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Campinas terá reconhecimento facial nos ônibus

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A Transurc (Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Campinas) anunciou nesta quinta-feira (12), em sua página no Facebook, que vai instalar um sistema de reconhecimento facial no transporte público de Campinas. O objetivo é evitar o uso indevido do cartão por usuários que usufruem algum tipo de benefício como os bilhetes únicos Escolar, Universitário, Gratuito (destinado a pessoas com necessidades especiais) e Gratuito Idoso.

Segundo a empresa, o projeto terá um custo de R$ 6 milhões para aquisição de câmeras, validadores de cartões e sistema para toda a frota. Uma câmera vai registrar o rosto da pessoa que passa na catraca com o Bilhete Único e enviar a imagem para a central de monitoramento, que vai identificar se o cartão pertence ou não à pessoa que o está usando a partir da comparação das imagens capturadas dentro do ônibus com as imagens de cadastro. Ainda de acordo com a Transurc, caso as fotos não batam com o cadastro, as imagens serão rechecagem manualmente por funcionários da empresa para confirmar se se trata ou não da mesma pessoa. Em caso de fraude, o bilhete é automaticamente bloqueado.

“Atualmente, o número de fraudes contra o sistema de transporte público é alto. A utilização de benefícios por quem não tem esse direito acaba onerando o sistema, com prejuízos para toda a população”, afirmou Belarmino da Ascenção Marta, presidente da Transurc. A expectativa é de que a partir de janeiro todos os ônibus da frota das concessionárias tenham o novo sistema instalado.

Por João Conrado
Informações: Todo Dia

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Estação do metrô na Bonocô será inaugurada nesta sexta-feira

A estação do metrô da Avenida Bonocô será inaugurada nesta sexta-feira (13), em Salvador. A cerimônia de inauguração está prevista para às 9h e contará com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, do secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, do presidente da CCR Metrô Bahia, Luís Valença, além do governador Rui Costa.

A estação, que possui 6.140 metros quadrados, foi construída em dez meses e contou com mais de 600 trabalhadores. O sistema funciona em operação assistida, com viagens gratuitas. A cobrança da tarifa começará a ser feita no dia 21 de dezembro. O valor da passagem, porém, ainda está sendo definido.

Segundo a Secom, serão feitas reuniões e análises de propostas do Governo do Estado e do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps), que ficará responsável pela integração entre o metrô e o sistema de transporte coletivo. 

O diretor para relações do trabalho do Setps, Jorge Castro, informou que o valor da passagem já está sendo avaliado e calculado com base em estudos técnicos.

Segundo a CCR, 50 mil pessoas utilizam diariamente as seis estações do metrô em funcionamento. A estação da Lapa é a que registra o maior movimento, com 16 mil embarques e desembarques diários.

O metrô de Salvador foi inaugurado no dia 11 de junho de 2014, após 14 anos em obras. Desde então, o serviço é gratuito e funciona em operação assistida. O modal opera das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 13h.

A Estação Pirajá está prevista para ser inaugurada entre os dias 15 e 20 de dezembro, período em que a presidente Dilma Rousseff deverá vir a Salvador para a inauguração da estação.

Informações: Correio 24 Horas


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Metrô do Recife dá início a Campanha Natal Sem fome dos Sonhos 2015

A Estação Recife do Metrô será o palco do lançamento da campanha Natal Sem Fome dos Sonhos de 2015, a partir das 16 horas desta quarta-feira, dia 11 de novembro. O ato, promovido pelos voluntários da Organização não Governamental (ONG) Ação da Cidadania Pernambuco Solidário, acontecerá no hall do terminal, nas imediações da mini-biblioteca e contará com a presença de artistas da cena local e grupos culturais que se revezarão no palco pedindo a população a doar alimentos como principal símbolo de uma sociedade sem miséria. No local passará a funcionar um ponto de arrecadação de donativos que funcionará de segunda a sexta das 9h às 16h.

Já confirmaram presença as crianças atendidas pelo Lar Esperança, da Muribeca Rua, que cantarão músicas natalinas e o Maracatu Mirim Nação Oxalá, do Coque, que prometem uma apresentação inesquecível, juntamente com o Mestre Pirulito e representantes do Maracatu Várzea do Capibaribe. A abertura será com a poetisa Bernadete Bruto, com textos voltados para o público infantil.

Na sequência da festa, o forró nordestino tomará o palco. Sob o comando do radialista Ivan Ferraz, muitos grupos regionais farão pequenas apresentações para lembrar que a prioridade da solidariedade em 2015 passará pelas crianças e pelas regiões atingidas pela estiagem no Agreste e Sertão. Os forrozeiros Jorge Silva, Antônio Paulino, Rominho Pimentel (banda Som da Terra), Nerilson Buscapé, Bruno Flor de Lótus, Ari de Arimatéia (que também atuou no filme Luneta do Tempo, dirigido por Alceu Valença) e o Claúdio Rocha (do site forrozeirope.com.br).

