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São Paulo: Licitação prevê ônibus com itinerário de Metrô na madrugada

sexta-feira, 31 de maio de 2013

A Prefeitura de São Paulo deve publicar, na próxima semana, o edital da licitação das empresas de ônibus que terão direito de operar na cidade pelos próximos 15 anos. A estimativa é que o negócio movimente mais de R$ 90 bilhões. "Está tudo preparado para ser publicado o edital na semana que vem", disse nesta quarta-feira (29) o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto.

Uma das novidades previstas é a criação de linhas que serão alternativas ao Metrô durante a noite e a madrugada, de acordo com Tatto. "Quando o Metrô deixa de operar, a gente coloca o ônibus", disse o secretário. Entretanto, ele afirmou que nem toda a malha do Metrô será coberta de imediato. "Essa rede nós vamos construir com o tempo", disse.


O edital deve ainda propor mudanças no critério de remuneração das empresas e fazer da qualidade uma das condicionantes para o pagamento. Na nova licitação, que busca aumentar o investimento em tecnologia da informação, a Prefeitura pretende aumentar a fiscalização sobre as concessionárias e colocar  na internet informações úteis aos passageiros.

O investimento em tecnologia será parte da contrapartida exigida pela Prefeitura das empresas de ônibus. Elas terão que investir em novos validadores de catraca, adequados à leitura do Bilhete Único Mensal, e no aperfeiçoamento do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) da SPTrans. Uma das propostas é ter três centrais para monitorar a operação do sistema e inibir a sobreposição ou falta de carros.

"Nessa área tecnológica vai ter muita coisa. A gente vai colocar tudo no Google, na Nokia", afirmou, indicando intenção de compartilhar com sites os itinerários e localização em tempo real dos ônibus. "Esta área está muito defasada. Parou no (antigo computador) 486. Temos de atualizar. E para isso tem uma licitação correndo inclusive, do Datacenter, no valor de R$ 150 milhões."

Corredor vira Metrô
Tatto afirma que, após a licitação e com o arsenal de informações produzido pelas novas tecnologias embarcadas, vai tentar implementar um procedimento chamado "operação assistida" que busca dar característica de Metrô a um corredor de ônibus: velocidade pré-determinada, pevisão de chegada, de saída e de embarque em intervalos programados. O teste será feito no corredor entre Pirituba e o Centro da cidade.

"Vamos definir: nesse corredor tem X número de passageiros, precisamos de tantos ônibus e ele precisa correr a 20 km/h. O intervalo tem de ser de 3 em 3 minutos. Para isso acontecer, você parte de levantamentos do SIM, retira parte das interferências do viário, como carro que invade o corredor, como excesso de linhas e programação semafórica inadequada."

Segundo o secretário, as maiores reclamações dos passageiros são superlotação, tempo  de espera e tempo de viagem. "O problema da cidade não é a falta de ônibus. O problema, talvez, é distribuição desses ônibus no terrritório e a velocidade desse ônibus. A gente tem de acabar com esse comboio. Tudo tem a ver com a velocidade, que é de 13 km/h e que queremos chegar acima de 20 km/h", afirmou.

Informações: G1 SP
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Aracaju terá transporte público fluvial, Via Rio Sergipe

Na última semana, quando almoçou com empresários, o prefeito João Alves Filho (DEM) disse que, no máximo, em 30 dias estará abrindo licitação pública para a introdução na capital de um sistema de transporte público via rio; serão barcos com capacidade para 200 pessoas que irão farão o itinerário Mercados Municipais – 13 de Julho (nas imediações do Iate Clube); o prefeito informou que o projeto terá custo zero para a Prefeitura, pois caberá aos empresários que entrarem na concorrência arcar com as despesas da compra dos barcos e também a construção dos locais de transbordo de passageiros

Não é de hoje que muito se especula sobre a ideia de fazer uso de embarcações no rio Sergipe como alternativa ao ônibus, em Aracaju. O tema foi abordado recentemente pelo prefeito em conversa com jornalistas, embora ele não tenha dito abertamente como se daria. Informou apenas que era uma novidade, praticamente inédita no Brasil. Pois então, na última semana, quando almoçou com empresários, João disse que no máximo em 30 dias estará abrindo licitação pública para a introdução na capital de um sistema de transporte público via rio.


