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Prefeitura de Campo Grande estuda duas opções para manter tarifa de ônibus em R$ 2,70

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A Prefeitura de Campo Grande tem duas alternativas para manter a tarifa do transporte coletivo em R$ 2,70 a partir de fevereiro deste ano. A Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Delegados) avalia a utilização de recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) ou do Refis (Programa de Recuperação Fiscal).

Conforme a presidente da agência, Ritva Cecília Queiroz Vieira, a isenção do ISSQN (Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza) representa R$ 9 milhões neste ano. Se a Câmara Municipal não aprovar novo projeto prevendo de onde sairá o recurso para bancar a desoneração, a tarifa de ônibus pode subir para R$ 2,90.

“O passivo do Refis é algo em torno de R$ 1 bilhão e a possibilidade do FPM ainda é uma idéia, que deverá ser verificada com os secretários de Receita e Planejamento”, afirmou.

Para evitar os transtornos anteriores, quando os vereadores quase não votaram o projeto, que resultou na redução da tarifa de R$ 2,75 para R$ 2,70, a presidente da Agência de Regulação planeja discutir os detalhes da proposta com a Comissão de Finanças do legislativo municipal.

A tarifa na Capital teve duas reduções no ano passado. A primeira ocorreu em junho, quando os protestos obrigaram o prefeito da Capital, Alcides Bernal (PP), a repassar a isenção do Pis/Cofins e diminuir o preço da passagem de R$ 2,85 para R$ 2,75. Em outubro, ele abriu mão do ISS para reduzir o valor em R$ 0,05.

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Custo das obras da Copa têm aumento de até 166%: confira a lista

A conta final da preparação brasileira para a Copa do Mundo 2014 continua crescendo. Em dezembro do ano passado, o Ministério do Esporte fez novas mudanças na Matriz de Responsabilidades, documento que lista as obras prioritárias para o megaevento. Desde janeiro de 2010, data da primeira versão do governo, os estádios apresentaram o maior aumento de custo, passando de R$ 5,66 bilhões para R$ 8,01 bilhões. 

Com base nisto, o Portal 2014 analisou todas as 109 obras da Matriz de Responsabilidades e listou os 14 projetos com maior sobrepreço, na comparação com a lista de quatro anos atrás. O levantamento mostrou que todos os setores tiveram aumento em pelo menos um projeto. O fato ocorreu nas arenas da Copa, nas obras de mobilidade urbana, além dos projetos de modernização de portos e aeroportos. 

Duas obras aeroportuárias lideram o ranking. os trabalhos estão ligados à ampliações dos terminais de passageiros dos aeroportos de Curitiba e Salvador. Na capital paranaense, o custo das obras subiu 167%, saltando de R$ 41,3 milhões para R$ 110,16 milhões. Na Bahia, o acréscimo em relação à lista de 2010 foi de 164% (de R$ 30 milhões para R$ 79,23 milhões). A construção do Módulo Operacional Provisório (MOP), por sua vez, aparece na noca colocação, com 69% de aumento.Segundo a Infraero, o fato deu-se devido às mudanças nos projetos. "Diversas obras ainda estavam em fase de elaboração de projetos e orçamentos. Dessa forma, os valores constantes da Matriz de 2010 tratavam-se de estimativas", disse a estatal por meio da assessoria de imprensa.

A Infraero também alerta para a redução de preço de algumas intervenções. No aeroporto do Galeão, por exemplo, o custo das obras de modernização dos dois terminais caiu pela metade. Mais oito projetos da Copa seguiram a linha - foram cinco nos aeroportos (Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília, Natal e Porto Alegre). No Pinto Martins, a redução chegou a quase 39% (de R$ 279,5 milhões para R$ 171,1 milhões). Em Porto Alegre, um caso à parte: o projeto de ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho foi excluído da Matriz. Dessa forma, o investimento passou de R$ 345,8 para R$ 59 milhões.

Estádios
Cinco arenas da Copa do Mundo figuram entre os maiores diferenças de custo na comparação com a primeira lista do governo. O Beira-Rio ocupa a terceira colocação. O orçamento das obras estourou após a entrada de uma construtora na execução dos trabalhos (requisito da Fifa). O valor saltou de R$ 130 milhões para R$ 330 milhões, com aumento de 154%.

