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BRT Transoeste é multado em R$ 50 mil pela Secretaria municipal de Transportes (SMTR)

terça-feira, 26 de março de 2013

Após vistorias realizadas nesta terça-feira, o operador do BRT Transoeste foi multado em R$ 50 mil por conta de irregularidades no sistema. Agentes da Secretaria municipal de Transportes (SMTR) encontraram problemas como intervalos irregulares e falta de conservação nas estações. Os técnicos também identificaram, em alguns momentos do horário de pico, níveis de conforto inadequados nas estações Santa Cruz, Magarça e Mato Alto.

A prefeitura determinou que os operadores aumentem a frota média diária ofertada de 81 para 86 veículos, da frota total de 91 ônibus articulados. Para isso, segundo a SMTR, é necessário que haja mais agilidade na manutenção dos coletivos.

Além da multa, a SMTR vai publicar na edição no Diário Oficial desta quarta-feira uma advertência formal aos operadores do BRT Transoeste para garantir que todas as exigências sejam cumpridas, sob pena de aplicação imediata de multa contratual.

No planejamento da prefeitura, para melhorar a qualidade do serviço ofertado no BRT Transoeste, são necessários mais 12 novos ônibus articulados, conforme foi determinado ao consórcio operador no final no ano passado. Outra medida é a execução de um retorno operacional, próximo à estação Mato Alto, para a implantação de novo serviço Alvorada-Mato Alto, o que vai reduzir a distância percorrida pelos ônibus, aumentar a frequência e, consequentemente, a capacidade de transportar passageiros. O trabalho, feito pela Secretaria Municipal de Obras, já está em andamento e deve ser concluído no mês de maio.

"Esta foi a maior multa aplicada ao consórcio operador desde a inauguração do sistema. O BRT Transoeste representa um grande benefício aos usuários e vamos exigir níveis de qualidade de serviço adequados", disse o secretário de Transportes Carlos Roberto Osorio, em nota.

Acidentes já deixaram seis mortos no BRT Transoeste
Colisões e atropelamentos têm acontecido com frequência desde a inauguração do BTR Transoeste, no dia 8 de julho do ano passado, e já deixaram seis mortos. No último acidente, ocorrido na sexta-feira, uma pessoa morreu e duas ficaram feridas. A colisão aconteceu entre um ônibus do BRT e um carro de passeio na Avenida das Américas, na altura da estação Benvindo de Novaes, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. Segundo a Secretaria municipal de Transportes, o acidente foi provocado por uma manobra irregular do motorista do carro. A pista central ficou interditada no sentido Grota Funda por cerca de três horas, e o desvio foi feito pela pista lateral.

Em setembro, Trigoly de Souza Soren, de 56 anos, foi atropelada por um carro que foi arrastado por um ônibus em direção ao canteiro central. No mesmo mês, Felipe de Freitas, de 17 anos, não resistiu aos ferimentos causados por um atropelamento dois meses antes. Na ocasião, alunos e professores do Colégio Estadual Vicente Januzzi, na Barra, onde ele estudava, chegaram a organizar um protesto nas pistas centrais da Avenida das Américas, na altura do Bosque da Barra, para pedir mais segurança no trânsito. 

Em agosto, uma mulher foi atropelada e morreu na pista do BRT, na Avenida das Américas, sentido Recreio. Segundo operadores de trânsito, ela teria atravessado fora da faixa. No dia 27 de julho, houve outro atropelamento fatal: o jardineiro Paulo Sérgio de Macedo foi atingido pelo ônibus quando caminhava na faixa exclusiva do BRT, no sentido Recreio, próximo à estação Novo Leblon. Já o jovem José Leandro dos Santos também não resistiu ao ser atropelado no corredor, no dia 27 de julho. Ele teria atravessado fora da faixa, na pista sentido Santa Cruz, a 100 metros da Estação Bosque da Barra.

Em setembro, foram registrados quatro acidentes em três dias consecutivos: no primeiro caso, dois ônibus do BRT se envolveram em colisões - um deles se chocou contra uma moto, na altura da Estação Barra Sul, e outro colidiu com um caminhão no Mato Alto, em Guaratiba. No dia seguinte, uma moto e um carro colidiram com um ônibus do corredor num cruzamento na altura do supermercado Zona Sul, no Recreio. No terceiro dia, um ônibus articulado atropelou José Romildo do Nascimento, de 26 anos, quando ele atravessava a Avenida das Américas, na altura do Bosque da Barra.

