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Capital Paulista terá mais 7,9 km de faixas exclusivas para ônibus

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A capital paulista terá, a partir da próxima segunda-feira (11), mais 7,9 km de faixas exclusivas. A ampliação acontece nas avenidas Jaguaré e Queiroz Filhos e na avenida Corifeu de Azevedo Marques, todas na zona oeste. Já a faixa da avenida Mateo Bei, na zona leste, terá período de funcionamento estendido.  

Avenidas Jaguaré e Queiroz Filho

Os coletivos terão exclusividade nos 3,6 km da avenida, em ambos os sentidos da via, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e, aos sábados, das 6h às 14h, nos seguintes trechos:

— Na avenida Jaguaré, entre a praça César Washington Alves de Proença e a ponte do Jaguaré.

— Na avenida Queiroz Filho, entre a ponte do Jaguaré e a avenida Padre Pereira de Andrade.

Avenida Corifeu de Azevedo Marques

O novo trecho da via terá 4,3 km de extensão e os ônibus terão exclusividade do lado direito em ambos os sentidos da avenida, entre a rua Martin Luther King e a avenida Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, de segunda a sexta-feira, no horário das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h.

Na segunda, a faixa exclusiva na avenida Corifeu de Azevedo Marques (entre a praça Elis Regina e a avenida Vital Brasil), e na avenida Vital Brasil no sentido Bairro (entre a praça Jorge de Lima e a avenida Corifeu de Azevedo Marques), estarão operando de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h.

Avenida Mateo Bei

Em ambos os sentidos da via, os ônibus terão prioridade à direita, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Além disso, será proibido estacionar na avenida de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, aos sábados, das 6h às 16h. As operações de carga e descarga deverão ser realizadas nas baias existentes e nas vias transversais em áreas de zona sul.

Devido à redução do espaço para estacionamento, 415 vagas de zona azul serão criadas nas vias transversais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 16h.

Os motoristas devem ficar atentos pois segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), transitar em faixa exclusiva à direita de ônibus é um infração leve e o condutor perde três pontos na carteira e recebe multa de R$ 53,20.

Informações: R7.com


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Linhas de ônibus sofrem mudanças em Manaus

A partir deste mês de novembro, haverá mudanças nas frotas, frequências e percurso das linhas de ônibus que circulam em Manaus.

De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), estudos feitos por técnicos do órgão apontam a necessidade de ajustes no planejamento de algumas linhas para otimizar a operação de todo sistema de transporte coletivo.
Mudanças acontecerão no decorrer do mês - foto: Arquivo EM TEMPO/Diego Janatã
Uma das alterações é a junção de linhas que possuem itinerários parecidos, onde uma é desativada e outra é mantida. O objetivo é fazer com que à frota da linha que é mantida seja acrescentada a frota da linha que é desativada, aumentando a frequência. Além disso, algumas linhas estão sendo remanejadas entre as empresas, ao ser considerado a proximidade entre a garagem e os terminais de bairro.
De acordo com a SMTU, as mudanças já estão sendo realizadas e acorrerão no decorrer do mês.

A redistribuição de linhas entre as empresas tornou-se possível após a aprovação do Acordo Operacional (Acop) entre as empresas no dia 11 de outubro, com o Decreto n.º 2.666, da Prefeitura de Manaus.

Antes do consórcio cada empresa operacionalizava suas linhas de forma isolada. A partir do consórcio, as linhas continuam sendo planejadas pela SMTU, mas a administração das linhas é feita pelo Acop e não mais por cada uma das empresas.

Confira as mudanças

Linha 457-Águas Claras II/T3/Tefé/T2/Centro, passará a integrar no Terminal de Integração da Cidade Nova – T3, nos sentidos Bairro/ Centro e Centro /Bairro.