De acordo com o editorial do Jornal da Cidade, na edição domingo/segunda (26 e 27 de maio), o transporte se dará através de barcos com capacidade para 200 pessoas que farão o itinerário Mercados Municipais – 13 de Julho (nas imediações do Iate Clube). Segundo o prefeito, o projeto terá custo zero para a Prefeitura, pois caberá aos empresários que entrarem na concorrência arcar com as despesas da compra dos barcos e também a construção dos locais de transbordo de passageiros.

O JC informa que o empresário Lion Schuster é quem está assessorando o prefeito na ideia do transporte hidroviário. As embarcações que farão o trajeto não serão do tipo to-to-tó. O projeto do novo sistema será enviado à Câmara antes do recesso de julho. Não se sabe ainda se haverá interligação com os ônibus. Para quem não se recorda, por muito tempo, o transporte entre os municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros foi feito atravessando o rio Sergipe.

Informações: Brasil247.com
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Tarifa de ônibus em Natal sofre reajuste neste sábado

As tarifas do transporte público de passageiros na Região Metropolitana de Natal vão sofrer reajuste. O aumento foi confirmado ontem pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER/RN) e entra em vigor a partir do próximo sábado, dia 1º de junho. Em média, o preço das passagens vai aumentar 8,21%, mas há casos onde o reajuste será de 13,63%. A portaria que autoriza o reajuste será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) juntamente com a planilha com os custos mensais das empresas.
Foto: Junior Santos
De acordo com o diretor geral do DER/RN, Demétrio Torres, o aumento foi autorizado após uma minuciosa análise de todas as planilhas apresentadas pelo Sindicato das Empresas de Transporte Intermunicipal de Passageiros do RN (Setrans-RN). “O último reajuste foi autorizado ainda no Governo passado. Analisamos todos os custos das empresas e chegamos a alguns percentuais de acordo com a quilometragem de cada linha”, explicou ele.


Reajuste salarial dos rodoviários, aumento no preço dos combustíveis, pneus e outras peças foram os principais itens, segundo Torres, que influenciaram na majoração das tarifas. “Levamos em conta também uma portaria de setembro de 2005 que regulamenta as linhas intermunicipais que são urbanizadas”, completou. O documento está no site do DER/RN e as planilhas fornecidas pelo Setrans/RN serão publicadas no DOE. 

O diretor geral explicou também que a desoneração do PIS/ Cofins nas passagens de ônibus, anunciada pelo Ministério da Fazenda – ainda sem regulamentação oficial – foi incluída na elaboração do novo reajuste. “Além das planilhas, analisamos essa variável. O aumento da tarifa é o único caminho que temos”, disse.

O reajuste das tarifas intermunicipais foi ponto de controvérsia entre empresários e Governo, desde o dia 18 de maio, quando a tarifa de ônibus de Natal passou de R$ 2,20 para R$ 2,40. Nesse dia, as empresas que fazem o transporte de passageiros entre municípios da RMN reajustaram as tarifas para R$ 2,50, sem autorização do DER/RN. O órgão determinou a redução do valor.

Por Roberto Lucena
Informações: Tribuna do Norte
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Tarifa de ônibus em Maringá terá reajuste neste domingo

O valor da tarifa do transporte coletivo urbano de Maringá sobe para R$ 2,65 a partir da zero hora do próximo domingo (2). O reajuste de 6% - hoje os usuários pagam R$ 2,50 - foi anunciado na tarde desta sexta-feira (31) pela Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança (Setrans).

De acordo com a Setrans, o índice considera os aumentos nos insumos e custos de mão de obra que compõem a planilha - que poderá ser consultada no site da prefeitura, na íntegra, a partir da zero hora de sábado (1º).

Ainda segundo a secretaria, nos últimos 12 meses, a concessionária do serviço registrou aumento nos derivados de petróleo, como combustíveis, óleos lubrificantes e pneus, na ordem de 15,4%. O reajuste acordado com a categoria dos motoristas foi de 10% e demais custos tiveram majoração de 8,4%.

Confira aqui o valor das tarifas de ônibus reajustadas.

A Prefeitura de Maringá ressalta que os estudos da planilha de custos dos sistemas de transporte coletivo indicavam que a nova tarifa custaria R$ 2,75. A diferença de R$ 0,10 entre o valor calculado e o que entrará em vigor é reflexo da lei de desoneração da folha de pagamento, sancionada em fevereiro deste ano. Na ocasião, a TCCC optou pela substituição de uma contribuição de 20% sobre a folha de pagamento das empresas, feita ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para cobrança de uma taxa de 2% do faturamento.

