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Cronograma de entrega do BRT de Belém é alterado

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Após várias reclamações sobre a demora na finalização das obras do BRT a Unidade de Gerenciamento de Projetos Especiais (UGPE/Belém), informa que neste momento o trabalho está concentrado na área do Entroncamento, na construção dos elevados.
Foto: Paulo Lisboa
Em nota a comunicação do UGPE afirma que na Avenida Almirante Barroso só faltam as telas de proteção por isso o ritmo das obras é menos intenso. "no trecho que compreende o Entroncamento - São Brás está faltando basicamente as telas de proteção da cicolovia e os serviços de acabamento no corredor do BRT, que está sendo finalizando, por isso o ritmo da obras no local estão menores. A obra está mais concentrada no Entroncamento, na construção dos elevados" responde a nota.

Cronograma

O cronograma de entrega das obras foi modificado. Na área entre a Avenida Almirante Barrodo até o Entroncamento a previsão é para o 1º semestre do ano que vem. Já até Icoaraci a entrega deve ficar para o final de 2013. "Em função de alguns transtornos, como por exemplo, a adutora no Entroncamento, nós tivemos que readequar o cronograma. A previsão para entregar o trecho do Entroncamento e Almirante Barroso é até o primeiro semestre de 2013", afirma.

Engenheiros tiram dúvidas da comunidade escolar sobre o BRT

A partir desta terça-feira, dia 4 de dezembro, as escolas públicas estaduais e municipais localizadas ao longo da Avenida Almirante Barroso começam a receber uma série de palestras sobre a implantação do BRT, em Belém. O objetivo é esclarecer as dúvidas da comunidade escolar sobre o novo sistema de transporte que está sendo implantado em nossa cidade.

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Nessa primeira etapa as palestras acontecem em dois períodos: pela manhã, às 9 horas, e à tarde, a partir das 16 horas, nas escolas da Almirante Barroso, onde as obras do BRT estão em fase de conclusão. Durante o bate papo com os engenheiros Régis Victor Barata, da Construtora Andrade Gutierrez, que realiza a obra, e Rômulo Rocha, da Prefeitura Municipal de Belém (PMB), estudantes, professores e demais funcionários das escolas vão pode tirar dúvidas sobre o funcionamento na avenida após a implantação do BRT. Como, por exemplo, onde e como atravessar a via, pegar o ônibus e utilizar as estações.

Além do bate papo com os engenheiros, os estudantes também vão receber uma cartilha ilustrada, que explica de maneira simples o funcionamento do BRT. Ao todo, 10 escolas serão visitadas nessa primeira fase do projeto, voltado para estudantes do ensino fundamental, médio e educação infantil.

Informações: Diário Online


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Preço da tarifa do ônibus em Curitiba vai aumentar no mês de fevereiro

O preço da tarifa do ônibus em Curitiba vai aumentar no mês de fevereiro. A confirmação foi dada pelo presidente da Urbs. O aumento ainda não foi estipulado, mas o reajuste é certo. Na semana passada, o Setransp, sindicato que representa as empresas de transporte coletivo da cidade, informou que os empresários do setor apresentavam um déficit nos cofres de R$ 100 milhões de reais. A categoria justifica que o valor repassado pela Urbs às empresas não supre os custos operacionais do sistema. 

O presidente informou que a Urbanização de Curitiba, Marcos Isfer, cumpre com tudo o que foi acordado e adiantou um aumento no preço da tarifa para fevereiro do ano que vem.

Informações: BandNews

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Números de ônibus executivos de Manaus vai cair pela metade

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou a redução no número de ônibus executivos, de 10% para 5%, em relação a frota do transporte convencional, nesta terça-feira (4). A nova lei precisa ainda ser sancionada pelo prefeito.

Com a redução, Manaus que tem hoje, cerca de 160 ônibus autorizados pela Prefeitura, só poderá ter 80 veículos circulando nas ruas da cidade.

