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Prefeitura de São José dos Pinhais mantém tarifa de transporte coletivo para 2024/2025

domingo, 7 de abril de 2024

Mais de 37 mil pessoas, usuárias do transporte coletivo de São José dos Pinhais, serão beneficiadas pelo Decreto n.° 5.922, de 27 de março de 2024, que manterá o valor da tarifa para o exercício 2024/2025. De acordo com o cálculo realizado pelo Departamento de Transportes da Secretaria de Transportes e Trânsito (Semutt), o valor permanecerá em R$ 4,60 para o período compreendido entre fevereiro de 2024 a janeiro de 2025.

Importante ressaltar que esse valor é aplicável para pagamentos realizados via Cartão VEM, tanto para linhas urbanas quanto rurais. Para quem optar pelo pagamento em dinheiro, a tarifa será de R$ 6. Além da manutenção do valor da passagem, o Decreto também apresenta especificações referentes à integração das linhas alimentadoras que atendem os PIT’s Borda do Campo e Praça da Juventude, assim como as linhas troncais, buscando otimizar a operação e oferecer um serviço mais eficiente aos usuários.

O principal fator que possibilitou a manutenção do valor da tarifa foi o repasse da administração pública às empresas de transporte coletivo. Esse repasse subsidiará parte dos custos operacionais, incluindo mão de obra de funcionários, aumento do custo do diesel e reposição da inflação.

Com essa medida, São José dos Pinhais mantém uma das tarifas de transporte público mais acessíveis de toda a Região Metropolitana de Curitiba (RMC), reforçando o compromisso da administração municipal com a mobilidade urbana e o bem-estar da população.

Informações: Prefeitura de São José dos Pinhais

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Prefeitura de Joinville reduz tempo de viagem e aumenta horários em linhas de ônibus na Zona Sul

A Prefeitura de Joinville, em parceria com as empresas que operam o transporte coletivo, estão implantando mudanças em linhas de ônibus na Zona Sul para oferecer viagens mais rápidas e também mais horários para atender os usuários do serviço.

A partir de segunda-feira (8/4), a linha 7027 Circular Santa Catarina, que faz o trajeto entre o bairro Santa Catarina e o Terminal Sul, terá uma alteração no itinerário que vai reduzir em oito minutos o tempo de viagem. Essa linha vai sair do Terminal Sul, seguindo pelas ruas Santa Catarina, Laura Auler, Lourenço Manoel Tavares, Waldemiro José Borges, São Paulo, Simão Krüger e Augusto Ernesto Boettcher, retornando ao terminal.

O trajeto feito atualmente leva 23 minutos para ser percorrido e com a alteração será feito em 15 minutos. A linha vai continuar sendo oferecida nos dias úteis, às 6h, 6h30 e 7h.

Outra mudança é na linha 7003 Profipo, que terá o acréscimo de 14 horários ao longo do dia, atendendo uma solicitação da comunidade para a ampliação de horários.

A linha 7020 Itinga via Profipo também terá alteração. Os horários 21h35, 22h16 e 23h15 passarão a ser feitos pela linha 7002 Itinga.

A Secretaria de Infraestrutura Urbana também reforça que está disponível para atender os passageiros, a linha 7028 Circular São Paulo. Essa linha foi incluída no serviço quando iniciaram as obras de requalificação viária na região Sul.

Em dias úteis, ela tem 50 horários disponíveis, começando a operar às 3h59 e fazendo a última viagem às 22h53. O trajeto percorrido é do Terminal Sul, pelas ruas Santa Catarina, Waldemiro José Borges, João Filete de Oliveira, São Paulo, com retorno ao terminal. A linha também opera aos sábados e domingos.

Os usuários do transporte coletivo de Joinville podem acompanhar os horários e itinerários dos ônibus pelo site onibus.info.

Informações: Prefeitura de Joinville

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Novo aplicativo de transporte público é lançado em Macaé

Os passageiros do transporte público em Macaé agora contam com uma nova ferramenta para facilitar suas viagens: um aplicativo do transporte público que já está disponível para download.

O aplicativo oferece uma série de informações úteis sobre as linhas de ônibus da cidade, incluindo pontos de parada, horários de partida e localização dos veículos em tempo real. O sistema funciona com base nos dados enviados pelo GPS dos ônibus, conectados às quatro operadoras de telefonia móvel.
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Para utilizar o aplicativo, basta baixá-lo gratuitamente na loja de aplicativos do telefone celular, disponível tanto para sistemas Android quanto IOS. Além disso, um QR Code para baixar o aplicativo também está sendo disponibilizado em diversos pontos da cidade, como nos terminais, nos ônibus, nos pontos de integração e em anúncios de ônibus.