Desta forma, a tarifa pode sofrer alterações após a regulamentação de incetivos fiscais anunciadas, porém ainda não regulamentadas pelos governos federal, estadual e municipal.

Pedido de adiamento

No início da semana, os vereadores de Maringá pediram ao prefeito Roberto Pupin (PP) o adiamento do reajuste por meio da aprovação de um requerimento, colocado em votação em regime de urgência. O documento, de autoria do vereador Humberto Henrique (PT), foi assinado pelos 15 membros do Legislativo e aprovado por unanimidade na sessão de terça-feira (28).

Os vereadores defendiam que, antes de o Executivo autorizar a recomposição anual dos valores, fosse aplicado à planilha de custos o impacto dos incentivos fiscais concedidos pelo governo federal (desoneração da folha de pagamento, que está em vigor desde janeiro, e isenção de PIS-Cofins, que entrará em vigor dia 1º de junho); pelo governo do Estado, que garantiu isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o óleo diesel usado no setor (ainda não está regulamentado); e da proposta da prefeitura de conceder isenção de Imposto Sobre Serviços (ISS) ao transporte coletivo.

Na quarta-feira (29), o secretário municipal de Transportes, Ademar Schiavone, confirmou que o novo valor entrará em vigor no domingo (2) e alegou que o adiamento não seria possível por conta de cláusulas do contrato com a Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC).

Informações: O Diário Maringá

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Bilhete Único Fortaleza garante integração ilimitada por apenas R$ 1,10 para estudantes

Estudantes interessados em usufruir dos benefícios do Bilhete Único Fortaleza poderão realizar o cadastro em qualquer um dos doze pontos de atendimento do Bilhete Único e no atendimento exclusivo na sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Somente na Etufor são 16 (dezesseis) guichês de atendimento que garantem a agilidade na hora do cadastramento e da entrega do cartão Bilhete Único Fortaleza.

Após cadastrados, os estudantes poderão pegar quantos ônibus quiserem no intervalo de duas horas pagando apenas R$ 1,10 (um real e dez centavos). Além da opção da integração, os estudantes ainda terão garantido o direito de utilizar a meia passagem ilimitada nos transportes coletivos.


Como o Bilhete Único é um serviço opcional, quem não quiser utilizar o benefício da integração poderá usar normalmente a carteira de estudante, sem qualquer alteração. Já para os que quiserem aderir ao novo sistema de integração, está assegurada a transferência dos créditos da carteira de estudante para o novo cartão.

No ato do recebimento do Bilhete Único, o estudante poderá fazer a transferência dos créditos e não terá qualquer prejuízo. Além disso, o cartão já estará apto para ser utilizado para débito da meia passagem e para inclusão de créditos.

Quem optar por aderir ao Bilhete Único permanecerá com a carteira de estudante, pois ela continuará sendo utilizada para meia cultural e esportiva. Os alunos estão sendo informados sobre esses e outros benefícios de diversas formas.

A diretoria da Etufor tem mantido contato direto com representantes e entidades estudantis para responder questionamentos e esclarecer dúvidas através de reuniões. Somente esta semana, na sede da Etufor, já foram realizados dois encontros e um terceiro está agendado. Além disso, foi realizada e televisionada na última quinta-feira (2) uma audiência pública na Câmara Municipal de Fortaleza sobre o Bilhete Único. O evento contou com a presença de diversos estudantes.

Mais esclarecimentos também estão disponíveis nos sites da Prefeitura de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br/bilheteunico), do Sindiônibus (www.sindionibus.com.br) e do Vale Transporte Eletrônico (www.vtefortaleza.com.br). Por fim, a Prefeitura, diariamente, tem publicado notícias sobre o assunto através do Facebook e Twitter. 

Informações: Prefeitura de Fortaleza
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Transporte coletivo de Osasco ganha 20 novos ônibus adaptados

A cidade de Osasco ganhou 20 novos ônibus adaptados para frota municipal com plataforma elevatória, que possibilita o embarque de pessoas com necessidades especiais. Na ocasião, o prefeito Jorge Lapas, acompanhado do presidente da CMTO (Companhia Municipal de Transportes de Osasco), Paulo Arnoni, e o diretor superintendente da empresa Urubupungá, Luís Augusto Saraiva, participaram do evento de entrega oficial dos novos veículos que fazem parte da renovação da frota prevista no contrato de concessão do serviço, administrado pela CMTO e que deverão atender a zona Norte da cidade.

