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Em Salvador, Única proposta para administração e reforma da Estação da Lapa é aberta

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Foi aberto nesta segunda-feira (20) o envelope com a única proposta de um consórcio formado por três empresas interessadas em reformar e administrar a Estação da Lapa, em Salvador. O processo foi realizado no auditório da Secretária Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut).

De acordo com a Semut, duas empresas de São Paulo e uma de Salvador formam o consórcio Nova Lapa, responsável pela apresentação da única proposta que será analisada pela comissão de licitação. A partir desta segunda-feira, será verificado se as propostas técnicas, comerciais e de habilitação do consórcio atendem aos requisitos do edital e dos anexos. Segundo a Semut, o resultado deve sair em no máximo oito dias. Após essa análise, entre 30 e 60 dias, o contrato de administração por 35 anos da estação será assinado.

A licitação acontece pela modalidade de outorga onerosa, em que o consórcio precisa pagar quantia mínima de R$ 13 milhões. Outro critério do edital é que o vencedor deve ter experiência em operações de estações. Dez empresas retiraram o edital, que estava disponível na sede da pasta desde o início de setembro, informa a prefeitura, sediados em estados como a Bahia, Rio Grande Sul, Santa Catarina e São Paulo. Porém, apenas um consórcio formado por três empresas apresentou proposta. Inicialmente, o lançamento do edital estava previsto para fevereiro deste ano.

Caso a única proposta apresentada seja aprovada, o consórcio será responsável pela administração, operação e gerenciamento da estação. Pelo menos 300 mil pessoas usam a estação todos os dias, aponta a Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador). Será de responsabilidade da empresa a reforma, manutenção e requalificação de construções públicas de propriedade do município. Como contrapartida, a concessionária pode operar e explorar um centro de compras ou similar.

Histórico
No mês de janeiro, um decreto foi publicado no Diário Oficial do Município, do prefeito ACM Neto, que autorizou a gestão municipal a abrir concessão para o terminal de ônibus pelo período de 35 anos, com possibilidade de ampliação do prazo. No dia 16 de dezembro de 2013, o projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores.

Na época, a Semut informou que o edital de licitação da concessão deveria ser publicado nos primeiros 15 dias de fevereiro, sendo que o processo deve ser encerrado em um prazo de 70 dias.
De acordo com o decreto assinado pelo prefeito ACM Neto, a concessionária vencedora não poderá cobrar qualquer espécie de tarifa, preço público ou taxa de embarque e desembarque dos usuários, passageiros do terminal e empresas do serviço público de transporte.

Informações: G1 BA


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Número de passageiros de ônibus em Maceió aumenta em mais de um milhão

No dia a dia, é comum avistar a grande quantidade de pessoas utilizando o transporte público coletivo como meio de locomoção. E, segundo dados da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), os números aumentaram ainda mais. De janeiro a setembro deste ano, os ônibus da cidade transportaram 7.692.679 passageiros, número maior do que o mesmo período do ano passado, onde 6.609.807 usufruíram dos coletivos. Houve um aumento de mais de um milhão.

Para o superintendente da SMTT, Tácio Melo, os trabalhos que o órgão estão realizando ajudam a trazer o cidadão para o coletivo. “Deixamos bem claro que o sistema de transporte público da capital seria nossa prioridade. E cumprindo com o que foi dito, vários trabalhos foram feitos em prol da melhoria do sistema, a exemplo da implantação da faixa exclusiva, a reforma de terminais, a reestruturação e colocação de abrigos e o aumento da frota de ônibus por meio das operadoras do sistema”, enfatizou.

A operação de combate ao transporte irregular de passageiros, os clandestinos, também é um meio que vem fazendo com que a população use mais os coletivos. A ação completou um ano no mês de agosto e já apreendeu 870 veículos, entre táxis e carros particulares. A prática é ilegal e a multa para a liberação do veículo apreendido é de R$ 2.180,24, além da taxa de estadia do veículo no pátio da SMTT, no valor de R$ 24 por dia.

