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Prefeitura de Joinville reduz a tarifa do ônibus de transporte coletivo

sexta-feira, 14 de junho de 2013

A Prefeitura de Joinville decretou nesta quinta-feira, dia 13, a redução da tarifa do transporte coletivo em R$ 0,10. A nova tarifa passa a vigorar no dia 1º de julho, baixando de R$ 2,90 para R$ 2,80 quando comprada antecipadamente, e de R$ 3,30 para R$ 3,20 quando paga no ato de embarque pelo passageiro.

Esta é a segunda vez no atual governo que há redução da tarifa do ônibus. A primeira ocorreu logo após a posse, no dia 2 de janeiro, em que houve revogação de reajuste decretado em dezembro de 2012 e edição de novo decreto com redução de R$ 0,10 - de R$ 2,90 para R$ 2,80 (antecipada) e de R$ 3,30 para R$ 3,20 (embarcada).


A redução de agora é resultado de atualização da planilha de custos como consequência da medida provisória do governo federal que reduziu, a partir de junho, as alíquotas de contribuição das empresas de ônibus para o PIS/PASEP e da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).

O decreto nº 20.790, com a data de 13 de junho de 2013, será publicado no Jornal do Município desta sexta-feira, 14 de junho. Nele fica também estabelecido que as passagens adquiridas antecipadamente, em data anterior à vigência da nova tarifa, manterão a sua validade até terem a capacidade do cartão ou bilhete exauridas com o carregamento anterior à data do decreto.

Estabelece também que, em decorrência da redução da tarifa, não haverá compensação ou devolução da diferença de valores das passagens já adquiridas. Segundo cálculo do Ministério da Fazenda, as alíquotas do PIS e da (Cofins) incidentes sobre o transporte coletivo urbano somam 3,65%. Com a isenção, o governo quer aliviar os custos das classes média e baixa que utilizam ônibus.

Evolução da tarifa

Maio de 2009
De R$ 2,05 para R$ 2,30 (antecipada) 
De R$ 2,50 para R$ 2,70 (embarcada)

Dezembro de 2010
De R$ 2,30 para R$ 2,55 (antecipada)
De R$ 2,70 para R$ 2,90 (embarcada)

Dezembro de 2011
De R$ 2,55 para R$ 2,75 (antecipada)
De R$ 2,90 para R$ 3,10 (embarcada)

Dezembro de 2012
De R$ 2,75 para R$ 3,00 (antecipada)
De R$ 3,10 para R$ 3,35 (embarcada)

No primeiro ato de governo, prefeito Udo Döhler revogou o reajuste de dezembro e reduziu o aumento.

Janeiro de 2013 (redução)
De R$ 2,75 para R$ 2,90 (antecipada)
De R$ 3,10 para R$ 3,30 (embarcada)

Junho de 2013 (redução)
De R$ 2,90 para R$ 2,80 (antecipada)
De R$ 3,30 para R$ 3,20 (embarcada)

Informações: Economia SC
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Em São Paulo, Mais 10 linhas de ônibus passam a funcionar no terminal Pinheiros

A partir de sábado (15) a SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal) vai implantar a segunda fase de funcionamento do terminal Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.

De acordo com a SPTrans, serão implantadas mais dez linhas, totalizando 17 que passam no terminal. O espaço entrou em operação no início do mês.
Rivaldo Gomes - Folhapress
A SPtrans estima que agora o local atenderá 34 mil passageiros por dia. O terminal está localizado entre a rua rua Gilberto Sabino e a avenida das Nações Unidas e está integrado com a linha 4-amarela do Metrô e a linha 9-esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

AS NOVAS LINHAS NO TERMINAL

177Y/10 Metrô Barra Funda - Terminal Pinheiros
637A/10 Terminal Jardim Ângela - Terminal Pinheiros
637A/21 Vila Remo - Terminal Pinheiros
637A/25 Piraporinha - Terminal Pinheiros
637A/26 Terminal Guarapiranga - Terminal Pinheiros
5100/10 Terminal Pinheiros - Term. Pq. D. Pedro II
719P/10 Terminal Pinheiros - Metrô Armênia
7228/10 Terminal Pinheiros - Praça Ramos de Azevedo
702N/10 Terminal Parque D. Pedro II - Terminal Pinheiros (noturna)
802C/10 Ceasa - Lgo. da Concórdia (noturna)

LINHAS QUE JÁ ERAM ATENDIDAS

930P/10 Term. Pq. D. Pedro II - Terminal Pinheiros
637P/10 Terminal Santo Amaro - Terminal Pinheiros
809P/10 Terminal Campo Limpo - Terminal Pinheiros (diuturna)
809A/10 Jd. D´Abril - Terminal Pinheiros
809D/10 COHAB Educandário - Terminal Pinheiros
809J/10 Jd. Colombo - Terminal Pinheiros - Circular
809R/10 Rio Pequeno - Terminal Pinheiros - Circular

Informações: Folha SP

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Grande Recife: Estação Cajueiro Seco enfrenta desafios para a Copa

A Estação Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, é a última da Linha Sul do metrô e deve ser usada por muitos torcedores durante a Copa das Confederações, que começa neste final de semana. Passam, por dia, 47 mil pessoas pela estação, que é integrada ao Terminal de Ônibus. 