Segundo Paulo Arnoni, a cidade possui atualmente 231 novos ônibus adaptados em circulação, sendo que de um total de 184 pertencentes à Viação Osasco, 107 já estão adaptados, ou seja, aproximadamente 60% da frota municipal da empresa está renovada. Já a Urubupungá possui em torno de 170 em circulação, sendo que 124 passaram por renovação e também estão adaptados, o que representa pouco mais de 70% da capacitada instalada municipal da empresa operando em Osasco. “Com os novos sistemas nos coletivos, haverá uma redução de 70% de emissão de gases automotores poluentes. Já temos 60 veículos na frota operando com sistema de alta tecnologia. Temos hoje uma frota operante de cerca de 370 veículos, sendo 231 adaptados, o que representa pouco mais de 62% de renovação na frota. 

Os novos coletivos da Urubupungá possuem duas poltronas para a acomodação de pessoas obesas, alças de segurança e balaustres com identificação, que facilitam a locomoção de pessoas com deficiência visual no interior do veículo. Os novos ônibus têm também um diferencial mecânico: a tecnologia Blue Tec5, que realiza o pós-tratamento dos gases de escapamento. Dessa forma, os novos veículos reduzem quimicamente as emissões de gases poluentes, contribuindo para que o meio ambiente não seja agredido. De acordo com a Urubupungá, visando ainda segurança da população, serão instaladas três câmeras que captam imagens do motorista, do cobrador, dos usuários e do trajeto da linha. 

Informações: Prefeitura de Osasco

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Urbs Curitiba inicia reparos nas coberturas dos terminais de transporte

A Urbs começou na segunda-feira (27) as obras de reforma da cobertura do Terminal Pinheirinho e determinou o início imediato dos reparos e consertos que precisam ser feitos para evitar goteiras nos 22 terminais de transporte de Curitiba, incluindo o Guadalupe, que é metropolitano. Nesta quarta-feira (29) começou a ser cumprido um cronograma de vistoria técnica nos terminais, que vai apontar os reparos necessários.

O primeiro passo para o trabalho foi dado na semana passada, com a renegociação do contrato firmado na gestão anterior, que terceirizou a manutenção dos terminais. A partir de agora, fiscais do transporte coletivo passarão a fazer, a cada 48 horas, relatórios sobre a situação dos terminais e sobre o andamento das obras.

A vistoria, a fiscalização permanente e o início imediato de reparos necessários fazem parte da política de melhoria no atendimento ao usuário do sistema de transporte.


O caso mais grave é o do terminal Pinheirinho, no qual será preciso fazer reparos em toda a cobertura, de 27 mil metros quadrados. A obra, que em valor de mercado custaria em torno de R$ 1,8 milhão, será feita sem custos adicionais, por aditivo contratual, e prevê a troca de todas as calhas do terminal, das telhas que estiverem comprometidas e reparos que forem necessários nas junções da cobertura.

O trabalho foi iniciado na segunda-feira (27) e tem prazo até o fim de setembro para ser concluído. Os reparos só não foram iniciados antes porque havia um contrato em andamento que precisou ser reavaliado e renegociado com a empresa responsável.

A rodada de vistoria técnica – feita por engenheiro e fiscal de contrato da Urbs e técnicos da empresa Socicam, responsável pela manutenção dos terminais -, começou nesta quarta-feira (29) pelo terminal do Hauer, no qual foram identificados os pontos que precisam de reparos e que deverão estar consertados no prazo máximo de 30 dias. Ao longo das próximas semanas, as equipes vão percorrer o restante dos terminais, fazendo uma nova avaliação, levando em conta que todos eles foram reformados a partir de julho do ano passado.

Nesta terça-feira foram iniciados os reparos na cobertura do Terminal Campina do Siqueira, que deverão estar concluídos nas próximas duas semanas. Neste caso, o trabalho não exige a retirada de calhas ou telhas, mas o conserto na junção dos domus que compõem a cobertura que, em função da variação climática exigem manutenção constante e que a partir de agora será fiscalizada de forma contínua pelos técnicos da Urbs.

Pinheirinho

O problema no terminal Pinheirinho, onde o nível de vazamentos representa um problema sério tanto para os usuários quanto para a operação do transporte, é provocado por um problema estrutural que exige a retirada e reposição de todas as calhas. O contrato firmado pela gestão anterior não previa esse tipo de trabalho, o que passa a ser feito a partir de agora com a renegociação do contrato feita pela gestão atual. Pelo novo acordo, este tipo de conserto passa a fazer parte das atribuições da empresa sem qualquer custo adicional ao contrato.

