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Prefeitura do Rio anuncia mudanças na utilização da faixa seletiva da Avenida Brasil

domingo, 14 de abril de 2024

A Prefeitura do Rio anunciou, nesta quinta-feira (11/04), no Centro de Operações Rio (COR), novas regras viárias que passarão a valer na Avenida Brasil a partir do dia 23 deste mês, no feriado de São Jorge. A principal alteração é o fim da faixa seletiva exclusiva para ônibus e táxis nos fins de semana e feriados, e nos horários de entrepico de dias úteis, ou seja, de 10h às 16h e de 20h às 5h. Nestes dias e horários específicos, veículos de passeio estarão autorizados a circular na faixa.

– A gente segue fazendo uma avaliação permanente dos resultados da Avenida Brasil e da operação do BRT Transbrasil, que teve um início bem sucedido, com a adesão da população, com as pessoas usando este novo modal de transporte público na via expressa mais importante da cidade. Mas é claro que uma mudança desse tamanho e com relevância para a cidade será objeto o tempo inteiro de avaliação, com monitoramento do time técnico da Prefeitura para que novas mudanças necessárias sejam feitas para melhorar a qualidade da via e do serviço de transporte na Avenida Brasil – afirmou o secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere.

Os motoristas devem ficar atentos ao limite de velocidade da faixa seletiva, que permanecerá de 60 km/h com redução para 40 km/h nos locais próximos às estações. Caminhões não poderão acessar a seletiva em qualquer horário, e devem seguir utilizando exclusivamente as duas faixas da direita na pista central da Avenida Brasil.

– Essas regras de velocidade permanecem por uma questão de segurança viária. Esse carrro estará transitando ao lado de um ônibus BRT na altura das estações. A gente precisa que ele ande com precaução e garanta toda a segurança viária – explicou a secretária Municipal de Transportes, Maína Celidonio.

A faixa seletiva tem 14,4 quilômetros de extensão, entre o Trevo das Margaridas (Rodovia Presidente Dutra) e o Caju (Viaduto da Treliça). A calha à esquerda na pista central da Avenida Brasil segue exclusiva para os articulados do BRT em todos os horários.


– A liberação da seletiva neste horário se dá porque até as 10h a quantidade de BRTs que precisam atender à população é muito maior porque também é o horário de pico dos trabalhadores. Então, a gente precisa garantir a qualidade dos serviços do BRT. A expectativa é de que, com esse horário liberado, os motoristas de caminhões e os motociclistas possam adaptar o seu horário e chegar na Avenida Brasil já num momento em que a gente tem uma faixa a mais – disse o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis.

O Centro de Operações Rio (COR) divulgou esta semana um estudo que mostra que a possibilidade do número de acidentes provocados por caminhões na Avenida Brasil é seis vezes maior do que as ocorrências cometidas pelos carros. Apesar de a porcentagem de caminhões (6%) na via ser nove vezes menor do que a de carros (54%), os caminhões são o segundo tipo de veículo que mais provocam acidentes (27%).

– Comparando esta semana com a semana anterior, que foi o início da operação 100% do Sistema BRT no corredor Transbrasil, a gente percebe uma melhora de mais de 20% no congestionamento. E o estudo que o COR fez mostra que qualquer ocorrência ou acidente com caminhões ou carretas provoca um alto impacto na Avenida Brasil. Essas novas medidas apresentadas hoje já são resultados dessas análises – destacou o chefe executivo do COR, Marcus Belchior.

Regras de trânsito na pista central da Avenida Brasil, no trecho entre Trevo das Margaridas (Rodovia Presidente Dutra) e Caju (Viaduto da Treliça):

Faixa à esquerda da calha
Todos os dias, 24h: Exclusiva para o BRT – Velocidade máxima limitada a 60 km/h, com redução para 40 km/h em todas as estações.

Faixa à direita da calha
Dias úteis, de 5h às 10h, e de 16h às 20h: Exclusiva para ônibus convencionais e rodoviários, táxis e veículos de serviço (quando em operação) – Velocidade máxima limitada a 60 km/h, com redução para 40 km/h em todas as estações.
Dias úteis, de 10h às 16h, e de 20h às 5h, fins de semana e feriados: Permitida a circulação de todos os veículos, exceto caminhões – Velocidade máxima limitada a 60 km/h, com redução para 40 km/h em todas as estações.