“Dando prioridade ao sistema de transporte público, por meio de melhorias, estaremos fazendo com que as pessoas deixem de utilizar seus veículos particulares e passem a ver no ônibus, um transporte rápido, eficiente e barato”, disse ainda superintendente.

*Nicollas Albuquerque e Thaciana Lima (estagiária) / Ascom SMTT

Informações: Tribuna Hoje

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Terminal de ônibus do bairro Cachoeirinha, em Manaus, será ampliado e reformado

A Prefeitura de Manaus anunciou que vai reformar e ampliar o Terminal de Integração 2 (T2), situado na Cachoeirinha, zona Sul da cidade. Por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), o local vai receber obras nas plataformas de passageiros, cobertura, pavimento e iluminação.
Foto: Luiz Vasconcelos
Na reforma do terminal constam: a substituição da cobertura que terá novas estruturas metálicas e se estenderá para a área de circulação dos ônibus; a renovação das instalações elétricas; a recuperação do piso com a utilização de revestimento de alta resistência; a instalação de bancos; a reforma dos dois banheiros existentes; e a construção de mais dois.

O projeto de reforma prevê ainda a ampliação da largura da plataforma de embarque/ desembarque do sentido Bairro/Centro em 1,2 metros. De comprimento, o terminal possui 147 metros. Além dos serviços de recuperação do telhado e dos gradis nas áreas externas e internas, de requalificação do pavimento e de melhorias de toda a rede hidráulica e elétrica, a reforma também inclui o recapeamento das vias internas do terminal.

Segundo a Superintendência Municipal Transportes Urbanos (SMTU), o T2 é um dos terminais com maior movimento de passageiros, somando uma média de 50 mil usuários por dia. O terminal integra cerca de 69 linhas de ônibus, totalizando uma média de tráfego de 300 coletivos por dia. Ele está situado em um local onde, estrategicamente, várias linhas se cruzam e a partir dali possibilitam aos usuários opções de deslocamento para todas as outras zonas da cidade.

Para não precisar desativar o Terminal enquanto as obras estiverem em andamento, a SMTU estuda a possibilidade de utilizar uma das vias localizadas na proximidade do T2 como terminal provisório.

Antes mesmos das obras iniciarem, a Prefeitura de Manaus vai realizar uma ação educativa para alertar os usuários e os comerciantes que trabalham no terminal sobre a reforma. Vai também conscientizar sobre a importância da contribuição de cada um na manutenção do espaço limpo e sem depredações. A ação envolve também as secretarias municipais de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab) e de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp).

A obra está em fase de conclusão do projeto e, em seguida, entra em processo de licitação. A previsão é que os serviços sejam iniciados ainda este ano. O investimento está orçado em R$ 2.425.606,55.

Informações: A Critíca

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Ciclovias compartilhadas com pedestres recebem críticas

Ao menos 12,1 quilômetros de ciclovias em São Paulo ficam em calçadas ou calçadões, e outro trecho deve ser entregue nos próximos dias, na Avenida São Luís, no centro. Ciclistas e pedestres ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo apoiam a expansão da malha, mas criticam a sua instalação em locais compartilhados.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), responsável pelo projeto e pela implementação das ciclovias na cidade, define esse tipo de ciclovia como "compartilhada". No caso da São Luís, a escolha da calçada desencadeou críticas pelo fato de o piso ali ser de pedrinhas, o chamado mosaico português, o que o torna menos regular e plano do que o piche.

"No asfalto é mais confortável, porque lá geralmente é liso", diz o entregador Antonio Fernandes, de 32 anos, que trabalha na Vila Buarque, na região central, e usa diariamente as novas ciclovias para se locomover. "Mas mesmo aqui na calçada é melhor do que nada."

