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domingo, 21 de fevereiro de 2010Postado por Meu Transporte às 20:29 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Rio: Passageiros reclamam da falta de abrigos em pontos de ônibus
Quem anda de ônibus precisa de abrigo em vários pontos. Seja porque está calor ou porque está chovendo, muita gente passa sufoco. Na região da Leopoldina, o movimento é grande nos pontos de ônibus. Nos abrigos, não cabe todo mundo. Então, os passageiros se protegem debaixo de passarelas e dos toldos das lojas.
Na Avenida Brasil, são pouquíssimos os pontos com cobertura. O jeito é se prevenir. “Eu vim de guarda-chuva, mas acho que deveria ter um lugar para a pessoa ficar na chuva”, disse a empregada doméstica Joana D'arc. No ponto da Avenida Brasil em frente à Fundação Oswaldo Cruz, mostrado em vídeo, a equipe do RJTV encontrou vários abrigos de pontos de ônibus. Mas, onde se concentra a maioria das pessoas pela manhã, não há nenhum abrigo.
Tanto movimento tem explicação. Pelo local, passam pelo menos 21 linhas de ônibus. Segundo a prefeitura, as coberturas montadas na margem da pista principal foram instaladas no ano passado, mas faltou abrigo na pista do canto. Até fiscais das empresas de ônibus reclamam. “Não saio na chuva não. Mas a gente tem que cumprir a nossa obrigação, que é trabalho”, diz um homem.
A Secretaria de Obras informou que os abrigos fazem parte dos contratos de concessão do mobiliário urbano, administrado por duas empresas particulares: a Cemusa e a Adshell. E que está em estudo uma forma de ampliar o número de abrigos na cidade, já que todos os que estão previstos nos contratos estão instalados. São cerca de 2,2 mil abrigos em toda a cidade.
Ainda de acordo com a prefeitura, a indicação do local onde serão colocados esses abrigos é feita com base em análises das subprefeituras e de outras secretarias. A manutenção é feita por essas empresas, com fiscalização do município. Quem quiser denunciar a falta de manutenção dos abrigos deve ligar para a ouvidoria da Secretaria de Obras. O número é 2503-2582.
Postado por Meu Transporte às 01:44 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, Videos
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Postado por Meu Transporte às 01:21 0 comentários
Marcadores: Alagoas, Brasil, Ceára, Minas Gerais, São Paulo
Professores da Universidade de São Paulo fazem Manifesto Contra a Ampliação das Marginais
Tal obra repete práticas de planejamento equivocadas, que levaram a metrópole aocolapso atual. Ao invés de reverter tal lógica, prioriza o transporteindividual em detrimento do transporte coletivo, reproduzindo umapolítica excludente, além da triste tradição brasileira de obrasvistosas que beneficiam a minoria e os setores especializados daconstrução civil. Ela se opõe frontalmente aos princípios depriorização do transporte coletivo sobre o individual constante doPlano Diretor Estratégico do Município de São Paulo e dos PlanosRegionais Estratégicos das Subprefeituras.
O mais inaceitável é que os dados técnicos ratificam esta urgente e necessária priorizaçãodo transporte coletivo. A Pesquisa OD 2007, realizada pela Companhia doMetrô, mostra que: a taxa de motorização da Região Metropolitana é demenos de 20 veículos para cada cem habitantes; metade das famílias daregião metropolitana não possui automóvel, parcela essa na qual seconcentram as de mais baixa renda; e que um terço das 37,6 milhões desuas viagens diárias ainda é feita a pé, em função das péssimascondições sócio-econômicas da população. As viagens de automóvelcorrespondem a apenas 11,2 milhões, ou seja, aproximadamente 30% dototal.
Se somarmos os gastos de todas as grandes obras viárias realizadas nos últimos 15 anos e daquelas previstas para o CentroExpandido da capital, aonde se concentram os estratos de maior renda,chega-se ao montante de vários bilhões de reais, valor mais quesuficiente para a implantação de toda a Linha 4 – Amarela do metrô.
A Cidade do México, tomando um exemplo com alguma similaridade com SãoPaulo, iniciou o seu metrô na mesma época que nossa capital.Atualmente, apresenta uma rede com 202 km de extensão, face aos tímidos61 km do metrô de São Paulo. Apesar da aceleração recente do ritmo dasobras, o incentivo ao transporte coletivo é insuficiente, pois,mantendo-se o ritmo atual, serão necessários ainda assimaproximadamente 20 anos para alcançarmos a quilometragem da cidade doMéxico.
Código fonte: http://www.arteven.org/profiles/blogs/manifesto-contra-a-ampliacao
Postado por Meu Transporte às 01:02 0 comentários
Marcadores: São Paulo
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Postado por Meu Transporte às 00:57 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina