Governo de SP assina concessão do Trem Intercidades que vai ligar Campinas à capital *** Ônibus da MobiBrasil 100% movido a gás natural entra em operação no Grande Recife *** Cuiabá reduz em 87% reclamações com monitoramento de frota inteligente *** Trensurb retoma operação do metrô de forma emergencial *** Terminal do Tatuquara completa três anos integrando a região Sul de Curitiba *** Campinas atinge mais de 107 km de rotas para bicicletas *** Metrô de BH receberá 24 novos trens em 2026

Recife: 'Queima de parada' ocupa 50% das reclamações dos passageiros de ônibus

quinta-feira, 2 de junho de 2011

O Disque-Denúncia fez um levantamento sobre as principais queixas denunciadas pelos passageiros de ônibus que circulam pela Região Metropolitana do Recife. Entre elas, estão maus-tratos cometidos por cobradores ou motoristas e assaltos. Mas, segundo a pesquisa, 50% das reclamações denunciam a “queima” das paradas, por parte dos motoristas.

“O grande número de informações, 50% do que temos no sistema, diz respeito ao desmando dos motoristas, que não param nos pontos obrigatórios, embora tenha sido sinalizado pelo usuário. Nós temos também uma situação mais grave, que são os maus tratos, a agressão verbal, praticada contra estudantes, idosos e pessoas com necessidades especiais”, explica a coordenadora do Disque Denúncia, Carmela Galindo.

Desde 2007 que o Disque-Denúncia recebe reclamações desse tipo, de usuários insatisfeitos com os serviços públicos. Até agora, já foram registradas 93 informações. “Se a situação não se constituir um crime, nós encaminhamos para o Grande Recife Consórcio ou para o órgão responsável. Mas se constituir notícia criminosa, será encaminhado à delegacia do bairro. Lembrando que o usuário pode ligar, que será mantido o sigilo da identidade”, diz Carmela.

Segundo a diretora de operações do Grande Recife, Taciana Ferreira, o consórcio oferece diversos canais de comunicação entre o usuário e a empresa, para registro de críticas e sugestões. “Nosso serviço 0800, a própria ouvidoria, através de e-mail. É importante que a população registre sua reclamação, pois, a partir delas, nós fazemos as ações junto às empresas de ônibus e também elaboramos campanhas educativas para a melhoria dos serviços”, explica.

Em alguns terminais integrados, a reclamação maior, principalmente nos horários de pico, são as filas. Mas, de acordo com Taciana Ferreira, esse é um problema comum aos TIs. Por isso, o objetivo do Grande Recife é diminuir o tempo de espera do passageiro nessas filas. “As filas nunca deixarão de existir num terminal integrado. Faz parte da rotina de um terminal. O importante é o tempo que esse usuário passa no terminal aguardando para o embarque”, afirma.

Este ano, foram 5.500 reclamações em relação à queima de parada, segundo Taciana. “A essas ações, nós atuamos com fiscalização. Por isso que é importante que essas reclamações cheguem ao Grande Recife, para que nós saibamos o que está incomodando o usuário”, diz. “É preciso informar o número de ordem do veículo, a linha, o horário e o local em que ele está registrando a reclamação”, orienta.

Ela destaca, ainda, que o transporte coletivo também enfrenta os engarrafamentos, o que interfere o itinerário e o horário dos veículos.  “Nós enfrentamos os congestionamentos que, muitas vezes, prejudicam a chegada dos veículos nos terminais integrados”, diz Taciana.


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960