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Rio divulga esquema especial de transporte para o Réveillon

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A prefeitura do Rio divulgou hoje (26) o esquema especial de transporte público para a festa de réveillon em Copacabana, na zona sul da capital fluminense.

A Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) informou que as mudanças operacionais no tráfego têm o objetivo de minimizar os impactos no trânsito nas proximidades do evento e facilitar a circulação de pedestres.

A Avenida Atlântica, em Copacabana, será bloqueada na via mais próxima ao mar a partir das 7h do dia 31 de dezembro, sendo que haverá a inversão do tráfego na pista dos hotéis.

Já às 15h haverá o bloqueio de ambas as pistas da avenida. O fechamento das ruas internas do bairro será às 18h, exceto para o tráfego de ônibus e táxis. Às 22h ocorrerá o fechamento total dos acessos à Copacabana, que ficará voltada à circulação de pedestres.

De acordo com secretário de Transportes, Carlos Roberto Osório, a grande novidade deste ano será a presença de quatro locais de linhas de ônibus para embarque do público, que funcionarão entre as 22h do dia 31 e as 4h do dia 1º de janeiro. Depois disso, os veículos voltarão a trafegar normalmente pelas vias do bairro.

Os passageiros poderão embarcar de volta para casa nos seguintes pontos: Enseada de Botafogo (Avenida das Nações Unidas), Lagoa Rodrigo de Freitas (Corte do Cantagalo), Ipanema (Rua Prudente de Morais) e Rua Real Grandeza (próximo ao Cemitério São João Batista).

“Botafogo será o grande local para voltar para casa, com escoamento de 50% do público. Ano passado, o trânsito só foi liberado às 6 da manhã, porque houve um conflito entre pedestres e veículos. É lógico que vamos ter problemas, pois estamos falando de 2 milhões de pessoas. Nós pedimos mais atenção nos transportes e que os usuários programem a sua chegada. Queremos dar mais conforto ao público de Copacabana”, disse o secretário.

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Corredor de ônibus encurtará viagem de S. Bárbara a Campinas em 15 min

O governo estadual iniciou as obras do trecho do Corredor Metropolitano Noroeste entre Americana (SP), Nova Odessa (SP) e Santa Bárbara d'Oeste (SP) neste sábado (28). O projeto da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que promete facilitar o transporte coletivo intermunicipal na região, prevê ainda intervenções viárias no trecho entre Americana e Campinas (SP). A previsão de conclusão da obra, que totalizará 47,7 quilômetros, é dezembro de 2014. A aposta do governo é que o corredor amplie em 17% a velocidade média dos ônibus e encurte em 15 minutos a viagem entre Santa Bárbara e Campinas (de 75 para 60 minutos).

"O corredor é rápido porque nele só andam os ônibus. O corredor irá tirar ônibus da Rodovia Anhanguera e facilitar a vida de toda a região. O corredor inteiro vai passar Santa Bárbara, Americana, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Campinas e beneficiará 220 mil usuários por dia", disse o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que esteve em Americana no sábado para o lançamento da nova fase de obras.

O trecho entre Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara terá 24,3 quilômetros, sendo 13,6 km de faixas exclusivas para ônibus e 10,7 km de adequações e melhorias no traçado viário já existente.

Haverá ainda a construção de dois terminais (em Americana e Santa Bárbara), três estações de transferência (em Santa Bárbara, no limite com Americana, e em Nova Odessa) e reforma no terminal de Nova Odessa. O custo do lote é de R$ 145 milhões. A empresa que venceu a licitação para executar a obra é a Estacon Infraestrutura S/A. A concorrência pública para o projeto executivo foi iniciada em maio de 2011.

Segundo levantamento da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, neste trecho cerca de 40 mil usuários serão atendidos por dia. Conforme a pasta, os ônibus vão circular no corredor a 25 km/h, velocidade 17% superior à média atual, que é de 21,4 km/h.

