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Monotrilho do ABC recebe licença ambiental

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Na quinta-feira (27/06), o Metrô de São Paulo recebeu a Licença Ambiental Prévia (LAP) para a futura Linha 18-Bronze, que vai ligar a capital à cidade de São Bernardo do Campo, pelo sistema de monotrilho.

Com a LAP, expedida pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado), já é possível prosseguir com os trâmites licitatórios para a construção da linha, que será feita por meio de Parceria Público-Privada (PPP) e deverá custar cerca de R$ 3 bilhões. Ainda na primeira quinzena de julho será realizada uma Audiência Pública para a elaboração do edital. A previsão é a de que as obras comecem em 2014. 
A Linha 18 vai ligar as cidades de São Paulo, São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo do Campo, contemplando o bairro Alvarenga. A linha vai permitir a integração entre as linhas 2-Verde, 10-Turquesa, além do Corredor São Mateus-Jabaquara, da EMTU. 

Em uma primeira fase, a Linha 18 contará com 14,9 km de extensão e 13 estações: Tamanduateí; Goiás; Espaço Cerâmica; Estrada das Lágrimas; Praça Regina Matiello; Instituto Mauá; Afonsina; Fundação Santo André; Winston Churchill; Senador Vergueiro; Baeta Neves; Paço Municipal (São Bernardo); e Djalma Dutra, onde fará integração com um novo corredor de ônibus que será construído pela Prefeitura de São Bernardo.

Com a linha em funcionamento, 25 trens vão atender à demanda diária de 314 mil pessoas, permitindo uma ligação mais rápida entre os municípios do ABC e a rede metroferroviária de São Paulo. Também será construído um pátio de estacionamento, manutenção e manobras.

Informações: Metrô SP

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Greve de ônibus no Recife atinge 2 milhões de passageiros nesta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (1º), dois milhões de pessoas que utilizam o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) na Região Metropolitana do Recife (RMR) estarão com menos ônibus para circular nas ruas. Isto porque tem início, sem data para acabar, a greve dos rodoviários, deflagrada por não terem chegado a um acordo de reajuste salarial com os donos das empresas. Na última sexta-feira, uma liminar expedida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT 6ª Região) determinou que 80% da frota dos coletivos deve ser mantida nos horários de pico, ou seja, das 5h30 às 9h e das 17h às 20h. Já nas horas com menos movimento o quantitativo deve circular com 50% do efetivo. Contudo, no dia anterior o sindicato da categoria afirmou que apenas 30% dos veículos circulariam.Cerca de três mil ônibus circulam pela RMR diariamente.

Um dos líderes da Oposição Rodoviária de Verdade, Aldo Lima não concorda com a decisão da Justiça. “Isso é um absurdo. Não existe fazer uma greve com 80% da frota rodando nas ruas. Estamos no nosso direito de greve e eles (Justiça) querem tirar. Vamos fazer a manifestação, sim, amanhã (hoje)”, revelou o sindicalista. AFolhaentrou em contato com o presidente do sindicato, Patrício Magalhães, mas até o fechamento desta edição, ele não atendeu as ligações. Caso a categoria não cumpra a medida estabelecida pelo TRT, o sindicato será punido com uma multa diária de R$ 100 mil.


Apesar dos motoristas, cobradores e fiscais reivindicarem um reajuste de 33,33%, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) ofereceu 3%. Por nota enviada à Imprensa ontem, o Urbana argumentou dizendo que os profissionais estão apresentando propostas elevadas e fora do contexto das negociações coletivas realizadas nos últimos meses, seja do setor ou fora dele. “As expectativas dos trabalhadores estão muito além do possível e seu atendimento impactaria excessivamente nos custos do transporte público”, afirma o patronato. A classe patronal ressaltou ainda que atendeu a dezenas de pleitos e de uma longa pauta de 108 reivindicações, conciliando mais de 90% deles, restando sete delas.

As empresas estão proibidas de contratar outras pessoas para substituir os grevistas e demitir qualquer um deles durante o movimento paredista. Para diminuir os transtornos, o Metrorec adicionará mais quatro trens, sendo dois em cada linha. No Centro, a quantidade aumentará de 14 para 16 veículos. Já na Sul, a ampliação passará de seis para oito trens. Tal incremento ocorrerá nos horários de pico, ou seja, das 6h às 8h 30 e das 17h às 19h 30, mas poderá ser estendido dependendo da demanda. Atualmente, os salários de motorista, cobrador e fiscal é de R$ 1,5 mil, R$ 690 e R$ 970, respectivamente. Em 2012, a greve da categoria foi feita em três dias diferentes e o valor conquistado de aumento ficou em 7,5%.

Por Wellington Silva
Informações: Folha de PE
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Metrô do DF terá vagão exclusivo para mulheres e pessoas com deficiência

A partir desta segunda-feira (1), o metrô do Distrito Federal terá vagão exclusivo para mulheres e pessoas com deficiência nos horários de pico - de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h45 e das 16h45 às 20h15 -, para atender uma lei distrital aprovada em 2012.

A presidente do Metrô-DF, Ivelise Longhi, disse que julho será o mês de testes para saber como as pessoas e o próprio sistema irá reagir à mudança.

— Vamos avaliar a situação e fazer os ajustes necessários, pois nosso foco será sempre a satisfação dos usuários.

O carro exclusivo será sempre o primeiro de cada composição e há marcações na plataforma de embarque de todas as estações para sinalizar a restrição de público nesses vagões.

Uma campanha educativa começou há duas semanas e seguirá ao longo de todo o mês de julho, pois a Companhia do Metropolitano conta apenas com a colaboração dos usuários, porque nenhuma forma de punição está prevista para os homens que desrespeitarem o vagão exclusivo.

O carro exclusivo será sempre o primeiro, o chamado carro líder, localizado logo após a cabine onde está o piloto e nos demais carros, o uso continuará misto, inclusive permitindo a presença de mulheres e deficientes.

Informações: R7.com

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BRT Transoeste ganha ônibus com capacidade de transportar até 180 passageiros

Um modelo maior de ônibus articulado começa a operar no BRT Transoeste a partir de segunda-feira (1°). Na manhã desta sábado (29), a Prefeitura do Rio apresentou o novo modelo, que tem 21 metros de comprimento e capacidade de transportar um número de passageiros 30% maior. O objetivo, segundo a prefeitura, é reduzir o intervalo médio dos serviços do BRT.

Três dos 12 novos coletivos começam a circular na segunda-feira. Até o fim de julho, os outros nove veículos entram em operação. Atualmente, o sistema BRT Transoeste opera com 91 ônibus articulados de 18,6 metros e capacidade para 140 passageiros, 20 coletivos do tipo padrão com capacidade para 100 passageiros e 76 alimentadores. Os novos ônibus articulados têm capacidade para 180 pessoas.
"Eles (os ônibus) vêm pra somar. Estamos com uma media de 120 mil passageiros por dia. Pra você ter uma ideia a gente imaginava algo em torno de 90 mil, 95 mil quando batesse pico. Mostra que o sistema funciona. O lado ruim é que é a primeira iniciativa de BRT e nem nós esperávamos esse sucesso. Estamos entrando com mais 15 ônibus e, se for necessário, vou exigir do consórcio que coloque mais ônibus ainda", afirmou o prefeito Eduardo Paes.


O sistema foi inaugurado em junho do ano passado e, em pouco mais de um ano de operação, diversos acidentes foram registrados. No dia 3, um pedestre morreu após ser atropelado por um ônibus articulado. O acidente ocorreu na pista sentido Zona Sul, na altura da estação Pedra de Itaúna, na Barra da Tijuca, Zona Oeste.

