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sábado, 24 de abril de 2010Postado por Meu Transporte às 18:30 0 comentários
Marcadores: Bahia, trem/metrô
Curitiba: Passageiros aprovam Estação da Leitura no Terminal Pinheirinho
Postado por Meu Transporte às 18:24 0 comentários
Marcadores: Paraná
Cadastramento para Cartão BHBUS Master será contínuo em BH
Fonte: BHTrans
Postado por Meu Transporte às 18:19 1 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Passagem do transporte coletivo de Marília-SP deve voltar a R$ 2,10 na segunda-feira
Postado por Meu Transporte às 18:15 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Novo sistema de linhas de ônibus entrou em vigor em Limeira
Postado por Meu Transporte às 17:53 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Recife: Paradas de duas linhas são modificadas no TI do Barro
Postado por Meu Transporte às 02:15 1 comentários
Marcadores: Pernambuco
SPTrans cede espaço nos terminais para colaborar com a vacinação contra o vírus H1N1
Fonte: SPTrans
Postado por Meu Transporte às 02:10 0 comentários
Salvador entra no rol de cidades que apostam na mobilidade urbana via BRT
- Pensando nisso, a Setin, a Transalvador e técnicos do Setps elaboraram a Rede Integrada de Transporte (RIT), um projeto que apresenta um novo olhar sobre o sistema de transporte público, priorizando o transporte coletivo através de vias exclusivas segregadas do tráfego em geral, valorizando o passageiro, a flexibilidade, rapidez e o baixo custo, e leva em conta o atual perfil da mobilidade na cidade, sem, no entanto, deixar de solucionar os principais pontos de congestionamentos da cidade.
A RIT envolve duas frentes: o investimento no transporte público, através da implantação dos corredores do BRT (o Bus Rapid Transit uma nova modalidade de transporte), e a expansão do sistema viário - construindo 40 km de novas vias e 38 km de duplicações – uma vez que as duas variáveis formam uma rede e dependem uma da outra para um bom desempenho.
- O projeto engloba ainda a modernização dos trens do Subúrbio Ferroviário, a extensão do metrô até o bairro de Pirajá e toda a reformulação das linhas de ônibus já existentes, para permitir a integração entre os meios rodoviário e ferroviário de transporte.
Lançado pioneiramente em Curitiba-PR, o BRT está sendo implantado em mais de 100 cidades em todo o mundo.
Fonte: A Tarde
Postado por Meu Transporte às 02:01 1 comentários
Marcadores: Bahia
Feira de Santana: estudantes protestam contra aumento da tarifa de ônibus
Postado por Meu Transporte às 01:57 0 comentários
Marcadores: Bahia
Linhas de ônibus terão itinerário alterado neste domingo em Santo André
Os eventos percorrerão a Avenida Ramiro Colleoni, Avenida D. Pedro II, Rua Catequese, Avenida Perimetral, Avenida Giovani Batista Pirelli, Rua das Caneleiras, Avenida Industrial e Rua Padre Vieira.
- Confira abaixo as alterações das linhas de ônibus:
B21 - Cidade São Jorge/Bairro Campestre. Sentido Campestre: xireto pela Avenida Industrial, Rua Porto Carrero, Avenida Dom Pedro II, seguindo normalmente. Sentido Cidade São Jorge: Avenida Dom Pedro II, Alameda Campestre, Rua das Figueiras até o Paço Municipal.
I 01 - Jardim Alzira Franco/Fundação Santo André. Sentido Fundação: Avenida Industrial, Rua Porto Carrero, Avenida Dom Pedro II, Alameda Campestre, Rua das Figueiras até Rua das Caneleiras. Sentido Jardim Alzira Franco: Rua das Figueiras, Avenida Prestes Maia, Avenida Industrial, seguindo normalmente.