Duas faixas à direita da pista central
Todos os dias, 24h: Permitida a circulação de todos os veículos – Velocidade máxima de 80 km/h.

BRT Transbrasil

Com 26 quilômetros de extensão, 17 estações e atravessando 18 bairros, o BRT Transbrasil tem previsão de transportar cerca de 250 mil pessoas por dia até 2030. Este é o quarto corredor de BRT implantado na cidade, ampliando o sistema de transporte de alta capacidade, que já opera com os corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica. O investimento visa proporcionar maior acessibilidade e comodidade aos usuários do transporte público na cidade, ampliando as oportunidades de conexões entre as Zonas Norte e Oeste e o Centro da cidade. Além das linhas regulares de articulados, o Transbrasil também oferece um serviço executivo de transporte de passageiros entre o Terminal Gentileza e o Aeroporto Internacional Tom Jobim.

Serviços:

– Linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro – parador)
Horário: todos os dias, das 4h até meia-noite
Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações Into, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Rubens Vaz, Piscinão de Ramos, Marinha Mercante, Lobo Júnior, Mercado São Sebastião, Cidade Alta, Vigário Geral, Irajá, Fazenda Botafogo, Jardim Guadalupe, Guadalupe e Terminal Deodoro.

– Linha 80 (Terminal Gentileza x Penha – parador)
Horário: todos os dias, das 4h até meia-noite
Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações Into, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Santa Luzia, Cardoso de Moraes, Olaria, Ibiapina e Penha.

– Linha 90 (Terminal Gentileza x Fundão – parador)
Horário: todos os dias, das 4h até meia-noite
Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações Into, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Maré e Terminal Fundão.

– Serviço executivo Terminal Gentileza x Galeão – sem paradas
Horário: todos os dias, das 6h à meia-noite

Informações: Prefeitura do Rio

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Passageiros de ônibus já podem fazer duas viagens e pagar uma passagem em Volta Redonda

Os usuários do transporte público de Volta Redonda que utilizam o VR Card já contam com mais um benefício: o novo programa “Viaje +”, que visa estimular o uso do transporte coletivo público na cidade. A proposta do programa – que é incorporado ao subsídio da prefeitura às empresas de ônibus para garantir o equilíbrio da operação do transporte – é que o passageiro que utiliza duas linhas municipais para um trajeto único (ida ou volta) tenha subsidiada em 100% a segunda tarifa.

Na prática, o morador de Volta Redonda que utiliza o VR Card – que já garante o benefício de tarifa a R$ 4,20 (em dinheiro o valor da passagem é de R$ 4,95) – e que utiliza dois ônibus no trajeto para o trabalho, por exemplo, paga somente a primeira passagem. A segunda é subsidiada pelo governo municipal em sua totalidade. Na volta para casa é da mesma forma: o usuário paga R$ 4,20 na primeira passagem e a segunda é subsidiada.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), o benefício de subsídio da segunda tarifa é válido, a princípio, somente para quem embarcar na segunda linha de ônibus em até 50 minutos após o embarque da primeira. O tempo foi definido com base em estudos da STMU, que contabilizou um trajeto médio de 12 quilômetros percorridos pelos ônibus, com uma média de velocidade de 18 km/h. Caso seja necessário, a secretaria poderá revisar esse limite de tempo, de acordo com estudos técnicos.

“O usuário que embarca no Jardim Vila Rica e quer ir até o bairro Santa Cruz, por exemplo, pode pegar o segundo ônibus na Vila Santa Cecília. Inclusive, ele pode planejar sua viagem, o melhor ponto para embarcar no segundo trecho do trajeto, por meio do aplicativo VR Bus, que fornece as opções de linhas e horários”, exemplificou o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Paulo Barenco.

E quem usa vale-transporte?
O benefício do “Viaje +” não se aplica aos usuários do vale-transporte, já que as empresas onde esses profissionais trabalham concedem o valor referente ao custo com o deslocamento de ida e volta para o trabalho. O benefício é mais um esforço do governo municipal para atender a uma parcela da população que mais precisa.

“Um prestador de serviço, um pedreiro, por exemplo, que vá atender um cliente onde são necessários dois ônibus diferentes para chegar ao local de trabalho, será beneficiado com o 'Viaje +’ e o pagamento será somente no primeiro trecho do trajeto, tanto na ida quanto na volta. O segundo trecho será subsidiado”, frisou o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana.

