Trolebus em SP
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Prefeitura muda linhas de ônibus para melhorar trânsito na M’Boi Mirim
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010Os passageiros de ônibus que usam as linhas que circulam pela Estrada do M’Boi Mirim, na Zona Sul de São Paulo, encontraram na manhã desta segunda-feira (13) alterações na circulação dos veículos na via. A São Paulo Transporte (SPTrans) implantou no sábado (11) a 2ª fase da reorganização das linhas que passam pelo corredor, para tentar melhorar a fluidez no local.
A principal mudança é que passageiros que saem do extremo da Zona Sul precisam parar nos terminais de ônibus e metro para fazer baldeação – antes, eles seguiam viagem direto. Com isso, as linhas ficaram mais curtas, permitindo um maior número de viagens feitas pelo mesmo veículo.
Algumas linhas também foram extintas – como a que saia do Terminal Guarapiranga e ia para Pinheiros – agora, ela sai do Terminal Santo Amaro.
O primeiro dia útil das alterações foi de dúvidas entre os passageiros, que reclamaram da falta de ônibus. “Eu moro no Cerejeira, tive que ir para o Terminal Ângela, não consegui pegar ônibus, chega aqui e também não tem, como é que a gente faz?”, questionou uma passageira.
Segundo o superintendente de operações da SPTrans, Celso Lopes, a companhia deve ter uma posição consolidada sobre as alterações em 15 dias. Ainda de acordo com ele, a população foi avisada sobre as mudanças. “Ocorreu uma reunião com a comunidade, o Jornal do Ônibus, que fica nos veículos, ficou informando, além disso, informamos através de folders, mais de 10 mil foram distribuídos”, explicou.
O transporte público é um problema antigo na via. Nos horários de pico, sempre havia registro de longas vias na Estrada do M’Boi Mirim. Ônibus circulavam lotados e em baixa velocidade, carros não respeitavam o corredor, e passageiros esperavam nos pontos abarrotados ou seguiam a pé até um ponto menos engarrafado.
Em abril, foi implantada uma faixa reversível para ônibus em um trecho de 1,5 quilômetro. Os moradores dizem que a medida melhorou um pouco a situação, mas pedem que ela seja ampliada.
Especialistas defendem que o problema só será resolvido com a duplicação da avenida – que deveria ser entregue em dezembro deste ano, mas foi adiada e agora tem previsão de conclusão em março de 2011.
Postado por Meu Transporte às 18:36 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo, Videos
Estação São Gabriel passa a funcionar como terminal rodoviário
A estação BHBUS São Gabriel vai funcionar temporariamente como rodoviária, tendo em vista o aumento da demanda de passagens, em função das festas de fim de ano. De acordo com a assessoria da rodoviária da capital, os embarques e desembarques de algumas linhas serão transferidos para a estação a partir segunda-feira (13) até o dia 10 de janeiro. A medida tem o propósito de aliviar o trânsito na região central em função da rodoviária.
Serão transferidos para o terminal São Gabriel as viagens com destino ao Espírito Santo, região Nordeste, Brasília, São João da Barra (RJ) e Campos dos Goytacazes (RJ). Os locais de embarque e desembarque dos usuários serão informados na passagem, que também poderão ser comprados no terminal temporário.
A expectativa é de que pelo menos 100 mil pessoas embarquem no terminal São Gabriel nos dias que antecedem o Natal. Para o Ano Novo, a expectativa é de aproximadamente 90 mil pessoas. No Natal, os destinos mais procurados são as cidades do interior do Estado, enquanto para o Revéillon as cidades mais buscadas são do litoral, principalmente Guarapari, Rio de Janeiro, Porto Seguro e Salvador.
Serão disponibilizados 2.548 ônibus pelas empresas de transporte rodoviário, sendo 1.051 ônibus extras, durante o período de maior movimentação (23 e 24/12). Nos dias que antecedem a passagem de ano (30 e 31/12), os passageiros terão à sua disposição 2.387 ônibus, sendo cerca de 1.041 extras.
