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Greve de ônibus em Juiz de Fora pode acabar neste nono dia de paralisação

quarta-feira, 13 de março de 2013

Apesar da expectativa por um acordo, a greve dos motoristas e cobradores chega nesta quarta-feira (13) ao nono dia em Juiz de Fora. Nesta terça, após duas horas de reunião no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o índice de 10,63% de reajuste linear, sugerido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na última quinta-feira, foi aceito tanto por empresários quanto por trabalhadores, que realizaram duas assembleias, uma pela manhã outra à tarde. O impasse deve-se à forma de pagamento. A Astransp defende o repasse imediato do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 6,3% e o escalonamento, a partir de agosto, da diferença de 4,33% e do retroativo referente a fevereiro e março.

Já o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário (Sinttro) não abre mão do pagamento total e imediato. Conforme o presidente do sindicato, Adilson Rezende, o assunto voltará a ser discutido na porta das garagens nesta quarta. Após o encontro, o sindicato anunciou a intenção de recorrer da decisão do TRT e tentar, na Justiça, a redução de 80% para 50% da frota em circulação, enquanto durar o movimento. Segundo a advogada Elizângela Nascimento, o recurso pode ser ajuizado nesta quarta.

O chefe de Relações do Trabalho do MTE, Sérgio Nagasawa, definiu o impasse como um "ajuste fino" e lamentou que o acordo não tenha sido fechado. Também presente ao encontro, o secretário de Transportes, Rodrigo Tortoriello, confirmou a circulação mínima de 80% da frota na terça e definiu a participação nas discussões como forma de chegar a um entendimento, por meio do diálogo. "A única coisa que não queremos é que a desordem seja instaurada, e que a população seja extremamente prejudicada, porque prejudicada ela será em algum momento." Tortoriello reconheceu que o sistema de transporte precisa melhorar. Afirmou que está trabalhando para isso, mas ponderou que não é possível revolver tudo de imediato.

O procurador do trabalho, José Reis Santos Carvalho, integrante do Ministério Público da União, preferiu não comentar o assunto. Antes da reunião e mediante uma possível falta de acordo, o presidente do Sinttro chegou a ameaçar colocar os ônibus nas ruas com as roletas travadas. Ao final da mediação, porém, disse que a possibilidade será "amadurecida". Ainda no MTE, Adilson convocou os militantes a irem para a porta das garagens nesta quarta.

O presidente da Astransp, Fernando Goretti, destacou o ganho real da categoria, superior a 4%, afirmou que os trabalhadores não terão prejuízo com o acerto escalonado, destacou os benefícios sociais garantidos e reclamou da mudança de posicionamento da categoria. Segundo Goretti, caso o Sinttro decida pelo recurso, a Astransp está disposta a manter o caso na Justiça.

Clima
Durante a assembleia da manhã, o clima foi amistoso. A diretoria do Sinttro sinalizou interesse em aceitar o índice proposto pelo TRT, mas ressaltou que a decisão seria tomada em conjunto com a categoria. "Politicamente, o sindicato foi ao extremo, que é o Tribunal. Se tivéssemos mais instâncias a percorrer, podem ter certeza que iríamos atrás. Mas, chegamos ao último ponto", afirmou o presidente Adilson Rezende. "Esta é a proposta que temos. Queremos saber se aceitamos ou vamos para dissídio", continuou. "Mas, antes precisamos deixar todos vocês cientes do que pode acontecer."

Foi em tom de alerta, que o advogado do Sinttro, Rodrigo Vidal, assumiu a palavra e destacou todas as vitórias que a categoria conseguiu até o momento. "Quando começaram as reuniões, antes de irmos ao MTE, a Astransp oferecia 3% de reajuste. Foi com muito custo que chegamos ao índice de reposição da inflação (INPC) de 6,3%. E graças à luta de vocês, este percentual chegou a 10,63%", destacou. "Se as negociações forem para dissídio, este índice pode diminuir", alertou.

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Haddad sugere ciclovias e ciclofaixas só em ruas menores

Após um ciclista ter o braço decepado por um motorista na avenida Paulista, na madrugada do domingo (10), o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), disse na segunda-feira (11) que prefere ciclovias e ciclofaixas em vias secundárias da cidade.
Ciclistas se reúnem em protesto na tarde deste domingo (10) na região da avenida Paulista, na cidade de São Paulo, após um homem ter sido atropelado no período da manhã. A vítima teve o braço amputado no acidente e foi encaminhada para o Hospital das Clínicas - Fabio Braga/Folhapress
"A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) está preparando estudo sobre essa questão mais pormenorizado. Eu sempre fui defensor da tese de que tínhamos de utilizar melhor vias secundárias preparadas para as ciclovias e ciclofaixas", declarou.

