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Em Sorocaba, Urbes faz alterações nos horários de ônibus
domingo, 7 de fevereiro de 2010 A Urbes – Trânsito e Transportes informa a partir de segunda-feira, 8 de fevereiro, serão retomados os horários de atendimento a estudantes que foram suspensos no final do ano letivo de 2009.
Também serão alterados dois horários, de segunda a sexta-feira, na linha 42 – Laranjeiras e também criado mais um horário na linha 14 – Santa Rosália.
As mudanças serão:
Linha 05 – Vila Carvalho / Vila Fiori
Retorno do horário de partida do ponto final às 14h30 realizado de segunda a sexta-feira;
Linha 07 – Industrial / Vila Rica
Retorno dos horários de 12h25 partindo do Terminal São Paulo e 12h40 partindo do ponto final, com atendimentos à escola do Jd. Saira, Cond. Saint Claire e escola da Serrinha, realizados de segunda a sexta-feira.
Retorno do horário de atendimento à Unip às 23h05 realizado de segunda a sexta-feira, partindo da avenida Independência e seguindo para o Terminal Santo Antonio, realizado de segunda a sexta-feira.
Linha 12 – Guadalajara
Retorno dos horários de atendimento à Faculdade Anhanguera nos horários de partida do ponto final às 22h, 22h38, e 23h09, realizados de segunda a sexta-feira.
Linha 14 – Santa Rosália
Retorno do horário de partida do ponto final às 12h30, realizado de segunda a sexta-feira. Criação do horário de partida do ponto final na avenida Rudolf Dafferner (em frente à empresa Arthur Klink) às 22h10, realizado de segunda a sexta-feira.
Linha 19 – Progresso
Retorno dos horários de partida do Terminal Santo Antonio às 6h20 e 12h24, realizados de segunda a sexta-feira.
Linha 29 – Hollingsworth
Retorno do atendimento à escola do Jd. Saira no horário de partida do Terminal São Paulo às 12h, de segunda a sexta-feira
Linha 30 – Brigadeiro Tobias
Retorno do atendimento à Cidade Universitária nos horários de partida do Terminal São Paulo às 7h11 e 7h47, realizado de segunda a sexta-feira.
Linha 37 – Gutierres
Retorno do horário de 16h05 com atendimento à Pluma e ao bairro Caputera, realizado de segunda a sexta-feira.
Linha 40 – Vila Jardini / Jd. América
Retorno do horário de partida do ponto final às 12h05, realizado de segunda a sexta-feira.
Linha 42 – Laranjeiras
Alteração de horários de segunda a sexta-feira. Partindo do ponto final: de 8h05 para 8h10.Partindo do Terminal Santo Antonio: de 8h43 para 8h45.
Linha 45 – Retiro São João
Retorno do horário do atendimento à escola Bierrembach no horário de partida do Terminal Santo Antonio às 18h15, realizado de segunda a sexta-feira.
Linha 49 – Astúrias
Retorno do atendimento à Cidade Universitária nos horários de partida do Terminal São Paulo às 7h10, realizado de segunda a sexta-feira.
Linha 52 – Cidade Universitária
Alteração de horários de segunda a sexta-feira, retornando os horários normais de atendimento aos estudantes.
Linha 53 – Éden
Retorno do horário de partida do Terminal São Paulo às 18h40 cumprindo itinerário até a rotatória do Éden, de segunda a sexta-feira.Retorno do horário de 22h25, partindo da avenida Independência e seguindo para o Terminal São Paulo, de segunda a sexta-feira.
Linha 55 – Rodrigo
Retorno do horário de partida do Terminal Santo Antonio às 23h03 de segunda a sexta-feira.
Linha 56 – Iguatemi
Retorno dos horários dos atendimentos à escola Bierrembach realizados de segunda a sexta-feira. Retorno do horário de 12h10 (Atend. Bierrembach), de segunda a sexta-feira.
Linha 61 – Iporanga
Retorno dos horários de atendimento à Unip às 22h35 e 22h40 partindo da avenida Independência e seguindo para o Terminal Santo Antonio, de segunda a sexta-feira.
