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Prefeito de São Paulo quer PPP para financiar construção de 150km de corredores de ônibus

domingo, 20 de janeiro de 2013

As contas da nova administração municipal apontam que a prefeitura tem, hoje, dinheiro em caixa para garantir o pagamento das despesas diárias da capital, mas não para tocar obras e projetos de grande impacto, entre eles a promessa do prefeito Fernando Haddad (PT) de entregar, até o final do mandato, 150 km de corredores de ônibus.

Segundo Haddad, a Secretaria Municipal dos Transportes dará continuidade à licitação de 66 km de vias exclusivas, iniciada pelo ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD). Mas, para tirar os outros 84 kms do papel, ele buscará recursos com a iniciativa privada e com o governo federal.

De acordo com o prefeito, São Paulo deve optar por um modelo de PPP (Parceria Público-Privada) semelhante ao adotado pelo Rio de Janeiro para construção dos corredores de BRT (Bus Rapid Transit, em inglês).

Os estudos para acertar os detalhes da PPP são tocados pela SPTrans. A previsão é de que o modelo seja definido até o julho. Além da área dos transportes, a prefeitura tentará atrair a iniciativa privada para projetos na área da Habitação.

Internação compulsória

Ontem, em entrevista à Rádio Bandeirantes, Haddad disse que é favorável à internação compulsória de dependentes químicos, medida que começará na próxima segunda-feira, no centro. Para o prefeito, a participação da Justiça é fundamental na iniciativa.

Haddad afirmou ainda que irá rever a continuidade do contrato de R$ 433,8 milhões com a empresa responsável pela manutenção do serviço de iluminação da cidade. “As metas estão previstas, como a de efetuar a troca de uma lâmpada queimada em até 72 horas, mas não são cumpridas.”

O prefeito pedirá à Secretária de Serviços uma avaliação da empresa para decidir se renovará ou não o contrato, que vence no final deste ano.

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Tallin é a primeira capital europeia com transportes públicos gratuitos

No dia 1 de janeiro de 2013, entrou em vigor o transporte público gratuito na cidade de Tallin, capital da Estónia, que tem 63 linhas de autocarro, 9 linhas de trólei e 4 linhas de elétrico.
A capital da Estónia tem transportes públicos gratuitos desde o dia 1 de janeiro de 2013. Tallin tem cerca de 420 mil habitantes e a gratuitidade é para as pessoas que lá moram e para todas as pessoas com mais de 65 anos. No dia 9 de janeiro, o presidente da Câmara de Tallin anunciou a entrada em funcionamento de autocarros suplementares, face ao aumento do número de passageiros.

A chamada tarifa zero foi decidida depois da realização de um referendo à população, teve em conta que as receitas da venda de bilhetes e passes era apenas de cerca de 25% em relação aos gastos de funcionamento dos transportes públicos e visa reduzir a circulação de automóveis na cidade.
O referendo foi realizado em março de 2012 e 75,5% dos votantes respondeu “sim” à pergunta: “Aprova a introdução de um sistema de transporte gratuito a partir de 2013?”

O presidente da Câmara de Tallin, Edgar Saavisar, defende que o transporte público gratuito reduzirá a circulação de automóveis na cidade, evitará congestionamentos e acidentes e facilitará a deslocação às pessoas com menores rendimentos.

Segundo o jornal francês “Le Monde”, a gratuitidade abrange todas as pessoas residentes na cidade e todas as que tenham mais de 65 anos. Os futuros moradores de Tallin podem obter uma carta verde especial por dois euros para terem direito à gratuitidade, devendo para tal personalizar a carta na internet ou numa bilheteira.

As pessoas que não residam na capital da Estónia podem comprar bilhete nos condutores dos transportes públicos ou adquirir a carta verde e carregá-la para poder andar no transporte público.

A tarifa zero existe já em algumas pequenas cidades de França e da Bélgica e em pequenas cidades de outros continentes, mas é primeira vez que é aplicada numa capital europeia.

