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Câmara aprova projeto que obriga ônibus a ter GPS em Campinas

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

A Câmara de Campinas (SP) aprovou, na noite desta quarta-feira (27), em segunda discussão, o projeto de lei que obriga que as empresas de transporte público instalem GPS nos ônibus. No entanto, de acordo com a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Transurc), todos os veículos da cidade já possuem o dispositivo.

Segundo a justificativa do projeto, que é de autoria do vereador Cidão Santos (PPS), a medida vai reduzir os atrasos dos ônibus e, consequentemente, diminuir a quantidade de usuários que ficam concentrados nos pontos aguardando a passagem dos coletivos.

Questionado sobre o fato dos ônibus já possuírem o dispositivo, o vereador Cidão Santos afirmou que tinha conhecimento que alguns já possuíam GPS, mas não sabia que eram todos. Além disso, ele ressaltou que no texto do projeto também consta a criação da central de monitoramento, o que valida a medida.


De acordo com o projeto votado nesta noite, as empresas terão 120 dias para se adequar à nova lei, caso contrário terão que pagar multa de 1000 ufics, que é a Unidade Fiscal da cidade. Atualmente, cada Ufic vale R$ R$ 2,6277.

De acordo com a Transurc, todos os ônibus possuem o dispositivo já que o item é obrigatório nos contratos de concessão do transporte público desde 2006, mas os equipamentos são usados apenas para controle interno das empresas porque a cidade ainda não possui uma central de monitoramento.

De acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a implantação da central requer verificações técnicas que demandam muito tempo. Segundo o secretário de Transportes da cidade, Carlos José Barreiro, a central definitiva será implantada no início de 2015.

Informações: G1 Campinas e Região
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No Rio, BRT Transcarioca terá superônibus para até 270 passageiros

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Parece um trem de tão comprido e carrega mais gente até do que muitos aviões comerciais. Mas não está sobre trilhos, tampouco acima das nuvens. A partir de setembro, o BRT Transcarioca vai operar com dois ônibus de 28 metros de comprimento, os maiores já fabricados no Brasil. Construídos no país pela Volvo, os superônibus biarticulados, com duas sanfonas, transportam até 270 passageiros, quase quatro vezes a capacidade de um ônibus comum e 85% superior à lotação máxima dos modelos articulados de 18 metros, também em circulação na cidade. 

O ônibus de 28 metros está hoje entre os maiores do mundo. Em alguns países europeus e asiáticos, circulam veículos de 31 metros, mas com capacidade inferior, de 256 passageiros. Os coletivos biarticulados, de 28 metros, trafegam atualmente em algumas cidades latinas, entre elas Curitiba, São Paulo e Bogotá — a capital colombiana, cujo sistema BRT transformou-se em referência mundial no setor. 

Inicialmente, os dois veículos biarticulados que chegarão ao Rio vão operar na linha Madureira-Alvorada do Transcarioca. O corredor já funciona com ônibus articulados de 21 e 23 metros. Este último, chamado de superarticulado, tem capacidade para até 200 pessoas. Para se ter uma comparação, os coletivos convencionais têm 11 metros. De acordo com o Consórcio BRT, cada ônibus biarticulado custou em torno de R$ 1 milhão — um coletivo convencional vale hoje cerca de R$ 350 mil. No corredor Transoeste, 14 ônibus de 23 metros já circulam preferencialmente nos serviços diretos Santa Cruz-Alvorada e Mato Alto-Alvorada.

Transcarioca leva 113 mil ao dia 

Inaugurado em 2 de junho, o BRT Transcarioca atingiu, na semana passada, a marca de 113 mil passageiros transportados por dia, de acordo com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e o Consórcio BRT. Atualmente, o Transcarioca funciona serviço funciona com 25 estações, entre Madureira e a Barra, mais duas paradas no Aeroporto Internacional e uma em Vicente de Carvalho, onde há a integração com o metrô.

Como antecipou O DIA , a terceira e última fase de implantação do Transcarioca será iniciada até meados de setembro, com a abertura das estações da área da Penha. “Nossa ideia é iniciar a terceira fase em setembro e concluí-la este ano”, disse o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, por meio de nota. Quando estiver funcionando plenamente, com as 45 estações abertas, a expectativa da prefeitura é de que o Transcarioca transporte diariamente 320 mil passageiros.