Serviço:
Linhas interestaduais transferidas (período de 13/12 a 10/1/2011):
São Geraldo - Natal, Porto Seguro, Guarapari, Nova Almeida, Mossoró, Anchieta, Ilhéus, Marataízes, Prado e Eunápolis
Gontijo - Natal, Recife, Salvador, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Vitória, Fortaleza, Conceição da Barra e Bom Jesus da Lapa
Itapemirim - Natal, Recife, Mossoró, Guarapari, Nova Almeida, São João da Barra, Campos dos Goytacazes e Brasília
Nacional - Salvador
Penha União - Vitória e Brasília
Águia Branca - Conceição da Barra
Metrô
O metrô irá oferecer horário de funcionamento especial nos dias 23 e 30 de dezembro, das 5h15 às 23h20, para embarque e desembarque nas estações Eldorado, Lagoinha, Central e São Gabriel. O horário normal nos demais dias é das 5h15 às 23h.
Ônibus
- Linhas que param na Estação BHBUS São Gabriel: 80, 703, 705, 706, 707, 708, 711, 713, 714, 715, 716, 806, 807, 808, 809, 810, 811, 823, 4120,4135, 4145, 4150, 4185, 4385, 4445, 4690, 8350.
- Linhas que param próximo à Estação BHBUS São Gabriel (Av. Cristinao Machado): 1505,1505R, 1509, 1510, 5506A, 5506B, 5506C, 5513, 9503.
- Linhas que têm ponto próximo à passarela da Rua Jacuí (perto da PUC São Gabriel): 3503A e 3502.
- Linhas que param próximo à Estação BHBUS São Gabriel (Av. Cristinao Machado): 1505,1505R, 1509, 1510, 5506A, 5506B, 5506C, 5513, 9503.
- Linhas que têm ponto próximo à passarela da Rua Jacuí (perto da PUC São Gabriel): 3503A e 3502.
Fonte: O Tempo
Postado por Meu Transporte às 18:28 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
SPTrans conclui primeira fase de obras na Parada Vital Brasil
A SPTrans informa que, com a conclusão da primeira fase das obras de ampliação da Parada Vital Brasil, localizada na Av. Prof. Francisco Morato, esquina com a Av. Dr. Vital Brasil, as linhas que atendiam a esta parada no lado direito da via passarão a realizar o embarque e desembarque de passageiros na nova estrutura, na faixa da esquerda, a partir deste sábado, 11 de dezembro.
As linhas intermunicipais que não dispõem de veículos com porta à esquerda deverão trafegar pela ligação entre as Avs. Eliseu de Almeida e Caxingui, Rua Camargo, Av. Dr. Vital Brasil e Praça Jorge de Lima.
Informamos também a alteração do itinerário de uma linha que circula na região.
Linha e itinerário:
7701/10 Jd. Guarau - Term. Amaral Gurgel
Ida: Normal até a Rua Camargo, Av. Dr. Vital Brasil, Praça Jorge de Lima, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.
Fonte: SPTrans
As linhas intermunicipais que não dispõem de veículos com porta à esquerda deverão trafegar pela ligação entre as Avs. Eliseu de Almeida e Caxingui, Rua Camargo, Av. Dr. Vital Brasil e Praça Jorge de Lima.
Informamos também a alteração do itinerário de uma linha que circula na região.
Linha e itinerário:
7701/10 Jd. Guarau - Term. Amaral Gurgel
Ida: Normal até a Rua Camargo, Av. Dr. Vital Brasil, Praça Jorge de Lima, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.
Fonte: SPTrans
Postado por Meu Transporte às 18:15 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Em Blumenau, Av. Martin Luther recebe corredores de ônibus a partir de hoje à noite
A partir de hoje começa a intervenção no asfalto da Avenida Martin Luther para receber o corredor de ônibus. Os trabalhos começam com a revitalização da pista da esquerda, onde ficam as vagas de estacionamento, e da pista central. A obra será feita das 22h às 6h em dezembro. Em janeiro, os trabalhos serão distribuídos pela manhã, à tarde e à noite. As obras começam pelo trecho mais próximo à Avenida Beira-Rio e seguem até a Ponte do Tamarindo.