O ato também vai apresentar a música de Nando Cordel, cedida especialmente para a campanha publicitária do Natal Sem Fome dos Sonhos de 2015, e que está sendo criada, sem custos, pela agência de publicidade Duplo A.

Formas de ajudar

A coordenação da Ação da Cidadania Pernambuco Solidário informa que, além da Estação Recife, as doações podem ser entregues na sede da entidade, que fica dentro do Parque de Exposições do Cordeiro, na Avenida Caxangá, no Recife; e, aos sábados e domingos das 9h às 15h, no Parque da Jaqueira, defronte à capela.

Quem preferir pode ajudar a campanha depositando qualquer quantia nas contas da instituição: Banco do Brasil Agência 3234-4, conta 5633-2 e Banco Bradesco Agência 1055-3, conta 9640-7.

Mais informações com os voluntários de plantão pelo telefone (81) 3226 0063 ou pelo email acaope@hotmail.com; ou com Anselmo Monteiro, Coordenador Geral, pelos telefones (81) 9 9979 9716 e (81) 9 9114 9716.

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TCM suspende abertura de envelopes de nova licitação de ônibus em SP

O Tribunal de Contas do Município (TCM) suspendeu por dez dias a abertura dos envelopes da nova licitação dos ônibus na cidade de São Paulo. A decisão foi tomada na noite desta quarta-feira, 11, e atrasa os planos da Prefeitura de verificar as propostas das empresas nos dias 18 e 19 deste mês.

A informação foi confirmada pelo órgão e por empresários do setor de transporte, que disputam os novos contratos divididos em 27 lotes, avaliados em R$ 140 bilhões e válidos por 20 anos com possibilidade de prorrogação por mais 20 anos.

A gestão Fernando Haddad (PT) deveria ter assinado o novo serviço em 2013, quando os antigos contratos assinados durante a gestão da ex-prefeita Marta Suplicy (PMDB), na época petista, venceram. Os protestos daquele ano por redução de tarifa e transparência na gestão da mobilidade pública municipal fizeram a Prefeitura adiar o prazo e gastar milhões em um auditoria independente.

A nova concessão será dividida em três eixos: dentro dos bairros; no entorno de áreas adensadas fazendo ligação com terminais de ônibus; e em grandes avenidas com corredores e faixas exclusivas. O formato prevê aumentar em 14% a quantidade de assentos e em 17% o número de viagens.

Suspensão esperada.Haddad disse na manhã desta quinta-feira, 12, que a suspensão da abertura dos envelopes da licitação dos ônibus pelo TCM era esperada e pode ser positiva.

"Assim que anunciei o edital, disse que isso poderia acontecer. Era previsível. Acho natural que aconteça, inclusive, porque é um contrato muito grande."

Para Haddad, a intervenção do TCM é desejável, já que pode melhorar o contrato. "Nós podemos contar com auditores experientes do TCM, que vão se debruçar sobre o edital e apontar aperfeiçoamentos possíveis", declarou o prefeito. "Não só faz parte da regra do jogo como é benéfico. Um contrato de 20 anos precisa dessa cautela."

O prefeito pede, no entanto, que o tribunal faça as considerações "em tempo razoável". "Se isso for feito com rapidez, obviamente que considerando a complexidade, mas se uma equipe se debruçar em fazer os apontamentos em tempo razoável, não prejudica a cidade."

Contratos. Em junho deste ano, o TCM já havia barrado licitação da parceria público-privada (PPP) proposta pela gestão Haddad para trocar as lâmpadas da cidade por luzes de LED. A ideia é de que a economia na conta de luz pagasse os equipamentos. A proposta, apresentada no ano passado, foi barrada pelo tribunal em junho deste ano e só liberada no final de outubro, com ressalvas. Entre elas, que a AES Eletropaulo, que fornece energia elétrica no município, fique impedida de participar da licitação.

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Linhas de ônibus de Taguatinga e Ceilândia serão reorganizadas

Seis linhas de ônibus da M Norte, em Taguatinga, e duas do setor P Norte, em Ceilândia, sofrerão alterações a partir da segunda (16). As mudanças são o início da racionalização dos itinerários nas duas regiões administrativas, que, por serem as mais populosas de Brasília, sofrerão modificações setorizadas.