Consórcio BRT
O prefeito Eduardo Paes aproveitou para comentar uma reportagem do jornal O Globo, publicada neste sábado, sobre uma quinta empresa que participaria do consórcio do BRT sem licitação. Em 2010, quatro empresas venceram a licitação para administrar todas as linhas de BRT do Rio.

"É uma exigência que a gente fez às empresas que participaram da licitação que para os BRTs elas tivessem um consórcio operacional único. Não faz sentido você ter várias empresas tocando o BRT. Não é um novo consórcio. Não é uma licitação feita às escondidas. Eles cumpriram uma exigência. Isso não é um escândalo. É uma obrigação do edital", explicou o prefeito.

Informações: G1 Rio
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Novas tarifas entram em vigor em Foz do Iguaçu

Entram em vigor nesta segunda-feira (01), em Foz do Iguaçu, as novas tarifas do transporte coletivo urbano na Terra das Cataratas. O decreto que determina a redução no valor cobrado ao usuário foi assinado na manhã desta sexta-feira (28) pelo prefeito Reni Pereira.

Com a publicação do decreto no Diário Oficial do Município, oficializa-se a cobrança, a partir de 01/07, de R$ 2,85 para pagamento em dinheiro no momento da passagem pela roleta, R$ 2,55 com o uso do cartão Único e R$ 1,25 para o Passe Estudante. A redução, em cada faixa de tarifa, é de R$ 0,05.


Tal redução foi possível, segundo a prefeitura, em razão da isenção do ICMS que incide sobre o diesel utilizado no transporte coletivo, determinada pelo governador Beto Richa em decreto que beneficia os moradores das principais cidades paranaenses.

“Essa medida vai de encontro ao que a população iguaçuense quer e servirá, também, de referência nas negociações com o grupo empresarial do setor que têm como data base os meses de setembro e outubro”, disse o prefeito Reni Pereira, em declarações reproduzidas pela Agência Municipal de Notícias.

Segundo Reni, a desoneração de impostos federais ainda não foi aplicada em Foz do Iguaçu, o que pode fazer com que, na seguinte negociação com o Consórcio Sorriso, o reajuste seja menor ou, até mesmo, ocorra nova redução no valor da tarifa.

Outra novidade anunciada pela Prefeitura é o início dos testes para implementação, ainda em 2013, de sistema de consulta via SMS, em tempo real, do horário de passagem dos ônibus pelos diferentes pontos de Foz do Iguaçu, tendo como base monitoramento através de equipamentos de GPS.

Por  Guilherme Wojciechowski
Informações: CBN Foz
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Pernambuco sem projeto para ampliar rede do Metrô que tem apenas 39,5km

domingo, 30 de junho de 2013

Há 30 anos, eram iniciadas as primeiras obras do metrô do Recife, inaugurado dois anos depois. Em três décadas, o sistema alcançou 39,5 quilômetros de extensão com apenas duas linhas: Centro e Sul. A última só começou a operar em 2005. Embora seja o principal modal de transporte de massa da cidade, está longe de ter sido prioridade, e ainda não conseguiu se inserir na dinâmica urbana do Recife

O estado acompanhou a opção nacional de priorizar o transporte rodoviário, inclusive nos investimentos para a Copa de 2014. Diante da insatisfação do atual modelo de transporte, com manifestações em todo o país, a presidente Dilma Rousseff fez uma autocrítica. Segundo ela, está na hora de mudar a matriz do transporte e priorizar o sistema ferroviário, seja metrô ou Veículo Leve sob Trilho (VLT). A presidente disponibilizou investimentos da ordem de R$ 50 bilhões. 

A oferta pegou o estado de calça curta. Pernambuco não tem nenhum projeto para ir em busca de uma fatia desses recursos para o transporte ferroviário. O que há são possibilidades de expansão baseadas em estudos internos do Metrorec.

