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Ônibus de Salvador ganham sistema de monitoramento via smartphones
quarta-feira, 27 de maio de 2015
Foi inaugurado na manhã desta terça-feira (26), o Centro de Controle Operacional (CCO) para monitoramento em tempo real dos ônibus de Salvador via GPS. O centro, que está instalado na Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), em Amaralina, permitirá o acompanhamento de todos os veículos que compõem a frota de transporte coletivo da cidade.
Com isso, será possível identificar minunciosamente o roteiro dos ônibus, o tempo de circulação deles, as paradas nos pontos, além de possibilitar a mudança de itinerário caso seja visualizado alguma eventualidade.
Todos os mais de três mil pontos de ônibus de Salvador foram georreferenciados. Os dados que abastecem este sistema são os mesmos fornecidos para os painéis informativos disponíveis nos principais pontos da cidade, como estações de transbordo de universidades. Os primeiros já foram instalados na Estação da Lapa (cinco TVs), Universidade Católica de Salvador (Ucsal - Pituaçu), avenidas Tancredo Neves (Hospital Sarah), Mário Leal Ferreira (Bonocô, posto BR Mataripe), Luiz Viana Filho (Paralela, saída do Imbuí) e Manuel Dias da Silva (igreja Nossa senhora da Luz), Rio Vermelho (Mercado do Peixe). Os próximos a serem instalados deverão contemplar as estações Iguatemi, Pirajá e Mussurunga, Ogunjá (Ceasa), Ondina (praça das Gordinhas), avenidas Juracy Magalhães Júnior (Mercado do Rio Vermelho) e Vasco da Gama (via exclusiva) e Universidade Federal da Bahia.
Na inauguração do centro, que contou com as presenças do prefeito ACM Neto e do secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, também foi lançado o aplicativo do celular CittaMobi. A ferramenta gratuita tem o intuito de auxiliar os mais de 1,3 milhão de usuários de ônibus. "Isso dá a possibilidade do usuário se organizar, de economizar tempo, ganhando qualidade no serviço de transporte”, afirmou ACM Neto durante o evento.
O secretário de Mobilidade, Fábio Mota, acrescentou que essa plataforma resolve diversos problemas concomitantemente, melhorando a prestação do serviço. “Agora temos uma radiografia do sistema de transporte coletivo, o que antes não era possível. Se não fosse isso, precisaríamos ter um fiscal em cada ponto de ônibus, em cada turno, um fiscal para cada ônibus, em cada turno, e mais um fiscal nas garagens, em cada turno. Se hoje a maior queixa é de motorista que não para no ponto ou de ônibus que foge da rota, vamos poder monitorar isso diariamente, em tempo real, e sanar todos os erros identificados”, declarou.
O aplicativo já foi baixado por 72,3 mil, e é uma iniciativa da Prefeitura com o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Salvador (Setps), em conjunto com a Cittati Tecnologia, que criou a ferramenta. Há também a versão “CittaMobi Acessibilidade”, destinado a pessoas com deficiência visual.
Ainda de acordo com Neto, esse é o primeiro passo para todo o sistema de controle do transporte da cidade. “Em seguida, vamos monitorar o trânsito com a instalação de 300 câmeras espalhadas em toda a cidade. Isso vai permitir, por exemplo, que os agentes de trânsito controlem todos os semáforos em tempo real. A previsão para início do funcionamento dessa novidade é para 2016. A partir de julho, teremos mais uma novidade, com ônibus circulando 24 horas. Isso sem contar no que já foi e está sendo feito, com a melhoria em 300 abrigos, chegando a 800 até o final de 2016, com a grande reforma na Estação da Lapa e com as intervenções em mais de 50 finais de linha da cidade até o próximo ano”, apontou.
Informações: Correio 24 Horas
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Marcadores: Bahia
Funcionários do Metrô e da CPTM decidem não entrar em greve
terça-feira, 26 de maio de 2015
Funcionários do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) decidiram não entrar em greve na quarta-feira (27). Dessa forma, as estações de ambas companhias funcionarão normalmente. As categorias irão realizar novas assembleias na semana que vem.
Na semana passada, os funcionários haviam agendado a paralisação, mas a confirmação dependia da assembleia realizada na terça (26).
O Sindicato dos Metroviários de São Paulo pede aumento de 18,64% de reajuste salarial, aumento de vale-alimentação e adicional de periculosidade. Na segunda-feira (25), uma audiência entre o Metrô e o sindicato foi realizada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Durante a reunião, a empresa ofereceu 7,21% de aumento.
A proposta do tribunal foi de 7,41%, com um adicional de 1,5 ponto percentual por produtividade, totalizando 8,82% de reajuste. O TRT propõe também uma cláusula para garantir que os trabalhadores não façam greve e que não haja retaliação por parte do Metrô durante a campanha salarial. Os metroviários vão fazer uma nova assembleia na proxima segunda-feira (1º) para rediscutir a proposta apresentada.
