linhas de ônibus circulando na grande Belém, 40 delas trafegam pela Almirante Barroso, isso significa uma circulação de 300.000 pessoas diariamente. Então, há necessidade de implantação desse sistema para que, com mais organização no trânsito, as pessoas tenham redução do fluxo de viagem, sem contar que as faixas permitirão que os ônibus utilizem um espaço específico, sem invadir a faixa dos demais veículos”, afirmou.
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Câmara Legislativa do Distrito Federal derruba vetos do governador e continua a expectativa sobre regulamentação da lei do passe livre estudantil

Continua a apreensão para que a lei do passe livre estudantil entre em vigor. A Câmara Legislativa do Distrito Federal derrubou, nesta terça-feira, três dos oito vetos do projeto de lei 4.371/09, apesar do anúncio do governador José Roberto Arruda de que a lei pudesse não ser regulamentada caso os deputados distritais não mantivessem os vetos que representam aumento de gastos públicos. Um dos itens derrubados pelos parlamentares assegura aos estudantes a gratuidade de duas passagens diárias no sistema de transporte coletivo em qualquer horário e itinerário, dentro do limite comprovado pelo estudante.
Fica garantida ainda a participação de um representante do Movimento do Passe Livre do DF no Comitê do Passe Livre Estudantil, cuja criação tem como objetivo fiscalizar o sistema e realizar audiências públicas com os estudantes periodicamente. A questão mais polêmica foi a manutenção do benefício a pessoas com deficiência. “Os deputados dão gratuidade desnecessária aos portadores de necessidades especiais que já estão com o benefício, já possuem o cartão da Fácil”, alerta o secretário de Transportes, Alberto Fraga. Segundo Fraga, as passagens dos 80 mil deficientes cadastrados hoje são bancadas pelas empresas do sistema coletivo. “Quando se coloca isso no colo do governo, aumentam as despesas”, observa. O secretário destaca que, dessa forma, os gastos do GDF passariam de R$ 3,5 milhões para R$ 11 milhões, o que inviabilizaria o projeto de lei ou poderia gerar um aumento no preço das passagens.
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Prefeitura libera serviço de TV em ônibus da cidade de São Paulo

terça-feira, 1 de setembro de 2009

A medida permite à Rede Globo retornar com a programação nos ônibus da capital paulista. O serviço da emissora, iniciado em 17 de agosto, foi retirado do ar no mesmo dia pela Prefeitura, por não ter enviado o conteúdo para análise do Poder Público.
Com a nova regulamentação, a Globo exibirá resumos de capítulos dos folhetins da casa, em formato semelhante às fotonovelas. Apesar de os televisores dos coletivos não terem som, será emitido um sinal de áudio, para que passageiros possam ouvir em rádio FM e celulares com Bluetooth.
Na mesma linha, segundo informa Daniel Castro, da Folha de S.Paulo, a Band também exibirá conteúdo nos ônibus de São Paulo. A emissora utilizará fotografias e títulos em letras grandes para abordar o noticiário cotidiano. De acordo com o veículo, serão evitados assuntos de outros países, bem como tragédias e violência.
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Curitiba: Ônibus sem informações sobre trajetos

Passageiros do transporte coletivo em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), encontram dificuldades para saber o itinerário dos ônibus que circulam pela cidade. Em muitos veículos metropolitanos e municipais, não consta na porta de entrada a plaqueta com o nome das ruas por onde será feito o trajeto.“Esse é um problema antigo aqui em São José e muita gente reclama. É comum as pessoas pegarem ônibus errado, terem que voltar para o terminal central (localizado na rua XV de Novembro) e não terem mais dinheiro ou vale-transporte para pegar o ônibus certo. Já acontecia na época que eu era cobradora, oito anos atrás, e continua acontecendo”, diz a aposentada Eladir Santos de Souza, que atualmente trabalha como vendedora no terminal.
O vigilante Antônio Pereira mora em São José dos Pinhais e pega diariamente o mesmo ônibus, já estando bastante acostumado com o itinerário realizado. Porém, ele conta que sente dificuldade quando, eventualmente, precisa realizar outro trajeto. “Quando tenho que pegar ônibus de outra linha, preciso me informar com o motorista para saber para onde o veículo vai. As plaquetas indicando o itinerário, facilitariam bastante a vida da população. São José é uma cidade que está crescendo e que não poderia ter esse tipo de problema”, comenta.
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Novo Hamburgo terá passagem de ônibus integrada em janeiro

O prefeito Tarcísio Zimmermann assinou na tarde desta segunda-feira, dia 31, a renovação de contratos de concessões do serviço público de transportes em Novo Hamburgo. Junto aos novos documentos foi acordado, com as empresas que realizam o serviço, que em janeiro de 2010 haverá implantação da passagem integrada no município. Assim os usuários das linhas de ônibus poderão se deslocar e trocar o trajeto (passar para outra linha de ônibus) com um único bilhete, fato ressaltado por Tarcísio com um marco na história do transporte coletivo da cidade. Além disso, com a renovação da concessão do serviço, que valerá por mais seis meses, também foi reajustado o valor da passagem de ônibus para R$ 2,20. O reajuste de 10% no valor atual passa a valer nesta terça-feira, dia 1º de setembro. Segundo Tarcísio, este valor não era modificado desde julho de 2007, e está abaixo da inflação dos últimos anos. Devido ao reajuste, as empresas de ônibus serão obrigadas a fornecer uma série de melhorias ao serviço de transporte. "Fizemos uma série de exigências para estas empresas", declara Tarcísio. Entre essas melhorias, está a disponibilização dos horários e itinerários de cada linha de Novo Hamburgo no site das empresas, a instalação de câmeras de vigilância nos veículos e a criação de um sistema de monitoramento remoto para que sejam cumpridos os horários e os percursos de cada ônibus. "Isso dará mais segurança aos usuários e até mesmo a garantia no cumprimento de horários", aponta o prefeito. Segundo o prefeito, até dia 31 de dezembro, pelo menos 50% dos veículos de transportes coletivos deverão estar dentro desse padrão. O acordo no entanto não vale para a empresa que faz o trajeto de Lomba Grande, pois esta não aceitou realizar as melhorias negociadas. Portanto ela continuará com a tarifa de R$ 2,00.
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