O “Viaje +” está em fase inicial de implantação, por meio do Decreto Municipal 18.309, que altera o Programa de Subsídio ao Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP-VR), que já beneficia os usuários de ônibus com tarifa a R$ 4,20. Os passageiros podem avaliar o serviço, tirar dúvidas e obter mais informações pelo WhatsApp (24) 99295-8558.

Como solicitar o VR Card pela internet
Para fazer o cadastramento do VR Card pela internet, o morador de Volta Redonda deverá acessar o site https://bit.ly/cadastrovrcard. Em seguida, deverá informar o CEP, selecionar a opção “Usuário VR Card” e informar nome completo, e-mail, celular e CPF.

Após o preenchimento, o morador deverá anexar o documento de identidade com foto e o comprovante de residência em Volta Redonda. Se estiver utilizando celular ou smartphone, basta tirar foto da documentação.

Após concluir o cadastro, o Sindpass (Sistema das Empresas de Transporte de Passageiros) enviará as orientações da retirada do cartão no e-mail cadastrado.

Como fazer o cadastramento presencialmente
Para fazer o cadastramento do VR Card de forma presencial, o morador de Volta Redonda deverá ir até a Rodoviária Municipal Prefeito Francisco Torres (Avenida dos Trabalhadores, nº 333, Centro), ou Subprefeitura (Avenida Antônio de Almeida, nº 46, no bairro Retiro).

Deve levar os seguintes documentos: original ou cópia do RG; original ou cópia do CPF; original ou cópia do comprovante de endereço, expedido dentro dos últimos três meses.

Como comprovante de residência, serão aceitos somente contas de energia elétrica; água; gás (se houver); IPTU (com inscrição imobiliária comprovando o endereço de Volta Redonda); declaração do proprietário do imóvel, informando que a pessoa reside no local como inquilino e uma conta em nome do dono do imóvel, vinculada ao contrato de aluguel; declaração de moradia conjunta (devendo encaminhar o comprovante de residência do proprietário do imóvel).

Para menores de idade é necessária a apresentação da Certidão de Nascimento, RG e CPF, acompanhado do representante legal.

Retirada do cartão VR Card
A retirada do VR Card deverá ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30, no posto de atendimento do Sindpass em Volta Redonda, que fica localizado no segundo andar do Pontual Shopping (Rua 14, nº 350, 2º piso), na Vila Santa Cecília. O prazo para produção e retirada do VR Card é informado pelo Sindpass pelo e-mail informado durante o cadastro.

Informações: O Dia

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Macaé Conectada: Prefeitura lança aplicativo de ônibus

Como parte do Programa Macaé Conectada, a Prefeitura de Macaé lançou um aplicativo de transporte público totalmente gratuito para o usuário. O Cittamobi pode ser baixado nas lojas de aplicativo do telefone celular, disponível nos sistemas Android e IOS.

Com o aplicativo instalado, o usuário do transporte terá disponível na tela do celular as linhas, pontos e horários dos ônibus que vão passar próximo ao local onde a pessoa está. Além de outras interações.

O aplicativo funciona com os dados enviados pelo GPS dos ônibus em tempo real, conectado às quatro operadoras de telefonia móvel. O usuário poderá saber quais linhas e em quanto tempo os ônibus estarão passando próximo ou no local em que a pessoa se encontra.


Além de roteirizar seu trajeto, colocar suas rotas favoritas e pontos mais usados. O QR Code do Cittamobi estará disponível nos terminais, ônibus, busdoor, pontos de integração, entre outros locais, para as pessoas baixarem.

O Cittamobi, que é gratuito para a prefeitura, tem 10 anos de mercado e está presente em 337 cidades, com mais de 25 milhões de usuários. Os locais que não possuem sinal das operadoras de telefonia móvel continuarão a funcionar com as linhas programadas e horários já estabelecidos.

O aplicativo é mais uma etapa do Programa Macaé Conectada de tecnologia no transporte coletivo do município, com ônibus novos climatizados, Wi-fi, entrada USB para carregar a bateria do celular, acessibilidade, novos abrigos de ônibus com USB e terminais urbanos também com Wi-fi.

Nova frota com 100 ônibus de última geração foi entregue em 2023 à população para proporcionar maior conforto aos usuários do transporte coletivo urbano. Com um investimento em tecnologia de última geração, os novos veículos possuem design moderno e sustentável, além de recursos que facilitam o acesso e a mobilidade das pessoas.