Apenas os vereadores Elias Emanuel (PSB), Joaquim Lucena (PSB), Ademar Bandeira (PT), Waldemir José (PT), Mário Bastos (PRP), Socorro Sampaio (PP) e Cida Gurgel (PRP) votaram contra a proposta do vereador Wilton Lira (PDT).

Informações: A Critíca

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Em Osasco, passagem de ônibus aumenta para R$ 3,30

Os moradores de Osasco, na Grande São Paulo, começaram a segunda-feira (3) com uma surpresa incômoda. O valor da passagem dos ônibus municipais teve aumento de 10% e foi para R$ 3,30. A cidade tem agora uma das tarifas mais caras da região metropolitana.

Quem estava na linha 010 – Jardim Belmonte ainda viu sua primeira viagem mais cara ser interrompida por um problema no veículo. “Colocar mais ônibus, vocês não colocam”, reclamou uma usuária sobre a lotação do carro. “Agora, aumentar vocês aumentam”.
Mesmo com tarifa a R$ 3,30, cidade segue sem ter bilhete integrado
O aviso sobre o reajuste começou a ser colocado dentro dos coletivos na sexta-feira. Apesar do reajuste, o sistema de bilhete único do município não dá direito a fazer mais de uma viagem pagando uma tarifa, como ocorre na cidade de São Paulo. Assim, quem anda de ônibus não pode fazer integração com outras linhas. O único benefício é a gratuidade para pessoas idosas e estudantes.

Em janeiro, o Blog Mural mostrou os problemas do transporte em Osasco. Desde então, nada mudou. Dentre as promessas do prefeito eleito Jorge Lapas, está a criação do bilhete integração entre os ônibus de Osasco e as linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Por: Paulo Talarico
Informações: Blog Mural


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Em Pelotas, Nova tarifa de ônibus deve ser definida nesta quarta-feira

O valor da nova tarifa do transporte coletivo de Pelotas poderá ser definido nesta quarta-feira (5), durante reunião entre o secretário municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (SSTT), Flávio Gastaud e os membros do Conselho Municipal de Transportes. O encontro, previsto para as 10 horas, na sede da SSTT, servirá para uma análise das planilhas apresentadas pelas empresas de transporte coletivo que justificam os custos de manutenção da frota e que balizam o valor do reajuste da tarifa.    

O Conselho, cujos membros foram empossados formalmente na última segunda-feira, não tem papel deliberativo, mas tem a missão de intermediar a relação entre as empresas, os usuários e o poder executivo. 

“Nesta ocasião o Conselho irá avaliar juntamente com a SSTT a proposta das empresas para o novo valor da tarifa de R$ 2,85, além de analisar as planilhas elaboradas pela Prefeitura”, explica.

Informações: Pref. de Pelotas

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Passagens de ônibus de Petrópolis sofrem reajuste nesta quarta-feira

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

As tarifas do transporte público de Petrópolis, Região Serrana do Rio, serão reajustadas a partir da meia-noite desta quarta-feira (5). O aumento na frota convencional chega a 12%, elevando a tarifa, que era de R$ 2,50, para R$ 2,80. Na frota executiva, o reajuste chega a 16%. Apesar do aumento, a taxa de reajuste está longe do que pleiteavam as empresas responsáveis pelo transporte público na cidade. Em uma planilha de custos enviada à prefeitura, as concessionárias pediam uma elevação de 32,8% nos preços das passagens.

Em nota oficial, o Setranspetro, Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis, afirma que o aumento das tarifas deve acontecer como medida extrema, porém, neste momento, devido ao alto investimento na renovação das frotas, o reajuste era necessário.