Linha 67 – Ipanema das Pedras
Retorno do horário de 12h05, partindo do Terminal Santo Antonio de segunda a sexta-feira.
Postado por Meu Transporte às 19:47 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Bilhete único beneficia 214 mil pessoas por dia
sábado, 6 de fevereiro de 2010
O bilhete único intermunicipal, que entrou em vigor na segunda-feira, deverá ser usado três milhões de vezes até este domingo. Isso significa uma média de aproximadamente 214 mil pessoas utilizando o sistema por dia, de acordo com estimativa da Secretaria estadual de Transportes. O estado espera atingir a meta de mais 1,5 milhão de passageiros usando o cartão antes do final do ano.
(Entenda melhor como funciona o bilhete único)
O impacto do bilhete único deveá ser analisado em seis meses. Até lá, o governo não se arrisca a calcular quanto do orçamento será consumido com o sistema. Só na primeira semana, coube ao estado R$ 1,8 milhão em subsídios. Depois de seis meses, um balanço será feito para estudar possíveis mudanças, como o aumento do tempo para fazer a baldeação, que hoje é de duas horas.
Empolgado com os primeiros resultados, o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, comemorou, em palestra na Associação Comercial do Rio, a adesão ao sistema.
(Entenda melhor como funciona o bilhete único)
O impacto do bilhete único deveá ser analisado em seis meses. Até lá, o governo não se arrisca a calcular quanto do orçamento será consumido com o sistema. Só na primeira semana, coube ao estado R$ 1,8 milhão em subsídios. Depois de seis meses, um balanço será feito para estudar possíveis mudanças, como o aumento do tempo para fazer a baldeação, que hoje é de duas horas.
Empolgado com os primeiros resultados, o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, comemorou, em palestra na Associação Comercial do Rio, a adesão ao sistema.
Para o secretário, o bilhete único vai favorecer o transporte formal em detrimento do pirata, uma vez que o usuário gasta apenas R$ 4,40, mesmo que o valor da passagem seja maior. Mas o benefício só vale para veículos legalizados.
- O ônibus aceita o bilhete único, mesmo que tenha ar-condicionado. Esperamos um aumento da procura por esses veículos.
O secretário também falou sobre as empresas de ônibus que não estão cumprindo os horários das linhas normais, para tentar lucrar mais com os veículos de tarifas mais caras. O problema, de acordo com ele, existia antes do bilhete único e será combatido pela fiscalização, com multas que dobram a cada reincidência. Ao longo da semana, o Detro aplicou 42 multas a sete empresas, por descumprimento de horários.
- O ônibus aceita o bilhete único, mesmo que tenha ar-condicionado. Esperamos um aumento da procura por esses veículos.
O secretário também falou sobre as empresas de ônibus que não estão cumprindo os horários das linhas normais, para tentar lucrar mais com os veículos de tarifas mais caras. O problema, de acordo com ele, existia antes do bilhete único e será combatido pela fiscalização, com multas que dobram a cada reincidência. Ao longo da semana, o Detro aplicou 42 multas a sete empresas, por descumprimento de horários.
Fonte: OGlobo
Postado por Meu Transporte às 17:23 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Metrobus orienta passageiros sobre valor de passagem
Tarifa cobrada do usuário do transporte coletivo de sete municípios da região metropolitana de Goiânia é alterada. A mudança começa a valer partir do outro sábado, dia 13. O passageiro que pagava meia passagem vai desembolsar R$ 2,25. A decisão foi tomada em reunião dos componentes da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. A partir de amanhã, funcionários da Metrobus dão início ao trabalho de orientação e mobilização junto aos passageiros das linhas interligadas ao Eixo-Anhanguera que vão pagar a “tarifa cheia”.
Fonte: Goiás Agora
Postado por Meu Transporte às 17:21 0 comentários
Marcadores: Goiás
MPPB quer discutir acessibilidade nas paradas de ônibus e qualidade do transporte coletivo
A Promotoria de Justiça do Cidadão da Comarca da Capital vai realizar, no próximo dia 24 de fevereiro, às 9h, uma audiência pública com a Superintendência de Transporte e Trânsito de João Pessoa (STTrans) e com a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (AETC/JP) para discutir a acessibilidade nas paradas de ônibus e a má qualidade do serviço oferecido, principalmente para as pessoas com deficiência e idosos.