Fonte: Diário do Grande ABC
Postado por Meu Transporte às 01:50 0 comentários
Marcadores: São Paulo
São Paulo: Três rotas de ônibus mudam por dia na capital
Para SPTrans, mudanças são normais
A estudante do Mackenzie só não ficou plantada à espera do coletivo graças ao alerta de uma amiga --que só soube da mudança porque ouviu a conversa de uma outra passageira que viajava da praça Ramos ao parque Continental. "Se ela não tivesse me avisado, ficaria no ponto esperando", conta Julia, que desistiu do transporte diante da necessidade de pegar duas conduções.
Um relatório da SPTrans (órgão municipal que cuida do transporte) mostra que há em média, por dia, quase três mudanças de itinerário e 13 alterações nos horários de partida dos ônibus.
Em 2009, 8% do total de 1.347 linhas foram até canceladas --na maioria das vezes, substituídas por outras, mas com diferenças de percurso. Os motivos vão de obras viárias no caminho a ajustes em trajetos com pouca demanda.
Mesmo quando tecnicamente justificáveis, as alterações criam incertezas e provocam transtornos, já que a divulgação costuma ser tímida. "O passageiro fica esperando um ônibus sem saber que não vai chegar", diz Saad Mazloum, promotor do Patrimônio Público e Social.
Postado por Meu Transporte às 01:46 0 comentários
Marcadores: São Paulo
DF: Ônibus da TCB voltaram a circular nesta sexta-feira
Postado por Meu Transporte às 01:42 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Campo Grande: Lei obriga ônibus a parar em qualquer ponto do trajeto após as 22h
Preocupada com o alto índice de assaltos e a constante onda de violência no transporte coletivo urbano de Campo Grande, a líder do Partido da República na Câmara Municipal, vereadora Grazielle Machado colocará em análise, na próxima semana, a proposta que determina a obrigatoriedade por parte das empresas de transporte coletivo urbano a afixarem dentro dos ônibus, placas ou cartazes informando que os motoristas são obrigados a realizar embarques e desembarques em qualquer lugar do percurso normal após as 22h. A ideia é informar os usuários do transporte coletivo urbano sobre o benefício instituído por lei.
Desconhecimento - A determinação já é realidade na capital há mais de 16 anos, mas ainda hoje a população, desconhece a legislação vigente. A universitária de 20 anos, Nathalia Freitas de Souza diz que a falta de informação ainda é a negativa. "Acho que nem os motoristas de ônibus têm conhecimento da lei", destaca. A parlamentar argumenta que a relevância da lei é indiscutível e mesmo tendo mais de 16 anos de vigência, ela é praticamente desconhecida entre os cidadãos, principalmente entre os que utilizam transporte coletivo.
O estudante Willian Ferreira, 16 anos, morador da aldeia Marçal de Souza nunca ouviu falar na medida. "Nunca nem ouvi falar que o motorista é obrigado a parar, acho a lei totalmente favorável aos estudantes, que passam por várias situações de medo na hora de voltar para casa", diz o estudante completando que vai cobrar dos motoristas da capital o cumprimento da determinação.
Na visão da funcionária pública, Claudia Silva a idéia é válida porque na maioria das vezes, os ônibus trafegam vazios, as ruas estão desertas e as pessoas precisam andar de dois a três quarteirões sem necessidade. "Acho totalmente válida a proposta, as vezes o ônibus passa na frente da sua casa, mas você precisa andar mais dois quarteirões para parar no ponto, com a medida os motoristas poderiam parar no local certo, sem prejuízo ou atraso para ninguém”, relata.
Para a copeira Maria Aparecida, de 53 anos, o campo-grandense desconhece a legislação, argumentando que é interessante uma lei que beneficia além dos estudantes que poderão ficar mais tranqüilos, as pessoas que trabalham no período noturno e dependem do transporte coletivo para voltar para a casa.
O problema chegou a Câmara Municipal de Campo Grande. Preocupada com a falta de conhecimento da população a vereadora Grazielle Machado deverá colocar em análise, na próxima semana, um Projeto de Lei que solicita a afixação da lei nº 3037, através de cartazes informativos na frota de mais de 500 ônibus coletivo de Campo Grande, beneficiando diretamente 300 mil usuários/dia.
