Terminal Ipiranga e Corredor Oeste do BRT Sorocaba são entregues *** No Rio, Passageiro do BRT passou a economizar mais com a nova integração dos modais de transporte *** No Recife, Linha 412 – TI Santa Luzia/TI Getúlio Vargas entra em operação nesse sábado *** Reclamações sobre ônibus urbanos em São Paulo aumentaram em 2023 *** Tarifa Zero em Natal custaria R$ 16 milhões por mês, mostra estudo *** Justiça aceita recurso da Procuradoria Geral de SP e libera Trem Intercidades *** Aeroporto do Recife é eleito o melhor do Brasil *** Tarifa zero aumenta número de passageiros, mostra estudo da NTU *** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Em Fortaleza, Novo Terminal Antônio Bezerra é entregue

domingo, 21 de setembro de 2014

A população de Fortaleza recebeu, na noite desta sexta-feira (19), mais uma obra concluída pelo Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), que beneficiará uma média de 200 mil passageiros por dia: o Novo Terminal Antônio Bezerra. “Mais que uma obra bonita, com tecnologia e nova estrutura, este terminal faz parte de uma política nossa de priorizar o transporte público. Com isso, vamos diminuir o tempo de espera do cidadão pelos coletivos e aumentar a economia no bolso do povo”, disse o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, durante a solenidade de entrega do equipamento .

O Terminal Antônio Bezerra tem, agora, mais que o dobro do espaço original, passando de 12 mil m² para 29 mil m², tendo recebido um investimento de, aproximadamente, de R$ 21,5 milhões. O novo equipamento conta com plataformas com piso industrial, cobertura em estrutura metálica e pavimento rígido para circulação de ônibus. No total, são duas plataformas de embarque e desembarque e uma para a Administração, todas com amplas áreas para circulação de passageiros, com estações para receber os ônibus articulados e os convencionais.

Para garantir o funcionamento adequado das 46 linhas de ônibus que passam pelo local, o terminal possui rampas e túneis de acesso de pedestres às plataformas, que evitam o cruzamento entre usuários e ônibus, proporcionado mais rapidez, comodidade e segurança. O terminal conta com duas entradas com bilheterias, prédio para a administração, posto de monitoramento, auditório, além de quatro conjuntos de banheiros acessíveis. Toda a sinalização do equipamento também foi pensada para facilitar o deslocamento dos passageiros, informando desde a localização dos serviços até a relação das linhas por plataforma.


Na oportunidade, o secretário Municipal de Infraestrutura, Samuel Dias, agradeceu a todos os trabalhadores que fizeram parte da obra. “É uma grande satisfação podermos entregar uma obra que vai beneficiar tantas pessoas. Vamos reformar todos os terminais e melhorar a mobilidade urbana de Fortaleza”, afirmou. Segundo Samuel Dias, os próximos terminais a receberem melhorias serão: Messejana; Siqueira; Parangaba e Papicu.

A dona de casa Maria das Graças, moradora do bairro Quintino Cunha, utiliza o terminal diariamente e diz que essa é uma melhoria muito boa. “Achei bem mais amplo, está bem melhor. Tomara que melhore o movimento também, pois dependemos muito deste terminal”, disse.

Rosa dos Santos, dona de casa, moradora do bairro Antônio Bezerra e mãe de seis filhos, também é usuária constante do termina e o achou muito bonito. “Vai ser bem melhor pra população, a gente tava precisando disso fazia tempo. Ficou muito lindo”, afirmou.

Para o metalúrgico Erivelton Barroso, morador do Quintino Cunha, o novo terminal está maravilhoso. “Para nós que usamos transporte público é sempre boa uma reforma dessas. Nossa esperança é que melhore ainda mais. A gente precisava mesmo de algo assim”, declarou.

O Novo Terminal Antônio Bezerra faz parte do primeiro corredor exclusivo de Fortaleza: o corredor Antônio Bezerra/Centro, que ligará o Novo Terminal Antônio Bezerra ao Centro, num percurso total de 8,2 km. Vale destacar que o corredor Antônio Bezerra/Centro é a primeira etapa do corredor Antônio Bezerra/Papicu, que terá extensão de 17,4km.

Area verde
O Novo Terminal Antônio Bezerra, que antes não possuía nenhuma vegetação, agora conta com ampla área verde e projeto paisagístico, garantindo maior sombreamento no local, que é ponto de grande circulação de pessoas e veículos. No total, são 56 carnaubeiras e 68 mudas de árvores semi-adultas nos passeios e ao longo do equipamento. As mudas semi-adultas são das espécies Munguba (33), Chichá-do-Pará (29) e Ipê Roxo (6). Além disso, há no local 150 mini-lacres, 88m² de Pacavira e 850m² de grama.

Breve histórico
Iniciada em agosto de 2009, a obra de reforma e ampliação do Terminal Antônio Bezerra passou por diversas paralisações, sendo definitivamente retomada já na atual gestão em março de 2013. O projeto passou por ajustes e adaptações para trazer modernidade e conforto à população.

O Novo Terminal Antônio Bezerra teve sua primeira etapa entregue em 20 de janeiro deste ano. A entrega da segunda etapa do Terminal, que tem dois terços do espaço total, completa o pacote de melhorias prometidas para os usuários do transporte público que precisam acessar este equipamento diariamente.

Operação de transporte em 100% do espaço do novo Terminal Antônio Bezerra será iniciada domingo. Clique aqui para saber mais.

Informações: Etufor
READ MORE - Em Fortaleza, Novo Terminal Antônio Bezerra é entregue

Em Curitiba, Novo Ligeirão Leste-Oeste mudará concepção das canaletas

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

A implantação do Ligeirão Leste-Oeste, com previsão de começo de obras no início do próximo ano, trará um novo modelo de corredor de transporte. Ao longo do eixo, nas quadras onde ficam as estações, serão criados calçadões para uso compartilhado por pedestres, carros, motos e bicicletas.
Foto: Pedro Ribas
As pistas de trânsito lento, que margeiam as canaletas, nos trechos das estações-tubo, serão transformadas em faixas elevadas, ao nível da calçada. Com a abertura de espaço para o pedestre, que terá a prioridade, estas pistas passarão a atender o trânsito local para quem mora ou trabalha na quadra.

Com financiamento da Caixa Econômica Federal, a obra representa um investimento de R$ 194,5 milhões. Ao contrário dos eixos Norte e Boqueirão, que foram desalinhadas, a maioria das estações no eixo Leste-Oeste vai continuar frente a frente. Com a nova concepção, elas serão apenas afastadas, com alargamento da canaleta, permitindo a criação de pistas de ultrapassagem para o Ligeirão. Desta forma, evita-se a segregação. Fica garantida a integração entre os dois lados da via e a circulação de pedestres torna-se mais segura e confortável. São mudanças que humanizam esses espaços públicos.

Com sinalização diferenciada, os dois lados do calçadão serão integrados por faixas elevadas. As grades que ficam no entorno das estações darão lugar a arbustos, formando uma barreira verde que direcione o pedestre para os pontos de travessia segura. Iluminação, paisagismo, bancos, áreas de descanso e paraciclos completam o projeto que busca a convivência segura de ônibus, pedestre e trânsito.

Eixo maior

O Ligeirão Leste-Oeste vai transportar 80 mil passageiros por dia, ligando a região do CIC Norte, a partir da Rua Eduardo Sprada, a Pinhais. A nova linha vai utilizar um trecho de canaletas já existente no eixo Oeste por onde atualmente passa o Ligeirinho Pinhais/Campo Comprido.

O projeto, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), em parceria com a Urbs, abre a possibilidade de substituir a estação Eduardo Sprada pelo terminal CIC Norte, atualmente em fase de estudos complementares em função da implicação sobre o sistema viário da região.  Se viabilizado, o novo terminal abrigará, além do Ligeirão, também o biarticulado Centenário/Campo Comprido que, assim, terá seu trajeto, aumentado em 1,5 quilômetro.

Pelo novo terminal também vão passar as linhas alimentadoras da Estrada Velha de Campo Largo (prolongamento da Eduardo Sprada), da Cidade Industrial e da Rua João Denbinski – neste caso, fazendo ligação com o terminal da Fazendinha.