Segundo o promotor de Justiça Valberto Lira, as empresas de transporte já estão renovando a frota de veículos com ônibus adaptados, conforme estabeleceu o termo de ajustamento de conduta assinado por elas e pela Prefeitura de João Pessoa. “Resta agora, desenvolver um trabalho de educação com os operadores do sistema. Temos inúmeras denúncias contra motoristas que estão simplesmente 'queimando as paradas', ao verem que o passageiro é uma pessoa idosa ou com deficiência. Isso é crime previsto no Estatuto do Idoso e na Lei que trata sobre as pessoas com deficiência!”, contrapôs.
O promotor de Justiça disse que vai conceder um prazo às empresas para que elas realizem um curso de capacitação e treinamento dos motoristas, antes de determinar a abertura de procedimentos criminais contra os operadores. “Vou exigir que me apresentem calendário e determinar que umas das pessoas que falarão para os operadores seja a Delegada de Polícia de Proteção ao Idoso”, informou.
De acordo com Lira, ao assinar TAC, as empresas de transporte e a Prefeitura se comprometeram a confeccionar e a implantar 150 novos abrigos de ônibus em locais que seriam definidos pela poder executivo municipal. “A exigência do Ministério Público é de que todos esses abrigos atendam às normas de acessibilidade previstos nas normas técnicas 9.050/2004 e 15.320/2006. Os usuários de cadeiras de rodas podem até se utilizar dos ônibus, mas quando chegam em alguns abrigos não têm como descer”, criticou.
Pessoas com deficiências - Às 10h, o promotor de Justiça Valberto Lira fará outra audiência com representantes da AETC/JP, STTrans e Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) para falar sobre as carteiras que garantem às pessoas com deficiência o acesso gratuito ao sistema de transportes coletivos. “São várias as denúncias, desde o retardamento da entrega das carteiras até a cobrança de taxas para emissão de segunda via.
Por outro lado, há denúncias de que uma médica encarregada de examinar as pessoas portadoras de deficiência interessadas em receber a carteira estaria sendo paga pelas empresas e não é do quadro da Funad, o que é inadmissível”, disse.
Postado por Meu Transporte às 17:18 0 comentários
Marcadores: Paraíba
Porto Alegre: Passagem dos ônibus da Capital sobe para R$ 2,45
A partir de domingo, a tarifa do transporte coletivo da Capital estará mais cara. O Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu) definiu ontem o valor da nova passagem dos ônibus de Porto Alegre.
Oreajuste será de 6,52% percentual acima da inflação dos últimos 12 meses, que foi de 4,09%, elevando de R$ 2,30 para R$ 2,45 o valor. Os créditos atuais do Cartão TRI ainda valerão por 60 dias. O lotação terá tarifa de R$ 3,65 – aumento de 10,6%, que também passará a vigorar a partir da 0h de domingo.
Se comparada com outras oito capitais brasileiras, a nova tarifa de Porto Alegre só perde para os R$ 2,80 cobrados em Florianópolis, pagos pelos usuários que não utilizam o cartão do transporte público. Além de Porto Alegre, apenas no Rio de Janeiro a passagem já tem novo preço.
A partir de amanhã, os cariocas passam a pagar R$ 2,35, um aumento de 6,81% (a tarifa anterior era de R$ 2,20).
O Sindicato das Empresas Operadoras do Transporte de Porto Alegre (Seopa) havia solicitado um aumento de 11,30%, mas o Comtu acatou os cálculos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que analisou os preços dos diversos itens que compõem a tarifa, como pneus, combustíveis, salários de cobradores e motoristas.
Para quem trabalha seis dias por semana, e pega um ônibus para ir e outro para voltar, o valor de 48 passagens passará de R$ 110,40 para R$ 117,60.
Fonte: Zero Hora
Postado por Meu Transporte às 01:30 5 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Empresas já levaram 42 multas por tentativas de burlar o bilhete único
Desde segunda-feira (1), o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) já aplicou 42 multas a seis empresas de ônibus que, segundo o órgão, estariam tentando burlar o uso do bilhete único.