O lançamento do aplicativo faz parte do Programa Macaé Conectada, que busca promover a modernização do transporte coletivo na cidade. Além disso, os ônibus mais recentes já oferecem recursos como ar-condicionado, Wi-Fi, entrada USB para carregamento de dispositivos móveis e acessibilidade. Os novos abrigos de ônibus também estão equipados com entrada USB, e os terminais urbanos oferecem acesso gratuito à internet sem fio (Wi-Fi).

O novo aplicativo é mais um passo em direção à melhoria da experiência dos usuários de transporte público em Macaé, oferecendo informações precisas e acessíveis para facilitar o deslocamento na cidade.

Informações: O Dia

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Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife

O pagamento em Pix das passagens de metrô do Grande Recife foi ampliado e agora está disponível em todas as 36 estações administradas pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O anúncio foi feito através das redes sociais da companhia nesta quinta-feira (4).

A forma de pagamento já estava disponível em 26 estações desde outubro de 2023 nas linhas Centro e Sul do sistema. Os usuários podem realizar a compra da passagem nas bilheterias do metrô, mas a CBTU destaca que o pagamento em Pix não libera diretamente o acesso nos bloqueios das estações. 

“Essa iniciativa tem proporcionado mais praticidade e segurança aos passageiros, eliminando a necessidade de dinheiro em espécie. Para pagar sua passagem por Pix, Basta escanear o QR Code disponível nas maquininhas das estações”, informou a CBTU.

O projeto para instalar o pagamento em Pix iniciou na estação Werneck (Linha Centro) e foi ampliado aos poucos para as outras estações do sistema.

Atualmente a passagem do metrô do Recife custa R$ 4,25 e o passageiro pode fazer a troca de trem sem a necessidade de aquisição de um novo bilhete, desde que não saia do terminal.

Informações: Diário de Pernambuco

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Prefeitura inicia 2ª Fase do Plano de Mobilidade Urbana de Macapá

Nesta sexta-feira (5), a Prefeitura realizou Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Macapá. A 2ª fase do PlanMob ocorreu no auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio).

A reunião teve participação da sociedade civil organizada, como União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa).

Também presentes os integrantes do Corpo de Bombeiros; Capitania dos Portos; Ministério Público do Amapá (MP-AP); Câmara de Vereadores; Conselho de Arquitetura e Urbanismo (Cau) e Secretarias Municipais da Prefeitura.

Os assuntos debatidos envolvem questões sobre pedestres; ciclistas; transporte público, fluvial e de carga e segurança viária. As discussões subsidiam o projeto para melhorias no ordenamento urbano da cidade.

- Mais informações do transporte em Macapá

O intuito do PlanMob é melhorar a qualidade de vida dos habitantes; promover o desenvolvimento sustentável e a eficiência do sistema de transporte público, com benefícios em nível econômico, social e urbanístico.

“Uma vez que o Plano é aprovado, proporcionará na mobilidade urbana; acessibilidade; diretrizes para transporte coletivo e infraestrutura. Os benefícios são à toda população”, frisou o procurador-geral da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), Marco Dagher.

Segundo a representante da EGL Engenharia, Marina Soriano, “a ideia é que o diagnóstico e as propostas tornem-se lei para mudar a realidade do ordenamento urbano da capital”.

“A entidade está à disposição desta elaboração. Independente da bandeira política, queremos o melhor ao Município. É um assunto complexo, mas o diálogo é importante”, manifestou o representante da Associação dos Deficientes Físicos do Amapá, Joelson Rogério.

Sobre o PlanMob

O Plano de Mobilidade Urbana é um documento estratégico para orientar o desenvolvimento, a gestão do transporte e da circulação de pessoas em áreas urbanas.

Está vinculado e complementar ao Plano Diretor Municipal, bem como obedece diretrizes urbanísticas fixadas nos planos regionais. CTMac e EGL Engenharia são responsáveis pela elaboração.

Informações: Prefeitura de Macapá
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Em Curitiba, Nova tecnologia vai permitir que passageiros acompanhem trajeto de ônibus em tempo real

Os usuários do transporte coletivo de Curitiba poderão, em breve, saber em tempo real o momento exato em que o ônibus vai passar em determinado ponto dentro dos limites da capital.