Informações: G1

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Espanha quadruplica trens-bala em três anos e lidera revolução europeia

A Espanha quadruplicou sua oferta de trens de alta velocidade, que viajam a até 310 km/h, nos últimos três anos e tem liderado a Europa nesse ramo de transporte.

Desde 2021, quando a União Europeia aprovou um pacote ferroviário obrigando os países a abrirem seus mercados nacionais à concorrência, três novas empresas de trens-bala se uniram à antiga Renfe AVE (sigla para Alta Velocidade Espanhola).

A concorrência foi intensificada pela entrada da francesa Ouigo e da italiana Iryo e teve um efeito notável na redução dos preços. Um estudo recente da plataforma de venda de passagens Trainline destaca uma queda de preços de 65% desde 2019, com o preço médio atual do bilhete em torno de 35 euros, o que dá 22% a menos do que no ano passado. De 2021 para cá, a queda foi de 48%.

A estatal espanhola Renfe opera sua marca AVE desde 1992, quando iniciou uma linha regional entre Madri e Sevilha. E assim foi por quase três décadas, quando, em 2021, a empresa francesa de trens de baixo custo Ouigo chegou ao país.

A concorrência obrigou a Renfe a lançar no mesmo ano uma segunda marca de baixo custo, a Avlo, cujos trens não têm primeira classe e operam com preços que às vezes não chegam a 10 euros. A Avlo pode ter descontos entre 60% e 90% em relação à AVE numa mesma linha.

No final de 2022, foi a vez da Iryo, uma empresa que tem a estatal italiana Trenitalia em seu DNA. A Iryo, por sua vez, concorre diretamente com a AVE, oferecendo primeira classe, refeições, bebidas e vagões-restaurantes.

"O preço médio dos bilhetes caiu muito e a procura cresceu. A demanda cresceu justamente por causa dos preços mais baixos e melhor serviço, maior concorrência de serviços", afirmou à Folha Antonio García Salas, da associação Corredor Sudoeste Ibérico, que reúne cerca de 40 empresas envolvidas no ramo de transportes na região.

Segundo Salas, há uma quinta empresa de olho no mercado espanhol, a portuguesa B-Rail. "Apesar de Portugal ainda não possuir trem-bala, a B-Rail trabalha atualmente na implantação de uma linha Lisboa-Madri, que terá três horas de duração", diz ele.

Uma pesquisa de passagem Madri-Barcelona na plataforma Trainline para um dia normal -por exemplo, a próxima terça-feira (15)- oferece nada menos que 46 trens diferentes entre 6h15 e 21h10, com durações entre duas horas e meia e três horas e quinze minutos.

Os tíquetes mais baratos partiam de 19 euros (R$ 103), com opções da Avlo, às 10h30 e às 19h30, ou da Ouigo, às 21h. Os preços não são fixos como outrora. Agora, eles seguem o esquema das companhias aéreas, cujos algoritmos aumentam e diminuem os valores de acordo com o dia, horário, disponibilidade etc.

Assim, o primeiro trem da Avlo para esse dia, às 6h15, estava muito mais caro: com apenas seis lugares restantes, custava 55 euros (R$ 299) no momento da pesquisa.

Mas, às 6h40, a mais luxuosa Iryo cobrava a metade do preço da low-cost: 28 euros (R$ 152) ou 38 euros (R$ 207) na primeira classe, com refeição. Vinte minutos depois, às 7h, a AVE estava pedindo 121 euros (R$ 659) por um assento simples, ou 143 euros (R$ 779) para a primeira classe.

Como comparação, a distância entre as duas cidades espanholas (630 km) é maior que a São Paulo-Rio (450 km) ou São Paulo-Belo Horizonte (570 km).

"Diferentes países estão adotando essa lei [de abertura à concorrência] com diferentes níveis de entusiasmo", contou à Folha Mark Smith, expert em ferrovias europeias e mantenedor do site especializado The Man in Seat 61 (www.seat61.com).

"A França foi forçada a aceitar dois trens por dia da espanhola Renfe para Marselha e Lyon. Mas a estatal francesa SNCF (Société Nationale des Chemins de fer Français) é notória por fazer tudo o que pode para dificultar a entrada de outros operadores no país", disse.

