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Na Grande Belém, paradas de ônibus estão em condições precárias
segunda-feira, 13 de maio de 2013
Entre os cerca de 1.500 pontos de parada de ônibus da região metropolitana de Belém, segundo a Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém (Amub), apenas 483 possuem abrigos para o usuário. A maioria deles, em condições precárias para a utilização dos passageiros.
Dois pontos na avenida Augusto Montenegro são um exemplo do transtorno causado para os usuários, além do perigo a que são submetidos. Em uma delas, os próprios passageiros, que utilizam frequentemente o espaço, fizeram uma coleta para tentar melhorar a rotina.
"Há mais de três anos nós fizemos uma coleta para se livrar da chuva, e do sol, é escaldante. Porque nós necessitamos e não temos", disse um dos moradores das proximidades da parada, Ivo.
Também existem outros problemas enfrentados pela população. Uma das estruturas montadas na avenida tem cobertura, mas se tornou inutilizável. Isto por conta da falta de calçada para os pedestres em volta da parada, de uma vala que alaga o espaço, e do mato que já toma conta do local. Os passageiros precisam se arriscar e ir até a beira da pista para conseguir pegar o ônibus.
A prefeitura de Belém informou que vai fazer um estudo técnico para avaliar a situação desses abrigos e, após licitação, restaurá-los. A previsão é que as obras sejam iniciadas até o fim de 2013. A Amub diz que novos 200 abrigos para passageiros serão entregues até 2016, junto com a nova estrutura de paradas do sistema de transportes viário do BRT (Bus Rapid Transit). Somente na avenida Augusto Montenegro serão construídos 18 pontos de transbordo de usuários.
Informações: G1 PA
Postado por Meu Transporte às 22:07 0 comentários
Marcadores: Pará
Obras para o quarto BRT do Rio vão custar R$ 1,5 bilhão
O quarto sistema de ônibus articulados (BRT) do Rio começa a ser construído em setembro na principal avenida da cidade, a Avenida Brasil, e vai custar R$ 1,5 bilhão, sendo R$ 1,097 bilhão do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana, e o restante da prefeitura.
A Transbrasil terá 28 estações, quatro terminais e 16 passarelas e deve transportar 900 mil pessoas por dia. A extensão do BRT será de 32 quilômetros, começando na estação de trem Deodoro e seguindo pela Avenida Brasil até o centro da cidade, onde percorrerá as avenidas Francisco Bicalho e Presidente Vargas, até o Terminal da Candelária. Do último terminal, ele parte para o Aeroporto Santos Dumont por um mergulhão que começa na Avenida Presidente Antonio Carlos e passa sob o Aterro do Flamengo.
Os quatro terminais serão Deodoro, Trevo das Margaridas, Trevo das Missões e Candelária. Na parte de maior movimentação, entre o Trevo das Margaridas e a Candelária, o BRT vai ocupar duas faixas das avenidas por onde passará.
Para atender a demanda, o trecho será percorrido por 881 ônibus articulados (com duas partes) e biarticulados (com três partes). Ao todo, segundo a prefeitura, 30 mil metros quadrados de viadutos e pontes precisarão ser construídos, incluindo o alargamento das pistas laterais da Avenida Brasil, entre Irajá e Guadalupe, na zona norte.
A licitação será dividida em dois trechos. O primeiro vai do Aeroporto Santos Dumont à ligação com o BRT Transcarioca (Galeão-Barra da Tijuca) e vai custar R$ 785,5 milhões. O segundo trecho está orçado em R$ 685,6 milhões e vai completar o percurso até Deodoro.
Por Vinícius Lisboa
Informações: Exame Abril
Postado por Meu Transporte às 19:55 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
Estações de trem de Santo André aceitarão o cartão BOM
Os passageiros de Santo André que utilizam o trem como meio de transporte já podem começar a comemorar mais uma conquista. A partir do próximo dia 17, o cartão BOM (Bilhete de Ônibus Metropolitano) será aceito na estação Prefeito Celso Daniel - Santo André. Até agosto, o benefício estará disponível nas demais estações da cidade - Utinga e Prefeito Saladino. A novidade foi anunciada na manhã desta segunda-feira (6) pelo secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, durante reunião mensal dos prefeitos dos sete municípios, no Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
Ainda de acordo com o titular da pasta no Estado, o benefício também passará a valer, na mesma data, para quem utilizar o meio de transporte na estação de Rio Grande da Serra. Na região do ABC, apenas a estação ferroviária de São Caetano do Sul já contava com o BOM.
“Este serviço é apenas uma das melhorias anunciadas ao prefeito Carlos Grana. Além disso, todas as estações de Santo André, que estão dentro da Linha 10-Turquesa, serão reformadas e reestruturadas até 2014”, disse Fernandes, ao ratificar que a Estação Pirelli também será reestruturada e reativada. O objetivo é que a estação sirva, futuramente, como ligação até Guarulhos por meio do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). As obras fazem parte de projeto supervisionado pela SA-Trans (Santo André Transportes) e Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
Satisfeito com a novidade, o chefe do Executivo andreense falou sobre o avanço na discussão da Linha 18 – Bronze do Metrô (monotrilho) – que atenderá moradores da região. “Foi definido o cronograma em relação às audiências públicas e a licitação da linha que interligará São Bernardo, divisa com Santo André, até o Tamanduateí. Trata-se de uma questão muito importante para a nossa cidade”, afirmou Carlos Grana, após o encontro.
Outros estudos para a implementação da linha ferroviária Expresso ABC, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), além das perspectivas de integração tarifária também foram discutidas durante a reunião. “Estamos satisfeitos, ao menos agora temos um cronograma e boas perspectivas. O próximo passo é o trâmite licitatório para darmos andamento ao processo”, finalizou o prefeito.
Informações: Prefeitura de Santo André
Postado por Meu Transporte às 18:24 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
No Recife, Novos ônibus da Rodoviária Caxangá estão a caminho
domingo, 12 de maio de 2013
A Rodoviária Caxangá, da cidade de Olinda, irá renovar sua frota com ônibus urbanos Mercedes-Benz. Os novos ônibus irão operar em linhas interligadas ao Terminal Integrado Xambá, em Olinda, que faz parte do sistema de transporte coletivo urbano da Região Metropolitana do Recife.
De acordo com Paulo Junior, diretor da Empresa Metropolitana, “com essa nova aquisição de ônibus Mercedes-Benz, o Grupo busca oferecer veículos mais novos e com maior capacidade de transporte, o que beneficia toda a comunidade local”.
A Empresa Metropolitana tem hoje uma frota de cerca de 1.000 ônibus, sendo mais de 95% da marca Mercedes-Benz. “Optamos pela padronização da frota com veículos de alta qualidade, que estão agora mais econômicos, graças à tecnologia Bluetec 5”, afirma Paulo Junior. “Além disso, pesou também o fato de já possuirmos uma relação de confiança de longa data com a marca”.
Mas segundo informações ao Blog Meu Transporte, esses novos ônibus vão operar de início na linha 200*Jaboatão, pois a que tudo indica, o TI do Xambá só entrará em operação no final do ano.
Tomara que também a empresa melhore o atendimento nas linhas circulares, pois já é determinado no edital ônibus articulados, fica a torcida.
Informações: internationalforeigntrade.com e Blog Meu Transporte
Postado por Meu Transporte às 21:05 1 comentários
Marcadores: Pernambuco
Acordo garante integração e ônibus a R$ 2,85 em Curitiba e região
Um acordo formalizado neste sábado (11) entre o Governo Estadual e a Prefeitura de Curitiba garante, por dez meses, a integração do transporte coletivo entre Curitiba e região metropolitana e assegura a manutenção da passagem a R$ 2,85 - valor que estava sob ameaça, diante do déficit do sistema. A Rede Integrada de Transporte (RIT) engloba Curitiba e 13 municípios da região metropolitana.
Em solenidade no Palácio Iguaçu, o governador Beto Richa (PSDB) informou que irá repassar R$ 53 milhões à RIT. O anúncio foi feito após vencer o convênio firmado no ano passado com a prefeitura da capital, através do qual foram repassados R$ 64 milhões para manutenção do sistema. Na sexta-feira, o prefeito Gustavo Fruet (PDT) havia anunciado um subsídio municipal de R$ 22,7 milhões.
A perspectiva do governo é que o auxílio para o transporte coletivo chegue a R$ 76 milhões se somada a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o óleo diesel para a frota de ônibus, regulamentada no início da semana. “É uma parceria entre o governo do estado e a prefeitura para garantir que a Rede Integrada de Transporte continue operando”, disse Richa.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Curitiba, dos R$ 53 milhões que serão repassados pelo governo do estado ao município, cerca de R$ 40 milhões referem-se ao subsídio em si. Outros R$ 13,6 milhões são para quitar uma dívida do governo estadual referente ao reajuste concedido às empresas do transporte metropolitano, ocorrido em agosto de 2012, que havia sido bancado pela prefeitura de Curitiba.