No Maracanã, no Mané Garrincha, no Mineirão e na Arena da Baixada, o aumento está ligado às correções monetárias do contrato, além dos juros. No Rio, o custo das obras aumentou também devido às deterioração da marquise. A antiga construção deu lugar a uma nova cobertura. A nova intervenção provocou aditivo de 36%.

Entre todos os setores de infraestrutura, a mobilidade foi exceção ao apresentar redução no custo total das obras. Na última revisão do governo, no entanto, 14 projetos foram retitados da lista do Mundial 2014. No total, o setor teve 17 exclusões desde maio de 2012. Assim, o repasse para as intervenções caiu de R$ 11,56 bilhões para R$ 8,02 bilhões. 

Há também os projetos com sobrepreço. Sao duas obras em Curitiba: Corredor Marechal Floriano (quarta posição) e a requalificação da rodoferroviária (13ª colocação). Em Cuiabá, a construção do corredor Mário Andreazza teve quase 47% de aumento (11°). No Recife, as obras do BRT Leste/Oeste ocupa o 12° posto (acréscimo de 38%: de 99 milhões para 137 milhões). Completam a lista os trabalhos de modernização e ampliação dos portos de Fortaleza e Natal (veja abaixo).

Custo total
Após 73 meses de preparação, a Copa 2014, segundo a Matriz de Responsabilidade, custará R$ 25,58 bilhões. No total, sete setores têm projetos relativos à competição: aeroportos, estádios, portos, aeroportos, segurança, telecomunicações, turismo. O governo também inclui os gastos com as instalações complementares da Copa das Confederações. 

Desse total, R$ 14,02 bilhões serão desembolsados pela esfera federal. Os governos locais são responsáveis pelo repasse de R$ 7,81 bilhões. Já a iniciativa privada investirá R$ 3,75 bilhões. Em janeiro de 2010, o Ministério do Esporte previa gastos na ordem de R$ 23,52 bilhões. 

Confira a lista das obras com os maiores acréscimos:

1º Aeroporto/Curitiba
Reforma do terminal de passageiros do aeroporto Afonso Pena: 166,7% (de R$ 41,3 milhões para R$ 110,16 milhões)

2º Aeroporto/Salvador
Reforma do terminal de passageiros do aeroporto Dep. Luís Eduardo Magalhães: 164,1% (de R$ 30 milhões para R$ 79,23 milhões)

3º Estádio/Porto Alegre
Reforma do Beira-Rio: 153,8% (de R$ 130 milhões para R$ 330 milhões)

4° Mobilidade/Curitiba
Corredor Marechal Floriano: 104,6% (de R$ 30,3 milhões para 62 milhões)

5º Porto/Fortaleza
Reforma do terminal marítimo de Fortaleza (Mucuripe): 91,3% (de R$ 105,9 milhões para R$ 202,6 milhões)

6º Estádio/Brasília
Construção do novo Mané Garrincha: 88,3% (de R$ 745,3 milhões para R$ 1,403 bilhão)

7º Estádio/Curitiba
Reforma da Arena da Baixada: 77,1% (de R$ 184,5 milhões para R$ 326,7 milhões)

8º Estádio/Rio de Janeiro
Reforma do Maracanã: 75% (de R$ 600 milhões para R$ 1,050 bilhão)

9º Aeroporto/Campinas
Construção do Módulo Operacional Provisório (MOP): 69,3% (de R$ 2,9 milhões para R$ 4,91 milhões)

10º Estádio/Belo Horizonte
Reforma do Mineirão: 63,1% (de R$ 426,1 milhões para R$ 695 milhões)

11º Mobilidade/Cuiabá
Corredor Mário Andreazza: 46,9% (de R$ 31,3 milhões para R$ 46 milhões)
Corredor Leste Oeste em Recife
12º Mobilidade/Recife
BRT: Leste / Oeste - Ramal Cidade da Copa: 38,4% (de 99 milhões para 137 milhões)

13º Mobilidade/Curitiba
Requalificação da Rodoferroviária e acesso: 35,1% (de R$ 36,2 milhões para 48,9 milhões)

14º Porto/Natal
Reforma do terminal marítimo de Natal: 35% (de R$ 53,7 milhões para R$ 72,5 milhões)

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Curitiba: Campus Jardim Botânico ganha integração com o Inter 2

Desde a segunda-feira (6) os ônibus da linha Centro Politécnico fazem integração na estação tubo Jardim das Américas, onde também para o ligeirinho Inter 2. A novidade atende reivindicação de professores, estudantes e funcionários do campus Jardim Botânico da Universidade Federal do Paraná que pediam uma nova opção no transporte coletivo para evitar trajetos a pé, especialmente à noite, no entorno do campus.

