Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Semob quer evitar erros do passado em novo programa de mobilidade urbana

segunda-feira, 27 de março de 2023

A recém-criada Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, dentro do guarda-chuva do Ministério das Cidades, está estruturando um novo programa de financiamento de infraestrutura e equipamentos para projetos de mobilidade urbana. A ideia é recriar um plano nos moldes do PAC Mobilidade Urbana, lançado pelo governo Dilma em 2012, mas contemplando alguns ajustes para evitar erros do passado que resultaram num grande volume de obras inacabadas e projetos que não saíram do papel. Uma das prioridades é incentivar parcerias público-privadas para alavancar sistemas ferroviários. As PPPs do VLT do Rio de Janeiro e do Metrô de Salvador estão sendo tratadas como modelos bem-sucedidos e que devem ser replicados.

Quem está à frente desse trabalho é o secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Marcos Daniel Souza dos Santos, servidor de carreira do Ministério das Cidades. Ele foi nomeado pelo ministro Jader Filho como secretário interino, em fevereiro. “Quando equacionamos num mesmo contrato tanto a construção quanto a operação do sistema, como foram as PPPs do VLT do Rio e do Metrô de Salvador, a perspectiva de a obra ser mais rápida é muito maior do que uma obra pública, que geralmente passa de quatro anos e depende de um orçamento que, às vezes, não está assegurado”, diz Santos.

A pasta tem feito um levantamento dos projetos que receberam apoio do PAC no passado, mas se encontram hoje paralisados. Para esses e novos que venham a surgir, o governo federal discute um tipo de apoio a estados e municípios que vai além da transferência de recursos apenas. A secretaria quer atuar de forma mais próxima na elaboração e acompanhamento de projetos, fornecendo corpo técnico e auxiliando na estruturação financeira dos contratos.

O BNDES e a secretaria especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) têm participado das discussões junto a governos estaduais e municipais, com intermediação da secretaria, para ajudar na elaboração de estudos de pré-viabilidade de projetos. Alguns já foram mapeados pelo banco, como sistemas de VLT em Curitiba e Brasília. “Temos que avaliar o grau de maturidade de cada projeto para poder sinalizar um aporte financeiro”.

O secretário entende que o modelo de PPP é adequado a novos projetos em cidades que nunca tiveram sistemas sobre trilhos. Esse foi um dos aprendizados da pasta, segundo Santos, que cita o VLT de Cuiabá como exemplo. O sistema consumiu mais de R$ 1 bilhão em recursos públicos, ficou anos com obras paralisadas e, recentemente, foi substituído por um corredor de ônibus BRT. 

“A estruturação do projeto ficou com o estado do Mato Grosso que nunca operou nenhum sistema sobre trilhos. E daí optou por uma obra pública, para implantar um VLT. Como uma obra metropolitana, é preciso ter de fato uma instância que discuta o projeto com as prefeituras e com os operadores locais. Faltou essa assistência. Talvez uma PPP nesse caso poderia ter trazido todo um corpo técnico para a efetivação do projeto”, pontua.

O olhar que se tem agora, diz o secretário, é de acompanhar mais de perto os projetos que recebem recursos federais. “Ou você segue o modelo de PPP integrada que compõe tudo, construção e operação, ou se faz uma obra pública, mas, em paralelo, com o apoio do governo federal de assistência técnica para estruturar como vai ser essa operação e essa participação de outras prefeituras na reorganização da rede”.

Sobre a privatização dos sistemas da CBTU, Santos afirma que está sendo avaliado o melhor modelo para cada estado. Para o de Recife, a expectativa é de retomada dos estudos para decidir se o processo se dará nos mesmos moldes do que aconteceu em Belo Horizonte (que foi concessionado recentemente pelo governo de Minas). “Teremos discussões com o governo de Pernambuco junto ao BNDES, ao PPI e à própria empresa para entender se vai ser possível aplicar o mesmo modelo de BH ou não”.