Nesta segunda-feira, a prefeitura deu a partida em mais uma etapa do processo de racionalização das linhas de ônibus das regiões abrangidas pelo Transcarioca. Ao longo desta semana, oito linhas vão sair de circulação gradualmente: 816, 690, 732, 747, 749, 758SV, 875 e 691. Também progressivamente, entram em operação nove linhas alimentadoras do sistema nas Zonas Norte e Oeste: 816A (Capela – Tanque), 690A (Méier – Madureira), 890A (Tanque – Alvorada, via Cidade de Deus), 932A (Gardênia Azul – Tanque, via Pau Ferro), 810A (Pontal - Curicica), 809A (Curicica – Recreio, via Vargem Grande), 954A (Curicica – Recreio), 875A (Praça Seca – Chácara circular) e 991A (Taquara – Alvorada, via Cidade de Deus). 

Estão previstos mais três serviços de BRT para a etapa final de implantação do corredor: Penha – Madureira (com 14 paradas), Fundão – Alvorada (com 12 estações) e Galeão – Penha (com dez paradas).

Estação da Linha 4 fica pronta 
A futura estação Nossa Senhora da Paz, da Linha 4 do Metrô, em Ipanema, está totalmente escavada, informou ontem a concessionária responsável pelas obras. Embora ainda sirvam de depósito de material, as bilheterias do mezanino da estação já estão totalmente construídas. 
O acesso de passageiros da Rua Maria Quitéria, na esquina com a Avenida Visconde de Pirajá, está plenamente aberto, e recebeu as escadas. O acesso localizado do outro lado da praça também está pronto. A Nossa Senhora da Paz é uma das seis estações da Linha 4, que, a partir de 2016, ligará a Barra a Ipanema. Cerca de 300 mil pessoas serão transportadas diariamente na Linha4.

Por Paulo Maurício Costa
Informações: O Dia

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Prefeitura de João Pessoa lança edital de licitação para obras do BRT

A Prefeitura Municipal de João Pessoa lançou nesta terça-feira (26) o edital de licitação para empresas interessadas em executar as obras do Bus Rapid Transit (BRT), o 'metrô sobre rodas' que pretende melhorar o transporte público da capital paraibana. O projeto está orçado em R$ 188 milhões e conta com recursos do Governo Federal. A cidade foi contemplada no PAC 2 – Grandes Cidades, do Ministério das Cidades.

Com a divulgação do edital, as empresas interessadas têm o prazo de 30 dias úteis para providenciar a documentação exigida e se candidatar. Ao término do prazo, será feita a abertura dos envelopes e divulgação da empresa vencedora. A contratação da empresa ou consórcio de empresas prevê a elaboração do projeto básico, projeto executivo e execução das obras de pavimentação/drenagem da faixa exclusiva para ônibus.

A licitação prevê obras de construção nos cinco corredores por onde o BRT deve trafegar, ou seja: Cruz das Armas, Dois de Fevereiro, Epitácio Pessoa, Pedro II e o corredor central da cidade. Segundo o secretário de Planejamento, Rômulo Polari, os BRTs terão conforto, eficiência e comodidade. Segundo ele, o sistema ficará on-line para a população acessá-lo, sendo necessário, para isso, um aparelho celular com internet.

“Vamos oferecer eficiência no tráfego, através de corredores exclusivos para os BRTs, pois não haverá interferência de outros transportes, que reduzirá 40% a 50% do tempo do trajeto. Esperamos que este seja um fator determinante para reduzir o transporte individual na cidade, com a opção pelo transporte coletivo de qualidade”, afirmou Polari.

O BRT é um sistema de transporte coletivo de passageiros que proporciona mobilidade urbana rápida, confortável, segura e eficiente por meio de infraestrutura segregada com prioridade de ultrapassagem, operação rápida e frequente. O sistema já foi implantado em outras cidades do país, a exemplo de Curitiba e Rio de Janeiro.

Informações: G1 PB

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Recife: TST mantém reajuste de 10% para rodoviários

Em decisão publicada no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho desta terça-feira (26), o ministro Barros Levenhagem, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) reconsiderou a decisão em que suspendeu o reajuste de 10% para os trabalhadores rodoviários do Grande Recife, atendendo ao pedido do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Pernambuco (Urbana-PE), e manteve a alteração salarial concedida em decisão do Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco.

Por meio do despacho 16857-14, o ministro informou que mudou de ideia pois percebeu que a fixação do reajuste salarial orientou-se pelo “princípio da livre negociação, estando incluídos no reajuste aumentos de qualquer natureza, inclusive  a revisão prevista no artigo 10, da Lei nº 10.192/2001, ficando assim transacionado, por essa via, todo e qualquer resíduo salarial porventura devido”, pelo que se impõe, de ofício, a reconsideração do efeito suspensivo, a fim de manter a correção salarial então concedida, conforme consta na descrição do despacho.