O prefeito ressaltou, no entanto, que pretende se reunir com cicloativistas para discutir o assunto - por enquanto, os ciclistas estão apenas em contato com técnicos de engenharia.

Questionada pelo jornal O Estado de S. Paulo, a CET não deu nenhum detalhe do estudo citado pelo prefeito. A companhia tem, no entanto, um estudo que indica justamente ao ciclista como seguir pelas ruas secundárias. Trata-se do mapa de ciclorrotas de São Paulo, elaborado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e adotado pela CET.

Thiago Benicchio, diretor da Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo, afirma que tirar os ciclistas da Paulista não resolveria a situação. "As ruas paralelas não beneficiam o uso de bicicletas, porque são sinuosas e mais agressivas", diz ele, exemplificando com a Alameda Santos. O cicloativista Leandro Valverdes concorda que é difícil retirar ciclistas da Paulista. "Realmente é para se fazer a maior parte do deslocamento em vias secundárias e ter algo que envolva segregação nas vias principais." 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo


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Greve de ônibus em Juiz de Fora completa sete dias, e população enfrenta ônibus lotados

terça-feira, 12 de março de 2013

Depois de duas horas de reunião entre representantes do Sinttro e da Astransp no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), motoristas e trocadores decidiram manter o estado de greve em Juiz de Fora

Segundo informações preliminares, a negociação teria esbarrado no escalonamento e não no percentual de 10,63% sugerido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG) na semana passada.

A Astransp insiste na proposta de dividir o pagamento, e o Sinttro aceita o percentual apenas se repassado de uma só vez. Após a reunião, o sindicato dos rodoviários anunciou que entrará com recurso junto ao TRT para tentar reduzir os atuais 80% de ônibus em circulação para 50%.

A categoria se reúne às 18h na segunda assembleia do dia para ratificar a decisão.

Durante a primeira assembleia da diretoria do Sindicato de Trabalhadores em Transporte Rodoviário (Sinttro) com a categoria, realizada na manhã desta terça-feira (12), a maioria dos profissionais votou a favor do reajuste de 10,63%, proposto pelo TRT. No entanto, os profissionais mantiveram o estado de greve, com 80% dos ônibus circulando até que o acordo fosse formalizado com a Astransp, o que acabou não acontecendo.

"Tivemos a presença de mais de 200 pessoas, entre motoristas e cobradores, nesta primeira assembleia. Esperamos a participação de cerca de 600 profissionais para tomarmos nossa decisão", declarou o presidente do Sinttro, Adilson Antônio Rezende.


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Na RMR, Itamaracá Transportes coloca em operação seu mais novo ônibus alongado e mais 20 novos estão a caminho

Já está em operação um dos mais novos ônibus da Itamaracá Transportes, trata-se de um veiculo alongado com capacidade de transportar 53 pessoas sentadas.

Este ônibus tem a carroceria Comil Svelto e com bancos acolchoados para dá mais conforto aos passageiros, além de ser adaptado para pessoas com deficiência física.

Renovação

Buscando sempre melhorar a qualidade dos serviços prestados, a Itamaracá comprou mais 20 ônibus novos. Serão 15 radiais (azuis) e 5 perimetrais (vermelhos). Os veículos tem três eixos e motorização 17230 OD euro V, modelo capaz de economizar uma quantidade maior de combustível e poluir menos o ar.

Sinalerias em LED, montada sobre máscara plástica injetada, deixando a traseira mais moderna, atraente e iluminada, além de proporcionar facilidade de manutenção.

O novo ônibus colocado em operação está circulando na Linha PE-15, por se tratar de uma linha com grande demanda, apropriada para veículos com grande capacidade.

Atualizado em 13 de Março às 22:04
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Pesquisa para implantação do Bilhete Único é iniciada em Volta Redonda

A Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários) iniciou as pesquisas de campo para a implantação do Bilhete Único, prevista para acontecer até dezembro deste ano. De acordo com o presidente da Suser, Paulo Barenco, o levantamento está sendo feito por 16 pessoas, dispostas em 48 pontos dos principais corredores viários de Volta Redonda.

“A pesquisa tem como objetivo levantar o volume de passageiros nos principais corredores viários da cidade, confirmando os dados que já temos, para determinar com certeza a oferta de coletivos necessária em cada um destes corredores”, explicou.

De acordo com Barenco, a pesquisa está sendo feita em dois horários – das 6h às 10h e das 16h às 20h – definidos como os horários de maior demanda.