O sindicato dos engenheiros que trabalham no Metrô também pede 17,01% de reajuste, além de aumento em vale-transporte e vale-refeição. Em nota, o Metrô reiterou que mantém aberto o diálogo com a categoria para fechar acordo e que uma paralisação injustificada em meio ao processo de negociação causará prejuízo à toda população.
CPTM
O Sindicato dos Ferroviários reivindica 7,89% de reajuste mais 10% de aumento real, garantia de pagamento de, no mínimo, R$ 5 mil no Programa de Participação nos Resultados (PPR), auxílio materno-infantil de R$ 500, vale refeição de R$ 840 e vale alimentação de R$ 400.
A CPTM oferece 6,65% de aumento. A proposta do Tribunal foi de 6,6527% e mais 1,5% de produtividade. Novas propostas devem ser apresentadas em uma nova audiência do TRT, prevista para as 11h30 da próxima terça (2).
Os sindicatos dos Trabalhadores da Central do Brasil (responsável pelos ferroviários das linhas 11 e 12 da CPTM), dos Ferroviários da Sorocabana (linhas 8 e 9) e dos Ferroviários de São Paulo (linhas 7 e 10) vão discutir na próxima terça-feira (2) a possibilidade de parar à 0h de 3 de junho.
Informações: G1 São Paulo
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Marcadores: Santa Catarina, trem/metrô
Procon do Rio interdita 57 ônibus da viação Expresso Pégaso
Fiscais do Procon lacraram 57 ônibus da viação Expresso Pégaso, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, por falta de condições de uso. A operação de fiscalização começou à 1h30 desta terça-feira (26), quando os ônibus retornavam à garagem da empresa.
Como mostrou o Bom Dia Rio, os veículos em péssimos condições de uso, tinham faróis queimados, para-choques quebrados, sujeira nos corredores, falta de bancos. Alguns ônibus chegaram rebocados ao local.
A Expresso Pégaso é responsável por 24 linhas, e trabalha com mais de 400 ônibus. Fiscais fizeram imagens de outras irregularidades, como um espelho retrovisor estilhaçado, muitos bancos soltos, o elevador para cadeirantes sem motor, a estrutura de apoio quebrada e o perigo para os passageiros.
A cena se repetiu durante toda a madrugada. A cada adesivo do Procon, mais um ônibus era impedido de deixar a garagem, em Campo Grande. Por volta das 5h, a fiscalização já tinha interditado 57 veículos. Muitos outros também apresentaram problemas. Mas, segundo o Procon, se todos eles fossem lacrados, os passageiros da região ficariam sem transporte público.
“Isso tudo porque tem ônibus que a gente não deixa entrar na garagem. Se fôssemos fiscalizar ônibus a ônibus, ponto por ponto, a gente teria de colocar a interdição não no ônibus, mas na empresa. Mas isso vai colapsar o esquema de transportes da região”, disse o diretor da fiscalização Fábio Domingos.
A empresa já respondia a um processo movido pelo Ministério Público e agora foi autuada pelo Procon e vai ter até 15 dias para apresentar uma defesa. O consórcio Santa Cruz, responsável pela Expresso Pégaso informou que montou uma ação emergencial para realizar os reparos necessários nos 57 veículos lacrados nesta madrugada.
A previsão é que a situação seja normalizada ao longo desta terça. Ainda segundo o consórcio Santa Cruz, os ônibus lacrados nesta madrugada representam cerca de 2,5% da capacidade de atendimento do sistema à população da Zona Oeste e atualmente o consórcio passa por uma reestruturação, para melhor atender os passageiros da região.
Informações: G1 Rio
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Marcadores: Rio de Janeiro
Salvador terá ônibus 24 horas a partir de julho
O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou na manha desta terça-feira (26) que a partir de julho o transporte coletivo de Salvador funcionará durante 24 horas. O anúncio foi feito durante a cerimônia de entrega do Centro de Controle Operacional (CCO) para monitoramento dos ônibus.
"Os avanços não param por ai. Vamos em julho trazer mais uma boa novidade para Salvador: o funcionamento de ônibus e linhas 24 horas em nossa cidade, outra conquista importante", disse durante discurso na sede da Secretaria de Mobilidade, em Amaralina.
Na oportunidade, o secretário de Mobilidade do município, Fabio Mota, afirmou ao Bocão News que o anúncio oficial será feito no dia 9 de julho.
Por David Mendes
Informações: Bocão News
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Marcadores: Bahia
Rodoviários de Porto Alegre prometem paralisar o serviço na próxima sexta-feira
Se depender da orientação do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Coletivo Urbanos de Passageiros de Porto Alegre, os rodoviários da Capital paralisarão as atividades a partir da 0h da próxima sexta-feira. A mobilização deve durar 24h.