Nos trechos em obras, as vagas para estacionamento ficarão interditadas. Nos outros locais, será possível estacionar normalmente, até a implantação definitiva dos corredores de ônibus. As obras incluem o corte e a retirada do asfalto nos locais onde houver necessidade, além da pavimentação, sinalização e implantação das faixas exclusivas para ônibus.
A expectativa do secretário de Obras, Alexandre Brollo, é concluir a implantação do corredor até o final de fevereiro. Agentes da Guarda de Trânsito vão orientar os motoristas. Além da Rua 7 e da Avenida Martin Luther, a faixa excluviva para ônibus deve abranger, ainda em 2011, as ruas Engenheiro Paul Werner, São Paulo, 2 de Setembro e Avenida Beira-Rio.
Nos trechos em obras, as vagas para estacionamento ficarão interditadas. Nos outros locais, será possível estacionar normalmente, até a implantação definitiva dos corredores de ônibus. As obras incluem o corte e a retirada do asfalto nos locais onde houver necessidade, além da pavimentação, sinalização e implantação das faixas exclusivas para ônibus.
A expectativa do secretário de Obras, Alexandre Brollo, é concluir a implantação do corredor até o final de fevereiro. Agentes da Guarda de Trânsito vão orientar os motoristas. Além da Rua 7 e da Avenida Martin Luther, a faixa excluviva para ônibus deve abranger, ainda em 2011, as ruas Engenheiro Paul Werner, São Paulo, 2 de Setembro e Avenida Beira-Rio.
Fonte:: Jornal de Santa Catarina
Postado por Meu Transporte às 18:10 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Santa Catarina
CBTU Maceió terá VLTs em breve
CBTU Maceió receberá, em breve, o sistema VLT. O trajeto está definido e será da estação Lourenço de Albuquerque, passando pelas cidades de Rio Largo e Satuba, além de bairros e distritos como Rio Novo, Fernão Velho, Bebedouro, Bom Parto, Jaraguá, Poço, entre outros.
Ainda não há uma data do início do funcionamento do VLT, mas
as obras de modernização dos trilhos já estão sendo realizadas. As equipes da prefeitura já estão trabalhando na região.
as obras de modernização dos trilhos já estão sendo realizadas. As equipes da prefeitura já estão trabalhando na região.
A estrutura do VLT de Maceió é composta por três carros amplos, com 53 metros de comprimento, capacidade para 562 pessoas, movido a diesel, podendo chegar a 80 km/h.
Antes de entrar em funcionamento o Veículo Leve sobre Trilhos passará por testes, como frenagem, aceleramento, rampa, carregamento, dentre outros.
Fonte: CBTU
Postado por Meu Transporte às 18:03 0 comentários
Teresina: Setut vai ampliar campanha do Vale Transporte
O Setut (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina) contou com o pioneirismo para implantar uma tecnologia diferenciada no sistema de transporte coletivo da capital do Piauí. A entidade criou recentemente um cartão que possibilita ao usuário, além do pagamento de passagens, a função de crédito para compras em diferentes estabelecimentos.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o sindicato e administradora de cartões Credishop, contando com a participação ativa da Intelcav, empresa que desenvolveu a tecnologia produzindo os cartões. Atualmente, 50 mil usuários já contam com esse benefício, mas o objetivo é estendê-lo para 300 mil, atingindo a totalidade de vale transporte da cidade.
Para Fábio Prado, diretor geral da entidade, com essa inovadora iniciativa, além de fortalecer a campanha do vale transporte e da bilhetagem eletrônica, o setor público cumpre importante papel que vai além do terreno em que atua.
“Queremos trazer a portabilidade e a junção de tecnologias para o segmento. A ideia é mostrar ao usuário que ao usar o transporte coletivo ele automaticamente será favorecido em outras áreas de seu cotidiano”.
E prossegue: “quando iniciamos esse projeto, tínhamos em mente uma perspectiva muito mais ampla da atuação do vale. Queríamos ampliar os horizontes em que pudéssemos trazer mais satisfação ao cliente permitindo uma visão muito mais positiva sobre o que o transporte pode oferecer para ele”.