Junção das linhas 101+103-B.Glória/ T1/Centro, da empresa Via Verde, permanece somente a linha 101-São Raimundo/ T1/ Centro com frota de 05 carros;

Junção das linhas 107-Santo Antônio/ T1/ Centro + 111, da empresa Via Verde, permanece somente a linha 111 – Santo Antônio/ T1/ Centro

Junção das linhas 613- A . Andreazza /Japiim II/ T2 / Centro + 614, da empresa Vega, permanece somente a linha 614 – Japiim II/ T2/ Centro

Junção das linhas 620+624, da empresa Expresso Coroado, permanece somente a linha 624 – Nova República/ T2/ Centro

As linhas 112-Santo Antônio/ Centro e 119 – Compensa/Centro passarão a atender a Rua Padre Augustinho Caballero Martin, onde fica localizada a Câmara Municipal de Manaus-CMM.

Resumo dos principais ajustes já realizados:

Linha 123- Santo Agostinho/T1/CENTRO substituiu a linha 114-Santo Agostinho/T1/CENTRO que será desativada. Com isso a frota da linha 123 terá o acréscimo de ônibus da linha 114, o que melhorará a freqüência e oferecerá mais uma opção de deslocamento ao usuário para a Av. Djalma Batista.

Linha 124-Vila Marinho/Av. Brasil/T1/Centro, que era operada pelas empresas AÇAÍ e VIA VERDE, está sendo operada somente pela empresa AÇAÍ

Linha 121-Vila Marinho/T1/Centro está sendo operadas pela empresa AÇAI

Linhas 200-Dom Pedro/Djalma Batista/Centro e 212-Jardim de Versalhes/T2/Cachoeirinha estão sendo operadas pela empresa VIA VERDE.

Informações: Em Tempo
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No Recife, Motoristas e cobradores da empresa Pedrosa impedem saída dos ônibus

Motoristas e cobradores de mais uma empresa de ônibus, sendo agora a Empresa Pedrosa, que atua na Região Metropolitana Norte, realizaram uma greve relâmpago no início desta manhã. Os trabalhadores cruzaram os braços no começo da manhã e não permitiram a saída dos coletivos.

O Terminal Integrado da Macaxeira, ficou complicado durante a manhã. No local a empresa opera a linha Av. Norte/  Macaxeira, uma das mais importantes do sistema de transporte coletivo, mas segundo GRCT, essa linha já opera com outras empresas e a falta foi suprida por outras operadoras ainda pela manhã.


Nos bairros da Torre, Nova Descoberta e Casa Amanrela, as paradas de ônibus ficaram com filas enormes. 

A categoria se queixa que a empresa estaria cobrando dos trabalhadores os custsos com os danos causados aos veículos e o não pagamento de horas extras.

As linhas afetadas são: 

414 Torre
510 Nova Descoberta
513 Córrego da Areia
514 Nova Descoberta (Córrego do Joaquim)
517 Córrego do Inácio
604 Alto do Burity / Macaxeira
621 Alto Treze de Maio
624 Brejo
630 Vasco da Gama / Derby
631 Nova Descoberta (Cabugá)
632 Alto do Refúgio
645 Av. Norte (Macaxeira)
680 Vasco da Gama / Afogados
730 Beberibe / Av. Norte

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Frotas de trem, metrô e barcas serão renovadas, afirma governador do RJ

sábado, 9 de novembro de 2013

O governador do Rio, Sérgio Cabral, anunciou nesta sexta-feira (8) que será feito um grande investimento nos transportes públicos do Rio de Janeiro nos próximos anos. "Vamos renovar toda a frota de trem de metro e das barcas", afirmou Cabral durante a inauguração do Mirante do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

Ainda de acordo com o governador, a cidade ganha muito em mobilidade urbana com a realização das obras para as olimpíadas de 2016. "É muita emoção estar aqui. Com as obras, a cidade ganha em termo de mobilidade urbana. Vai ser o parque olímpico mais bonito e mais charmoso da história", declarou o governador.
Segundo o prefeito Eduardo Paes, toda a obra do Mirante do Parque Olímpico foi feita com recursos privados. “Para quem torce contra, vai se ferrar. Barcelona vai ficar no chinelo. A gente vai fazer os jogos olímpicos mais bonitos", disse Paes.

Do mirante, que tem nove metros de altura, pode ser visto a construção do centro internacional de transmissão, do centro de tênis, do centro principal de imprensa, além dos três pavilhões esportivos.

O parque vai ocupar um terreno de  1,18 milhão de metros quadrado. No primeiro semestre de 2014 começarão a ser erguidas as três demais instalações esportivas do local: arena de handebol, centro aquático e velódromo. 