Os trens circulam por Cajueiro Seco com um intervalo que varia entre sete e oito minutos, caindo para cinco minutos nos períodos de pico. Embora conte com ônibus, espaço para guardar bicicletas, sinalização em português/inglês e ligação direta com a estação do metrô, o local apresenta alguns problemas - a começar pelos entulhos da obra, que precisam ser recolhidos. O mato em volta da estação também necessita de cuidados.


O acesso ao metrô é feito de forma correta e conta com rampa e escada, mas, no caminho, a reportagem encontrou uma moto parada em lugar errado, além da ausência de uma cobertura, o que traz transtornos em dias de chuva. “Vai criar lodo e as pessoas podem escorregar, é um perigo”, reclama o pedreiro Rogério Barros.

Se na entrada da estação a placa é bilíngue, nas bilheterias, placas de modo geral e mapas contam apenas com informações em português. A falta de orientações em outro idioma vai ser um desafio para os visitantes, apostam os passageiros. “Eu acredito que até pessoas que são daqui se perdem, imagine os estrangeiros?”, questiona o técnico de suporte Marcos Castelo Branco.

Outro problema encontrado é que as escadas rolantes funcionam de forma irregular, parando com frequência, segundo os passageiros. A falta de banheiros é outra queixa de quem costuma utilizar a estação. Os elogios vão para a limpeza e a segurança, feita com a ajuda de policiais e câmeras de monitoramento.

A assessoria de imprensa do Metrorec informou que a rampa de acesso também serve como calçada e, por isso, não é coberta. O reparo do elevador e das escadas rolantes é feito pelo fabricante - que não tem unidades no Nordeste –, daí o atraso na chegada das peças e no período de manutenção. O Metrorec disse também que existe uma placa bilíngue na entrada principal da estação.

Informações: G1 PE
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No Rio, Metrô e trem serão gratuitos para torcedor na Copa das Confederações

A maior intenção da prefeitura do Rio de Janeiro é que os torcedores que irão assistir aos três jogos da Copa das Confederações no Maracanã usem o metrô e trem como meios de transporte. Dessa forma, os ingressos para as partidas darão direito a passagens de ida e volta nos dias dos jogos.

Todo o entorno do estádio será interditado para ônibus, táxis e veículos particulares. No dia 20, único dia útil em que haverá jogo, estará proibido o estacionamento no Centro. Além disso, foi declarado feriado escolar e ponto facultativo para servidores públicos de várias regiões da cidade.

Na região do estádio, 19 ruas terão acesso restrito à moradores previamente credenciados. Dentre as vias, estão o Viaduto Oduvaldo Cozzi, que dá acesso a São Cristóvão; as avenidas Maracanã e Radial Oeste; e as ruas Eurico Rabelo e Mata Machado. Já o estacionamento na região estará proibido desde as 17h do dia anterior aos jogos e só será liberado horas após o final das partidas.

As orientações para o uso de estações do metrô no entorno do Maracanã serão de acordo ao setor dos ingressos dos torcedores. Além disso, a prefeitura criará linhas especiais de ônibus e reforçará outras que já existem para facilitar o acesso de locais como aeroporto, Jacarepaguá e Barra às estações de metrô.

Informações: Blog Sidney Rezende

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Prefeito de Campinas anuncia redução da tarifa de ônibus

O prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette (PSB), anunciou na tarde desta quarta-feira a redução na tarifa de ônibus da cidade de R$ 3,30 para R$ 3,20. O novo preço da passagem passa a valer no dia 30 de junho. 'Em virtude da desoneração do PIS e do Cofins que foi divulgada pela presidenta Dilma (Rousseff), fizemos estudos na cidade de Campinas e vamos rebaixar o preços da passagem de ônibus. O preço estava caro. Para mim, era muito incômodo esse valor que tinha subido na gestão passada. Eu achava salgado R$ 3,30. Agora estamos diminuindo os R$ 0,10, porque para o trabalhador, faz diferença', afirmou.

Sobre os protestos contra o aumento de tarifa, o prefeito defendeu que têm que ser respeitados, desde que sejam pacíficos. 'Mas tem havido excessos. Hoje (12), vimos um policial sendo agredido por um grupo de manifestantes, isso é inaceitável, Todo protesto tem limite, ele tem que ter ordem. Aqui nos antecipamos, não aconteceu e espero que não aconteça.'