Em outubro, uma motocicleta e um ônibus do corredor expresso colidiram na tarde do dia 10 na altura da Estação Gilka Machado, na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca. Segundo a Secretaria municipal de Transportes, o motociclista teria avançado o sinal para fazer uma bandalha, na pista sentido Recreio, quando se chocou com o ônibus articulado.

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BRT Belém terá primeira etapa pronta em agosto de 2013

A primeira etapa do BRT Belém, que vai do bairro de São Braz até o Entroncamento, correspondendo a 20% do projeto total, deverá ser concluída até o mês de agosto deste ano; já a obra integral deverá ser entregue até 2016, disse o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, na tarde desta segunda-feira (25), em um hotel localizado no centro da cidade, onde participou de uma reunião da Frente Nacional dos Prefeitos.

A obra, que custará cerca de R$ 500 milhões, já recebeu investimento de R$ 314 milhões da Caixa Econômica Federal, deverá contar com mais R$ 100 milhões do Orçamento Geral da União e R$ 82 milhões da Prefeitura.

Segundo o prefeito tucano, o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Caixa Econômica Federal se unificaram para dar continuidade ao trabalho iniciado na gestão anterior. Depois da parceria, o projeto do BRT foi ampliado e agora será integrado ao projeto 'Ação Metrópole', do governo do estado, e terá a integração de várias modalidades de transporte, como o fluvial.

A segunda etapa do projeto, que vai do Entroncamento à orla de Icoaraci e de São Braz até o Ver-o-Peso, corresponde a 80% da empreitada.

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No Recife, Sem projetos para o terminal de ônibus do Cais de Santa Rita

Um terminal estratégico situado no centro do Recife, o terminal do Cais de Santa Rita bem que poderia ser melhor explorado no sistema de transporte público, mas nada é falado pelo governo em aproveitar mais deste terminal para melhorar a vida dos usuários que utilizam este terminal quase que todos os dias.

Fora do SEI
O terminal é cercado e já poderia ser usado totalmente ou parcialmente como SEI, porém não se viu ainda nenhum projeto em relação a este equipamento, para se ter uma idéia, o Terminal do Cais de Santa Rita é um terminal que fica basicamente dentro do centro da cidade e perto de muitas atrações culturais como por exemplo o Mercado São José e do Recife Antigo que passa por restauração prometendo ser um dos locais mais visitados nos próximos anos. 

Recentemente este equipamento passou por uma reforma onde foi implantado piso acessível para deficientes, Monitores para informações aos usuários e novas bandeiras de paradas.

Hoje várias linhas passam pelo terminal, inclusive algumas do sistema SEI, o que permitiria uma melhor integração com outros terminais, vejam a relação:

013 Jardim Beira Rio (Pina)
014 Brasília (Conde da Boa Vista)
018 Brasília Teimosa
031 Shopping Center (Term. Residencial Boa Viagem)
033 Aeroporto
044 Massagana (Boa Vista)
061 Piedade
062 Jardim Piedade
071 Candeias
100 Circular (Conde da Boa Vista) - Prefeitura
101 Circular (Conde da Boa Vista) - Rua do Sol
107 Circular (Cabugá / Prefeitura)
116 Circular (Príncipe)
117 Circular (Prefeitura / Cabugá)
121 Vila da Sudene
123 Três Carneiros Baixo (Monte Verde)
125 Córrego da Gameleira
132 UR - 02 (Ibura) - Conde da Boa Vista
137 UR - 11
138 Zumbi do Pacheco
141 Jardim Monte Verde
142 Alto Dois Carneiros
143 UR - 06
185 Cabo
191 Recife / Porto de Galinhas (Nossa Senhora do Ó)
195 Recife / Porto de Galinhas (Opcional)
200 Jaboatão (Parador)
212 Jardim São Paulo
242 Pacheco
243 Vila Dois Carneiros (Cais de Santa Rita)
412 San Martin (Largo da Paz)
432 CDU (Várzea)
527 Sítio dos Pintos / IMIP (Joana Bezerra)
532 Casa Amarela (Cabugá)
612 Morro da Conceição
621 Alto Treze de Maio
624 Brejo
632 Alto do Refúgio
644 Largo do Maracanã
717 José Amarino dos Reis
742 Linha do Tiro
841 Nova Olinda
958 Costa Azul
983 Rio Doce (Princesa Isabel)
992 Pau Amarelo