O terminal Campo Comprido, pela sua localização, será mantido e reformado como terminal de passagem de ponto de integração dos alimentadores do Jardim Gabineto, Riviera, Positivo e das linhas originárias das ruas João Falarz e Toaldo Túlio.

No total serão 32 estações, com a criação da estação UTFPR, a ser implantada para atender a nova demanda. As estações já existentes serão reformadas. Também serão reformados e ampliados os terminais Campo Comprido, Campina do Siqueira, Capão da Imbuia e Vila Oficinas. Um novo terminal será construído no CIC Norte.

O novo Ligeirão é um dos projetos apresentados pela Prefeitura no ano passado para receber recursos do governo federal. No total, serão investidos R$ 5,3 bilhões em obras de mobilidade, aí incluídas as do metrô, Linha Verde Norte, requalificação do Ligeirinho Inter 2, implantação de novas canaletas e ampliação e reforma de estações e terminais.

O eixo Leste-Oeste é formado principalmente pelas avenidas Padre Anchieta, Sete de Setembro e Affonso Camargo, em Curitiba; e Ayrton Sena da Silva, em Pinhais. Por ele passam os ônibus do Expresso Centenário-Campo Comprido que transportam, por dia, 100 mil passageiros e o Ligeirinho Pinhais-Campo Comprido.

O Leste-Oeste será a terceira linha do Expresso Ligeirão já implantado nos eixos Boqueirão e Linha Verde Sul. O Ligeirão Norte - cujas obras de desalinhamento das estações foram contratadas na gestão passada até o final da canaleta da Avenida Sete de Setembro - será implantado após a conclusão das obras de ampliação e reforma do Terminal Santa Cândida, prevista para o ano que vem. 

Informações: URBS

READ MORE - Em Curitiba, Novo Ligeirão Leste-Oeste mudará concepção das canaletas

Pesquisa revela que 88% dos paulistanos aprovam as ciclovias e 90% são favoráveis à ampliação das faixas exclusivas para ônibus

A Secretaria Municipal de Transportes já entregou 70,6 km  de ciclovias. A meta da atual administração é ativar um total de 400 km até o final de 2015

Os resultados da 8ª Pesquisa sobre Mobilidade Urbana, realizada pela Rede Nossa São Paulo e o Instituto Ibope, apontam que aumentou de 86% para 88% o índice de aprovação dos paulistanos à política de implantação de ciclovias em São Paulo. O levantamento também revela que 90% dos entrevistados são favoráveis à ampliação das faixas exclusivas para circulação de ônibus à direita nas vias da cidade.

Os dados foram anunciados nesta quinta-feira, 18 de setembro, durante evento da Semana da Mobilidade 2014 no Sesc Consolação, na região central da cidade. Para o secretário municipal de Transportes a avaliação é satisfatória e mostra que as intervenções para a melhoria da mobilidade urbana estão mudando a cultura e a forma de as pessoas verem a cidade.
"O dado novo é que o grande apoio dos paulistanos para a bicicleta é  muito importante para a cidade, pois  estamos falando de um serviço não motorizado. Isso  (as ciclovias) ajuda quem precisa desse transporte,  ajuda do ponto de vista ambiental  e da saúde pública e individual e, portanto, ajuda a cidade . Os resultados só nos encorajam  ainda mais para continuar nesse projeto de implantação de 400 km de ciclovias  em São Paulo",  ponderou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, durante a divulgação do levantamento.

A pesquisa mostrou  ainda  que são gastos, em média, 2h46 nos  deslocamentos   diários no trânsito para os que usam ônibus todo dia. "Sem dúvida  é um número que poderá diminuir  à medida que a interligação com outros modais de transporte como a bicicleta passa a ser utilizada, como já ocorre com o ônibus, o trem e o metrô,  avaliou  o secretário.  

Questões identificadas na pesquisa em relação ao nível de satisfação com o transporte público, como tempo de espera e redução de frota nos fins de semana , por exemplo, serão resolvidas quando a nova licitação do sistema for concluída e entrar em vigor.  "Pela ordem, estão previstas a licitação da nova rede do transporte público; a rede noturna, que já está com um projeto piloto em vigor; e a rede de transporte para o fim de semana, que ainda iniciaremos estudos", antecipou Tatto.