Diálogo
A cidade de Curitiba também irá subsidiar a integração, por meio de um repasse de R$ 22,7 milhões, também pelo período de dez meses. “Com isso estamos garantindo que a tarifa não vai subir”, assegurou Fruet, que participou da solenidade no Palácio Iguaçu. De acordo com ele, além de manter o diálogo com o governo estadual para que o subsídio se torne uma política permanente, será iniciada na próxima semana uma auditoria no transporte coletivo.
A previsão é de que os recursos do subsídio da Prefeitura saiam da arrecadação de dois tributos municipais: Imposto sobre Serviços (ISS) e do Fundo de Urbanização (FUC).
Aproximação
O acordo para subsidiar o sistema integrado de transporte representa uma aproximação entre Richa e Fruet, que vinham trocando farpas desde o início do ano. “Jamais vamos deixar que divergências políticas se sobressaiam aos interesses da população”, discursou o governador. “Temos que saber separar a disputa eleitoral da governabilidade. É preciso ter a capacidade de pensar maior”, acrescentou o prefeito.
Por Anna Simas e Anderson Gonçalves
Informações: Gazeta do Povo
Postado por Meu Transporte às 18:41 0 comentários
Marcadores: Paraná
50% aprovam publicidade nos pontos de ônibus de São Paulo
Pesquisa feita pelo Datafolha revela que metade dos paulistanos aprova a volta da publicidade nos novos abrigos de ônibus e relógios de rua da cidade de São Paulo.
Os anúncios publicitários reapareceram nas ruas da capital seis anos após a entrada em vigor da Lei Cidade Limpa, que foi implantada na gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD).
O instituto entrevistou 605 pessoas entre os dias 2 e 3 de abril. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os dados mostram que 50% dos paulistanos aprovam a volta das propagandas no formato de pôster que ajuda a financiar a troca dos abrigos de ônibus e relógios.
Essa modalidade estava prevista desde o início da implantação da Cidade Limpa.
Segundo o Datafolha, 28% consideraram a medida regular 22%, ruim.
APROVAÇÃO
De acordo com Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, o levantamento mostra que a propaganda nos atuais moldes foi bastante aprovada pelos paulistanos.
"A população deixa claro que não quer o retorno da antiga situação. A cidade como está agora agrada muito o paulistano."
Entre os entrevistados, 68% avaliaram favoravelmente a Cidade Limpa como um todo; 19% dos paulistanos a consideram regular e 13%, ruim.
O consórcio Otima -formado pelas empresas Odebrecht, Rede Bandeirantes, Kalitera Engenharia e APMR- deve gastar cerca de R$ 300 milhões para instalar os abrigos, pagando R$ 167 milhões à prefeitura pelo direito de explorar a publicidade nos espaços por 25 anos.
A SPObras, responsável pela implantação dos pontos, informou que até a tarde de ontem 231 abrigos já tinham sido instalados nas ruas, sendo 171 ainda incompletos
A previsão é de que todos os 6.500 abrigos sejam concluídos até fevereiro de 2016.
Os abrigos em si foram aprovados por 85% dos entrevistados pelo Datafolha, mas eles ainda são pouco conhecidos pelos paulistanos --apenas 37% já viram a estrutura e 15% a utilizaram.
SOL E CHUVA
Nas ruas, embora elogiem esteticamente, usuários ouvidos pela Folha reclamavam da falta de proteção contra chuva, vento e sol --o teto é de vidro em alguns modelos.
O consórcio responsável pelas obras diz que nem todos os abrigos têm cobertura de vidro, mas que o "vidro utilizado é temperado e tem proteção UV, que reduz a radiação solar". Serão instalados quatro modelos.
Para receber os primeiros abrigos, a empresa escolheu regiões consideradas mais nobres da capital --Itaim Bibi, Jardim Paulista e Perdizes, todas na zona oeste, e Moema, na zona sul.
Os bairros de Cambuci, Santa Cecília e Liberdade, todas na região central, também já têm o equipamento.
Os primeiros anúncios nos abrigos são de empresas de cerveja.
Por Julia Boarini
Informações: Folha de SP
Postado por Meu Transporte às 18:39 0 comentários
Marcadores: São Paulo
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