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Lei do Assento Exclusivo em ônibus entra em vigor em Porto Alegre

Em vigor desde esta segunda-feira, a Lei do Assento Exclusivo prevê multa para motoristas e cobradores de ônibus que não advertirem passageiros que estiverem sentados nos lugares reservados. Usuários que se negarem a ceder os espaços específicos também podem ser levados à delegacia.

— Caso nossas agentes de fiscalização identifiquem situações em que a lei foi descumprida e não houve reação dos motoristas e cobradores, haverá investigação e a empresa de transporte pode receber multa de até três salários mínimos — explica o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação, Vanderlei Cappellari.

Com a normativa, o objetivo é reavivar na população a necessidade de respeitar os bancos que já são reservados por lei. A EPTC pede que, caso usuários identifiquem situações em que o assento exclusivo não foi cedido, avisem os agentes pelos números 158 e 118, informando a linha e o prefixo.

Idosos, pessoas com deficiência física, gestantes, pessoas com mobilidade reduzida e obesos já têm direito ao espaço reservados no coletivo da Capital, mas a ideia é inibir usuários que, eventualmente, não respeitem o local.

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Em São Paulo, Prefeitura quer terminal de ônibus na frente do Aeroporto de Congonhas

segunda-feira, 25 de março de 2013

A Prefeitura planeja construir um terminal de ônibus na frente do Aeroporto de Congonhas, na zona sul. Se sair do papel, será o segundo equipamento voltado ao transporte público de massa erguido na área, hoje de difícil acesso a quem não usa carro ou táxi. O Metrô já começou a fazer perto dali uma estação de monotrilho, prevista para ser entregue no fim de 2014.

Segundo a Secretaria Municipal dos Transportes, o Terminal Jardim Aeroporto, que atenderá o futuro corredor de ônibus da Avenida 23 de Maio, terá área coberta de 13 mil m² e plataformas com 540 metros. A expectativa é de que fique pronto em até três anos e meio.

Por ora, não há informações sobre quantos passageiros devem ser beneficiados pelo terminal nem quantas linhas o servirão. Tampouco se será ligado à estação de monotrilho e ao aeroporto. A São Paulo Transporte (SPTrans) diz que os detalhes do empreendimento ainda dependem de estudos.

Na semana passada, foram lançados editais para contratar os projetos básicos deste e de mais dez terminais - todos nas zonas sul e leste -, além de 123 km de corredores de ônibus. A localização exata do terminal do aeroporto não foi informada, mas, pelo mapa anexado à licitação, será perto da esquina da Avenida Washington Luís com a Rua Vieira de Moraes. O terreno da antiga Vasp, atualmente desocupado, fica bem ao lado. Nas redondezas, também há um bolsão de radiotáxis. O terminal poderia ser montado em algum desses pontos.

Para o comerciante Valmir Paulo Ferreira, de 73 anos, a obra será boa. "Há anos, ali está totalmente abandonado, vazio." Ele arrenda uma lanchonete na Washington Luís. Uma de suas funcionárias, a cozinheira Maria Araújo, de 49 anos, que mora no Grajaú, na zona sul, usa diariamente ônibus para trabalhar. Em sua opinião, o terminal deverá facilitar sua vida. "Provavelmente, vou poder pegar o ônibus vazio."

O corredor previsto pela gestão Fernando Haddad (PT) para o corredor norte-sul terá 25,3 km. As obras devem começar no ano que vem. Para o projeto, estão previstos mais dois terminais além do Jardim Aeroporto: Jardim Miriam e Baronesa, também na zona sul.

Opções. Para especialistas, o corredor pode se tornar mais atraente que o monotrilho para quem quiser ir de transporte coletivo ao aeroporto. Isso porque a Linha 17-Ouro do Metrô inicialmente ligará Congonhas apenas à Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), fora de mão da região central. De monotrilho, quem está no centro terá de ir até o Morumbi para depois voltar ao aeroporto. A extensão desse ramal até o Jabaquara, onde se conectará com a Linha 1-Azul do Metrô, de mais fácil acesso a áreas centrais, ainda não tem data.

