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Metroviários do Recife entram em estado de greve

terça-feira, 16 de junho de 2015

Inconformados com o aumento oferecido pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), os metroviários realizarão, nesta terça-feira (16), uma assembleia geral para deflagrar estado de greve no Estado. De acordo com Diogo Moraes, presidente do Sindicato dos Metroviários (Sindmetro), o sentimento da categoria é de aderir a uma nova paralisação, já que a empresa patronal não atendeu à demanda dos trabalhadores. 

“Só não declaramos greve, porque ainda há uma outra rodada de negociação marcada e, portanto, talvez haja possibilidade de um novo acordo”, explicou Moraes. Ao pedido de aumento dos trabalhadores, a CBTU ofereceu um reajuste de 5%, o que para o Sindicato é impensável, “abaixo da inflação”. Segundo texto publicado pelo Sindmetro, os profissionais continuarão “mobilizados e firmes na luta em defesa de nossas condições de trabalho e contra o arrocho fiscal”. 

A categoria se reunirá a partir das 18h, na Estação Central do Recife, denominada pelos metroviários de a “Praça da Greve”

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Passageiros podem ter internet gratuita nos ônibus de Curitiba

As empresas do transporte público de Curitiba poderão ser obrigadas a implantar roteadores wifi em todos os ônibus, terminais de transporte coletivo e estações-tubo. É o que pretende o projeto apresentado na Câmara pelo vereador Aldemir Manfron (PP). No entendimento do parlamentar, a proposta vai “viabilizar a comunicação entre trabalhadores e outros que dependem da internet em seu cotidiano, que terão um acesso melhorado e facilitado”.

A proposta estipula que o usuário do transporte coletivo deve ser informado da senha do WIFI, que deve ser posicionada em uma placa no interior dos veículos, dos terminais e das estações-tubo em local de ampla visão de todos os passageiros. 

O texto também esclarece que o aparelho roteador ficará lacrado em uma caixa próxima à cabine do motorista do transporte coletivo, e no caso de tubos e terminais, essas caixas lacradas com os aparelhos roteadores devem ficar em um lugar de segurança. Tais roteadores devem guardar o endereço de I.P. dos passageiros já cadastrados.

A aprovação do projeto, segundo o vereador, melhoraria o conforto e a inclusão digital dos usuários do transporte coletivo urbano em Curitiba, além de modernizar o serviço público. “A tecnologia faz parte da modernidade e se tornou uma importante ferramenta na vida dos cidadãos, tornando-se essencial para muitos”, afirmou.

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Em Porto Alegre, Linha de lotação Glória tem novo itinerário e terminal

O terminal da linha de lotação 20.6 – Glória no bairro Belém Velho agora fica na rua João de Couto, esquina com a Dr. Vergara. A mudança amplia o percurso em 1,4 quilômetro, fazendo com que mais usuários tenham acesso ao transporte seletivo. A linha, que transporta cerca de 2.500 passageiros por dia, agora percorrerá o trecho da avenida Oscar Pereira entre o Hospital Parque Belém e a rua Doutor Sarmento Barata, até o novo terminal de bairro.

O prefeito José Fortunati inaugurou o terminal no fim da tarde dessa sexta-feira, 12. Ele destacou a mobilização da comunidade para que a demanda fosse atendida. “Construímos essa solução em conjunto, poder público e comunidade. É assim que as decisões importantes são tomadas em Porto Alegre e, por isso, o Orçamento Participativo é uma referência. Precisamos da participação concreta, ativa e permanente da sociedade para que nossas ações sejam adequadas e eficazes no atendimento das demandas da população”, afirmou Fortunati.

A construção do terminal foi solicitada pelas lideranças comunitárias da região, que se mobilizaram e participaram de reuniões nos Centros Administrativos Regionais (CARs) e no âmbito do Orçamento Participativo (OP). A presidente da Associação dos Moradores de Belém Velho ressaltou os benefícios à comunidade. “Ter uma linha de lotação chegando até aqui significa mais qualidade no transporte coletivo na região. Cria uma alternativa de locomoção, que é melhor, aumenta a oferta do serviço e melhora a nossa vida”, comemorou Eloíza Vinholo.

