Trolebus em SP
Mais lidas na semana
-
A nova linha 417, que ligará a zona leste à zona sul da cidade começa a funcionar a partir desta segunda-feira (16), em Manaus. A nova rota ...
-
O Terminal 7 (T7), localizado no cruzamento das avenidas Torquato Tapajós e do Turismo, na Zona Oeste da capital, entrou em operação neste s...
-
A renovação da frota de ônibus de Goiânia deve começar a operar dentro de 20 dias, segundo fontes ligadas as empresas de ônibus. Os novos ve...
-
As linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU na Baixada Santista começaram a receber os primeiros veículos do total de 100 novos ônibus 0...
-
A fabricante chinês Higer Bus apresentou nesta semana no IAA Transportation 2024, em Hannover, na Alemanha, o novo micro-ônibus elétrico Azu...
-
Em apoio ao Dia Mundial Sem Carro (22/9), a BRT Sorocaba reforça o compromisso com a mobilidade urbana e a importância do transporte coletiv...
-
Na madrugada desta sexta-feira, 20 de setembro, foi iniciada mais uma etapa de testes na Linha 2 do VLT, com a passagem da composição por to...
-
A linha BRT-2 em Feira de Santana foi inaugurada nesta quarta-feira (18) pelo prefeito Colbert Filho como parte das comemorações pelos 191 ...
-
A Trensurb divulgou em seu Instagram que o dia 20 de setembro, data tão simbólica para os gaúchos, terá ainda mais essa boa notícia para ser...
-
A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) recebeu, nesta semana, os equipamentos elétricos destinados à implantação do Veículo Lev...
- Novo micro-ônibus elétrico apresentado em Hannover, Azure 7 virá ao Brasil
- Linha do sistema BRT-2 em Feira de Santana é inaugurada
- Metrô de SP completa 50 anos com malha ainda insuficiente
- Ônibus elétricos circulam pela via expressa do BRT para testes em Belém
- No Rio, Universitários vão pagar metade nos ônibus municipais, confira:
Sistema sobre trilhos paulista é destaque em seminário nacional metroferroviário no Rio
domingo, 11 de março de 2012O presidente do Metrô de São Paulo, Sérgio Avelleda, e o presidente da CPTM, Mário Bandeira, participaram, nesta terça-feira (6), da abertura do IX Seminário Nacional Metroferroviário que acontece na cidade do Rio de Janeiro até esta quarta-feira (7).
Promovido pela ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos), o evento, que reúne dirigentes e profissionais de operadoras públicas e privadas da indústria, de empresas de engenharia e meios acadêmicos, visa avaliar as expectativas do setor, subsidiar ações de expansão, divulgar soluções, serviços e produtos.
Na abertura, Sérgio Avelleda lembrou as dificuldades e a incapacidade de se fazer investimentos na rede metroferroviária. “É inconcebível que um projeto de mobilidade urbana espere 18 meses para obter licenciamento ambiental”, disse. Segundo ele, as empresas também têm que operar com transparência e informar aos usuários e à sociedade as ocorrências em tempo real. “Só assim podemos manter a confiança e a credibilidade dos usuários, pois um sistema como o de metrô, apesar dos extremos cuidados com a manutenção, está sujeito a falhas como qualquer equipamento”.
Pela manhã, representando o secretário dos Transportes Metropolitanos Jurandir Fernandes, o presidente da CPTM, Mário Bandeira, falou sobre os principais investimentos no transporte metropolitano sobre trilhos paulista, que podem chegar a R$ 45 bilhões no período 2012-2015, de acordo com o PPA (Plano Pluri-Anual) do Governo de São Paulo.
Concessões e PPPs
À tarde, Sérgio Avelleda participou de painel sobre a participação da iniciativa privada nos empreendimentos. O dirigente falou sobre a futura Linha 6-Laranja (Brasilândia-São Joaquim), que será objeto de uma PPP (Parceira Público-Privada) integral e da possibilidade de a futura Linha 18-Bronze (Tamanduateí-Alvarenga), em São Bernardo do Campo, também ser viabilizada nessa modelagem. Também participou do painel o diretor de planejamento da CPTM, Silvestre Ribeiro.
“Há a necessidade de conciliação entre os interesses privados e os interesses públicos. Manter a estabilidade do contrato é essencial, o que garante a qualidade dos serviços e sua perenidade. É preciso gerir o contrato observando a perspectiva do usuário, mas também entender as necessidades do concessionário”, ressaltou Avelleda.