O projeto também inclui a instalação de ciclovias ao longo da Avenida Ampelio Gazzetta, em Nova Odessa, e na Avenida Europa, em Americana. Além disso, nos novos terminais haverá bicicletários disponíveis nas estações de embarque e desembarque de passageiros ao longo do corredor. Os terminais também serão acessíveis a deficientes, de acordo com o governo.

Trecho Sumaré-Campinas
O Corredor Metropolitano Noroeste terá obras complementares no trecho entre Sumaré (SP), Hortolândia (SP) e Campinas. As intervenções devem começar no primeiro trimestre de 2014 e terminar em dezembro. Para o trecho entre Americana e Santa Bárbara, Alckmin disse que a intenção é concluir um mês antes. "O corredor vai estimular o desenvolvimento metropolitano e melhorar a mobilidade com qualidade", afirmou o governador.

Informações: G1 Piracicaba e Região


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Novo sistema de transporte BRS vai tomando a forma, em Manaus

A reforma de 13 paradas do sistema de transporte público Bus Rapid Service (BRS), nas avenidas Constantino Nery e Torquato Tapajós, estão quase prontas para entrar em funcionamento a partir de janeiro

Até o momento os treze abrigos estão com 90% da reforma concluído e o objetivo segundo o presidente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho é que até o final de janeiro o novo sistema de transporte público esteja funcionando nos locais onde as obras serão finalizadas. “Após a finalização do recapeamento das avenidas, no dia 31 de dezembro, será realizada a sinalização das avenidas e vamos começar a operar o sistema de fato”, explicou Pedro Carvalho.

Apesar de estarem quase prontas algumas estações na avenida Constantino Nery, Zona Centro Sul foram pichadas e estão com o teto amassado. Segundo a empresária Rosa Peixoto, 49, a ação dos vândalos deve ser combatida. “Uma obra custa tão caro e ainda vem pessoas sem compromisso tentar acabar com o pouco que tem”, disse a empresária.

Para Rosa Peixoto a expectativa é que o novo transporte melhore a vida da população e não seja como o Expresso que teve um grande investimento, mas em pouco tempo foi extinto.    
De acordo com Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), os 16 abrigos das  avenidas Camapuã, Autaz Mirim e alameda Cosme Ferreira estão 50% concluídos.

Ainda de acordo com a Seminf a cobertura dos abrigos são feitas com telha chapa de aço zincada, com espessura de cinco milímetros.

Segundo a Seminf foram realizados estudos pelos engenheiros do órgão que  comprovam que a geometria do teto torna a chapa de aço um elemento de alta resistência mecânica à ação do calor e das chuvas da região.

Preço

As 13 paradas custarão aos cofres públicos R$1,24 milhão o que representa um  gasto de R$ 160 mil com cada estação. Conforme o corretor de imóveis Eduardo Franco, com o valor investido na reforma, que aparentemente só é de pintura e troca do teto, é possível comprar um apartamento de 80 metros quadrados em uma área nobre da cidade com dois quartos e varanda.

Saiba mais

-Estilo colorido

Coloridas e com nomes que remetem aos locais onde estão instaladas as estações do BRS terão faixas preferenciais para ônibus, garantindo agilidade à locomoção de pedestres e fluxo no trânsito

-Localização

Segundo a Seminf todas as estações terão nomes para facilitar a localização dos usuários e são feitas pela Prefeitura.

-Nomes definidos

Até o momento, foram definidos os nomes das seguintes estações nas avenidas Constantino Nery e Torquato Tapajós: Olímpico, São Jorge, Bilhares, Tocantins, Chapada, Pedro Teixeira, Arena, Flores, Paz, Santos Dumont e Futuro.

Informações: A Critíca
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Salvador vai ganhar dois corredores transversais

O Governo da Bahia anunciou na sexta-feira (27) o investimento de R$ 1,24 bilhão para obras de mobilidade urbana em Salvador. A implantação dos Corredores Transversais, compostos por duplicação e construção de vias, será licitada por intermédio de Regime Diferenciado de Contratação (RDC).