A partir do dia 6 eles poderão usar os ônibus da linha Centro Politécnico e, na estação Jardim das Américas, pegar o Inter 2 sem pagar nova passagem. O ligeirinho Inter 2 percorre 38 quilômetros em 12 bairros, passando por vários terminais e 28 estações tubo, permitindo uma ampla possibilidade de integração para qualquer canto da cidade.

Para permitir a integração com o Inter 2 a linha Centro Politécnico deixará de fazer parada na estação Centro Politécnico - que será desativada - seguindo até a estação Jardim das Américas e voltando pelas ruas Frei Rogério e Reinaldo Issberner até a rota original, na Rua João Crysostomo da Rosa.

A alteração no trajeto da linha Centro Politécnico é mais uma das medidas adotadas pela Urbs para ampliar o atendimento a alunos, professores e funcionários de universidades.

Em novembro, a linha convencional Raquel Prado, que já atendia a Universidade Católica, teve seu trajeto ampliado, passando a atender os campi Jardim Botânico, Centro Politécnico e Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR; e o campus da UniCuritiba. Com a ampliação, a antiga Raquel Prado ganhou o nome de Linha Universidades.

Informações: URBS

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Metrô SP: Estações Pedro II, Santos-Imigrantes e Santo Amaro recebem pianos

A partir desta quinta-feira (09), os pianos itinerantes do Metrô já se encontram nas estações Pedro II (Linha 3 – Vermelha), Santos-Imigrantes (Linha 2 – Verde) e Santo Amaro (Linha 5 – Lilás), todos nas áreas pagas. O piano que se encontra na estação Luz (Linha 1 – Azul) permanecerá no mesmo local.

Os usuários que passarem por estas estações poderão utilizar os pianos itinerantes que ficarão disponíveis nestes locais pelos próximos dois meses.

Os quatro pianos poderão ser tocados todos os dias durante o horário de funcionamento das estações.

O projeto “Piano no Metrô” foi inaugurado em março de 2011 e já percorreu várias estações a fim de aproximar o público metroviário da arte musical.

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No DF, Um só cartão garante acesso de estudantes a metrô e ônibus

A partir de agora, os estudantes do Distrito Federal beneficiados com o Passe Livre Estudantil passam a ter acesso garantido ao metrô e aos ônibus utilizando um só cartão eletrônico. A medida, já em vigor desde o último dia 02, é considerada um avanço tecnológico e uma conquista para os estudantes. Ela foi obtida graças à unificação do cadastro estudantil entre as estruturas do Metrô DF e do DFTrans.

Antes da mudança, os estudantes precisavam carregar cartões diferentes para ter acesso aos ônibus e metrô. Agora, com a unificação do cadastro, no momento em que for retirar o seu cartão nos postos do DFTrans, o estudante vai precisar apenas informar quais linhas de ônibus utiliza e se é usuário do metrô também. De posse dessa informação, os técnicos do DFTrans vão inserir no chip do cartão os dados necessários para que ele utilize os dois tipos de transporte sem qualquer problema.

A mudança no sistema fortalece e consolida também o benefício da integração. O sistema integrado permite que o usuário possa mudar de veículo até duas vezes, no mesmo sentido, no período de duas horas a contar do primeiro embarque, pagando apenas uma passagem.

Essa é mais uma demonstração de respeito do governo com a população do DF e, principalmente, com os estudantes. 180 mil estudantes são beneficiados com o Passe Livre Estudantil. Dois terços desse total são compostos por estudantes da Rede Pública de Ensino. O restante, pertence à rede privada.