Informações: Revista Ferroviária
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Em Campinas, Motoristas do BRT Ouro Verde são capacitados

Foi finalizado na quarta-feira, dia 22 de março, um treinamento de 20 horas voltado aos motoristas que conduzirão os ônibus da linha BRT10 (BRT Ouro Verde). A iniciativa, organizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) em parceria com a VB Transportes, capacitou 14 profissionais. 

Realizado em nove dias ao longo do mês de março, o curso contou com módulos teóricos e práticos  em que os condutores de ônibus puderam aprender sobre o plano operacional do BRT; situações de emergência e planos de contingência; manobras de aproximação, parada, embarque e desembarque nas estações; abertura de portas; sinalização semafórica para deslocamento e parada dos ônibus; e prevenção e segurança, incluindo temas como velocidade reduzida, atenção na aproximação das estações, e cuidado com pedestres, ciclistas e veículos que circulam nas vias do BRT. 

“Ações como essa permitem que o transporte público coletivo seja cada vez mais eficiente e qualificado”, avalia o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. 
O objetivo é preparar os participantes para esta nova etapa do BRT, considerando que as estações são elevadas e demandam manobras dinâmicas, que prezem pela segurança e o conforto dos usuários no embarque e desembarque. Os módulos práticos foram ministrados nas estações e terminais que compõem o itinerário da linha BRT10, e os módulos teóricos foram realizados na VB Transportes. A operação da linha BRT10 terá início no dia 31 de março. 

Informações: Prefeitura de Campinas
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Cidade do Rio volta a discutir regulamentação de transportes por aplicativo

Nesta semana, no Rio de Janeiro, voltou a ser debatida a regulamentação o serviço de transporte remunerado individual de passageiros intermediado por plataformas digitais, como Uber, 99, InDriver, BlaBlaCar e outros. O  Projeto de Lei 671/2021 entrou na ordem do dia do Plenário da Câmara do Rio na última terça-feira (21). 

Segundo a Prefeitura do Rio, cerca de 4% da frota circulante da cidade é composta por veículos que prestam serviço de transporte individual por aplicativos. Táxis representam 1,5%, enquanto ônibus e vans, juntos, correspondem a apenas 0,4% do total. 

O texto prevê que as operadoras deverão compartilhar com o município, em tempo real e em plataforma desenvolvida e mantida pelo Poder Público, o CPF, o nome completo e o veículo utilizado pelo motorista parceiro na viagem realizada.

Também caberá às operadoras apresentar à prefeitura dados e informações necessárias à execução de políticas públicas ou à apuração de fatos relatados por condutores, passageiros ou fiscais. 
Já em relação aos condutores, o projeto exige, para além da habilitação, a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais, a emissão e manutenção do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) válido; e a contratação de seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros (APP) e do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

Sanções

O projeto de lei veda a prestação do serviço por condutores parceiros que não constam na lista compartilhada pelas operadoras em atuação na cidade, ressalvadas as viagens iniciadas em outro município. Caberá ao Poder Executivo, por seus órgãos competentes, editar ato normativo com detalhamento das infrações e respectivas penalidades, que serão graduadas de acordo com a natureza da infração, a gravidade e o impacto da conduta.

A multa por infração ao disposto na lei e seus regulamentos poderá ser fixada por dia, não podendo ser inferior a R$ 500 e nem superior a R$ 100 mil. Casos de cometimento de nova infração de mesma natureza pelo mesmo infrator, no período de um ano, implica aplicação da multa em triplo. Já no caso de cometimento  de infração distinta, a multa será aplicada em dobro.

Por fim, a proposta estabelece que o município poderá celebrar acordos com as operadoras do serviço para a utilização das ferramentas digitais na avaliação da qualidade dos veículos e do serviço, bem como para o compartilhamento de dados com vistas à condução e aperfeiçoamento de políticas públicas de transporte. 

Fonte: BdF Rio de Janeiro
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Cortes em linhas de ônibus deixam passageiros até 1 hora a mais nos pontos em Campo Grande

Se para a prefeitura de Campo Grande a redução da frota de ônibus do Consórcio Guaicurus e mudança nas tabelas das linhas que cruzam os bairros são justificadas, para quem usa diariamente o transporte público, o serviço precário faz com que a rotina precise ser totalmente ajustada conforme as decisões do grupo de empresas que explora o transporte público da Capital há uma década.