Informações: Diário de Pernambuco

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Aeromóvel de Porto Alegre deve começar a funcionar no segundo semestre

sábado, 29 de junho de 2013

O Aeromóvel de Porto Alegre está com 97% das obras concluídas, segundo a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb). Com saída da Estação Aeroporto do metrô até o Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho, foram apresentadas as etapas de construção do meio de transporte.

A primeira linha comercial da tecnologia aeromóvel no Brasil está em fase final de implantação. No momento, são executados acabamentos nas estações de embarque, a instalação dos subsistemas de controle remoto automático, integração, testes e ajustes dos sistemas.


A previsão de inauguração do sistema que interligará o metrô ao terminal aeroportuário em uma viagem que será de 90 segundos, de acordo com a Trensurb, é para o segundo semestre de 2013. No site aeromovel.com.br é possível fazer uma "viagem virtual".

Dados gerais
Extensão: 814 metros de trajeto em via elevada (total de 1.010 metros de trilhos, considerando-se terminais de manobra e de manutenção).
Terminais: dois (um na Estação Aeroporto da Trensurb, outro no Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho).
Veículos: dois (um com capacidade para 150 passageiros e outro para 300).
Tempo estimado do percurso total: 90 segundos.
Investimento estimado: R$ 37,8 milhões. Recursos do Governo Federal.
Prazo estimado para conclusão: segundo semestre de 2013.
Demanda prevista do sistema: 7,7 mil passageiros por dia.
Execução das obras: Aeromóvel Brasil S.A. (pacote tecnológico), Premold S.A. (via elevada), T'Trans (veículos) e Rumo Engenharia Ltda. (estações).

Informações Trensurb





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Procon recebeu quase 200 queixas sobre transporte público do Rio de Janeiro

Antes de o valor da passagem de ônibus ter o reajuste para R$ 2,95, já suspenso, o transporte público na região metropolitana do Rio de Janeiro já era alvo de reclamações dos usuários por problemas enfrentados diariamente, como falta de manutenção, lotação, longas filas e pouca acessibilidade para portadores de necessidades especiais. De maio a junho, a Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do governo estadual (Procon-RJ) recebeu 197 queixas contra o transporte público, maior parte relacionada a serviço de ônibus.

Os problemas relatados motivaram a Operação Roleta Russa, que interditou 446 carros até que fossem realizados os reparos necessários, o que já ocorreu com 389.

"A impressão é que os empresários de ônibus, em sua grande parte, não respeitam o consumidor, oferecendo um serviço de baixa qualidade e risco. Encontramos ônibus com bancos soltos, que podem agravar um acidente ou dar um tombo em uma criança ou um idoso, com ferros soltos, pneus carecas e sujeira. Em alguns casos, o consumidor vai trabalhar, entra no ônibus e chega no trabalho com a roupa suja", avaliou o diretor de Fiscalização do Procon-RJ, Fábio Domingos, que está à frente da operação. Segundo ele, a Roleta Russa vai se tornar permanente.


O diretor de Fiscalização disse que a situação é mais problemática na zona oeste e na Baixada Fluminense, onde as três empresas campeãs de reclamações sobre transportes no Procon têm linhas: Real, Pégasos e Transmil. "Quanto mais humilde é o consumidor, menos assistido ele é por essas empresas. As linhas na zona sul e no centro parecem ter uma frota privilegiada. Ás vezes, a mesma empresa que circula na zona sul reserva os ônibus em qualidade pior para uma região mais humilde. As empresas que servem a essas regiões são piores, apesar de o preço ser o mesmo", diz o diretor do Procon.

A doméstica aposentada Isabel Ribeiro, de 75 anos, percebe essa diferença. Ainda trabalhando, ela sai de Nova Iguaçu às 6h30 para chegar em Copacabana antes das 10h, três ônibus depois. Segundo ela, o segundo coletivo, que a transporta de Mesquita para o centro do Rio, é mais problemático que aquele que completa o caminho até a zona sul: "O de Mesquita demora muito e sempre enguiça. Tem que ter mais condução, porque o ônibus demora muito a sair. Só não pego o trem porque é muito cheio".