A definição do itinerário aconteceu pela equipe técnica da área de transporte da EPTC. O monitoramento será permanente. “Uma das nossas prioridades é qualificar o transporte coletivo em toda a cidade e temos investido bastante aqui na Zona Sul. Vamos analisar a prestação do serviço com as mudanças e, em breve, teremos uma estimativa de quantos usuários utilizarão a linha e se precisaremos fazer algum ajuste”, disse o diretor presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.

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Etufor garante o direito à meia passagem para estudantes

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) está garantindo que nenhum estudante será prejudicado em função do problema técnico ocorrido neste final de semana, com um lote de carteiras estudantis que foram haviam sido indevidamente bloqueadas.

A Etufor está orientando os estudantes que tiveram a carteira estudantil bloqueada que apenas apresentem o documento ao cobrador para usufruir do direito à meia passagem estudantil. Outro procedimento autorizado é a possibilidade de desbloquear a carteira de 2015 em qualquer um dos postos do Bilhete Único, na Etufor ou Sindiônibus.

Apenas os estudantes que tinham valor de recarga na carteira e querem resgatar o valor antes debitado, devem procurar a Etufor ou o Sindiônibus para desbloquear e, ainda, os postos de atendimento do Bilhete Único. Sobre o ressarcimento, os estudantes devem procurar também o atendimento do Sindiônibus, pelo telefone  4005.0956.

Neste sábado, 13 de junho, foi identificado um problema técnico no software do validador que bloqueou um lote de carteirinhas em alguns veículos e nas catracas dos terminais. Os técnicos do Sindiônibus realizaram ainda ontem atualização do software nos terminais e nos veículos. A medida evitou o bloqueio de outros documentos. Hoje, são cerca de 370 mil carteiras estudantis em Fortaleza e o problema esteve restrito a cerca de 16 mil documentos.

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Prefeitura de Ponta Grossa inicia projeto de integração nos ônibus

A Prefeitura de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, informou nesta segunda-feira (15) que vai desenvolver um projeto piloto de integração no transporte coletivo a partir de quarta-feira (17). O projeto permitirá que passageiros usem mais de um ônibus pagando uma única tarifa.
Foto: Gizele Silva/G1 PR

Serão atendidos, inicialmente, os passageiros das linhas Gralha Azul, Roma-Canaã e Santa Terezinha, localizadas na região do Núcleo Santa Paula.

De acordo com a prefeitura, estas três linhas atendem cerca de sete mil passageiros por dia. Segundo a operadora do sistema, Viação Campos Gerais (VCG), perto de 100 mil pessoas usam diariamente o transporte coletivo.

A integração vai permitir que os passageiros desembarquem de um dos ônibus das linhas participantes do projeto e usem um ponto de transbordo. O ponto fica localizado no prolongamento da Rua Crisântemo, perto do Centro de Eventos.

Os usuários poderão embarcar em outra linha do projeto, sem ter que pagar uma nova passagem. Atualmente, apenas os passageiros que desembarcam em um dos quatro terminais de transporte coletivo têm direito de não pagar uma nova passagem para utilizar outra linha.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), que desenvolveu o projeto de integração, lembra que uma condição do projeto de integração é não exceder o tempo de uma hora e meia entre um embarque e outro.

O passageiro terá ainda que possuir o bilhete eletrônico para participar do projeto, pois o pagamento em dinheiro não está incluído no projeto de integração.

Conforme a prefeitura, o projeto piloto servirá para verificar a viabilidade de ampliar o cartão de integração em todas as linhas.

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Metrô é alternativa para sanar o problema de mobilidade urbana em Manaus

A proposta de um metrô de superfície para Manaus pode ser uma das alternativas para resolver o problema de mobilidade urbana. A ideia foi sugerida pelo engenheiro civil e consultor Renato Avelino, que destaca o projeto como a melhor opção contemporânea de mobilidade para a capital, aliando inovação e tecnologia.