Nesta quarta-feira (22), após uma série de reportagens do Jornal Midiamax sobre frota sucateada, verbas milionárias garantidas e redução na quantidade de ônibus, o titular da Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos), Odilon Júnior, defendeu o Consórcio Guaicurus e ainda questionou as reclamações dos usuários.

"Cortaram mesmo as linhas? Se sim, é só comunicar a Agência (Agereg) que nós vamos tirar satisfação disso. Uma coisa é o senso comum da população achar que as coisas aconteceram. Outra é realmente acontecer". O secretário também questionou reclamações de passageiros pela redução de linhas e mudança em horários dos ônibus. "Por falta de uso da população ou por querer? É isso que nós temos que levantar. População tem que procurar a gente através das redes sociais. A gente abre um processo e verifica a questão", disse o secretário durante seminário na Câmara Municipal.

A prefeitura de Campo Grande, justificou a redução das linhas de ônibus. Por meio da assessoria de imprensa, o município informou que nos últimos anos a Capital teve redução de 25% na quantidade de passageiros e que a frota é programada conforme a demanda das linhas.

No bairro, passageiros sentem na pele a diminuição das linhas
Mudança no horário de circulação e retirada de carros da linha 409 do transporte coletivo, que faz trajeto entre o Bairro Vila Popular e o Centro de Campo Grande, se transformaram em dor de cabeça para moradores que utilizam o serviço.

Com alteração feita há quase um mês pelo consórcio Guaicurus, passageiros amargam longa espera que aumentou em até uma hora o tempo gasto em função dos ônibus.
 
"O Consórcio Guaicurus precisa olhar o lado do passageiro, é cruel o que estão fazendo com a gente", comenta o porteiro Marcos Roberto da Silva Maciel, de 49 anos. Morador do Vila Popular, o trabalhador conta que sai do serviço às 6h e espera pelo 409 no ponto que fica na Rua Maracaju, esquina com a Rua 13 de Maio. 

“Antes passava às 6h05, 6h14, 6h22 e 6h42. Como saio do serviço às 6h, sempre peguei a volta de 6h14, mas agora, mudaram sem qualquer aviso prévio e os carros só passam recolhendo”, comenta. 

Conforme o trabalhador, o ônibus das 6h05 teve horário adiantado em cinco minutos, o próximo só às 6h54. "Aumentou em praticamente uma hora o tempo de espera. Eu saio do serviço cansado depois de trabalhar a noite toda e sou obrigado a ficar lá. Chego na minha casa praticamente 8h", detalha. 

Segundo ele, no fim de semana a coisa só piora e a espera chega a uma hora e meia. “A gente que trabalha à noite quer chegar em casa rápido para descansar, mas fica refém dessa situação. É triste”, completa. 

O Jornal Midiamax procurou a assessoria de comunicação do Consórcio Guaicurus cobrando posicionamento sobre as mudanças apontadas pelo usuário, no entanto, até o fechamento desta matéria não tivemos retorno.

Frota tem 140 ônibus a menos
A prefeitura de Campo Grande confirmou que o Consórcio Guaicurus tirou de circulação 140 ônibus nos últimos três anos, passando de 552 em 2019 para 412 em 2022.

Em contrapartida, Campo Grande ganhou 36 mil novos moradores, saltando de cerca de 906 mil em 2019 para 942 mil no ano passado, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O número está abaixo do mínimo estipulado em contrato, que é de 575 ônibus em circulação. Enquanto isso, passageiros precisam aguardar mais de 1 hora para conseguir um ônibus, dependendo do horário e da linha.

Vale lembrar que o Consórcio Guaicurus não coloca novos ônibus em circulação desde 2019 e mantém frota com idade média acima da estipulada em contrato de concessão, conforme apontou perícia judicial em ação ingressada pelas próprias empresas de ônibus na Justiça.