Do Metrô SP
Postado por Meu Transporte às 12:00 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
No Recife, Prefeitura revitaliza corredor de ônibus da Cde. da Boa Vista
sábado, 10 de março de 2012
A avenida Conde da Boa Vista, que tem o principal corredor de ônibus da cidade, onde circulam aproximadamente 100 linhas de ônibus passara por uma revitalização neste fim de semana.
Paradas de ônibus desgastadas e muitas sem iluminação |
A revitalização chega em boa hora, pois além de ser o mais movimentado da cidade, ele ultimamente vinha sendo alvo de muitas reclamações por parte dos usuários e pedestres, pois além da insatisfação de seu projeto, onde as paradas são estreitas deixando os passageiros sem conforto nenhum, as paradas estão se desgastando e faltando até iluminação, isso sem falar da sujeira que é visível deixando um aspecto de completo abandono.
A Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), realiza neste sábado (10) ações de manutenção e limpeza na avenida Conde da Boa Vista. O trabalho tem investimento de R$ 29.500 mil e prevê a recuperação do gradil que separa a Avenida, execução de poda, limpeza das paradas de ônibus, canteiro e calçada, além do plantio de 19 mudas nos alegretes que compõem a via.
Foto: Blog Meu Transporte |
“O serviço consiste na manutenção de um importante corredor viário para cidade. Pretendemos melhorar o aspecto da avenida e as condições de tráfego para os pedestres“, explicou o diretor de manutenção urbana da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana, Fernando Melo. Para a intervenção, serão mobilizados cerca 20 servidores, um caminhão de elevação e um triturador. Os serviços seguem no domingo (11) com término programado para o final da tarde.
Blog Meu Transporte
Postado por Meu Transporte às 21:58 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Pernambuco
População de Macaé-RJ comemora a chegada do VLT(Veículo Leve sobre Trilhos)
Chegou a primeira composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Macaé. O projeto Metrô Macaé do governo municipal que busca ampliar a oferta de transporte público no município cumpriu com mais uma parte do cronograma de implantação, cujos estudos tiveram início em março de 2009. A operação de desembarque durou cerca de três horas na passagem de nível no acesso ao Bairro da Glória, logo em seguida, o VLT seguiu para a antiga Estação Ferroviária onde ficará durante os testes operacionais. Por todo o percurso, centenas de pessoas pararam para ver de perto a composição.
Depois de totalmente implantado, o Metrô Macaé será ligado ao Sistema Integrado de Transporte, que neste final de semana recebeu mais 40 novos ônibus para reforçar as principais linhas. Será possível usar o Metrô e os ônibus usando a penas uma passagem, que desde sábado teve o preço reduzido de R$ 2,50 para R$ 2 pela Prefeitura.
De acordo com o prefeito Riverton Mussi, o compromisso do governo com a qualidade de vida da população vem sendo cumprido e o Metrô Macaé faz parte deste processo de melhorias.
- Sabemos das demandas que o nosso município tem por ampliação da oferta de transporte. Estamos trazendo a primeira composição e até o final do ano outras duas estarão na cidade, afirmou o prefeito, acrescentando que os investimentos feitos para aquisição dos veículos e obras operacionais estão sendo feitos integralmente pela prefeitura, uma vez que a verba do governo federal de R$ 47 milhões destinados ao Metrô Macaé ainda não foi liberada.
Segundo o cronograma de ação, após o recebimento da máquina serão iniciados os testes necessários à operação, que começam a ser agilizados de imediato. O trabalho será realizado pela Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central), órgão ligado à Secretaria de Estado de Transportes, cujos técnicos já estão na cidade. As composições, movidas a diesel e equipadas com ar condicionado, têm capacidade para atender a 368 passageiros cada uma.
Para o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, este é um momento ímpar para o transporte de Macaé.
- Desde 2009 viemos trabalhando em parceria com o Estado, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Ferrovia Centro-Atlântica a fim de contribuir para que Macaé tenha cada vez mais transporte de massa eficiente e de qualidade e hoje podemos constatar que todo esforço está valendo a pena, comemorou Jorjão.
A partir deste momento, serão realizadas ações de relacionamento com a comunidade do entorno da linha férrea com alertas sobre medidas de segurança a convivência com o VLT. O secretário de Governo, André Braga, destacou ainda a importância do bom planejamento para o alcance de ações integradas que tragam benefícios à população.