Informações: DFTrans

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Em São Paulo, Solicitação de Bilhete Único escolar será feita exclusivamente pela internet

Os estudantes que utilizarão o Bilhete Único Escolar neste ano de 2014 deverão fazer a solicitação do benefício exclusivamente pela internet, por meio do site do Bilhete Único. A medidatem como principais objetivos facilitar o trâmite para os pedidos e agilizar o processo de envio dos cartões às instituições de ensino. A estimativa é de que até um milhão de alunos se cadastrem durante o ano, sendo que 700 mil devem fazê-lo até o mês de março.

Com a novidade, o estudante pode fazer a solicitação na sua própria casa, no horário que lhe for mais adequado, com segurança e sem enfrentar filas. Quem não tiver acesso à internet poderárecorreraum dos equipamentos públicosdisponíveis, comoos da rede de Telecentrosda cidade.

“A iniciativa é inédita e, com ela, o sistema se moderniza de uma forma que melhora a vida dos usuários, acaba com as filas, a espera nos postos e os deslocamentos desnecessários, com economia de tempo e dinheiro", destaca o diretor de Gestão Econômico-Financeira da SPTrans, Adauto Farias.

O processo de cadastramento dos estudantes terá início na próxima segunda-feira, 13 de janeiro, para os seguintes alunos:

- Estudantes solicitando o benefício pela primeira vez;

- Estudantes solicitando um cartão novo

- Estudantes que utilizarão os cartões conveniados com UNE/Umes;

- Estudantes que já se cadastraram no novo Bilhete Único e precisam habilitar a modalidade escolar

Quem já tem o cartão apenas de cotas escolares e optar por revalidá-lo poderá fazer a solicitação a partir do dia 22 de janeiro.

Cadastro

O primeiro passo para a solicitação do Bilhete Único Escolar é feito sempre na instituição de ensino, que é responsável por enviar os dados da matrícula do aluno à SPTrans.

O estudante poderá consultar se seus dados já foram enviados pela escola no site http://estudante.sptrans.com.br. Após a consulta, será disponibilizado um link para o portal do Bilhete Único e, caso as informações já estejam no sistema, ele poderá fazer a solicitação do seu benefício.

O aluno deverá, então, escolher se utilizará o cartão apenas para o benefício da meia-tarifa no transporte público ou se prefere a versão conveniada com UNE/Umes, que dá direito também a descontosem eventos, cinema, teatro e outras atividades de lazer.

Também haverá a opção de apenas revalidar o cartão jáfeito em 2013, apenas para quem utilizar o bilhete que dá direito apenas à meia-tarifa no transporte público. Quem fizer a escolha do cartão conveniado deverá, obrigatoriamente, solicitar um novo bilhete.

Após essas etapas, será disponibilizadoonlineo boleto bancário da taxa do Bilhete Único Escolar 2014, que é de cinco tarifas (R$ 15,00) para a versão de meia-tarifa no transporte e 13 tarifas (R$ 39,00) para o cartão com o convênio, que pode ser impresso para pagamento da forma mais cômodapara os estudantes.

Após a confirmação do pagamento, que é registrado em até 48 horas, o cartão é entregue na instituição de ensino em até 20 dias. O estudante deverá, então,fazer a ativação do bilhete antes de utilizá-lo, tambémentrando novamente no portal.

Portal do Bilhete Único

Ao fazer o seu cadastro paraonovo Bilhete Único, o usuário estará criando uma conta que permitirá, ainda no primeiro semestre, acessar uma série de serviços como consultar o extrato do cartão, participar de pesquisas de qualidade do transporte público e até cancelar seu bilhete em caso de perda, por meio da internet.

Os estudantes que solicitarem um bilhete novo terão a vantagem de poder escolher o Bilhete Único Mensal para utilizar o sistema de ônibus municipais por até 31 dias, pagando uma tarifa única de R$ 70,00. A escolha e o acompanhamento também deverão ser feitos no portal, mês a mês, de acordo com o que melhor se adequar às suas viagens.

Por exemplo, o aluno poderá optar por utilizar o Bilhete Mensal, em março, e em abril, voltar a usar as cotas normais. Basta informar a opçãoescolhida na sua conta no site do Bilhete Único.

Esse benefício estará disponível apenas para quem solicitar um cartão novo. Quem revalidar o bilhete do ano passado terá direito apenas às cotas normais, de acordo com o número de viagens entre casa e escola realizadas em um mês, seguindo o modelo dos anos anteriores.

Assessoria de Imprensa - SPTrans

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