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro, que representa dez sindicatos regionais e 220 empresas de ônibus, informou que orienta todas as empresas afiliadas a se pautarem pela legalidade e respeito ao consumidor. Segundo a Fetranspor, a frota do Rio de Janeiro é a mais nova do país, com média de 3,3 anos no município do Rio e de 4,2 anos no Estado.

Sobre a zona oeste, a entidade disse que é a região que recebe mais investimentos com os BRTs, sigla em inglês para transporte rápido por ônibus, que usa corredores exclusivos. De acordo com informação da assessoria, esses veículos já estão em circulação entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz e terão o circuito ampliado até 2016. A Fetranspor destacou que o governo do Estado já manifestou a intenção de levar o projeto à Baixada Fluminense - na Via Dutra e na Rio-Petrópolis - e a São Gonçalo.

Os trens também motivaram reclamações de usuários ao Procon e uma operação de fiscalização neste ano, a Via-Crúcis, também em maio. "A Supervia foi multada em todos os ramais, por problemas diversos, como falta de banheiros nas estações, falta de acessibilidade para cadeirantes, distância dos vagões e a plataforma sem nenhum padrão de estação", enumera o diretor do Procon-RJ. Ele disse que encontrou mais problemas nos ramais que atendem à Baixada Fluminense, especialmente no Saracuruna, onde mora o portador de diplegia Fábio Lourenço Chagas, que evita o trem pela falta de acessibilidade e respeito dos passageiros.

"Prefiro ir de ônibus porque no trem e no metrô é difícil de entrar, tem muito empurra-empurra e uma vez acabei caindo na hora de embarcar. Mas, mesmo assim, ainda acabo viajando em pé às vezes, porque as pessoas não dão lugar", diz Fábio, que trabalha em Botafogo, zona sul da cidade, como auxiliar administrativo.

Por meio de nota, a Supervia informou que 20 dos 60 novos trens encomendados começarão a circular em 2014, dois anos antes do previsto, o que permitirá retirar de circulação as composições mais antigas e facilitar a padronização das estações. Sobre acessibilidade, a concessionária disse que vai instalar 35 elevadores em 20 estações até 2016, além de coberturas, rampas de acesso, piso tátil e outras adequações ao padrão internacional de acessibilidade.

No metrô, a qualidade do serviço foi considerada melhor em vistoria realizada também neste ano, sem problemas de limpeza ou de falta de manutenção. Apesar disso, os fiscais identificaram a falta de banheiros nas estações, problemas no funcionamento dos elevadores para cadeirantes e poucos guichês de atendimento nas bilheterias, segundo Domingos.

Nas barcas, que ligam o centro do Rio a dois pontos de Niterói, a Ilha do Governador e a Ilha de Paquetá, problemas de acessibilidade também foram apontados. "As barcas têm filas imensas, com grande tempo de espera e disponibilidade insuficiente de guichês de atendimento".

Morador de São Gonçalo, o atendente comercial João Couto, de 44 anos, usa as barcas diariamente para escapar aos engarrafamentos na descida da Ponte Rio-Niterói, mas perde tempo nas filas da estação na Praça Arariboia, em Niterói. "Na barca, não tem trânsito, mas pode levar até 40 minutos para embarcar. Trabalho no centro do Rio há 18 anos, e antes eu levava esse tempo para ir de ônibus direto de São Gonçalo para lá. Hoje, demoro mais de duas horas se for pela ponte".

As vistorias do Procon geraram multas para as concessionárias com valores de R$ 480 mil a R$ 7,2 milhões. Se depois de julgadas as empresas não corrigirem os problemas, fiscais da autarquia podem multá-las em dobro em uma nova fiscalização. Até a publicação dessa matéria, a Agência Brasil não recebeu respostas das concessionárias CCR Barcas e Metrô Rio.

Informações: Portal Terra
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