Depois de totalmente implantado, o Metrô Macaé será ligado ao Sistema Integrado de Transporte, que neste final de semana recebeu mais 40 novos ônibus para reforçar as principais linhas. Será possível usar o Metrô e os ônibus usando a penas uma passagem, que desde sábado teve o preço reduzido de R$ 2,50 para R$ 2 pela Prefeitura.
De acordo com o prefeito Riverton Mussi, o compromisso do governo com a qualidade de vida da população vem sendo cumprido e o Metrô Macaé faz parte deste processo de melhorias.
- Sabemos das demandas que o nosso município tem por ampliação da oferta de transporte. Estamos trazendo a primeira composição e até o final do ano outras duas estarão na cidade, afirmou o prefeito, acrescentando que os investimentos feitos para aquisição dos veículos e obras operacionais estão sendo feitos integralmente pela prefeitura, uma vez que a verba do governo federal de R$ 47 milhões destinados ao Metrô Macaé ainda não foi liberada.
Segundo o cronograma de ação, após o recebimento da máquina serão iniciados os testes necessários à operação, que começam a ser agilizados de imediato. O trabalho será realizado pela Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central), órgão ligado à Secretaria de Estado de Transportes, cujos técnicos já estão na cidade. As composições, movidas a diesel e equipadas com ar condicionado, têm capacidade para atender a 368 passageiros cada uma.
Para o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, este é um momento ímpar para o transporte de Macaé.
- Desde 2009 viemos trabalhando em parceria com o Estado, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Ferrovia Centro-Atlântica a fim de contribuir para que Macaé tenha cada vez mais transporte de massa eficiente e de qualidade e hoje podemos constatar que todo esforço está valendo a pena, comemorou Jorjão.
A partir deste momento, serão realizadas ações de relacionamento com a comunidade do entorno da linha férrea com alertas sobre medidas de segurança a convivência com o VLT. O secretário de Governo, André Braga, destacou ainda a importância do bom planejamento para o alcance de ações integradas que tragam benefícios à população.
- O Metrô Macaé faz parte das ações do programa Planejando Macaé, que cada vez mais vão sendo traduzidas em realidade no dia a dia do cidadão. Ficamos satisfeitos em poder fazer parte deste momento único para Macaé, que desponta no cenário estadual pelo pioneirismo em adotar uma tendência mundial, o VLT, como uma alternativa que irá integrar o transporte já existente, ressaltou André.
Informações: Prefeitura de Macaé
Postado por Meu Transporte às 12:59 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, Videos, VLT
Belo Horizonte sem ônibus, Rodoviários entram em greve a partir desta segunda-feira
A segunda assembleia dos rodoviários de Belo Horizonte confirmou a greve de ônibus que vai começar na segunda-feira. Em reunião na tarde desta sexta-feira, os trabalhadores votaram a favor da paralisação. Logo depois, saíram em passeata pela Avenida Amazonas e ocuparam duas faixas da via no sentido bairro/Centro.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte (STTRBH), Ronaldo Batista, os trabalhadores vão respeitar as 72h impostas pela lei de greve e na segunda-feira às 17h já começarão a reduzir a circulação de veículos. De acordo com o presidente, apenas uma escala mínima de 30% de ônibus será mantida na capital e região metropolitana.
Depois da reunião no Colégio Pio XII, no Bairro Gutierrez, Região Oeste da capital, cerca de 400 motoristas e cobradores saíram numa passeata em direção à Praça Sete, no Centro de BH. Alguns colegas de trabalho, que estão em serviço, seguiram o grupo formando o famoso “linguição” de ônibus pela Avenida Amazonas.
Os rodoviários ocuparam duas faixas da avenida, sendo a terceira liberada para motos e carros pequenos. O Batalhão de Eventos da Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal acompanham a manifestação. Houve tumulto no cruzamento com a Rua Araguari, quando o motorista de um ônibus da Estação Barreiro tentou passar à frente dos manifestantes para fazer uma conversão à esquerda. Ele foi cercado e barrado pelos colegas. A PM conteve a confusão.
Os problemas no trânsito refletiram em toda Região Central, principalmente nas ruas que cortam a Amazonas. Alguns motoristas de carro buzinaram demonstrando apoio ao protesto dos rodoviários. Além de engarrafamento, o belo-horizontino encarou barulheira no fim da tarde. De acordo com o Batalhão de Trânsito da PM, motoristas devem evitar as avenidas Amazonas, Contorno e Afonso Pena.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte (STTRBH), Ronaldo Batista, os trabalhadores vão respeitar as 72h impostas pela lei de greve e na segunda-feira às 17h já começarão a reduzir a circulação de veículos. De acordo com o presidente, apenas uma escala mínima de 30% de ônibus será mantida na capital e região metropolitana.