A assinatura da ordem de serviço para o início das obras está prevista para o primeiro trimestre de 2014. Já o prazo para a execução dos corredores estruturantes é de 36 meses, a partir da assinatura da ordem.

O Corredor Transversal 1, com aproximadamente 13 quilômetros de extensão, começa na Orla Atlântica de Salvador, passa pela avenida Pinto de Aguiar, que está sendo ampliada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), faz ligação com a avenida Gal Costa, via túnel, e se estende até os bairros de Capelinha e Pirajá para desembocar no Lobato, na avenida Suburbana.



Já o Corredor Transversal 2 começa na BR-324, no bairro de Águas Claras, a partir da Via Regional e Vale do Rio Jaguaribe (futura avenida 29 de Março), passando pelo Bairro da Paz, na avenida Paralela, e se estendendo até a Orla, via avenida Orlando Gomes - que também será ampliada -, totalizando 12 quilômetros e beneficiando principalmente a população do bairro de Cajazeiras.

O projeto de construção dos corredores transversais prevê a ligação das regiões que sempre viveram separadas entre si - a suburbana, o miolo e a orla. O projeto estima que uma pessoa que more no Lobato ou na Plataforma, chegue ao metrô em menos de cinco minutos e ao Parque de Pituaçu em menos de 30.

Os corredores transversais terão pista dupla, com três faixas por sentido, sendo exclusiva para o transporte de massa, com progressão para operação do tipo BRT. Estão inclusas ainda a construção de ciclovias, túneis, viadutos, contenções, sinalização, urbanização e obras complementares.

Informações: R7.com
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Em SP, Metrô reforça operação na virada do ano novo

Para facilitar o deslocamento dos usuários que virarem o Ano Novo na Avenida Paulista, na Capital, o Metrô vai reforçar as operações de suas linhas. A circulação das linhas será ininterrupta na madrugada de 31 de dezembro para 1º de janeiro.

De acordo com o governo, os usuários poderão embarcar em qualquer estação das linhas 1-Azul, 2-Verde (exceto Trianon-Masp), 3-Vermelha e 4-Amarela até 2h da manhã do dia 1º.
Mauricio Simonetti/EXAME.com
Após este horário, apenas as estações Paraíso (Linha 1-Azul), Brigadeiro e Consolação (Linha 2-Verde) e Paulista (Linha 4-Amarela) permanecem abertas para embarque e desembarque.

Todas as demais funcionarão apenas para desembarque. O funcionamento de todas as estações será normalizado às 4h40 do dia 1º.

A estação Trianon-Masp (Linha 2-Verde) fechará mais cedo na noite do réveillon. O funcionamento será interrompido às 18h do dia 31 e voltará às 4h40 do dia 1º.

Na quinta-feira, 2, para atender aos usuários que retornam à Capital, as linhas 1, 2, 3 e 4 começam a operar mais cedo, às 4h. A Linha 5-Lilás terá abertura no horário normal, às 4h40.

Informações: Exame Abril


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Em Salvador, Prefeitura monta mega operação de trânsito para o Réveillon

Para garantir segurança e conforto, disciplinando tráfego, transporte público e estacionamento no maior Réveillon que Salvador já viu, realizado na Praça Cairu ecom queima de fogos em vários pontos da cidade, a Transalvador programou uma mega operação que se inicia às 10h do próximo domingo,dia 29, quando começam os quatro dias de festa no Comércio.

No Réveillon da Praça Cairu, com a mesma expertise de outros grandes eventos, será criado um perímetro de isolamento para trânsito de veículos da Avenida Contorno, na altura do Solar do Unhão, à Praça da Inglaterra, incluindo Ladeira da Montanha. A medida, entre outros benefícios, vai permitir maior fluidez em áreas adjacentes impactadas pela festa e o livre acesso do público pedestre esperado para a queima de fogos e shows.

