Governo de SP assina concessão do Trem Intercidades que vai ligar Campinas à capital *** Ônibus da MobiBrasil 100% movido a gás natural entra em operação no Grande Recife *** Cuiabá reduz em 87% reclamações com monitoramento de frota inteligente *** Trensurb retoma operação do metrô de forma emergencial *** Terminal do Tatuquara completa três anos integrando a região Sul de Curitiba *** Campinas atinge mais de 107 km de rotas para bicicletas *** Metrô de BH receberá 24 novos trens em 2026

Fortaleza: Greve de motoristas de ônibus para avenidas de grande fluxo

sexta-feira, 13 de agosto de 2010


O Centro de Fortaleza, as ruas e as avenidas que dão acesso aquela área pararam totalmente ontem à tarde. O caos foi resultado da estratégia utilizada por motoristas, cobradores e fiscais do transporte público que entraram em greve por tempo indeterminado. Desta vez a ação adotada pelo movimento foi diferente da greve anterior em que paravam os terminais. Antes, o que estava concentrado em locais estratégicos como garagens, chegou até mesmo às ruas e calçadas das residências.

Aguanambi, Domingos Olímpio, Tristão Gonçalves, General Sampaio, Carapinima, 13 de Maio, da Universidade e João Pessoa foram as principais avenidas que tiveram fluxos de veículos interrompidos.

Até quem não utiliza o transporte público acompanhou o desespero de milhares de pessoas que tentavam chegar aos seus destinos. Elas eram obrigadas a descer dos ônibus por orientação dos fiscais do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), que temiam a violência provocada pelos manifestantes. O problema é que os grevistas abordavam os ônibus, secavam os pneus e, aos poucos, as ruas estavam bloqueadas.

O trânsito virou um caos. Ao tentar furar o congestionamento instalado, motoristas de carros particulares e motociclistas invadiam as calçadas e assustavam os milhares de pedestres que transitavam, em sentido duplo, as avenidas e ruas. Idosos e até crianças tiveram que caminhar longas distâncias. Das 16 até as 20horas, um congestionamento de aproximadamente seis quilômetros se formou entre os bairros Porangabussu e Centro.

Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) tentavam controlar alguns trechos caóticos, como a Avenida Domingos Olímpio, onde um ônibus ficou atravessado no cruzamento com a Tristão Gonçalves. No entanto, o esforço não foi suficiente para conter o movimento. Tanto que, o Batalhão de Choque foi acionado para dar reforço. Helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciopaer) sobrevoaram a área central no horário de pico.

Nos locais em que a AMC não conseguiu chegar, motoristas de ônibus que não aderiram à greve foram obrigados a abandonar seus carros por conta dos bloqueios provocados.Iniciada ao meio-dia em avenidas de grande fluxo como José Bastos, Leste-Oeste, Bezerra de Menezes, Dedé Brasil, Santos Dumont e com reflexos nos terminais, a segunda greve instaurada em 50 dias, chegou ao seu ápice.

A segurança foi reforçada em cada terminal. Na Parangaba, por exemplo, 40 agentes do pelotão especial da Guarda Municipal montaram vigilância desde as primeiras horas da manhã. Uma viatura da PM circulava de meia em meia hora com a ajuda de motopatrulheiros. O Sindiônibus também disponibilizou um carro-socorro para a reposição de pneus e uma equipe de mecânicos.

As empresas fizeram o mesmo, no entanto, os mecânicos não conseguiram suprir a demanda. Para se ter uma ideia, somente na Domingos Olímpio, entre a Avenida de Universidade e a Imperador, 50 ônibus tiveram os pneus esvaziados.



0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960