Depois da reunião no Colégio Pio XII, no Bairro Gutierrez, Região Oeste da capital, cerca de 400 motoristas e cobradores saíram numa passeata em direção à Praça Sete, no Centro de BH. Alguns colegas de trabalho, que estão em serviço, seguiram o grupo formando o famoso “linguição” de ônibus pela Avenida Amazonas.
Os rodoviários ocuparam duas faixas da avenida, sendo a terceira liberada para motos e carros pequenos. O Batalhão de Eventos da Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal acompanham a manifestação. Houve tumulto no cruzamento com a Rua Araguari, quando o motorista de um ônibus da Estação Barreiro tentou passar à frente dos manifestantes para fazer uma conversão à esquerda. Ele foi cercado e barrado pelos colegas. A PM conteve a confusão.
Os problemas no trânsito refletiram em toda Região Central, principalmente nas ruas que cortam a Amazonas. Alguns motoristas de carro buzinaram demonstrando apoio ao protesto dos rodoviários. Além de engarrafamento, o belo-horizontino encarou barulheira no fim da tarde. De acordo com o Batalhão de Trânsito da PM, motoristas devem evitar as avenidas Amazonas, Contorno e Afonso Pena.
Muitos passageiros desistiram de chegar ao Centro de ônibus por causa da lentidão e engarrafamento. Alguns desceram dos coletivos e seguiram a pé. Os rodoviários revindicam reajuste salarial de 49%, 30 folhas de tíquete-alimentação de R$ 15, a instalação de banheiros femininos nos pontos finais, participação nos lucros e resultados (PLR) e uma jornada de trabalho de seis horas diárias. Os sindicatos das empresas de ônibus propõem reajustar em 13% o salário dos motoristas e trocadores - condicionado ao aumento de 20 minutos na jornada de trabalho diária - e de 9% para a manutenção e administração.
As empresas também oferecem um aumento de 6% no ticket-alimentação, R$ 150 na participação dos lucros (para quem ganha até R$ 1.000), e R$ 300 para quem recebe acima desse valor. Outra proposta aos motoristas e trocadores é o aumento de 6%, sem mudança na carga horária.
No fim da manhã desta sexta-feira, logo depois da primeira assembleia às 11h, também houve protesto. O trânsito complicado na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A Avenida Amazonas, Praça Raul Soares e Avenida Afonso Pena foram os pontos de maior retenção.
Mais problemas no trânsito
Além da manifestação e dos problemas na Região Central, o trânsito na Avenida Presidente Antônio Carlos ficou muito lento por causa de uma acidente na barragem da Lagoa da Pampulha. Os dois sentidos da via ficaram praticamente parados, conforme informou a BHTrans. Um veículo com problemas mecânicos complicou o tráfego no Anel Rodoviário, no viaduto da Avenida Amazonas. Segundo a BHTrans, no fim da tarde também houve grande retenção na Avenida Cristiano Machado, do Túnel da Lagoinha até a Rua Jacuí.
Tumulto
De acordo com PM, um grupo de sindicalistas tentou barrar a saída de ônibus na Estação Eldorado, em Contagem. Desde 14h, um grupo de manifestantes ocupou o terminal e, segundo a polícia, iniciaram um tumulto. O Batalhão de Choque e a cavalaria da corporação foram ao local para controlar a confusão. Por volta de 18h, dois ônibus tiveram os pneus furados, um da linha 1630 (Cascata/ Estação Eldorado) e outra da 6981 (Cachoeira /Estação Eldorado).
As empresas também oferecem um aumento de 6% no ticket-alimentação, R$ 150 na participação dos lucros (para quem ganha até R$ 1.000), e R$ 300 para quem recebe acima desse valor. Outra proposta aos motoristas e trocadores é o aumento de 6%, sem mudança na carga horária.
No fim da manhã desta sexta-feira, logo depois da primeira assembleia às 11h, também houve protesto. O trânsito complicado na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A Avenida Amazonas, Praça Raul Soares e Avenida Afonso Pena foram os pontos de maior retenção.