Informações: Esquerda.net
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Greve no transporte coletivo de Uberlândia é aprovada pelos rodoviários

Os trabalhadores do transporte coletivo urbano, reunidos em assembleia nesta quinta-feira (17/01/2013), rejeitaram a proposta de reajuste salarial apresentada pelos representantes das empresas e aprovaram a greve por unanimidade, marcando uma concentração para o dia 22 de janeiro (terça-feira), na sede do sindicato (avenida Fernando Vilela, 1449-B. Martins), a partir das 16 horas.

“Os empresários do transporte coletivo urbano de Uberlândia continuam intransigentes e não querem atender as reivindicações econômicas e nem as que se referem a melhores condições de trabalho e respeito às lideranças sindicais, o que nos faz recorrer ao nosso legal e legítimo direito de greve para fazê-los mudar de ideia”, declarou o presidente do Sindttrans, Célio Moreira.

Neste mesmo dia haverá mais uma reunião no Ministério do Trabalho e Emprego, entre os representantes dos trabalhadores e dos empresários, (às 14 horas) como última oportunidade de negociação, na tentativa de evitar a greve por tempo indeterminado.

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Metrô de São Paulo atrasa entrega de sistema antilotação

O Metrô de São Paulo atrasou a entrega de um novo sistema de controle de trens que promete reduzir em até 20% o intervalo das composições e é tido como a principal solução para o problema da superlotação da rede. O prazo anunciado em outubro para a entrega era de noventa dias, que venceu em 9 de janeiro. Agora, a previsão é que os testes sejam concluídos no primeiro trimestre deste ano, sem aumento no custo de 750 milhões de reais do projeto.

Chamado CBTC (sigla em inglês para Controle de Trens Baseado em Comunicação), o novo sistema permite que a distância entre os trens seja reduzida sem comprometer a segurança. A distância mínima, hoje de 200 metros, cairá para 70 metros. Assim, caberão mais oito trens na Linha 2-Verde, o que aumentará a oferta de assentos e reduzirá a lotação. Cada trem carrega até 2.000 pessoas por viagem.

Segundo a empresa, o prazo não foi cumprido porque "os testes são realizados somente aos domingos devido ao menor número de usuários que utilizam os trens". Durante o período de testes, o caminho entre as estações Brigadeiro e Vila Madalena fica interditado até 10h da manhã. Como alternativa, os usuários são atendidos gratuitamente por ônibus que cobrem o percurso do trecho interrompido entre as estações Paraíso e Vila Madalena.

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Governo de Pernambuco inaugura o Terminal Integrado Cajueiro Seco

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O Governador de Pernambuco, Eduardo Campos e o Secretário das Cidades, Danilo Cabral inauguraram sexta-feira (18/01), o Terminal Integrado Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes. O equipamento servirá como um importante elo de consolidação do Sistema Estrutural Integrado (SEI), sendo o 15º a entrar em operação na Região Metropolitana do Recife. A partir do sábado (19/01), os usuários já poderão transitar pelo TI, que abrigará 13 linhas de ônibus e terá conexão com a linha sul do metrô.

Ainda durante a solenidade o Governador, Eduardo Campos, aproveitou para assinar a Ordem de Serviço para a construção do Terminal Integrado de Prazeres, orçado em R$ 3,8 milhões e, anunciar a implantação de equipes da Polícia Militar em todos os Terminais Integrados da RMR, durante os horários de pico para auxiliar no ordenamento dos equipamentos.

Segundo o Secretário das Cidades, Danilo Cabral, a vinda das equipes da Polícia Militar para dentro dos Terminais Integrados trará para a população mais segurança. “Firmamos uma parceria com a Secretaria de Defesa Social para que a partir de 1º de fevereiro os Terminais Integrados possam contar com equipes da Polícia. Essas equipes estarão nos TI’s entre os horários das 5h até às 7h e 17h até 19h, todos os dias. Serão dois policiais por Terminal”, pontuou, Danilo.