A abertura do evento  desta quinta-feira  foi feita pelo Coordenador Geral da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, Oded Grajew, e  pelo Coordenador Executivo da Rede, Maurício Broinizi Pereira. A pesquisa  de Mobilidade Urbana foi apresentada pelo Diretor de Negócios do Ibope Inteligência, Hélio Gastaldi. 

Presente ao encontro, o prefeito Fernando Haddad fez um pronunciamento sobre mobilidade, desafios e a importância do papel da Rede Nossa São Paulo. Também marcaram presença, ao lado do secretário Jilmar Tatto,  o  secretário estadual de Transportes, Jurandir Fernandes, representantes de órgãos que apóiam a Agenda Brasil Sustentável e candidados ao governo de São Paulo ou seus representantes . O evento foi encerrado com a Assinatura da Carta Compromisso do Programa Cidades Sustentáveis. 

Coordenadoria de Comunicação - SMT
Informações: SPTrans

Leia também sobre:
READ MORE - Pesquisa revela que 88% dos paulistanos aprovam as ciclovias e 90% são favoráveis à ampliação das faixas exclusivas para ônibus

CBTU testa primeiro VLT na capital potiguar

A Superintendência de Trens Urbanos de Natal realizou, na manhã desta quarta-feira (17), o primeiro teste com um veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na capital potiguar. De acordo com a CBTU, uma equipe técnica da companhia e engenheiros da Bom Sinal, fabricante do VLT, utilizaram a Linha 9, entre a Estação da Ribeira, na zona Leste, e a Estação de Nova Natal, na zona Norte. Sobre a data para implementação definitiva do serviço, a reportagem foi informada que não há previsão exata. Novos testes serão organizados durante todo o mês de outubro, a pedido do fabricante. 
Foto: Emanuel Amaral
Através de investimentos de 154 milhões de reais, disponibilizados pelo Governo Federal, além do testado hoje (17), outros 11 VLTs e duas locomotivas foram adquiridas para modernizar o sistema de trens urbanos do Estado. De acordo com a CBTU, não há previsão para aumento de tarifa dos novos veículos, que custa R$ 0,50, mesmo após a conclusão da implementação. 

Os veículos deverão interligar os municípios de Natal, Parnamirim, Extremoz e Ceará-Mirim.

Características
O Veículo Leve sobre Trilho (VLT) é um equipamento de transporte mais moderno que as tradicionais locomotivas férreas. Similar aos ônibus, o VLT é mais leve que as locomotivas em uso, em Natal. Serão compostas por três vagões, cada uma com capacidade para 200 passageiros, podendo transportar até 600 pessoas de uma vez. O VLT também se diferencia por ser bimotor e, por ter um em cada ponta, não precisa fazer curvas, indo para frente e para trás. Serão climatizados e, de acordo com a CBTU, passarão nas estações a cada 20 minutos.

Informações: Tribuna do Norte

READ MORE - CBTU testa primeiro VLT na capital potiguar

Prefeito de Porto Alegre anuncia novo edital do transporte público

O Diário Oficial de Porto Alegre publica nesta sexta-feira, 19, o extrato do novo edital para contratação do serviço de transporte público coletivo por ônibus. Os detalhes do documento, que prevê ampliação e qualificação do serviço na Capital, serão apresentados pelo prefeito José Fortunati em entrevista coletiva às 10h, no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico), acompanhado do presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari. 

O primeiro edital foi lançado pela prefeitura em março deste ano, e a licitação resultou deserta, sem apresentação de propostas. Esta é a primeira licitação na história do transporte coletivo de Porto Alegre, desde 1920, quando foi autorizada oficialmente a operação de ônibus na cidade. Desde então, o serviço funciona sustentado em permissões. Atualmente, o sistema conta com 1.703 ônibus, 400 linhas, operados em três consórcios (STS, Unibus e Conorte), além da empresa pública Carris. 