Mais problemas no trânsito
Além da manifestação e dos problemas na Região Central, o trânsito na Avenida Presidente Antônio Carlos ficou muito lento por causa de uma acidente na barragem da Lagoa da Pampulha. Os dois sentidos da via ficaram praticamente parados, conforme informou a BHTrans. Um veículo com problemas mecânicos complicou o tráfego no Anel Rodoviário, no viaduto da Avenida Amazonas. Segundo a BHTrans, no fim da tarde também houve grande retenção na Avenida Cristiano Machado, do Túnel da Lagoinha até a Rua Jacuí.
Tumulto
De acordo com PM, um grupo de sindicalistas tentou barrar a saída de ônibus na Estação Eldorado, em Contagem. Desde 14h, um grupo de manifestantes ocupou o terminal e, segundo a polícia, iniciaram um tumulto. O Batalhão de Choque e a cavalaria da corporação foram ao local para controlar a confusão. Por volta de 18h, dois ônibus tiveram os pneus furados, um da linha 1630 (Cascata/ Estação Eldorado) e outra da 6981 (Cachoeira /Estação Eldorado).
Fonte: Estado de Minas
Postado por Meu Transporte às 09:48 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Conheça a Linha Oeste do Metrô de Fortaleza
sexta-feira, 9 de março de 2012
Você já andou de trem? Pois saiba que você pode fazer um passeio bem peculiar por trilhos entre Fortaleza e Caucaia. A linha Oeste do metrô de Fortaleza está em pleno funcionamento e transporta mais de 10 mil pessoas por dia. Conheça a linha que liga Fortaleza a uma das principais cidades da Região Metropolitana.
Linha Oeste
A linha Oeste do metrô de Fortaleza liga o centro da Capital ao centro de Caucaia. A linha de 19,5 quilômetros de extensão possui nove estações em funcionamento. Em 2010, tanto as estações quantos os trens foram reformados: quatro locomotivas foram modernizadas e 31 carros de passageiros receberam nova fuselagem e sistema de climatização.
A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) investiu cerca de R$ 125 milhões nessa melhoria. Com isso, mais passageiros estão utilizando a linha. Em 2011, os trens da linha Oeste transportaram mais de 3,46 milhões de passageiros.
Hoje, os passageiros podem embarcar ou desembarcar em nove estações ao longo do trecho: João Felipe, Álvaro Weyne, Padre Andrade, Antônio Bezerra, São Miguel, Parque Albano, Conjunto Ceará, Jurema, Araturi e Caucaia.
Metrofor transportou 3,7 milhões de pessoas em 2011
A linha Oeste, em Fortaleza, respondeu por 92% do transporte de passageiros no Ceará em 2011. Por mês, mais de 300 mil pessoas utilizam as vias férreas.
Mais de 3,7 milhões de passageiros utilizaram o transporte ferroviário no Ceará em 2011. As duas linhas em atividade da Metrofor, uma em Fortaleza e outra no Cariri, levaram 3.764.187 passageiros no ano passado. A linha Oeste, que liga o centro de Fortaleza ao centro de Caucaia, respondeu por 92% das passagens. Foram 3.468.787 passageiros utilizando os trens do Metrofor na Capital. No interior, foram 295.400 pessoas transportadas.
Climatização de carros ajudou a atrair passageiros
Segundo o diretor de operação do Metrofor, Plínio Saboya Neto, o transporte ferroviário continua atraindo muitos passageiros pelo baixo preço da passagem e pelo conforto que oferece. Para utilizar o trem, o passageiro paga somente um real. O valor é subsidiado para beneficiar a população que mais utiliza esse meio de transporte, que está concentrado nas classes C e D.
Plínio afirma, ainda, que outro atrativo é o conforto. O Metrofor investiu na modernização de locomotivas e carros de passageiros, que receberam sistema de climatização. Além disso, há muito mais seguranças dentro dos trens e nas estações para orientar o correto uso do transporte sem risco à segurança dos usuários.
Festas aquecem o setor
Os períodos de festas foram responsáveis pelos “picos” no transporte ferroviário no Ceará. Em Fortaleza, o mês que registrou o maior número de passageiros (351.632) foi dezembro. Muitos consumidores aproveitaram o trem para fazer compras no Centro de Fortaleza.
Já no Cariri, os dois meses com maior número de passageiros foram setembro (33.756) e julho (32.792). Nos dois casos, as festas religiosas elevaram a movimentação. Em julho, milhares de romeiros visitam o túmulo de Padre Cícero. Em setembro, os fiéis realizam duas festas: procissão dos carros e N. S. Das Dores.