Ao todo, 15 barreiras fixas e 13 móveis serão colocadas em pontos estratégicos, permitindo somente a passagem de veículos envolvidos na organização do Réveillon e imprensa, além de impedir estacionamento inadequado e outras irregularidades. Transalvador, Polícia Militar e Guarda Municipal vão atuar conjuntamente nos locais. Trabalham na operação 86 agentes de trânsito e transporte, com 21 viaturas e seis motocicletas. Serão empregados 392 cones, 102 prismas de concreto e dez guinchos.

Interdições - O corredor de tráfego da Avenida Contorno à Praça da Inglaterra será interditado em ambos os sentidos, no domingo (29), a partir das 17h; na segunda-feira (30), às 18h; na terça-feira (31), às 17h; e na quarta-feira (1º), às 15h. As vias transversais do entorno da Praça Cairu serão também bloqueadas diariamente, sempre às 10h, entre 29 de dezembro e 1º de janeiro, para preservação da área, visando à segurança e prevenção de acidentes.

Táxi – Haverá pontos extras de táxi para atender à demanda na Rua Miguel Calmon, da Praça da Inglaterra à Praça Riachuelo, e da Rua da Bélgica à Praça da Inglaterra. Também do lado direito da Avenida Estados Unidos e do lado direito da Praça da Inglaterra, até a Rua da Polônia. Recebem ainda taxistas a Avenida Contorno, da Marina ao posto de combustível, a Rua Chile e Praça Castro Alves.

Estacionamentos - O público que preferir ir de carro terá como opções os estacionamentos São Raimundo, no Vale dos Barris, Barroquinha e Castro Alves. A Zona Azul funcionará em toda a extensão da pista da direita da Avenida da França; na Rua Miguel Calmon, entre a Rua da Bélgica e a Praça da Inglaterra; e na Rua Portugal.

Ônibus – Haverá atenção especial dos agentes de transporte às estações da Lapa, Barroquinha e Terminal da França, que comportarão maior fluxo no período. Será ainda criado um terminal provisório na Avenida Estados Unidos, no Comércio, entre a Rua da Bélgica e a Praça da Inglaterra, para o embarque e desembarque de passageiros. Para atender ao evento, 77 linhas de ônibus vão operar compontos de parada ao longo da pista interna da Av. da França. Ao todo, 489 veículos vão atuar com frota máxima, equivalente à de dias úteis, no dia 30, das 18h às 5h. Na virada de 31 para 1, os ônibus vão operar das 18h até às 6h. No dia 29, das 18h às 5h. No dia 1º de janeiro, das 15h às 0h, a frota será de 343 veículos, equivalente à máxima de sábados. Dezoito veículos da frota reguladora estarão de prontidão nas estações da Barroquinha e Lapa, no período de 29/12 a 01/01. Outros 95 veículos estarão de prontidão.

O itinerário de onze linhas de transporte complementar do Subúrbio será prolongado até a Av. da França, no Comércio, com frota de 44 veículos, de 29/12 a 01/01, nos seguintes horários: dia 29, das 18h às 5h; dia 30, das 18h às 5h; dia 31, das 18h às 06; e no primeiro dia de 2014, das 15h à meia-noite.

Orla - O esquema de transporte em toda a orla da capital foi reforçado para amparar a demanda de milhares de soteropolitanos que pretendem passar a virada de ano nas praias. Serão 162 linhas vão operar no dia 31, com frota máxima de sábado, de 18h às 6h. Dentro da Operação Praia, uma frota de 25 veículos será ativada a partir das 21h do dia 31 até 6h do dia seguinte, com reinício previsto para 10h do primeiro dia de 2014. Uma frota reguladora de três veículos estará à disposição dos fiscais em Patamares, com operação das 4h às 19h.

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