As obras no Pinheirinho serão feitas por etapas e, a princípio, não haverá necessidade de alteração na operação do terminal. Caso, ao longo dos trabalhos, isso se mostre necessário, os usuários serão devidamente informados. Por enquanto não há qualquer alteração nos pontos de parada de ônibus, lojas e serviços existentes no terminal.

O Pinheirinho é o maior Terminal de transporte da cidade, com uma área operacional de 27,3 mil metros quadrados, 33 linhas de ônibus e 140 mil usuários por dia. O segundo maior terminal em extensão é o Boqueirão, com área operacional de 16,4 mil metros quadrados.

A Urbs administra 22 terminais de transporte em Curitiba. São 21 terminais urbanos e o Guadalupe, onde param as linhas metropolitanas. Por dia, cerca de um milhão de pessoas passam pelos terminais em Curitiba. Os outros nove terminais que fazem parte da Rede Integrada de Transporte ficam na Região Metropolitana e são administrados pelas prefeituras locais.

Informações: Bem Paraná
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Ribeirão Preto poderá ter greve de ônibus na próxima segunda-feira

Os motoristas de ônibus do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto vão entrar em greve a partir da próxima segunda-feira.  

Se for bem-sucedida, o movimento pode afetar diretamente de oitenta mil a cem mil pessoas que utilizam diariamente o sistema de transporte coletivo municipal. 

A cidade conta com 600 motoristas, que têm um salário básico de R$ 1,4 mil. 
A decisão sobre a paralisação total foi tomada durante duas assembleias, realizadas ontem no Sindicato dos Motoristas de ônibus de Ribeirão Preto, na Vila Tibério (zona Oeste). 

Sem reajuste 

A decisão de a categoria entrar em greve ocorreu depois de o Consórcio PróUrbano deixar claro que não iria oferecer qualquer reajuste salarial no dissídio dos motoristas, apesar de ter anunciado a intenção de renovar as cláusulas sociais dos funcionários.  

O Consórcio PróUrbano é formado pelas empresas Transcorp, Rápido D’ Oeste e Turb (todas de Ribeirão Preto) e Sertran (Sertãozinho). Por contrato, terá de investir cerca de R$ 130 milhões em melhorias do sistema nos próximos vinte anos. 

Segundo Luis Gustavo Vianna, diretor do consórcio, o novo contrato assinado em maio do ano passado com a prefeitura de Ribeirão Preto teria desequilibrado o sistema financeiro das empresas do transporte coletivo urbano em 17%. Por isso, não seria possível dar o reajuste pedido pelos funcionários.  

O sindicato da categoria reivindica a inflação de 7%, além de mais 10% de aumento real.

Paralisação 

“A greve está decidida e optamos por parar 100%, a exemplo do que ocorreu no ano passado”, diz Alcides Lopes, vice-presidente do sindicato. 

Segundo ele, a assembleia tinha sobre a mesa a votação de duas propostas: uma propunha a parada total - que acabou sendo vencedora - e outra, que sugeria a paralisação de uma empresa por dia. 

“Em Ribeirão, temos apenas uma empresa. As linhas são dela e estão divididas em quatro garagens. Por isso, se parássemos uma garagem por dia daria 30% do transporte e ficaríamos no limite legal exigido para o serviço essencial. No entanto, a assembleia optou pela paralisação total”, disse João Henrique Bueno, presidente do sindicato da categoria.

Assembleia mostrou divisão da categoria 

A forma da paralisação dividiu os motoristas de ônibus, na assembleia de ontem. Parte queria a paralisação total, enquanto outra queria a parcial. “O sindicato não quer a paralisação total porque está do lado dos patrões”, conta um motorista, que pediu para não ser identificado. 

“A greve será considerada ilegal pelo Tribunal Regional do Trabalho e, com isso, ficaremos apenas com o reajuste da inflação, de 7%. Com a greve parcial poderíamos ficar parados por tempo indeterminado e conseguir um reajuste maior”, retrucou João Henrique Bueno. 

Outro impasse teve a ver com os motoristas atuarem como cobradores. “Em várias cidades o prefeito já fez decreto para tirar o dinheiro do ônibus. Resta a prefeita Dárcy Vera (PSD) criar coragem e tomar a mesma atitude. Vai agilizar o transporte e aumentar a segurança”, diz Bueno.

Informações: Jornal A Cidade
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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

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