Fonte: Governo do Ceará
Postado por Meu Transporte às 22:45 0 comentários
Marcadores: Ceára, trem/metrô
Em meio aos engarrafamentos nas grandes cidades, viva a baixa velocidade das bicicletas
Somos uma Nação de ciclistas. Estima-se que nossa frota de bicicletas some 60 milhões de unidades atualmente. Mas nem todos imaginam a importância da bicicleta como um meio de transporte capaz de interagir eficientemente com todas as outras formas de mobilidade urbana, além de proporcionar a melhoria do meio ambiente e ajudar a promover a inclusão social. A mudança dos modelos de deslocamento dos habitantes através do uso de meios de transportes não motorizados é crucial para a construção de cidades com padrões de qualidade de vida mais elevados. A bicicleta pode ser importante elemento de reordenação e reconfiguração do espaço urbano e da lógica social, além de ser um vetor de melhoria ambiental.
TRAGÉDIA INOMINÁVEL - O ciclista tem direito de trânsito como qualquer outro veículo. Porém, alguns motoristas parecem ignorar os ciclistas, atrapalhando a circulação das bicicletas ou mesmo colocando-as em situações de risco de acidente. Infelizmente, tragédias horríveis vêm acontecendo: morre um ciclista por semana na cidade de São Paulo. Lembram da ciclista Márcia Regina, que morreu atropelada na Avenida Paulista em 14 de janeiro de 2009? Ciclista experiente, ela ocupava o lugar correto na via, o mais à direita possível, quase rente ao meio-fio, seguindo na direção do fluxo dos veículos. Não foi o bastante, porém, para escapar de um ônibus que trafegava justamente naquela faixa mais à direita. Ela foi derrubada e terminou esmagada pela roda traseira do coletivo. No dia 2 de março de 2012, três anos depois de Márcia Regina, outra ciclista, Juliana Dias, morreu praticamente no mesmo local da primeira, na mesma avenida, também massacrada por um ônibus.
MÚLTIPLOS USOS DA VIA - A segurança do ciclista pode ser garantida por meio da moderação de tráfego, sinalização adequada, educação, além da implementação de ciclofaixas e rotas cicláveis e, obviamente, pela construção de ciclovias. A divisão e delimitação física de espaços, em locais de grande fluxo de veículos motorizados, aumentam a segurança tanto para os veículos automotores quanto para pedestres e ciclistas.
Após a implementação e o planejamento de ciclovias na Dinamarca, por exemplo, o número de acidentes foi reduzido em 80%. Então, constatamos que política de mobilidade adequada tende a reduzir de forma significativa o índice de acidentes fatais, e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida urbana.
VAMOS POUPAR VIDAS - Você, motorista, sabe diferenciar os comportamentos seguros dos comportamentos de risco no trânsito? Geralmente nós não conseguimos manter nossa atenção durante o tempo todo enquanto dirigimos. Constantemente somos levados a pensar em outras coisas, sejam elas importantes ou não. Force a sua concentração no ato de dirigir, acostumando-se a observar sempre tudo à sua volta alternadamente enquanto dirige.
Muito mais ousado seria revermos os limites de velocidade nos centros urbanos, como fizeram os europeus. Nas ruas francesas e inglesas, como exemplos de inclusão, ao invés da segregação - lá todos convivem, partilham. O que pouca gente sabe e ninguém quer revelar é a mágica que viabiliza essa convivência civilizada de ciclistas e motoristas: a regulação e fiscalização severas da velocidade nas ruas da cidade.
A VELOCIDADE MUDA TUDO - A 30 km/h você restitui ao condutor do carro a possibilidade real de ver o ciclista, não tanto ao condutor do ônibus ou dos caminhões, cujos pontos cegos são imensos e insolúveis. De qualquer maneira, equalizam-se as disparidades mencionadas acima, a partir da escala mais humana da bicicleta, asseguram-se condições de segurança melhores para os mais frágeis. Em Londres, as velocidades variam entre 30 km/h e 50 km/h. Queremos partilhar as vias por aqui? Lutemos, então, pela revisão dos limites de velocidade: na Avenida Paulista, 50 km/h, no máximo; E nas vias locais, 30 km/h ou menos, e assim por diante. Vamos encarar?
Informações: www.dgabc.com.br
Postado por Meu Transporte às 22:31 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, M u n d o, Reportagem especial, São Paulo
Assinar:
Postagens (Atom)