De acordo com o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, algumas empresas estão mudando os horários dos veículos e trocando os ônibus convencionais pelos “frescões”, que não estão incluídos no programa do bilhete único e não transportam as gratuidades previstas em lei: estudantes, idosos e deficientes físicos.
Segundo o secretário, depois de um longo tempo de espera por um ônibus normal, o usuário acaba recorrendo ao que não aceita bilhete único, pagando o valor integral da passagem.
Só nesta sexta-feira (5) o Detro aplicou 11 multas a seis empresas de ônibus que, segundo o departamento, estavam com horários de saídas irregulares. Na quarta-feira (3), cinco empresas de ônibus intermunicipais já tinham sido multadas por tentarem driblar o uso do bilhete único.
De acordo com o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, algumas empresas estão mudando os horários dos veículos e trocando os ônibus convencionais pelos “frescões”, que não estão incluídos no programa do bilhete único e não transportam as gratuidades previstas em lei: estudantes, idosos e deficientes físicos.
Segundo o secretário, depois de um longo tempo de espera por um ônibus normal, o usuário acaba recorrendo ao que não aceita bilhete único, pagando o valor integral da passagem.
Só nesta sexta-feira (5) o Detro aplicou 11 multas a seis empresas de ônibus que, segundo o departamento, estavam com horários de saídas irregulares. Na quarta-feira (3), cinco empresas de ônibus intermunicipais já tinham sido multadas por tentarem driblar o uso do bilhete único.
1,8 milhões de viagens
Lopes disse que este não é um problema em consequência da implantação do bilhete único, mas que antes não havia fiscalização. "O ônibus seletivo restringe a gratuidade. Os empresários puseram mais ônibus seletivos na frota. O bilhete único ajuda a corrigir isso, porque a população está denunciando o abuso. Mas esta desordem já existia antes".
Segundo Lopes, em quatro dias, cerca de 1,8 milhão de viagens foram feitas com o bilhete único. As estimativas da secretaria são de que, quando o bilhete único estiver estabelecido e conhecido pela população, cerca de 1,5 milhão de viagens sejam feitas por dia.
Reclamações na ouvidoria do Detro
O secretário afirmou que as empresas que não cumprirem com o padrão de circulação dos ônibus convencionais serão punidas.
“Elas terão que manter o padrão de circulação com ônibus convencionais (coletivo), conforme previsto em contrato de permissão. A população pode nos ajudar, denunciando as empresas que não tiverem cumprindo com a grade de horário”, disse o secretário na quarta-feira.
As reclamações podem ser feitas à ouvidoria do Detro, por meio do telefone (21) 2332-9535 ou por meio da Secretaria de Transportes, nos números (21) 2333-8664 e (21) 2333-8665.
Lopes disse que este não é um problema em consequência da implantação do bilhete único, mas que antes não havia fiscalização. "O ônibus seletivo restringe a gratuidade. Os empresários puseram mais ônibus seletivos na frota. O bilhete único ajuda a corrigir isso, porque a população está denunciando o abuso. Mas esta desordem já existia antes".
Segundo Lopes, em quatro dias, cerca de 1,8 milhão de viagens foram feitas com o bilhete único. As estimativas da secretaria são de que, quando o bilhete único estiver estabelecido e conhecido pela população, cerca de 1,5 milhão de viagens sejam feitas por dia.
Reclamações na ouvidoria do Detro
O secretário afirmou que as empresas que não cumprirem com o padrão de circulação dos ônibus convencionais serão punidas.
“Elas terão que manter o padrão de circulação com ônibus convencionais (coletivo), conforme previsto em contrato de permissão. A população pode nos ajudar, denunciando as empresas que não tiverem cumprindo com a grade de horário”, disse o secretário na quarta-feira.
As reclamações podem ser feitas à ouvidoria do Detro, por meio do telefone (21) 2332-9535 ou por meio da Secretaria de Transportes, nos números (21) 2333-8664 e (21) 2333-8665.
Fonte: G1
Postado por Meu Transporte às 01:27 0 comentários
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