O Terminal de Cajueiro Seco beneficiará diretamente cerca de 51 mil usuários das comunidades de Cajueiro Seco, Conjunto Marcos Freire, Prazeres, Curcurana, Comporta, Muribeca dos Guararapes, Cohab, Pontezinha, Ponte dos Carvalhos, Gaibú (via integração no TI Cabo), Centro do Cabo, Nossa Senhora do Ó, Camela, Centro de Ipojuca e Suape (todos via integração no TI Cabo).

Segundo o Governador, Eduardo Campos, esse equipamento é fundamental para consolidar o Sistema de Transporte da área sul da RMR. “Esse é um equipamento importante para a integração de toda a região da Muribeca, Marcos Freire, Curcurama e demais comunidades. As pessoas que antes utilizavam a tarifa do Anel B e pagavam R$ 3,45 para sair desses locais e se deslocarem até o centro da cidade, passarão a pagar a tarifa do Anel A que é a de R$ 2,25. Isso gerará uma economia mensal de aproximadamente R$ 70,00, melhorando assim a economia das famílias que pagarão passagens mais baratas”, pontuou o Gestor.

Com uma área de 7.819,27m², o equipamento foi projetado dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e oferece uma estrutura moderna e funcional, incluindo os requisitos relacionados à acessibilidade para usuários com mobilidade reduzida. Dentro do equipamento funcionarão uma lanchonete e três boxes, além de dois vestiários com banheiros masculino e feminino para funcionários e banheiros masculino, feminino e acessível para o público.

Já o Terminal de Prazeres, também localizado em Jaboatão dos Guararapes, será construído em um terreno de 4.080,11 m², tendo 1.683,03 m² de área construída e 1.412,81 m² para a plataforma. Para o terminal estão previstas seis linhas de ônibus e o transporte de 17 mil passageiros nos dias úteis.

O projeto do Terminal de Prazeres consiste em plataforma de embarque e desembarque e dois Blocos. O Bloco 1 será destinado a administração, depósitos, almoxarifado, apoio, copa, espera e hall. Já no Bloco 2 haverá lanchonete, depósito, lixo, despensa, cozinha, sala de refeições, vestiários masculino e feminino com wc e especial para funcionários, além de banheiros para o púbico masculino, feminino e acessível. Também haverá duas guaritas, 02 ilhas de despachantes e área verde. A empresa Trópicos Engenharia e Comercio LTDA está responsável pela construção do equipamento que terá 11 meses para ser concluído.

CAJUEIRO SECO

Benefícios – Os primeiros benefícios que serão sentidos pelos usuários será o acesso ao SEI e a integração com o metrô, sobretudo, pelas comunidades de Curcurana e Comporta que não tinham essa opção.

Serão oito linhas alimentadoras que transportarão os usuários do subúrbio para o terminal; duas linhas circulares (uma atendendo aos usuários do próprio bairro de Cajueiro Seco e outra com destino ao Shopping Center Recife); uma linha troncal e uma outra linha fazendo ligações com outros terminais integrados (TI Cabo e TI Barro), levando os passageiros desses TI’s para vários destinos da Região Metropolitana do Recife.

Redução de tarifa - O ganho tarifário também é uma das melhorias provenientes do início das atividades deste TI. Das 13 linhas que integram a rede, 11 operarão com tarifa do Anel A (R$ 2,25). Além disso, os usuários das linhas que atendem Ponte dos Carvalhos, Muribeca, Muribeca dos Guararapes, Conjunto Marcos Freire e Shopping Recife, que pagavam a tarifa do Anel B (R$ 3,45), pagarão, agora, a tarifa do Anel A (R$ 2,25).

Outra mudança acontecerá para os passageiros da linha 196- Recife/Porto de Galinhas (IMIP), que será extinta com a implantação do equipamento. Com a novidade, os usuários que pagavam R$ 7,50 apenas para ir até o litoral, agora, passarão a integrar no sistema por meio da criação da linha 196 - TI Cabo/Nossa Senhora do Ó e pagarão a tarifa do anel B (R$ 3,45). Uma redução de R$ 4,05 no bolso dos usuários.