A República Tcheca e a Itália, por sua vez, se abriram à concorrência de forma mais transparente, afirma ele. "A antiga Trenitalia e a nova Italo Treno agora competem na rede de alta velocidade entre as principais cidades italianas. A Polônia e a Eslováquia também abriram os mercados, mas não há nada na Suíça, que não pertença à UE, ou na Croácia, por exemplo", afirmou Smith.

O Reino Unido adotou outra política. "Em vez de permitir operadores de acesso aberto a toda a nossa rede ferroviária, privatizamos abrindo licitações para contratos de franquias. Assim, a concorrência acontece na fase em que o governo cede as franquias, e não na fase em que o passageiro compra as passagens", afirmou.

Para Salas, da associação Corredor Sudoeste Ibérico, uma outra grande vantagem da chegada de maior oferta dos trens-bala é que eles são mais modernos e, portanto, menos poluentes que os anteriores.

"No caso do sudoeste ibérico, a produção de eletricidade tem emissões quase nulas de CO2, os gases com efeito de estufa. A Extremadura, que é a região espanhola que fica perto da fronteira com Portugal, tem uma capacidade de produção seis vezes superior ao seu consumo. E tudo praticamente sem emissões de CO2. Os trens de alta velocidade funcionam com essa eletricidade. Entre os outros, alguns são elétricos, mas muitos ainda funcionam com diesel", afirmou Salas.

No mês passado, voltou à baila na Espanha a ideia de se proibir voos para onde há a opção de trens com até duas horas e meia de viagem. O movimento é parte do plano do governo para reduzir as emissões de carbono até 2050.

O PSOE, do primeiro-ministro Pedro Sánchez, e a Sumar, coligação de esquerda que faz parte do governo, chegaram a um acordo no Congresso para reduzir esses voos domésticos, mas a maioria deles esbarra na exceção à regra: desde que não estejam ligadas a aeroportos que façam ligação com rotas internacionais.

Ou seja, os voos Madri-Barcelona, por exemplo, não poderão ser interrompidos porque quem compra uma passagem internacional em Barcelona poderia ter que passar por Madri para seguir viagem. O governo, no entanto, trabalha com a possibilidade de extinção de dez linhas.

"As pessoas costumavam pensar que três horas era o número mágico", explicou Mark Smith. Ele se refere ao fato de que, para o passageiro, uma viagem de trem de três horas equivale em tempo a um voo de uma hora. Pois é preciso contar meia hora indo ao aeroporto, uma hora para fazer check-in, uma hora para voar e mais meia hora do aeroporto de destino ao centro da outra cidade.

"Mas o presidente da estatal ferroviária francesa disse alguns anos atrás que o número mágico de três horas agora era de quatro ou até cinco horas por causa do tempo extra de check-in e da segurança adicional após o 11 de setembro. E também porque, nos trens, os empresários agora têm laptops, os trens agora têm tomadas e Wi-Fi, ou seja, o tempo no trem é tempo produtivo, e no voo não é bem assim", disse Smith.

"O perigo com essas propostas do governo é que elas parecem boas e geram manchetes positivas para os políticos. Mas se você não tiver cuidado, não terá nenhum efeito, especialmente se permitir voos onde você está conectado com um hub internacional", afirmou.

De fato, a França proibiu esses voos no ano passado, mas o efeito foi quase nulo para o mercado, pois atualmente se aplica a apenas três rotas do aeroporto de Paris Orly para Nantes, Lyon e Bordéus.

De qualquer modo, ajuda. De acordo com a indústria, a aviação representa 2% por cento das emissões globais de CO?. No entanto, estudos dizem que isso omite fatores-chave. Devido às emissões em altitude durante o voo, o impacto climático global da aviação pode ser responsável por 5% a 8% das emissões no mundo.

Informações: MSN
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Projeto de trem para ligar Porto Alegre a Gramado é detalhado para secretarias

A proposta de um trem para ligar Porto Alegre a Gramado, na Serra Gaúcha, foi tema de reunião nesta quinta-feira (11/4) na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em Porto Alegre. O encontro contou com a participação de representantes das pastas de Logística e Transportes e do Meio Ambiente e Infraestrutura. 

Projeto da iniciativa privada, a ideia é que os 84 quilômetros que separam as duas cidades sejam percorridos por um trem expresso com capacidade para em torno de 250 lugares e viagem estimada de uma hora. O trem seria uma alternativa pela alta demanda turística na região e pelos congestionamentos diários na BR-116, que acessa a Serra, e nos centros de Gramado e Canela. A projeção é de que o fluxo seja de 1 milhão de passageiros por ano em cada trecho.