Informações: EPTC


READ MORE - Prefeito de Porto Alegre anuncia novo edital do transporte público

Nova linha do Transcol irá até trevo de Setiba, em Guarapari

A partir do dia 28 de setembro os moradores de Guarapari vão ganhar uma linha do Transcol que sairá do Terminal Itaparica e irá até o Trevo de Setiba. A linha 672 (T. Itaparica / Trevo de Setiba) é uma reivindicação antiga dos moradores do município, que hoje só contam com a linha 669, que atende ao bairro Village do Sol, localizado logo após a praça do pedágio da Rodosol. 

Além disso, outras onze linhas vão ganhar reforço de carros, parte no dia 21 e o restante no dia 28, para melhorar a oferta em Vila Velha, Cariacica e Serra. Ao todo, haverá a inclusão de 20 veículos no sistema.

A nova linha que vai até o Trevo de Setiba inicialmente terá uma frota de dois veículos e tem previsão de circular de hora em hora. A operação do novo serviço será monitorada para que eventuais ajustes possam ser implementados e garantir que a oferta esteja adequada à demanda.

A linha 515 (T. Laranjeiras / T. Campo Grande, via Beira Mar) vai ter mais cinco veículos em sua frota. Pesquisas da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) identificaram a necessidade de melhorar a oferta do serviço da linha, o que vai proporcionar mais horários para atender aos usuários.


Em Vila Velha, quatro linhas também terão reforço na frota: 611 (T. Itaparica / Praia da Costa, via Itapoã / Crefes - Circular), 651 (T. Vila Velha / Praia da Costa), 654 (Lagoa Jabaeté / T. Itaparica, via Av. Amaral Peixoto) e 662 (T. Vila Velha / Praia da Costa, via Crefes – Circular). Todas contarão com mais um veículo na frota.

Já no município de Cariacica, três linhas garanhão carros para reforçar a operação. A linha 700 (T. Campo Grande / T. Itacibá, via Campo Grande) terá mais dois veículos. A linha 742 (T. Campo Grande / T. São Torquato, via Expedito Garcia / T. Jardim América), passará a circular com mais dois carros. A linha 756 (Padre Gabriel / T. Jardim América, via Castelo Branco) ganhará mais um veículo.

Três linhas que atendem ao município da Serra também vão contar com mais ônibus. São as linhas 883 (Praia de Carapebus / T. Laranjeiras, via Cidade Continental / Laranjeiras) e 884 (Bicanga / T. Laranjeiras, via Balneário Carapebus / Oceania / Laranjeiras), que terão mais um ônibus cada. E a linha 874 (T. Jacaraípe / T. Carapina, via Portal de Jacaraípe), que terá reforço de mais dois carros.

Informações: Ceturb ES
READ MORE - Nova linha do Transcol irá até trevo de Setiba, em Guarapari

Grande Recife: Alunos tem até hoje (sexta-feira) para requerer cartão do passe livre

Os cerca de 14 mil estudantes do 6º ao 9º ano da Rede Municipal do Recife têm até esta sexta-feira para retirar o cartão do VEM Passe Livre Estudantil. Os alunos devem se dirigir ao Posto de Atendimento do VEM, no bairro da  Boa Vista, levar a documentação, tirar foto e cadastrar as impressões digitais para biometria.

O calendário para a retirada dos cartões foi feito pela Secretaria de Educação do Recife. Depois de se cadastrar, a pessoa já sai do posto de atendimento com o cartão, mas só poderá utilizar as 70 passagens mensais no sistema de transporte público coletivo a partir do dia 1º de outubro.

O Posto de Atendimento do VEM está com sete atendentes só para os estudantes da Rede Municipal. Além disso, o local estará aberto também no sábado (20) somente para cadastro do Passe Livre Recife. Quem perder o dia de cadastramento só poderá fazer o VEM Passe Livre após o dia 20, sem o atendimento exclusivo, e só terá direito ao benefício em novembro.