Novos Itinerários - O início das atividades também proporcionará novas opções de itinerários para as comunidades que até então só possuíam ligação direta com a região central da capital. A multiplicidade de deslocamentos, por exemplo, oferecerá ligações diretas, entre as linhas de ônibus, com outros dois terminais integrados da RMR: Cabo e Barro. Além da integração com todas as estações do metrô.

Por meio da integração com o TI Cabo, por exemplo, cria-se ainda a possibilidade do deslocamento até o Terminal Integrado de Joana Bezerra, podendo o usuário seguir até os municípios de Camaragibe e São Lourenço. Além disso, as comunidades de Jordão Alto, Jordão Baixo, Jardim Jordão e QG Aeronáutica, retornando do Centro do Recife, já podem se deslocar com uma tarifa mais barata, utilizando a Linha Sul do metrô, com custo de R$1,60.

Acessibilidade – Todo o entorno do TI conta com rampas de acesso, escadas fixas e escadas rolantes. O interior do equipamento também conta com elevador e piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida), além de mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões. Nas áreas de atendimento, como o local destinado aos trabalhos do pessoal da Central de Atendimento ao Cliente, também há acessibilidade.

Para informações complementares sobre a operação das linhas, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.0810158) ou acessar o site www.granderecife.pe.gov.br.

Informações: Sec. das Cidades



População compareceu para inauguração

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Em Maceió, SMTT pode ser punida por irregularidades em terminais de ônibus

O Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou ação civil pública na justiça do Trabalho, com pedido de liminar, contra a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e o município de Maceió em virtude de irregularidades trabalhistas relacionadas ao meio ambiente de trabalho nos terminais de ônibus da capital.

Segundo o MPT em alguns terminais não existem instalações físicas, tampouco banheiros, ficando evidente o descumprimento da Norma Regulamentadora (NR) 24, que regulamenta condições sanitárias e de conforto no ambiente de trabalho.

De acordo com o relatório da própria SMTT foi constatado que não havia condições sanitárias em 25 terminais rodoviários, outros 25 não possuíam sequer estrutura física, e os motoristas e cobradores precisavam se deslocar a algum estabelecimento próximo para utilizar o banheiro. O órgão informou que, após o processo licitatório, seria feito um planejamento para redimensionar os terminais j á existentes e construir novos, com condições mínimas de acomodação para os trabalhadores e usuários do serviço.
A SMTT admitiu que alguns terminais necessitavam de reforma e que também havia verba suficiente do Fundo de Transporte Urbano (FTU) no valor de 2 milhões para reforma e construção de terminais.

O município de Maceió não se manifestou acerca da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para adequar as irregularidades. Por isso, restou ao MPT ajuizar ação civil pública, visando garantir os direitos dos trabalhadores envolvidos e dos usuários de transporte público.

Com a medida cautelar, o MPT requereu o bloqueio imediato e indisponibilidade de todos os valores depositados na conta corrente do Fundo de Transporte Urbano (FTU) administrado pela SMTT, visando assegurar a construção e reforma dos terminais rodoviários da cidade, bem como o bloqueio de créditos futuros nesse fundo, até a decisão final da justiça trabalhista. Em caso de descumprimento, a SMTT poderá pagar uma multa de 50 mil reais por obrigação descumprida, acrescida de 10 mil reais por trabalhador prejudicado e renovável a cada constatação.

Por conta do número de normas violadas, da gravidade das violações, do tempo em que foram praticadas e pela quantidade de trabalhadores afetados, o MPT ainda pede a condenação da SMTT com o pagamento de uma indenização de no mínimo 3 milhões de reais, a título de dano moral coletivo. Os valores serão revertidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Flagrante
O Alagoas24Horas noticiou diversas casos em que a população denunciava os problemas estruturais de terminais de ônibus de Maceió. Um dos campeões em reclamação foi o terminal do conjunto Village Campestre II, no bairro Cidade Universitária.
No local, como se pode comprovar nas matérias veiculadas, não há nenhuma estrutura para abrigar usuários de transporte, nem tampouco os funcionários das empresas de ônibus.

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