A expectativa é de que o número de novos ônibus possa chegar a 30 até o fim do ano, para dar alívio aos usuários que pagam tarifa de R$ 4,65 e que coloca Campo Grande com o 10º passe mais caro entre as capitais.

A concessão do transporte público de Campo Grande, alvo de processo na Justiça de Mato Grosso do Sul por suspeita de corrupção, foi entregue ao Consórcio Guaicurus após licitação encerrada em outubro de 2012, no "apagar das luzes" da gestão do então prefeito Nelsinho Trad (PSD).

O grupo formado pelas empresas Viação Cidade Morena, São Francisco, Jaguar Transportes Urbanos e Viação Campo Grande ganhou o direito de explorar o transporte da cidade por duas décadas. O faturamento previsto à época somava a quantia bilionária de R$ 3,4 bilhões.

Informações: Midiamax
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Curitiba vai testar ônibus movido a gás natural em linha do transporte público em abril

sexta-feira, 24 de março de 2023

O prefeito Rafael Greca conheceu nesta sexta-feira (24/3), no Smart City Expo Curitiba 2023, o ônibus movido 100% a gás natural apresentado pela Companhia Paranaense de Gás (Compagás) no espaço Tomorrow Mobility. Greca anunciou que o modelo deve ser testado por 30 dias na linha Cabral-Portão do transporte público curitibano.

Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), os testes devem começar em 4 de abril. A linha Cabral-Portão transporta 10 mil pessoas por dia útil, com uma frota de 12 veículos que percorrem 26 km de itinerário. O ônibus a gás somará a essa frota.

A iniciativa se junta aos testes de ônibus elétricos que começaram no ano passado, continuam em 2023 e fazem parte do programa  municipal para reduzir a emissão de gases do efeito estufa. “Queremos cada vez mais energia limpa na nossa Curitiba, que, como cidade inteligente que é, busca alternativas para diminuir fontes poluidoras no transporte de passageiros”, disse Greca.

O ônibus movido 100% a gás, da fabricante Scania, está circulando desde o dia 3 de março pela Região Metropolitana de Curitiba, com exceção do período de exposição no Smart City Expo 2023, que termina hoje. 

“Escolhemos uma linha com grande movimento para esse teste que permitirá que a Urbs verifique indicadores de eficiência do modelo movido a gás natural e também a redução de poluentes” diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.
Segundo a Compagás, o gás natural, mesmo sendo de origem fóssil, é menos poluente do que os combustíveis líquidos em razão de sua queima mais limpa, com menos fuligem e menor geração de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases de efeito estufa (GEE).

Em comparação com o diesel, o veículo movido a gás natural pode emitir até 20% menos CO2, já a redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e a de material particulado chega a 85%.

De acordo com o presidente da Compagas, Rafael Lamastra Júnior, o uso do GNV em veículos do transporte coletivo e de cargas é uma realidade em diversas cidades do mundo, como Madri, Los Angeles e Bogotá. “A substituição de veículos movidos a diesel por gás natural contribui não apenas com o meio ambiente e com a saúde da população, mas também com a economia, visto a menor dependência do diesel importado, proporcionando um melhor custo operacional para frotas e empresas”, diz.

Energia limpa
Esse é segundo projeto anunciado pela Prefeitura de Curitiba no Smart City Expo envolvendo mobilidade sustentável, Na quarta-feira, o município anunciou uma paceria com o grupo Renault e a Agência Brasiliera de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para o início de testes de táxis elétricos na cidade

Informações: URBS
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Linha de ônibus é alterada para atender moradores da zona Centro-Oeste de Manaus

Para atender os moradores e trabalhadores do bairro Parque Mosaico, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), vai estender, a partir desta sexta-feira, 24/3, o itinerário da linha A204 que passa a ser denominada: ‘A204 – PQ. MOSAICO/ PLANALTO/ E2-ARENA’.

Com a mudança, a linha seguirá o seguinte itinerário nos sentidos de ida e volta: Terminal de bairro (conjunto Versalles), rua Fúlvio Pennachi, rua Noelmia Cabral, alameda Desembargador João Machado (avenida José Moacir), rua Sicilia, rua Fúlvio Pennachi (rua 12) e, em seguida, continua o Itinerário normal.
Esta é mais uma ação do IMMU para atender moradores do bairro Mosaico e demais bairros adjacentes na zona Centro-Oeste da capital.

