O gerente da STP diz ainda que a expectativa é aumentar a velocidade média dos ônibus dos atuais 16 e 20 quilômetros por hora no tráfego misto para 20 a 30 quilômetro por hora com a mudança para a via exclusiva. “É um ganho substancial em relação ao tempo de viagem”, diz. O impacto na duração de viagem, segundo estudos do órgão, deverá ser de aproximadamente 8 minutos. Apesar disso, o próprio gerente da STP não acredita que a medida traga uma melhora significativa para os demais problemas do trânsito na região. “É um trecho muito pequeno para o que nós precisamos, mas vamos aumentar”, garante. O engenheiro civil, professor e especialista em transporte público Elmo Selzemburg concorda que o impacto da medida no trânsito geral deverá ser insignificante. “A via exclusiva já está saturada com este modelo de operação que está vigorando em Salvador, que é de 30, 40 anos atrás”, justifica. Para haver melhoria significativa, explica o especialista, seria necessário modificar o modelo dos veículos de transporte de massa para que pudessem transportar mais passageiros em menos tempo. “Precisamos de um novo tipo de veículo em grande extensão, seja o metrô, seja o VLT (veículo leve sobre trilhos) ou ônibus articulado”, pontua.