Os estudantes das 36 escolas de 6° ao 9° ano da PCR terão direito a 70 viagens mensais no valor de meia passagem da tarifa do Anel A (R$ 1,07). O sistema limitará o uso a 70 vezes por mês, não podendo ser utilizado mais de quatro vezes por dia. Os créditos entram automaticamente no cartão, no início de cada mês, e expiram em 180 dias, como ocorre com todo VEM. Os alunos poderão usufruir do Passe Livre Recife em todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos, feriados e até mesmo durante as férias escolares.

Se ao final do mês o beneficiário só tiver usado 40 passagens, por exemplo, a Prefeitura só depositará o crédito referente às 30 viagens restantes, para que o estudante tenha direito a usar 70 passagens no mês seguinte. Periodicamente, o Grande Recife Consórcio de Transporte enviará relatórios para a Secretaria de Educação do Recife com essas informações.

Os alunos precisam levar CPF, certidão de nascimento ou documento de identificação com foto (carteira de identidade ou carteira de estudante) e comprovante de residência (este último pode ser em nome do pai ou responsável). O Posto de Atendimento do VEM fica na Rua da Soledade, n° 259, bairro da Boa Vista. O horário de funcionamento é das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Quem tiver dúvidas deve procurar a diretoria da escola em que estuda.

USO PESSOAL
O Passe Livre Recife é de uso pessoal e intransferível, sendo proibida a cessão, venda ou qualquer forma de utilização do benefício por terceiros. Se for verificado o uso indevido do cartão, o beneficiário será notificado pela Secretaria de Educação para apresentar defesa no prazo de dez dias. Se a defesa não for apresentada ou for rejeitada, o estudante terá o benefício suspenso por 30 dias. Em caso de reincidência, o direito ao Passe Livre será suspenso por todo o semestre.

CPF
Como os alunos do 6º ao 9º ano têm entre 11 e 14 anos e muitos ainda não têm CPF, eles só poderão tirar o VEM depois que fizerem o documento em um dos postos do Expresso Cidadão. Somente no Recife, há unidades em Afogados, Cordeiro, Boa Vista e Pina. Diferente do VEM, para tirar o CPF é preciso ir acompanhado do pai ou responsável, com o documento de identificação dele, além de levar os originais do documento de identificação ou certidão de nascimento do estudante. O CPF fica pronto na hora e é gratuito.

Quem preferir também pode tirar o documento em agências dos Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, onde é cobrada uma taxa de R$ 5,70. Quando estiverem com o CPF em mãos, os alunos devem informar à direção da escola, para que ela informe que dia ele poderá ir ao Posto de Atendimento do VEM.

Informações: Diário de Pernambuco

READ MORE - Grande Recife: Alunos tem até hoje (sexta-feira) para requerer cartão do passe livre

Brasil dobrará investimento em mobilidade urbana, diz BNDES

O Brasil deverá dobrar o volume de investimentos em mobilidade urbana nas principais regiões metropolitanas do País nos próximos anos, em relação ao que foi verificado nos últimos 20 anos. Ainda assim, terá um déficit de R$ 229 bilhões, num horizonte de 12 anos. A previsão faz parte de um estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ainda em fase final de conclusão. Um trecho do trabalho foi apresentado nesta sexta-feira, 12, durante a 20ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que acontece em São Paulo.

"Haverá uma mudança de patamar, mas não solucionará o déficit em expansão de malha", resumiu o gerente do departamento de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano do BNDES, Marcio Zeraik. Ele lembrou que a mobilidade está no foco das atenções, tendo em vista o colapso da mobilidade urbana nos grandes centros, em meio ao aumento da frota de veículos e de malhas de transporte público que não acompanharam a crescimento das cidades.

Com base nos projetos em execução, licitação e estudos, nas 15 principais regiões metropolitanas brasileiras, a previsão é de que os investimentos superem os R$ 10 bilhões/ano nos próximos anos, ante uma média histórica de 0,1% a 0,15% do PIB.

Ele salientou que as estimativas levam em consideração apenas a expansão dos modais de alta e média densidade - metrôs, trens urbanos, monotrilhos, veículo leve sobre trilho (VLT) e corredores exclusivos (BRT - Bus Rapid Transit).

Informações: Agência Estado

READ MORE - Brasil dobrará investimento em mobilidade urbana, diz BNDES

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960