Segundo o vice-presidente da entidade, Sandro Abbade, a categoria acompanhará o Dia Nacional de Manifestações na luta contra o projeto de lei que regulamenta a terceirização dos trabalhadores e contra as medidas provisórias 664 e 665 que criam novos critérios de acesso ao seguro-desemprego, à pensão por morte, à concessão do auxílio-doença e ao abono salarial.
Hoje, de acordo com Sandro, são cerca de três mil trabalhadores sindicalizados na entidade. A partir da próxima quarta-feira, integrantes do Sindicato distribuirão panfletos aos usuários explicando o motivo da paralisação.
— Estaremos nos corredores de ônibus das avenidas Farrapos, João Pessoa e Osvaldo Aranha. Os panfletos também serão distribuídos dentro dos veículos. Na quinta-feira, circularemos com um carro de som pela cidade avisando sobre a paralisação — disse o vice-presidente.
Por Aline Custódio
Informações: Diário Gaúcho
Postado por Meu Transporte às 18:45 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Licitação dos ônibus da Região Metropolitana do Recife está sendo refeita
segunda-feira, 25 de maio de 2015
A segunda etapa da licitação das linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife, que deveria estar com os contratos assinados desde o segundo semestre de 2014, será refeita. A principal razão: corte nos custos da operação dos lotes 3, 4, 5, 6 e 7, que respondem por mais de 60% do sistema de transporte. Somente entre o fim de junho e o mês de julho é que um novo desenho da licitação deverá ser apresentado e, se houver acordo com os consórcios vencedores, os contratos serão assinados. Até lá, os passageiros terão que esperar pelas melhorias associadas à concorrência pública.
Quem está propondo a revisão é o governo do Estado, através do Grande Recife Consórcio de Transportes e da Secretaria das Cidades. “Em 2013, quando a licitação foi concluída, a realidade financeira do Estado era outra. Não é mais a de hoje. Não temos condições de andar de BMW, teremos de andar de Palio ou
Fusca”, foi assim, com um exemplo prático, que o presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Francisco Papaléo, resumiu a situação.
Papaléo não quiz dar detalhes das mudanças – até porque elas ainda estão sendo ajustadas e serão adotadas somente em comum acordo com os consórcios vencedores da licitação. Mas, na prática, as alterações deverão passar pela ampliação do prazo para aquisição de parte da frota de ônibus com ar-condicionado, flexibilização das exigências dos modelos de veículos a serem adquiridos pelo setor empresarial, entre outras mudanças técnicas.
“Deveremos flexibilizar alguns desses prazos, mas essas mudanças também terão impacto na remuneração por passageiro transportado, por exemplo.
Será algo balanceado, que não comprometa a saúde financeira dos contratos. E também só promeoveremos as mudanças em acordo com os consórcios.
Estamos fazendo o possível para não ter que fazer uma nova licitação. Por isso precisamos nos prender às limitações legais da Lei das Licitações (8.666/93)”,
ponderou Papaléo.
Uma portaria autorizando a revisão do processo foi assinada no dia 25 de março por Papaléo e uma comissão composta para promover as mudanças, que podem alterar em até 25% o valor da concorrência, seja para mais ou para menos. Nesse caso, deverá ser para menos, já que a intenção do governo é reduzir custos.
A grande questão é o subsídio que o Estado sabe que terá que aplicar no sistema. Hoje, com os Lotes 1 e 2, operados pelos Consórcios Conorte e Mobibrasil, respectivamente, o governo já é obrigado a subsidiar R$ 4 milhões por mês, o que representa R$ 48 milhões por ano. A questão, pelo que explicou Papaléo, não passa por querer subsidiar o sistema de transporte – algo elogiável e prática comum em países que levam o transporte público a sério -, mas poder, ter recursos para tal.
Os dois lotes representam a operação dos BRTs (Corredores Norte-Sul e Leste-Oeste), que custa caro. Além do subsídio mensal de R$ 4 milhões, o Estado tem
gasto, em média, 22 mil reais com a manutenção de cada uma das estações de BRT (refrigeradas e com vidros temperados). Os dois corredores de BRT terão
mais de 50 estações, mas atualmente pouco mais da metade está funcionando. Ou seja, quando tudo for concluído, o custo de manutenção aumentará.
Lotes da 2ª Etapa:
Lote 3 – Corredor José Rufino (metrô) e Corredor Abdias de Carvalho
Lote 4 – Corredor Mascarenhas de Moraes
Lote 5 – Corredor Rosa e Silva/Rui Barbosa e Corredor Avenida Norte
Lote 6 – Corredor Beberibe e Corredor Presidente Kennedy
Lote 7 – Corredor Avenida Domingos Ferreira e BR-101 Cabo/Ipojuca
* Lote CRT (corredor da Caxangá, já licitado e operado pela empresa CRT)
Informações: NE10
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Postado por Meu Transporte às 22:23 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
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