Pela internet um grupo de manifestantes se organiza para um protesto no dia 20. Mais de 1 mil pessoas confirmaram presença. Sobre a decisão de algumas prefeituras, em maioria de prefeitos petistas, ter reduzido a tarifa, Donizette defendeu que a decisão não é partidária. 'Não sou do PT e estou tomando essa decisão. No governo, partido a gente tem para disputar a eleição. Foi uma mensagem minha para a população que teríamos um bom grau de convivência tanto com o governo estadual como com o governo federal', disse o prefeito, ao defender que outras prefeituras podem determinar a redução com base na desoneração do PIS e do Cofins, independente de partido.

O aumento foi comunicado aos empresários do setor do transporte em uma reunião na terça-feira, 11. 'Houve da parte deles reivindicações que eu decidi não atender. O fato da desoneração em si era suficiente para que fizéssemos o rebaixamento. Eles alegaram que teve recentemente o aumento do preço do diesel e também o dissídio salarial dos trabalhadores que foi de 8%. Mas estamos fazendo esse rebaixamento, sem mexer em nenhum outro ponto financeiro', explicou o prefeito.

As empresas chegaram também a pedir aumento no subsídio pago pela prefeitura, que hoje é de R$ 2,1 milhões por mês. Os empresários alegaram, segundo o prefeito, que com a redução de R$ 0,10 na tarifa eles terão um prejuízo mensal de R$ 870 mil. A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) informou que com a redução da passagem elas receberão com os 8,7 milhões de passageiros ano R$ 30 milhões - já com os subsídios - enquanto o custo do sistema, já com a desoneração dos PIS e Cofins, será de R$ 33 milhões.

'O desequilíbrio econômico financeiro da prefeitura com as concessionárias vai aumentar. As empresas esperam que a prefeitura passa a fazer a parte dela, desonerando o ISS de 2% e retirando a taxa de gerenciamento, que também é de 2%. E que o governo do Estado desonere o ICMS do diesel', afirmou o diretor de Comunicação da Transurc, Paulo Bardall.

Informações: Diário da Manhã

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Passe livre de ônibus custaria R$ 5,5 bilhões para São Paulo

Cinco bilhões e meio de reais: este seria o gasto anual da prefeitura para implantar a tarifa zero nos ônibus de São Paulo, uma das reinvindicações do Movimento Passe Livre, que tem realizado protestos para reduzir ou zerar o preço das passagens de ônibus na cidade. 
Grmisiti/Flickr
Este ano, de acordo com dados da prefeitura, o município deve gastar R$ 1,25 bilhão para financiar o preço da tarifa atual de R$ 3,20. Sem o subsídio de 93 centavos, o usuário do sistema de ônibus da cidade pagaria R$ 4,13, segundo informações da prefeitura. 


Para determinar o valor, governo e empresas somam os custos para pôr os ônibus na rua ao lucro previsto pela iniciativa privada. O resultado desta soma é dividido pelo número aproximado de usuários. Quando o valor fica muito alto, a prefeitura entra com uma parte do dinheiro para diminuir o preço das passagens (o chamado subsídio). 

Para que a tarifa voltasse a custar R$ 3, o munícipio teria que desembolsar aproximadamente R$ 1,5 bilhão do orçamento.

Tarifa zero

Creso Peixoto, especialista em transportes e professor de engenharia civil na FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), afirma que a adoção da passagem gratuita implicaria em multas por descumprimento de contrato para a prefeitura e reorganização do orçamento do município.

"Se a catraca fica livre, alguém tem que pagar a conta", disse Peixoto. E caso isso aconteça, o principal prejudicado será o contribuinte – que terá de pagar mais impostos para tapar o rombo.

O especialista acredita que outras cidades podem inspirar São Paulo a resolver seu problema de transporte público. "Em Londres, a passagem unitária custa 4 libras (cerca de R$ 13,50)", afirma ele. Entretanto, o bilhete vale não por uma viagem, mas por um determinado período de tempo – o que barateia a circulação. Paris tem um sistema parecido, no qual a tarifa é cobrada do usuário apenas uma vez ao dia. 

"Modelos de transporte que cobram mais de quem usa menos podem cobrar menos de quem usa mais", resume o especialista.

Outras soluções

Outra solução para a cidade é o investimento nas várias modalidades de transporte de massa. Segundo Peixoto, cada quilômetro de metrô instalado custa cerca de 100 milhões de dólares. Já no caso do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos ou, simplesmente, bonde), o valor cai para 50 milhões de dólares. Corredores expressos de ônibus ainda são a alternativa mais barata, custando 15 milhões de reais por quilômetro instalado. 

Por Saulo Pereira Guimarães
Informações: Exame Abril
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