As empresas responsáveis pela proposta – RG2E Engenharia Consultiva, STE Engenharia e BF Capital e SulTrens – detalharam os passos legais e estruturais para a implementação do modelo. Os estudos de demanda, turismo, engenharia e topografia da região foram apresentados durante a reunião. As três opções de trajetos passam pelas áreas rurais, sendo o ponto de partida o entorno do aeroporto Salgado Filho, na capital, o que facilitaria pela chegada de turistas de outros estados e de fora do Brasil.

Entre os desafios do projeto está a questão logística, pelas características geográficas da Serra. No entanto, as empresas asseguraram conhecer a tecnologia necessária para percorrer o trajeto. Foi lembrado que, nos anos 1960, já houve uma ferrovia que ligava Porto Alegre a Gramado, e que hoje a engenharia está muito mais avançada. Foram abordados também tópicos relacionados à segurança, com a exemplificação da sinalização de cruzamentos.

"Estamos falando de uma região cuja demanda turística cresce cada vez mais, com novas atrações surgindo e valorizando o município. Em qualquer lugar desenvolvido, o transporte ferroviário é uma realidade. Seria ótimo para o Estado ter essa opção, que não só atrairia mais turistas, mas também novos investidores", disse o titular da Sedec, Ernani Polo.

Sobre as etapas futuras, Polo explicou que, na próxima semana, será feita uma reunião para avaliação interna do material apresentado com as secretarias envolvidas. Posteriormente, o tema será tratado com os municípios que seriam impactados pela passagem do transporte.

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, falou sobre o grande desafio que o projeto representa. “É importante que o governo esteja envolvido em todas as etapas”, pontuou.

“É um projeto que colaboraria para o desenvolvimento socioeconômico. Vamos contribuir para que, no caso de avançar, se estruture com sustentabilidade”, disse o secretário-adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcelo Camardelli Rosa.

“Um dos vetores importantes do desenvolvimento do Estado é o turismo na Serra. As obras civis e a engenharia geram emprego no Rio Grande do Sul”, lembrou o administrador da SulTrens, Renato Grillo Ely.

Informações: Governo do RS

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Usuários do transporte coletivo em Guarulhos poderão efetuar recarga do bilhete via Pix

Os usuários do transporte público urbano de Guarulhos poderão fazer a recargas de seus bilhetes via Pix. O anúncio feito pela Guarupass (Associação das Concessionárias de Transporte Urbano de Passageiros de Guarulhos e Região) visa ampliar as opções de pagamentos e beneficiar mais de 400 mil passageiros que circulam diariamente no sistema.

Para carregar o bilhete via Pix, os usuários precisam comparecer a uma das bilheterias dos terminais Cecap, Pimentas, São João, Taboão ou Vila Galvão, para receber atendimento.

Horários de atendimento nos terminais:

Terminais Cecap, Taboão e Vila Galvão: de segunda a sábado, das 7h às 19h. Domingos e feriados, das 7h às 13h;

Terminais Pimentas e São João: de segunda a sábado, das 6h às 20h. Domingos e feriados, o terminal São João atende das 6h30 às 12h30. Já o Pimentas atende das 7h às 13h;

Loja da Guarupass: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Informações: Click Guarulhos

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Em Campinas, Linha 341 – Jardim São Gabriel tem nova tabela horária a partir de segunda (15 de abril)

A partir de segunda-feira, dia 15 de abril, a linha 341 – Jardim São Gabriel terá nova tabela horária. A medida vale para os dias úteis e domingos. Também aos domingos, a linha terá reforço na frota de ônibus, aumentado de um para dois veículos em circulação.

Nos dias úteis, o primeiro horário da linha 341 será às 4h55; e o último às 23h30. Aos domingos e feriados, o primeiro horário será às 5h; e o último às 23h.

Confira, AQUI, a nova Ordem de Serviço (OS) da linha 341, elaborada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

Linha 192 retoma trajeto original
Também a partir da próxima segunda (15/04), a linha 192 – Vila Diva retoma o trajeto original na região do Campo Belo. A alteração de trajeto ocorreu no último dia 02 de abril; e não foi considerada satisfatória pela Emdec. Por isso, a retomada no trajeto original.