" O Setranspetro esclarece que o reajuste da tarifa é necessário para tentar equilibrar todos os custos e investimentos realizados pelo sistema de transporte, nos últimos dois anos, data de quando ocorreu a última revisão da planilha tarifária. Apenas com a compra de novos ônibus zero quilômetro todas as empresas de ônibus de Petrópolis investiram aproximadamente de 64 milhões ", diz a nota oficial divulgada pela Setranspetro.

No entanto, a Prefeitura de Petrópolis, em publicação no Diário Oficial, rejeitou o aumento de 32,8% informando que o reajuste é socialmente injusto e não pode ser suportado pela população, além de repercutir negativamente em vários setores da vida econômica do município. Ao final, o governo concorda com a defasagem dos preços das tarifas e autorizou o reajuste em 12%.

Último reajuste de valores aconteceu em 2010
Os dois últimos reajustes nas tarifas do transporte público em Petrópolis aconteceram no mês de dezembro. Em 2008, o reajuste foi de 10%, elevando a passagem de R$ 2,00 para R$ 2,10.
Já o último aumento aconteceu em 2010, quando a passagem sofreu um reajuste de 13,6%, subindo de R$ 2,20 para R$ 2,50, valor que permaneceu até os dias atuais.

Em 11 anos, valor da tarifa quase triplicou
Em 2001, a tarifa do transporte público de Petrópolis podia ser pago com uma simples moeda de R$ 1. Hoje, 12 anos depois, a passagem já sofreu um reajuste de 180% e quase triplicou.

No entanto, o ritmo de aumentos diminuiu em relação a última decada, que era de reajustes de em média um em um ano.

Veja a evolução das tarifas nos últimos anos:
08/2001 - R$1,00
06/2002 - R$1,10
03/2003 - R$ 1,40
04/2004 - R$ 1,50
06/2005 - R$1,70
04/2006 - R$1,90
07/2007 - R$ 2,00
12/2008 - R$2,20
12/2010 - R$2,50
21/2012 - R$2,80

Informações: G1 Rio

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Mais de 800 mil carros entopem as ruas de Salvador

“Salvador não tem mais hora para engarrafar”. Não precisa ser dono de um veículo para já ter dito esta frase, pelo menos uma vez, nos últimos meses.

Com uma frota de mais de 815 mil veículos, contabilizando apenas os cadastrados pelo Departamento de Trânsito do estado, Salvador enfrenta uma das piores fases na área de mobilidade urbana, sem previsão exata de cura para este mal.

Responsável por motoristas cada vez mais estressados e pedestres insatisfeitos, a situação do trânsito na cidade parece só piorar a cada ano, a ponto de especialistas alertarem: "Estamos à beira do caos e cerca de 3 mil novos entram em circulação na cidade por mês".
Até a Copa do Mundo teremos mais de 50 mil novos veículos no trânsito da capital.

Nos últimos dez anos, o número de automóveis na cidade praticamente dobrou, passando de quase 460 mil, em 2002, para 815.104 até outubro deste ano.

Embora assuma que a redução do IPVA, imposto cobrado sobre a venda dos veículos tenha movimentado o comércio na área, a doutora em Engenharia de Transporte e professora da Universidade Federal da Bahia, Ilce Marília Dantas Pinto, aponta outros agravantes que colaboram para o caos na mobilidade da capital baiana.

“Não podemos esquecer que vivemos em uma cidade ondulada, com um sistema viário complexo, acidentado, pobre em ligações transversais, sem contar que é uma das cidades mais densas em população no Brasil”, explicou.

Para ela, o problema não se resume ao aumento da quantidade de veículos nas ruas, mas também na falta de infraestrutura que colabore com a redução da dependência em se deslocar com veículo particular.

“Na atual situação do transporte público de Salvador, sem linhas de ônibus que atendam da maneira adequada, sem poder contar com o metrô, não há como as pessoas deixarem os veículos em casa”, continuou.

Segundo a doutora em Engenharia de Transporte, os engarrafamentos ainda não são o principal problema causado pela falta de investimento em mobilidade urbana.
  