A iniciativa é mais um passo do ajuste no sistema de transporte público do DF para tirar de circulação linhas pouco utilizadas e uni-las a opções já existentes. Com isso, segundo o diretor-técnico do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Márcio Antônio Ricardo de Jesus, fica mais fácil a assimilação dos itinerários pelos passageiros e aumenta a quantidade de viagens.

Além de Taguatinga e de Ceilândia, outras nove regiões passaram pelo processo: Riacho Fundo I e II, Recanto das Emas, Samambaia, Cruzeiro, Sudoeste, Núcleo Bandeirante, Águas Claras e São Sebastião. "Estamos trabalhando para garantir o que está previsto na licitação de 2011: um novo sistema de transporte", explica o diretor. Os próximos beneficiados serão Gama e Santa Maria, que terão outras opções de integração com o Expresso Sul. "Os estudos para que essas operações tenham início até o fim do mês já estão prontos."

Há cerca de 1,1 mil linhas cadastradas em Brasília. Baseado em estudos do DFTrans, em parceria com as empresas de ônibus que operam o sistema no DF, a expetativa é retirar as linhas subutilizadas e trabalhar com um modelo tronco-alimentado. Ou seja, opções que circulem dentro das regiões administrativas para levar passageiros a veículos de uma linha central, que segue para outros locais, como o Plano Piloto — a exemplo de como ocorre atualmente no Expresso Sul, em que os ônibus saem do terminal de 4 em 4 minutos.

Como funcionará

Em Taguatinga, as seis linhas que serão integradas a outras já existentes são: 368.2, 322.3, 323.5, 324.3, 358.1 e 364.1. Será criado um novo horário para a de número 0.368 durante a semana, às 22h10. 

A linha 322.3 deixará de circular, e trechos da QNL/QNJ e da Samdu serão atendidos pela 322.2. Os horários da 323.5 serão cumpridos pela 0.323, que passará também aos fins de semana. Os passageiros com destino à L2 Sul não pegarão mais a 324.3, e sim 324.1. A linha 0.358 receberá mais horários para atender quem usa o ônibus 358.1 — assim como a 0.364, para os que pegam o 364.1.

No P Norte, a linha 0.314 será readaptada e passará pela Comercial Norte e não mais pelo Pistão Norte. Com isso, absorverá os horários da 314.2 todos os dias da semana. Já a 314.1 passará pelo Pistão e não mais pela Comercial Norte, e assim rodará somente nos dias úteis e aos sábados, absorvendo os horários da 314.3.

O DFtrans entregará, a partir de sexta-feira (13), panfletos com todas as mudanças que ocorrerão na segunda-feira. Os novos horários e itinerários poderão ser consultados no site da autarquia a partir do início das alterações.

Ajustes

Para Jesus, diretor do DFTrans, por ser dinâmico e se tratar de uma novidade, é natural que o novo sistema necessite de ajustes. Para isso, o DFTrans faz monitoramento frequente na operação para detectar o que precisa ser melhorado. Os passageiros também contribuem com o processo de forma indireta pelo telefone 162 ou pelo site da Ouvidoria-Geral do DF.

Informações: Agência Brasília

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Transporte coletivo deve ser financiado por quem não é passageiro

"O custo com o transporte coletivo atualmente no Brasil recai quase que integralmente nos ombros da população mais pobre das cidades", a afirmação é do pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Carlos Henrique Carvalho. Para ele, esta realidade precisa ser modificada e diversas outras categorias da sociedade beneficiadas com o transporte público devem contribuir de forma direta com o financiamento das operações. 

“O beneficiado não é só o usuário do transporte coletivo. Quem é proprietário de residências e comércio próximo de estações de trem e metrô têm seus imóveis valorizados, os usuários de transporte individual conseguem ter melhor fluidez do trânsito graças ao número de pessoas que vão para o trabalho de ônibus e outros transportes e até mesmo as empresas saem no lucro, pois seus profissionais conseguem se locomover de casa para o trabalho graças a estas operações”, explica.

Na visão de Carvalho, o conceito de regressividade na tarifa deveria ser aplicado ao transporte coletivo para que a conta seja dividida entre aqueles que se beneficiam direta ou indiretamente da mobilidade urbana. “No geral, a população de baixa renda é quem faz uso do transporte público. No atual modelo de negócio das cidades brasileiras, apenas o financiador das operações é quem paga a tarifa. Precisamos implementar práticas que façam com que essa conta desonere os mais pobres sem que haja uma bitributação. É preciso um estudo de impacto em cada cidade para que as classes média e alta passem também a contribuir”. O assunto será tema de palestra do pesquisador no 2º Fórum Movecidades, que acontece de 2 a 4 de dezembro, em São Paulo.

Por Mariana Benjamim
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