Com isso, a linha volta a circular em trechos das ruas Jerônimo Mendonça e Érica de Andrade Silva (rua 17). E deixa de atender as vias Mário de Araújo Novais (rua 18) e José Felício de Souza (avenida 5).

Confira, AQUI, a nova OS da linha 192.

Consulte sua linha
Quem usa o transporte público coletivo de Campinas pode utilizar os aplicativos “Cittamobi” e “Moovit” para consultar horários e itinerários das linhas municipais; bem como a estimativa de chegada do ônibus no ponto.

Informações: EMDEC

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Entenda como funcionam as gratuidades no transporte de Aracaju

Garantir o direito à gratuidade de idosos e pessoas com deficiência (PCDs) no transporte público coletivo é fundamental, visto que os benefícios desempenham um papel relevante na promoção da equidade e no desenvolvimento de uma sociedade mais acessível. Idosos e PCDs podem assegurar suas participações efetivas em atividades sociais, além de serviços indispensáveis, garantindo uma conexão maior com a sociedade.

Somente no mês de março, foram contabilizadas mais de 765 mil gratuidades de idosos e PCDs no transporte público da Grande Aracaju. Destas, mais de 344 mil foram referentes à gratuidade de idosos e mais de 421 mil de PCDs. Essa soma resultou em um impacto financeiro de R$3,4 milhões para o setor de transporte público coletivo em apenas 31 dias.

“É fundamental destacar que a garantia desse direito é de real relevância.O setor de transporte está comprometido em buscar soluções que equilibrem a garantia desse direito junto à qualidade no serviço”, pontua a presidente do Setransp, Raissa Cruz.

Ela ainda destaca que “o setor vem atuando, cada vez mais, para somar forças junto aos poderes municipal, estadual e federal, por meio de subsídios, para suprimir as dificuldades com o aumento do custo para a prestação de serviços”.

Mais Aracaju Gratuidade
Desde 2011, o setor de transporte público coletivo de Aracaju disponibilizou o cartão de gratuidade Mais Aracaju, sendo um deles exclusivo para idosos, gerando mais comodidade para a utilização de todos os assentos disponibilizados no veículo.

“O Mais Aracaju exclusivo para idosos possibilita autonomia para eles se deslocarem dentro do veículo, podendo utilizar de forma prática todos os assentos disponíveis. Anteriormente, eles ficavam restritos apenas na parte dianteira do ônibus. Agora, basta encostar o cartão no validador, passar pela catraca e seguir. Além de gerar mais celeridade, o idoso não fica apenas restrito na parte dianteira dos ônibus”, explica José Carlos Amâncio, diretor da Aracajucard, prestadora do serviço de bilhetagem eletrônica às empresas de transporte coletivo de Aracaju.

A biometria facial na bilhetagem eletrônica garante segurança e integridade ao sistema, ajudando a evitar fraudes e a assegurar que o benefício do Mais Aracaju Gratuidade seja utilizado por quem tem esse direito. A iniciativa permite o controle do poder público para deliberar a fonte de custeio dessas gratuidades conforme é previsto.

Para garantir o Mais Aracaju Gratuidade exclusivo para idosos, basta ir ao Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), localizado no Aracaju Parque Shopping, com RG, CPF e comprovante de residência dos últimos seis meses.

Gratuidade para PCD
O Mais Aracaju Especial possui dois tipos de cartão para os passageiros: o que possibilita passar pela catraca e o que permite a saída de passageiros pela porta dianteira.

Dependendo das dificuldades que a PCD apresenta, o cartão se adequa e procura oferecer a experiência mais confortável para esse viajante.

A concessão da gratuidade proporciona não somente um benefício financeiro, assim como gerar autonomia no deslocamento desses passageiros, que há 29 anos possuem esse benefício.

A Lei de Isenção de Tarifa em Transporte Público Urbano( n° 8.899/1994), estabelece que pessoas com deficiência física, visual, mental, severa ou profunda, ou autistas, têm direito à gratuidade no transporte, mediante apresentação de laudo médico ou documento equivalente que comprove.

Para garantir o cartão Mais Aracaju Especial, é necessário passar pela perícia e triagem realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), na Galeria do Farol, localizada no bairro Farolândia. Assim que aprovada, os documentos e laudo são apresentados no Ceac do Aracaju Parque Shopping, mediante agendamento prévio por telefone.

Informações: Aracaju Card

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Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

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Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960