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Funcionários da Carris decidem encerrar a greve em Porto Alegre

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Funcionários da empresa de transporte público Carris decidiram encerrar a greve. O fim da paralisação, que havia começado na sexta-feira (30), foi decidido em assembleia no início da tarde desta segunda-feira (3). Segundo a diretoria da empresa, todos os ônibus passarão a sair da garagem com normalidade a partir da troca de turno, o que deve acontecer por volta das 16h30.

A direção da empresa e funcionários chegaram a um acordo sobre o pagamento do prêmio por participação nos resultados da empresa no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Porto Alegre. A Carris aceitou pagar R$ 700 na quarta-feira (5) e os R$ 300 restantes em 11 de janeiro de 2013 para os funcionários que atingirem as metas individuais.  A proposta rejeitada previa o pagamento da primeira parcela de R$ 500 na quarta-feira. A segunda parcela, proporcional, seria paga no dia 15 de janeiro de 2013.

Os funcionários da Carris afirmam que irão continuar reivindicando melhores condições de trabalho, como mais uniformes, melhores condições de de acomodações dos terminais, principalmente em relação aos banheiros, e manutenção da frota.

"Tem que melhorar a estrutura. A gente vê no dia a dia, no nosso instrumento de trabalho que é o carro, vários problemas", relata o cobrador Alexandre Casanova. "Tem ônibus que foi usado para tirar  peça para montar outro veículo, mas nós não temos culpa", acrescenta o motorista Nilson Rodrigues.

O presidente da Carris, Sergio Zimmermann, diz que a companhia trabalha para atender as reivindicações dos funcionários. "Sejam uniformes, terminais, enfim... Todas essa prerrogativa de necessidades deles, nós temos trabalhando com o intuito de alcançar a todas. Não conseguimos ainda, estamos trabalhando", declarou.

Na manhã desta segunda, os funcionários em greve garantiram a frota de 70% dos ônibus nas ruas. Esse era o mínimo ordenado pela Justiça para o funcionamento do serviço. Já segundo a assessoria de imprensa da Carris, havia 30% da frota em circulação por volta das 8h, chegando a 54% às 9h, aumentando gradualmente durante o dia. Pelo menos quatro linhas não funcionaram durante a manhã:  Bela Vista/ Anita, da Unibus, e Rio Branco, C1 e C3, da Carris, não circularam para suprir a demanda de outras linhas com maior circulação.

Informações: G1 RS

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Tarifa de ônibus de Manaus pode aumentar para R$ 3,25

A passagem do transporte público de Manaus deve aumentar ainda este ano e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Manaus (Sinetram) estima que a tarifa seja fixada em até R$ 3,25. A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) iniciou, nesta segunda-feira (3), os cálculos para divulgar o novo valor oficial. O atual preço da tarifa custa R$ 2,75.

Segundo o Sinetram, o contrato fechado entre a Prefeitura de Manaus e o Sinetram prevê o reajuste da passagem anualmente. Este ano, segundo o Sindicato, a conclusão do estudo deveria ter sido feita em outubro. “O contrato diz que no dia 12 de outubro deveríamos ter o valor correto já calculado. No entanto, nós solicitamos no dia 12 de novembro”, disse o diretor jurídico do sindicato, Fernando Borges.

A verificação dos custos para se estabelecer a nova tarifa inclui consumo de peças dos ônibus, faturamento das empresas de transporte coletivo, consumo de diesel, índice de passageiros por quilômetro realizado e a velocidade média percorrida. Os itens foram utilizados pelo Sinetram para se chegar ao valor próximo a R$ 3.

"Fizemos o nosso cálculo que é uma estimativa. Por isso, solicitamos que a prefeitura faça o dela", disse Borges.

Concorrência
A presença do transporte executivo e a categoria de mototaxistas, que ainda atua de forma ilegal em Manaus, interfere diretamente no aumento da passagem, segundo o órgão. "O sistema clandestino fatura R$ 800 mil por dia", afirmou o diretor jurídico.