Com relação aos pisos salariais, a decisão esclarece que o percentual concedido não foi o do INPC – não se justificando, portanto, sua suspensão com base na Lei 10.192/2001, que veda a correção salarial com base em índice de preços. Com a reconsideração, ficam mantidos os pisos de R$ 1.765,50 para motoristas, R$ 1.141,69 para fiscais despachantes e R$ 812,13 para os cobradores.

A decisão também inclui o efeito suspensivo quanto às demais cláusulas do despacho anterior, relativo a tíquete-alimentação, diárias, auxílio-funeral e indenização por morte ou invalidez, restringindo o reajuste a 6% até pronunciamento definitivo da Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do TST.

A assessoria de imprensa do Sindicato dos Rodoviários foi consultada pela equipe do JC Trânsito e não se pronunciou sobre o assunto. Uma coletiva de imprensa será realizada pelo sindicato às 15h no Sindicato dos Professores do Recife (Simpere).

PARALISAÇÃO - Após a liminar que suspendeu o aumento salarial de 10%, rodoviários resolveram cruzar os braços, na manhã da última sexta-feira (22), na Região Metropolitana do Recife. A decisão pegou os passageiros de surpresa. Paradas lotadas. Terminais Integrados sem ônibus. O reajuste salarial de 10% havia sido concedido a motoristas, cobradores e fiscais de ônibus da Região Metropolitana do Recife pelo Pleno do Tribunal Regional da 6ª Região (TRT-PE) em 30 de julho, mas foi revogado na tarde da quinta-feira (21). O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Barros Levenhagen acatou o pedido liminar do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Pernambuco (Urbana-PE) por entender que o reajuste concedido ficou fora dos limites do poder normativo da Justiça do Trabalho. 

Informações: NE10

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Prefeito de Manaus descarta aumento de tarifa no transporte coletivo

O prefeito de Manaus, Artur Neto, descartou, nesta segunda-feira (25), a possibilidade de reajuste na tarifa de transporte coletivo neste ano. Após a decisão da Justiça que assegurou reajuste de 7% para os rodoviários, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) anunciou que a tarifa do transporte pode subir para R$ 3,60 nos próximos meses. Ao G1, o gestor afirmou que estudos sobre reajustes devem ser analisados em 2015.

Artur explicou que diversos componentes também devem ser analisados para um possível aumento. "A análise do reajuste eu fiz no meu primeiro ano de governo. Estou no meu segundo ano, com um ano e sete meses de governo apenas, e só vou analisar isso conforme estabelecido no primeiro ano, durante o dissídio dos trabalhadores, ou seja, no final de março, começo de abril do ano que vem", disse.

O prefeito informou ainda, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), que deve trabalhar os cálculos da tarifa a partir de abril, com base nos aumentos de combustíveis ocorridos este ano e os que eventualmente ocorrerem em 2015.

Em sessão realizada nesta sexta-feira (22), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 11ª Região (Amazonas e Roraima) determinou o reajuste salarial de 7% para trabalhadores do transporte rodoviário de Manaus. A decisão sobre o dissídio coletivo também contempla reajuste de 10% no tíquete alimentação, fixado em R$ 11, e é retroativa a 1º de maio, a data base da categoria.

Além do aumento no valor do salário e no tíquete alimentação, a decisão desta sexta prevê que os rodoviários também devem ganhar o reajuste no vale-lanche, que ficou em R$ 5. A cesta básica também ganhou reajuste de 16%, ficando em R$ 190. A decisão concede ainda adicional de insalubridade para todos motoristas e cobradores do transporte coletivo.

Informações: G1 AM

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Veículos são flagrados na faixa expressa para ônibus em Belém

Um ônibus e uma caminhonete foram flagrados transitando na faixa exclusiva para ônibus expressos na avenida Almirante Barroso, em Belém. De acordo com o autor da imagem, os veículos teriam invadido a faixa para fugir do congestionamento na via.
Foto: José Maria Bezerra/ Arquivo Pessoal
O registro foi feito pelo professor universitário José Maria Bezerra no último sábado (23). "Devia ser umas 11h45, tinha um engarrafamento em frente ao Bosque. Esses cidadãos não contaram conversa, mudaram de pista e seguiram", conta o professor. "O guarda estava mais a frente, no semáforo da travessa Lomas Valentina. Ou ele não viu ou fez que não viu", afirma ainda.

Em nota, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informou que transitar em faixa exclusiva é uma infração grave e o condutor que for flagrado nesta situação perde 5 pontos na carteira e receberá uma multa no valor de R$127,69. De acordo com a Semob, os agentes de trânsito posicionados ao longo da Almirante Barroso, ao flagrarem motoristas cometendo esta infração, farão a autuação imediata.

Informações: G1 PA

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