“Os pesquisadores também estão trabalhando embarcados, para identificar a taxa de ocupação por veículo”, disse. Nesta terça-feira (dia 12) o levantamento está sendo feito na área dos bairros Açude, Retiro, Padre Josimo, e Vila Brasília. Os pesquisadores foram selecionados com o apoio da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac).

O presidente da Suser disse que os pesquisadores estão identificados com coletes azuis, com o nome da Prefeitura Municipal de Volta Redonda.

“Eles (os pesquisadores) fizeram um treinamento nesta segunda-feira (dia 11), e a pesquisa foi iniciada na terça”, disse Barenco, acrescentando que o levantamento deve continuar até sexta-feira (dia 15).

“Após essa fase, vamos tratar esses dados, depois apresentar os resultados em uma audiência pública. A partir daí montamos o edital de licitação para a implantação do Bilhete Único” concluiu.

Informações: http://www.folhavaledocafe.com.br


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Passagem de ônibus em Curitiba sobe para R$ 2,85

A passagem de ônibus em Curitiba custará R$ 2,85 a partir da zero hora desta quinta-feira (14). A tarifa domingueira também foi revista e a partir de agora os usuários do transporte coletivo da capital paranaense vão desembolsar R$ 1,50.

Atualmente, os usuários pagam R$ 2,60 pela passagem em dias normais e R$ 1 aos domingos. A divulgação dos novos valores foi feita pela Urbanização Curitiba S/A (Urbs), que administra o sistema de transporte na tarde desta terça-feira (12).

O reajuste da passagem foi definido logo após os motoristas e cobradores aceitarem a proposta de aumento firmada em um acordo em audiência mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho, nesta manhã. A conciliação terminou com reajuste de 10,5% nos salários dos motoristas e cobradores e com a definição de vale-alimentação no valor de R$ 300.

De acordo com a prefeitura, outros aspectos que pesaram na hora de definir o reajuste de 9,6% na passagem foram os aumentos nos produtos que são utilizados para custear o sistema. Foram levados em conta as altas nos preços do combustível e lubrificantes (12,3%), pneus (7,8%), além dos custos com peças e acessórios (0,97%) e a cotação dos ônibus (0,97%).

No cálculo da nova tarifa pesou ainda uma redução de 2,1% no total de passageiros que utilizam o sistema de transporte. A porcentagem representa 500 mil passageiros a menos por mês circulando com os ônibus pela capital paranaense. Cada pessoa utiliza, em média, dois ônibus a cada vez que paga a tarifa.

Com o reajuste salarial, os custos operacionais para viabilizar o sistema de transporte aumentaram de R$ 3,05 por passageiro para R$ 3,13. A diferença entre o valor pago pelos usuários do transporte coletivo e o que precisará ser repassado às empresas será de R$ 0,28. A prefeitura alega que essa diferença será de responsabilidade da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba a partir de maio.

Subsídio

O reajuste ocorre depois que o subsídio que o governo do estado concede à prefeitura foi retirado dos planos do Palácio Iguaçu. Outros municípios que possuem transporte coletivo no estado começaram a solicitar o mesmo benefício, o que fez o governador Beto Richa anunciar que deixaria de pagar o valor à capital paranaense e . Ele então enviou um Projeto de Lei à Assembleia Legislativa para conceder isenção de imposto sobre o diesel utilizado para o transporte, documento que ainda tramita na Casa de Leis estadual.

Na última semana, com os rumores de aumento e todo o impasse sobre a tarifa, causou movimento acima do normal na venda de créditos para o cartão do vale-transporte. As filas chegaram a contar com cerca de 150 pessoas, entre o fim da manhã e o início da tarde na última quinta-feira (7).

Como comprar

Quem quiser aproveitar o preço de R$ 2,60, antes que o aumento comece a valer, pode comprar créditos para o cartão transporte até esta quarta-feira (13). As passagens podem ser adquiridas na sede da Urbs, localizada na Rodoferroviária, onde o valor fica disponível para utilização na hora.

A compra de créditos do sistema de transporte coletivo também pode ser feita pela internet, pelo site da Urbs. Para a compra online, no entanto, o usuário tem de pagar uma tarifa bancária de R$ 1,50 e os créditos são disponibilizados em até 72 horas.


Linha Turismo e Circular Centro também têm aumento

As tarifas das chamadas linhas especiais também foram revistas. A partir desta quinta (14), o valor pago para utilizar a Linha Turismo passa de R$ 27,00 para R$ 29,00 e a linha Circular Centro passa de R$ 1,60 para R$ 1,70.

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