O vice-presidente do IMMU, Alexandre Frederico, esclareceu que a medida visa atender um número maior de passageiros daquela região. “Nós recebemos uma demanda dos moradores sobre a necessidade de oferecer uma alternativa de transporte a este local. Então, foi realizado um estudo técnico que apontou a possibilidade de, neste primeiro momento, fazer esta mudança na linha A204”, destacou.

A representante da Associação Parque Mosaico da Amazônia, Cristina Remígio, elogiou a iniciativa do IMMU. “A associação representa os moradores do bairro e, aqui, teremos entre 20 a 22 condomínios. Atualmente, contamos com cinco mil moradores, mas este número irá crescer bastante. A gente percebe que a prefeitura está atuando para atender nossa demanda”, concluiu.

Informações: IMMU
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CPTM lança campanha de conscientização para embarque e desembarque de pessoas com deficiência (PCDs)

A partir desta segunda-feira (20/03), a CPTM inicia uma campanha de conscientização e orientação para pessoas com deficiência (PCDs) no embarque e desembarque dos trens. Por meio de avisos sonoros, TVs e redes sociais a companhia irá reforçar seu comprometimento com o atendimento humanizado e preferencial.

“Essas determinações visam oferecer aos nossos passageiros um atendimento provido de compreensão e empatia durante toda a sua jornada e nos momentos de interação com a empresa, assegurando o respeito a cada tipo de necessidade, o conforto e a segurança em seu trajeto”, explica Pedro Moro, presidente da CPTM.

O atendimento preferencial da CPTM é destinado aos seguintes passageiros:
• Pessoas com Deficiência (PCD);
• Pessoas com Restrição de Mobilidade (PRM);
• Pessoas que fazem qualquer tipo de tratamento oncológico;
• Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA);
• Gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos;
• Pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Idosos com idade superior a 80 (oitenta) anos terão atendimento prioritário.

A campanha de conscientização mostrará que o embarque e desembarque pode ser realizado pelas duas primeiras portas do primeiro carro. Isso garante mais autonomia e segurança ao passageiro, facilitando sua locomoção dentro do sistema ferroviário. Além disso, sem que haja interferência na sua autonomia, todas as estações têm um empregado disponível para auxiliar os passageiros, sempre que necessário ou quando solicitado.
Para uma melhor organização, a CPTM disponibiliza, de maneira prioritária, a 1ª porta do 1º carro do sentido da viagem para embarque e desembarque de pessoas em cadeira de rodas e a 2ª porta para uso preferencial de pessoas com deficiência visual. Desta forma, os colaboradores da CPTM estão orientados a encaminhar os passageiros para estes locais e a se comunicar com a estação de destino, para que eles possam ser devidamente recebidos por outros colaboradores, também preparados.

Informações: CPTM
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Linha da EMTU que liga Guarulhos ao Metrô Tucuruvi ganha mais 12 viagens

A linha 532 Guarulhos (Terminal Metropolitano Taboão) -- São Paulo (Metrô Tucuruvi) via Guarulhos (Recreio São Jorge e Vila Galvão) / São Paulo (Jacanã), operada pelo Consórcio Internorte, terá mais dois ônibus reforçando a operação e 12 partidas adicionais a partir desta quinta-feira (23). Cerca de 3.800 passageiros que se deslocam diariamente entre os municípios serão beneficiados com viagem com intervalos menos espaçados.

A reprogramação foi definida com base nos acompanhamentos diários realizados pelo setor de fiscalização da EMTU, juntamente com informações obtidas no Centro de Gestão e Supervisão da empresa, que acompanha a operação dos ônibus intermunicipais em tempo real.

Informações adicionais sobre os novos horários das linhas podem ser obtidas no site ou no aplicativo EMTU Oficial, disponível para iOS e Android a partir desta quinta-feira (23).
Sobre a EMTU - Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

Informações: EMTU
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