Entretanto, a concepção do modal de superfície esbarra no elevado custo para a implementação. Seriam necessários R$ 200 milhões para cada quilômetro do sistema, isso para transportar 100 mil passageiros/dia, segundo estudos da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).  

Pelo projeto, o novo modal trafegaria numa velocidade de até 80 km por hora. Segundo Avelino, em média, os benefícios deste tipo de transporte levaram à redução de 1h e 36min/dia do tempo de deslocamento das pessoas nas cidades onde foi implantado, a exemplo da cidade do Porto, em Portugal, com quase a mesma densidade populacional de Manaus, onde o sistema funciona há dez anos.

Movido a eletricidade e extremamente silencioso quando comparado com o transporte convencional, o metrô contribui significativamente para a redução da poluição, além de proporcionar segurança e pontualidade. A proposta prevê ainda, a redução de aproximadamente 60 mil veículos dia, aponta o especialista. “Quanto ao custo dessa mudança, eles serão traduzidos por uma melhor qualidade de vida da população, redução não apenas da poluição ambiental em todos os níveis, mas, principalmente, do “custo Manaus”, o que certamente atrairá novos negócios para cidade”, avaliou o autor do projeto, Renato Avelino, que também é membro da Ordem dos Engenheiros de Portugal.  

Projetos

Questionado sobre a demora para implementar o novo sistema de transporte, o superintendente da SMTU, Pedro Carvalho, destacou que há um projeto básico do Bus Rapid Transit (BRT) Norte e Leste, mas este precisa ser adequado. “O BRT que a gente pensa não pode ter muitas obstruções, o trajeto tem que ser como uma via expressa para que o sistema não venha a parar nos cruzamentos. Podemos usar tecnologia para priorizar o transporte, através de sensores”, explicou o gestor.

Sobre o projeto do monotrilho, antes anunciado pelo governo do Estado, Carvalho disse que seria um sistema com capacidade de investimento alto, sem contar a tarifa, que poderia custar entre R$ 8 a 10, e, “portanto, inviável”.

Quanto ao BRT, cada quilômetro desse sistema custaria aos cofres públicos R$ 15 milhões. Manaus, segundo a SMTU, precisaria de, no mínimo, 60 km do sistema, cujo investimento pode chegar ao valor de  R$ 1,3 bilhão para toda a extensão do sistema.

Outro modal que também está sob avaliação é  o Veículo Leve sobre Pneus (VLP), que custaria três vezes mais que o preço do BRT: algo em torno de R$ 45 milhões por quilômetro.

Estrutura

Com o modal de superfície, o usuário teria todas as informações inerentes ao itinerário, zona, preço de bilhetes, além de contar com apoio presencial e câmeras de controle à distância. Também teria amplas estações em concreto e vidro, com paredes revestidas em aço.

'PlanMob'

Enquanto o projeto do novo modal para Manaus não sai do papel, vária audiências públicas para a construção do Plano de Mobilidade Urbana da cidade (PlanMob) foram  realizadas em todas as zonas da capital.

Além da população em geral, a comunidade acadêmica e os ciclistas também  participaram com  suas propostas. Ao todo, nove audiências foram  realizadas entre os dias 1º a 8 de junho, das 14h às 18h. A última ocorreu no  dia 8 deste mês,  no Sest-Senat, na avenida Autaz Mirim, Zona Leste.

Apesar do atraso para a entrega do PlanMob, o que deveria ter acontecido em abril, o prefeito Artur Neto destacou que optou pela elaboração de um “bom projeto que possa ser posto em prática pelos próximos 40 anos”. Ele também explicou que, assim que o PlanMob for finalizado, Manaus voltará a estar apta a receber recursos da União para a implantação de projetos na área de mobilidade urbana.

Por Naférson Cruz
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