Mais de 100 mil motos
“Excluindo a morte por doenças, os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de mortes no Brasil, ficando atrás apenas de homicídios, portanto é também um assunto de saúde pública”, ressaltou. Mesmo com o crescimento dos problemas de trânsito, até o mês de outubro, a quantidade de veículos em Salvador subiu 5,5%, segundo dados divulgados pelo Detran-Ba, pouco menos do que em relação ao ano anterior, quando mais 6.3% de novos automóveis passaram a rodar nas ruas da cidade
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Outro ponto a ser levado em conta nos projetos de mobilidade urbana, segundo a especialista se refere ao preparo das vias para receber o grande número de motocicletas. Entre os principais veículos que se envolvem em acidentes, principalmente os fatais, os veículos de duas rodas ganharam o gosto dos soteropolitanos e também a fama de serem dos mais perigosos. Salvador possui mais de 101 mil motos cadastradas e a tendência crescimento também atinge o interior do estado.

Soluções
Tidos como alguns dos principais pontos críticos em relação a quantidade de acidentes e de engarrafamentos, a avenida Luiz Viana Filho (Paralela) e a avenida Octávio Mangabeira (Orla), se apresentam como únicas alternativas de ligação entre os dois pontos da cidade e o resultado da falta de opções se apresenta diariamente, nos horários de pico. Para o mestre de planejamento em transporte urbano Elmo Felzemburg, um dos grandes erros do sistema de mobilidade urbana de Salvador é a priorização de obras pontuais sem levar em considerações as necessidades da cidade como um todo.

“As malhas viárias funcionam em rede, então não se pode priorizar uma região e sim trabalhar um corredor inteiro. Não há como pensar em melhorias na área do Iguatemi sem pensar em mudanças na BR-324 e na Avenida Paralela, por exemplo. Precisamos de um projeto completo de mudanças na infraestrutura”, opinou. Segundo ele, não há como por fim aos longos engarrafamentos sem oferecer ao cidadão, alternativas de deslocamento, tanto de vias como de meios de transporte público.

Como prioridade, Elmo acredita que a implantação de um transporte rápido de massa, como o metrô, pode ser uma saída rápida para melhorar o fluxo nas ruas, apresentando aos motoristas uma alternativa econômica e eficiente de deixar o carro em casa.

No entanto, o especialista alerta que é necessário um pacote de ações que envolva criações de vias expressas, redução e modernização do sistema de controle dos semáforos, implantação de passarelas e criações de conexões diretas em corredores inteiros de trânsito para que haja de fato mobilidade urbana na cidade.

“Nós possuímos uma rede viária totalmente defasada, nunca tida como prioridade, mas se começarmos a pensar na cidade como um todo, efetuando um projeto que apresente alternativas de deslocamento para o pedestre, o ciclista, e que permita que o cidadão deixe o seu veículo em casa certamente o trânsito começará a fluir”, concluiu.

Informações: Tribuna da Bahia

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Com sinalização inteligente, 'ligeirões' do BRT Transoeste param em 7 dos 58 sinais

RIO - Mesmo equipado com um moderno sistema de sensores, os ônibus "ligeirões" do BRT Transoeste ainda param em alguns sinais vermelhos. Poucos, é verdade, mas param. Um teste realizado pelo GLOBO constatou que, dos 58 semáforos ao longo do trajeto Barra da Tijuca-Santa Cruz, o ônibus articulado parou em sete deles (12%). 

O mesmo percurso foi feito depois de carro, no mesmo horário, e mostrou que usar o BRT é mais vantajoso, mesmo com paradas em dez estações. De carro, foram 12 sinais vermelhos (20% do total). No cômputo final, o "ligeirão", inaugurado em junho, conseguiu ser tão rápido quanto o carro, completando a viagem em cerca de 50 minutos, mesmo com o embarque e desembarque de passageiros.

Informações: O Globo

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