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Engarrafamento é o pesadelo de todos os dias no DF

Problema crônico das grandes cidades, os engarrafamentos diários  parecem não ter fim e nem solução, mesmo com os investimentos recentes. O governo adotou o discurso de estimular o transporte público recentemente, mas a população ainda não foi suficientemente convencida a deixar o carro em casa. 

Por isso, a quantidade de veículos nas ruas atrapalha a circulação e não há obra que resolva o problema. A situação é dramática em 17 pontos de retenção mapeados pelo Detran.

Nos últimos anos, muitas das principais vias do DF receberam investimentos. A Linha Verde, da EPTG, custou R$ 306 milhões e ainda apresenta congestionamentos. Na EPNB, mesmo com o viaduto João Goulart, que custou R$ 22,8 milhões, em uma das entradas do Núcleo Bandeirante, o trânsito continua caótico. Na Epia, houve alargamento das pistas nos dois sentidos, sem solução.

Faixas exclusivas 
A medida mais recente foi a implementação de faixas exclusivas de ônibus. O DF conta com 54,9 km de pistas com essa prioridade. Em  2011, a EPNB foi a primeira via a receber a novidade, seguida da EPTG, W3 Norte e W3 Sul, em 2012. O Setor Policial foi o último a contar com a faixa, em junho do ano passado. 

De acordo com o DFTrans, os ganhos de tempo com as faixas exclusivas são de 30 minutos na EPNB, 20 minutos na EPTG, 15 minutos na W3 Norte e W3 Sul e cinco minutos no Setor Policial. As vias são atendidas por 272 linhas de ônibus. Mesmo assim, não houve efetividade na EPTG, onde passam cerca de 150 mil veículos por dia. Até que se licitem os novos ônibus, com portas do lado esquerdo, as faixas de ônibus terão circulação abaixo do esperado.

O levantamento do Detran aponta retenções em trechos de afunilamento da pista ou por causa de semáforos. EPTG, EPNB, Estrutural, EPGU e subida do Colorado são as vias problemáticas.

Muito estresse, sem escapatória
Para fugir da falta de conforto e da superlotação do transporte público, o militar Deibson Santos e mais quatro amigos dividem os custos do combustível para ir e voltar para casa. Mesmo assim, não há como escapar dos congestionamentos.

“É horrível. Nos dias de semana, gasto uma hora de 20 minutos do Setor Militar Urbano até a minha casa, no Riacho Fundo. Sábado e domingo o percurso não dá nem 15 minutos”, comparou. Para ele, o problema   não se resolve facilmente. “Nem sei qual seria a solução. Aqui na EPNB, por exemplo, não tem como aumentar mais a pista”, disse.

A servidora pública Jeanne Marques já vivenciou os dois lados da moeda, utilizou o transporte público por um tempo, e agora anda de carro. Entretanto, nem com as faixas exclusivas, há grande diferença. “Perco três horas por dia no engarrafamento. É um tempo perdido, eu estudaria mais, em vez de ficar parada no trânsito. Pra mim, não adianta ter faixa de ônibus, se o transporte público não atende todo mundo. Eu pegaria ônibus se melhorassem as condições”, desabafa.

A criatividade também ajuda a superar dificuldades. O mecânico Juarez Siqueira mora no Riacho Fundo e trabalha no Núcleo Bandeirante, mas para não perder muito tempo no trânsito, sai mais cedo. “Saio de casa às 6h e demoro só 20 minutos. Fico dormindo até dar o meu horário de entrada, às 8h. Se eu sair de casa às 7h, chego atrasado, às 8h30, explica.

O estudante Felipe Bomfim passa cerca de três horas por dia no trânsito. A rota, entre Ceilândia, Setor Comercial Norte e a UnB, é bastante complicada e o fez recorrer ao carro apenas uma vez por semana. “Quando vou de carro, levo uma hora e meia na ida, em dias bons, e duas horas e meia em dia de chuva. Deixo o carro em casa, porque não aguento o estresse”, conta.

Por Daniel Cardozo
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