O projeto tem apoio de várias entidades não governamentais, movimentos populares e união de estudantes. “O projeto terá o nosso apoio. Enquanto instituição de movimentos populares somos favoráveis a toda e qualquer proposta que venha a acrescentar na qualidade de vida da nossa população, em especial, nas ações de caráter preventivo da violência pública. E vamos além, seremos parceiros na divulgação. Não basta apoiarmos, vamos participar”, garante Haroldo Martins Borralho coordenador de meio ambiente do Centro de Documentação e apoio aos movimentos populares.
Postado por Meu Transporte às 01:39 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso do Sul
Viação Modelo é a empresa com mais reclamações em Aracaju
Mas a empresa que mais chamou a atenção quando as reclamações, foi a VIAÇÃO MODELO que, segundo declarações de um usuário revoltado com o serviço, disse que a empresa “procurou a dedo” motoristas que não respeitam as pessoas.
Após as denuncias, a redação do FAXAJU, foi verificar de perto o que realmente estava acontecendo, e a surpresa veio logo no inicio da reportagem. Às 14:55h desta sexta-feira (23), o ônibus da VIAÇÃO MODELO que faz a linha Augusto Franco/Bugio, de prefixo 9704, deixou mais de 5 passageiros na avenida Barão de Maruim, no ponto que há entre a avenida Gonçalo Prado e rua Lagarto. (no sentido Augusto Franco/Bugio).
Em alta velocidade, o motorista só conseguiu parar o veiculo aproximadamente 50 metros após a rua Lagarto. A reportagem do FAXAJU flagrou o desrespeito e procurou ouvir os usuários que ali se encontravam. Todos foram unânimes em afirmar que isso ocorre diariamente e que, quando ligam para a empresa essa promete “punir com rigor” o motorista, porem os fato se repetem diariamente, como o comprovado e registrado pelo FAXAJU.
Outra reclamação feita a redação e comprovado pelo jornalista, é no horário que essa empresa faz, entre 05:00h e 05:10h. Nesse horário, no mesmo percurso (augusto Franco Bugio), por saber que não haverá punição e nem cobrança dos órgãos competentes, a VIAÇÃO MODELO, coloca dois ônibus no mesmo horário. Ai começa o sofrimento do usuário que alem de acostumado com o sofrimento, não tem a quem reclamar. O primeiro que passa nesse horário, normalmente vem com cerca de 20 pessoas e por isso não para nos pontos, que há na avenida Maranhão, esquina com a rua Bahia, e o que vem logo em seguida, e em alta velocidade, também não.
Vários usuários que precisam desse meio de transporte, começam o dia com constrangimento tendo que às vezes sair correndo no meio da rua para poder ir ao local de destino, como se a empresa e esses motoristas estivessem fazendo algum tipo de favor.
Uma coisa chamou a atenção da reportagem quanto aos abusos de motoristas. Reclamações são feitas diariamente tanto na SMTT quanto na empresa, porem nada é feito para coibir esses abusos. “Isso interessa a quem. A quem interessa manter essas empresas irresponsáveis e sem compromissos com o cidadão. A quem interessa manter uma “modelo”, que só causa constrangimento para o usuário. Essa é uma pergunta que apenas o superintendente da SMMT pode responder.
A reportagem do FAXAJU, vai acompanhar a partir de hoje, e monitorar os horários, percursos e velocidade desses ônibus, talvez assim os órgão competentes resolvam fazer alguma coisa.
É preciso que algum fiscal, se é que há, ande em um desses coletivos para acompanhar e ver como alguns motoristas dirigem. Como são feitas as frenagens, como são feitas as curvas, principalmente próximo ao terminal do mercado.
Postado por Meu Transporte às 01:33 9 comentários
Marcadores: Sergipe