Para construir o parque, parte da estrutura das arquibancadas dos antigo autódromo de Jacarepaguá foi reaproveitada.

Renata Soares
Do G1 Rio
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Cidade do Recife ganha 16 novos bicicletários

A Secretaria de Turismo e Lazer, em parceria com a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, finaliza nesta sexta-feira a instalação de 16 novos bicicletários em vários pontos do Recife. Cada equipamento comporta 10 bicicletas.

Para escolher o local de instalação foi feito um estudo com o objetivo de oferecer uma infraestrutura mais adequada para a locomoção e estacionamento das bikes. São dois equipamentos no Cais da Alfândega (no trecho próximo ao Paço Alfândega, no Bairro do Recife), dois no Parque 13 de Maio (Santo Amaro), um na Rua da Aurora (na Boa Vista, próximo ao estacionamento de carros, perto da escultura de caranguejo metálico), um na Praça das Cinco Pontas (no Bairro de São José, onde fica o Forte das Cinco Pontas), um na Praça Sérgio Loreto (que cruza a Avenida Dantas Barreto, no bairro de São José), dois na Lagoa do Araçá (Imbiribeira), dois no Parque da Jaqueira, dois no Sítio Trindade (Casa Amarela), um na Praça de Boa Viagem e dois no Parque Dona Lindu (Boa Viagem).

Os bicicletários foram doados pelo Itaú, vencedor do chamamento público realizado no início deste ano para operacionalizar a Ciclofaixa de Turismo e Lazer.

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Em Cuiabá, Vagões do VLT 'desfilam' pela Cidade

A primeira composição de três vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) esteve em um desfile público pelas principais avenidas de Cuiabá na manhã desta sexta-feira (8) e gerou congestionamento por onde passou. O futuro meio de transporte coletivo da capital ficou cerca de meia hora exposto para a população em frente à Praça das Bandeiras, na Avenida do CPA. Após a exposição o VLT foi rumo a Várzea Grande, onde será alojado até a inauguração da via permanente, em 2014. 

Os três caminhões, que comportavam um vagão cada, sairam do Porto Seco (Distrito Industrial) por volta das 6h30. As equipes de batedores, agentes municipal de trânsito (amarelinhos) e guarda municipal de trânsito organizavam a passagem do 1º composição do VLT, que causou congestionamentos, já que o caminhão só podia andar com velocidade máxima de 40 quilômetros por hora.
O secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimaraães não participou do evento, como era esperado. Apenas o presidente da Mac Logística, Everaldo Barros, responsável por todo o trajeto do VLT (da Espanha a Cuiabá), esteve presente para a amostra. “O manuseio da carga foi delicado por não poder haver içamento e a nossa desafio era garantir a integridade do veículo, conseguimos”, explicou o presidente da Mac. Além revelar que as próximas entregas serão em lotes maiores de sete módulos e o total de 40 composições, tendo 120 vagões. 

 Na exposição do VLT pessoas que passavam vislumbravam uma Cuiabá melhor, com transporte eficiente, moderno e eficaz para a população. O advogado Antônio Carlos Júnior,34, acredita que “ a capital tem muito a ganhar com esse investimento na mobilidade urbana, mesmo não sendo finalizado para 2014 o legado será maior do que a Copa do mundo”. 

A estudante Julia Karen, 24, tem receios com a forma que o VLT irá funcionar para a população. “Está muito atrasado as obras, já chegou os vagões, mas e os trilhos?”, questiona ela. “É uma boa pra capital esse novo meio de transporte. Porém têm o preço, se o valor do ônibus está um absurdo, tem gente que não terá condições de pagar”. Ainda demonstra preocupação com as obras que “vão ficar inacabadas, se tivesse trabalhado bem no que foi investido teria condições de terminar a tempo da Copa, pelo menos”, finaliza a jovem. 

O vagão seguiu para o Centro de Manutenção (CM) em Várzea Grande onde ficará acomodado para testes (freio, ar condicionado, eletrônicos). 

Por Valquiria Castil 

Fotos: Mary Juruna | Informações: Circuito MT
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