Na semana passada, embora ainda não estivesse pronto o trecho compartilhado de 580 metros na São Luís, Fernandes já circulava por ele, assim como outros ciclistas. Perto dali, o cartorário Geilson Borges, de 46 anos, observava a movimentação. "Sou a favor das ciclovias, mas não na calçada. Por que não fizeram na rua? As calçadas daqui estão cheias de idosos."

Ônibus

A Avenida São Luís tem quatro faixas de rolamento para os veículos, todas no mesmo sentido. Mesmo assim, a CET optou por colocar a ciclovia na calçada que fica no lado ímpar, o mesmo da Galeria Metrópole. Em nota, a empresa informou que seus técnicos constataram que a presença da ciclovia na avenida "causaria transtornos ao fluxo de veículos na rótula central, principalmente do transporte coletivo, em virtude da existência de faixa exclusiva para ônibus".

A empresa ainda informa, em nota, que os novos projetos de ciclovias "estão sendo realizados atendendo às características de cada local, como presença de ciclistas na via, características do tráfego e uso do solo, entre outras".

Para o presidente da Associação Brasileira de Pedestres (Abraspe), Eduardo José Daros, o ideal é que pedestres tenham espaços separados, pois andam em velocidades e direções diferentes. "Há calçadas na hora do almoço em que ninguém consegue andar. Aplaudo as ciclovias, mas parece que vai ser mais fácil resolver o problema da bicicleta do que o do pedestre."

Além da São Luís, há ciclovias compartilhadas com pedestres nas Avenidas Escola Politécnica (4,2 km), Sumaré (2,7 km) e Paulo VI (0,7 km), todas na zona oeste, e nos calçadões da região central (4,5 km).

Informações: Agência Estado

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BH começa a receber novos trens para metrô da cidade

terça-feira, 21 de outubro de 2014

O primeiro dos 10 trens previstos pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) para reforçar o metrô de Belo Horizonte desembarcou na quinta-feira (16) na capital mineira. Ele deve entrar em operação em janeiro de 2015 após testes de rotina que começam neste mês. Cada modelo pode transportar cerca de 1.300 passageiros.

Até agosto de 2015, estão previstas outras nove composições, para aumentar a capacidade de transporte de 230 mil para 340 mil passageiros por dia na única linha que serve Belo Horizonte e Contagem.

Com isso, o número de composições da frota deve subir das atuais 25 para 35. Segundo a CBTU, o investimento é de R$ 171,9 milhões para a compra dos trens.

Informações: R7.com

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Linha 4 do Metrô do Rio será inaugurada em 2016, diz consórcio

Mesmo com a paralisação de cinco meses das perfurações da Linha 4 do Metrô, o consórcio responsável pela obra informou que a inauguração do serviço de transporte está mantida para o primeiro semestre de 2016. A perfuração do solo com a máquina “tatuzão” foi suspensa, em maio deste ano, depois que houve o afundamento de um trecho da Rua Barão da Torre, em Ipanema, zona sul da cidade do Rio de Janeiro.

O “tatuzão” começou a ser religado na quinta-feira, mas como esse é um procedimento demorado, ainda não há previsão de retomada das escavações. O Consórcio Linha 4 Sul informou que a obra foi paralisada por decisão da própria construtora, como parte de seu plano de contingenciamento, assim que tomou conhecimento do afundamento do solo.

De acordo com nota divulgada, o afundamento foi provocado pelo fraturamento de uma rocha, que se desprendeu  durante a perfuração. O solo arenoso que se apoiava na rocha perdeu a sustentação e se movimentou, causando reflexos na superfície como em um efeito dominó.


A nota do consórcio informa que ainda falta escavar cerca de 20 metros de um trecho de transição entre rocha e areia, sob a Rua Barão da Torre. Neste local, estão sendo feitas injeções de calda de cimento e material selante para recompactar o solo. Os prédios e as casas da rua também serão monitorados com mais frequência, para saber se a obra provocará algum impacto. Os danos provocados aos prédios serão ressarcidos pela consórcio.

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