Um estudo que está sendo desenvolvido pelo Hipervisor Curitiba vai disponibilizar os dados para o desenvolvimento de aplicativo, que poderá ser baixado nos aparelhos celulares dos curitibanos.

Esta é uma das tarefas que estão sendo desenvolvidas pelo recém-inaugurado Hipervisor Curitiba, que completou um mês e 20 dias de funcionamento no Palácio da Inovação, no Cabral. A ferramenta inovadora foi criada para dar suporte ao planejamento da cidade.

Projetado pelo Ippuc em parceria com a Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Hipervisor Curitiba é uma plataforma de compartilhamento de dados públicos munida de ferramentas capazes de coletar, processar e distribuir informações, possibilitando gerir serviços em tempo real e planejar políticas públicas.

Atrativo para o transporte coletivo
De acordo com o diretor técnico do Hipervisor Curitiba, Oscar Schmeiske, o trabalho visando tornar o transporte coletivo mais atrativo será desenvolvido em parceria com Google ou Waze.

"Vamos mapear todas as linhas de ônibus de Curitiba em tempo real e depois vamos disponibilizar os dados para alguém desenvolver um aplicativo para o uso da população. No caso de não ter interessados, nós vamos criar essa tecnologia para servir a população", garantiu Oscar.

O objetivo é dar mais comodidade ao usuário através da redução substancial do tempo de espera. A pessoa poderá usar esse tempo para outra coisa, sem contar que isso diminui os riscos para quem usa o ônibus à noite.

Informações: Terra e Prefeitura de Curitiba

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Em BH, Operação Tolerância Zero fiscaliza linhas que atendem Venda Nova e Pampulha

A Prefeitura de Belo Horizonte fiscalizou nesta quarta-feira (3) a garagem da Milênio Transportes, localizada em Ribeirão das Neves, em mais uma ação da política de Tolerância Zero contra irregularidades no transporte público da capital. Agentes da Sumob, BHTrans e Polícia Militar vistoriaram 13 ônibus, fizeram 12 autuações, e dois dos veículos tiveram a Autorização de Tráfego (AT) retida por apresentarem problema no freio de porta e na luz do elevador. Entre as autuações estão o vazamento de ar, problemas nas portas e a falta do Jornal do ônibus. Os veículos fiscalizados operam em linhas alimentadoras e do MOVE que atendem as estações Venda Nova e Pampulha.

Nos dois primeiros meses da adoção da política de Tolerância Zero, considerando apenas as operações feitas nas portas das garagens, a Prefeitura de Belo Horizonte realizou 34 ações e vistoriou 226 ônibus. As vistorias resultaram em 411 autuações, 76 autorizações de tráfego (AT) recolhidas e 11 veículos recolhidos ao pátio do Detran-MG.

Considerando todas as ações realizadas pelo Tolerância Zero nesses dois meses - incluindo as portas de garagem, estações e as ruas - a Prefeitura de Belo Horizonte realizou 1.037 ações de fiscalização e vistoriou 6.446 ônibus – alguns veículos foram vistoriados mais de uma vez. O resultado dessas operações foram 7.271 autuações, 257 autorizações de tráfego (AT) recolhidas e 13 veículos recolhidos ao pátio do Detran-MG.

O coordenador da operação da Sumob, Jairo Marcelino, explicou que as mais de 30 ações de fiscalização na porta das garagens já estão surtindo efeito e o trabalho vai continuar nas demais garagens das concessionárias do transporte coletivo da capital. “Temos mais de dois meses realizando a operação Tolerância Zero e, com o apoio da população, utilizando as reclamações dos passageiros para orientar e direcionar as ações de fiscalização, já notamos melhorias. Casos de problemas no estado de conservação dos pneus já não acontecem muito mais. Ainda assim, a fiscalização segue nas garagens, nas estações e onde mais o usuário do transporte coletivo indicar os problemas”, informou Jairo.

Tolerância Zero

Anunciada pelo prefeito Fuad Noman em 25 de janeiro, a política de Tolerância Zero é um conjunto de medidas para melhorar o atendimento para o cidadão e punir a má qualidade na prestação do serviço. As ações fiscalizam os ônibus que tiveram mais reclamações feitas pela população no canal de WhatsApp, no PBH App e também no portal de serviços da Prefeitura. As fiscalizações são realizadas por agentes da Sumob, BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar nas portas das garagens, nas estações, ao longo dos itinerários das linhas e também no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) através do SITBUS, um sistema conectado ao GPS dos ônibus que acompanha cada viagem do transporte coletivo.