Sem custo adicional
O estímulo para a adesão veio a partir da parceria com a administradora de cartões, que livrou o empregador de qualquer custo adicional. “A ampliação do serviço está atrelada à adesão das empresas. Como a tecnologia foi oferecida sem custo algum, ficou mais fácil e rápido o aumento do uso dos cartões”, salientou o executivo.
A emissão dos cartões é requisitada junto ao Setut pelas empresas participantes do sistema de vale transporte. Ao receber, o usuário tem a opção de realizar ou não o desbloqueio da função crédito. Ao optar pelo desbloqueio, o pedido será analisado pelos critérios de risco comum no mercado.
“Aproximadamente 50% das pessoas que receberam os cartões já desbloquearam a função crédito. Além da frota de ônibus da Setut, a rede de aceitação é formada pelas lojas credenciadas que já trabalham com a bandeira CrediShop”, explica o diretor do sindicato.
Segundo ele, a tecnologia não exigiu nenhuma adaptação ao sistema de bilhetagem de Teresina. “Até agora, tudo está correndo dentro do previsto. Estamos ajustando apenas uma condição ou outra, mas de modo geral o projeto está seguindo dentro do esperado”, afirma Prado.
Como a estrutura de cartão de credito já existe na cidade, e administradora cedeu os cartões ao sindicato, o Setut precisou investir R$ 250 mil na gestão interna. “O recurso serviu para remodelar toda a nossa infraestrutura de servidores e engenharia para que pudesse proporcionar o crescimento do nosso banco de dados”.
Fonte: Intelog
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o sindicato e administradora de cartões Credishop, contando com a participação ativa da Intelcav, empresa que desenvolveu a tecnologia produzindo os cartões. Atualmente, 50 mil usuários já contam com esse benefício, mas o objetivo é estendê-lo para 300 mil, atingindo a totalidade de vale transporte da cidade.
Para Fábio Prado, diretor geral da entidade, com essa inovadora iniciativa, além de fortalecer a campanha do vale transporte e da bilhetagem eletrônica, o setor público cumpre importante papel que vai além do terreno em que atua.
“Queremos trazer a portabilidade e a junção de tecnologias para o segmento. A ideia é mostrar ao usuário que ao usar o transporte coletivo ele automaticamente será favorecido em outras áreas de seu cotidiano”.
E prossegue: “quando iniciamos esse projeto, tínhamos em mente uma perspectiva muito mais ampla da atuação do vale. Queríamos ampliar os horizontes em que pudéssemos trazer mais satisfação ao cliente permitindo uma visão muito mais positiva sobre o que o transporte pode oferecer para ele”.
Sem custo adicional
O estímulo para a adesão veio a partir da parceria com a administradora de cartões, que livrou o empregador de qualquer custo adicional. “A ampliação do serviço está atrelada à adesão das empresas. Como a tecnologia foi oferecida sem custo algum, ficou mais fácil e rápido o aumento do uso dos cartões”, salientou o executivo.
A emissão dos cartões é requisitada junto ao Setut pelas empresas participantes do sistema de vale transporte. Ao receber, o usuário tem a opção de realizar ou não o desbloqueio da função crédito. Ao optar pelo desbloqueio, o pedido será analisado pelos critérios de risco comum no mercado.
“Aproximadamente 50% das pessoas que receberam os cartões já desbloquearam a função crédito. Além da frota de ônibus da Setut, a rede de aceitação é formada pelas lojas credenciadas que já trabalham com a bandeira CrediShop”, explica o diretor do sindicato.
Segundo ele, a tecnologia não exigiu nenhuma adaptação ao sistema de bilhetagem de Teresina. “Até agora, tudo está correndo dentro do previsto. Estamos ajustando apenas uma condição ou outra, mas de modo geral o projeto está seguindo dentro do esperado”, afirma Prado.
Como a estrutura de cartão de credito já existe na cidade, e administradora cedeu os cartões ao sindicato, o Setut precisou investir R$ 250 mil na gestão interna. “O recurso serviu para remodelar toda a nossa infraestrutura de servidores e engenharia para que pudesse proporcionar o crescimento do nosso banco de dados”.
Fonte: Intelog
Postado por Meu Transporte às 17:54 0 comentários
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