Além das autuações, recolhimento das autorizações de tráfego e dos veículos, as empresas concessionárias não recebem a remuneração complementar quando não cumprem as determinações da Lei 11.458/2023 em relação à pontualidade e qualidade dos veículos.

Legislação nacional

A primeira publicação sobre bicicletas elétricas a nível nacional pelo Contran aconteceu em 2009. “Em 2013, tivemos uma legislação mais específica sobre cicloelétricos e em 2023 uma atualização da legislação”, explica Sérgio Oliveira, diretor executivo da Abraciclo. Em 2022, o Contran estabeleceu novos parâmetros para as bicicletas elétricas, mas no ano seguinte, atualizou o texto novamente.

De acordo com o Ministério dos Transportes, a atualização ocorreu para acompanhar o aumento significativo desse tipo de veículo em circulação pelas cidades e a necessidade de um regramento para o tráfego. O novo texto deixou ainda mais clara a classificação dos veículos e equipamentos, e ampliou os valores mínimos de potência e velocidade das bicicletas elétricas.

Informações: Prefeitura de BH

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Projeto de lei prevê proibição de bicicletas e veículos elétricos nas ciclovias do Rio de Janeiro

O projeto de lei nº 2467/2023 estabelece novas regras para o uso de bicicletas e veículos elétricos em ciclovias e ciclofaixas no Rio de Janeiro. No ano passado, a primeira versão do texto, que previa a proibição de qualquer veículo leve elétrico nas ciclovias cariocas, acabou sendo vetada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD). O texto recebeu alterações e, agora, retornou para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro para votação.

Elaborada pelo vereador Dr. Gilberto (Solidariedade), a nova proposta permite o uso de bicicletas elétricas sob algumas condições. De acordo com o texto, apenas é permitida a circulação nas ciclovias e ciclofaixas de modelos com pedal assistido, sem acelerador, com velocidade máxima de 25 km/h e potência nominal máxima de até 350 W. Procurado pela reportagem, o vereador Dr. Gilberto não respondeu à solicitação de entrevista.

O projeto de lei sobre a proibição de bicicletas elétricas também permite, em específico, o uso de equipamentos auxiliares de mobilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Veículos como ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos continuam proibidos de transitar nas ciclovias.

Proibição de bicicletas elétricas
Pedro Duarte (Novo) foi o único vereador com voto contrário ao primeiro texto. “O projeto era muito ruim e não é que nós não defendemos nenhuma regulamentação, mas [ela precisa] autorizar as bicicletas elétricas, dando condições equilibradas”, afirma.

Para o vereador, mesmo o novo projeto de lei com as alterações ainda apresenta problemas. Do ponto de vista legal, de acordo com o vereador, não é competência da Câmara de Vereadores legislar sobre as regras de trânsito. “Não cabe à Câmara Municipal definir o limite de velocidade […], a gente define o que é complementar, mas a legislação de trânsito compete ao governo federal”, explica. No Rio de Janeiro, a autoridade responsável pelo gerenciamento do trânsito é a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio).

Ainda sem previsão de votação, de acordo com a assessoria de Duarte, na última terça-feira, 2, a pauta era a 28ª na ordem do dia. “Esse novo projeto se baseia na antiga resolução [996] do Contran, […] é muito difícil achar um modelo que se encaixe em todas essas restrições”, afirma. O texto a que ele se refere é a resolução de 2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), atualizada em 2023.

A última versão da publicação do Contran que define as categorias dos veículos leves elétricos não alterou as características que definem uma bicicleta elétrica, mas mudou os valores máximos de potência e velocidade de assistência do pedal. Desde então, as bicicletas elétricas podem conter motores com potência máxima de 1000 W (mil watts) e velocidade limite de 32km/h.

Legislação nacional

A primeira publicação sobre bicicletas elétricas a nível nacional pelo Contran aconteceu em 2009. “Em 2013, tivemos uma legislação mais específica sobre cicloelétricos e em 2023 uma atualização da legislação”, explica Sérgio Oliveira, diretor executivo da Abraciclo. Em 2022, o Contran estabeleceu novos parâmetros para as bicicletas elétricas, mas no ano seguinte, atualizou o texto novamente.

De acordo com o Ministério dos Transportes, a atualização ocorreu para acompanhar o aumento significativo desse tipo de veículo em circulação pelas cidades e a necessidade de um regramento para o tráfego. O novo texto deixou ainda mais clara a classificação dos veículos e equipamentos, e ampliou os valores mínimos de potência e velocidade das bicicletas elétricas.

Informações: Estadão

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