O sistema de transporte público da capital é formado por 1.501 ônibus e fatura R$ 1,2 milhão por dia transportando 430 mil passageiros diariamente.

Informações: G1 Manaus

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Cidade de Bauru pode ganhar dois novos terminais

Pouco mais de três décadas depois de conseguir junto ao governo federal os recursos para a construção de sua rodoviária, Bauru recorre ao mesmo destino para ampliar a sua  oferta de infraestrutura  para o transporte de passageiros na cidade.

Projeto entregue ao Ministério das Cidades há pouco mais de um mês pela Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru) solicita, entre outras obras, a construção de  dois terminais.

As melhorias foram confirmadas ao BOM DIA nesta semana pelo presidente da Emdurb, Nico Mondelli, quando consultado sobre eventuais mudanças no transporte urbano por conta da inauguração do novo shopping.

PACOTÃO/ Até então, a Emdurb havia divulgado outras melhorias relacionadas ao projeto protocolado no Ministério das Cidades, em Brasília (DF), pelo próprio presidente, por ocasião de defesa técnica.

Destinada a concorrer aos recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) de Mobilidade, a pauta baueruense é composta de recapeamento da avenida Rodrigues Alves entre a Nações Unidas e a Pedro de Toledo, a instalação de semaforização em tempo real e os novos terminais. Tudo estimado em R$ 11 milhões.

“O curioso é que quando apresentamos esse projeto no ministério, até chegaram a nos pedir um outro maior, o que nos deixa otimistas em relação à sua aprovação”, diz Mondelli.

Modelo bauruense/Os novos terminais, no entanto, não terão a dimensão da rodoviária, utilizada principalmente para os trechos suburbanos, intermuniciais e interestaduais.


Tanto que Mondelli prefere classificá-los como “miniterminais”. “Vamos adaptá-los ao nosso sistema para que tenhamos o menos possível de desapropriações”, justifica.

Segundo antecipou o presidente, os novos terminais devem aproveitar o espaço de duas praças centrais da cidade: a Machado de Mello, em frente à antiga estação ferroviária e a da República do Líbano, na confluência com a Rodrigues Alves.

“Faltava esse mobiliário urbano para ajustar o nosso transporte coletivo”, analisa Mondelli. Ele informou que está previsto, ainda, um terceiro terminal anexo à rodoviária atual.

Pontos visam ampliar velocidade de serviço
Além de facilitar a vida de quem pretende chegar a qualquer ponto da cidade, os novos terminais terão a funcionalidade para que as viagens não demorem tanto. Segundo a Emdurb, a média de velocidade dos circulares em Baru hoje não passa dos 20 km/h.

1h30 - É o tempo da volta mais demorada entre as 70 de Bauru

Ao invés de fundo, hoje a opção é por financiar
Enquanto que na década de 1970 a prefeitura teve os recursos necessários para erguer a rodoviária a fundo perdido, desta vez deve ter que encarar um financiamento - apesar do endividamento público que faz do envio do dinheiro uma decisão mais política e menos técnica.

50 Milhões de cruzeiros custou a construção da rodoviária local

Projeto atende a  sugestão feita por  sindicalistas

Criação de pontos para aprimorar a integração de serviço já havia sido reivindicada por categoria

Formulado pela Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru), o projeto que agora cria terminais para o transporte coletivo urbano também passou pelo sindicato dos motoristas.

A garantia é do próprio presidente, José Rodrigues da Silva, que no período da greve da categoria, entre outubro e o mês passado, comentou também sobre a possibilidade de instalação de terminais para melhorar o fluxo do serviço em Bauru.

“Precisaríamos de pelo menos três terminais aqui em Bauru”, apontou Silva, pouco antes de citar os  pontos escolhidos pela própria Emdurb segundo o projeto enviado para Brasília (DF).

Segundo o dirigente, a cidade não precisaria de outros terminais distribuídos em  áreas  periféricas da cidade. “A ordem natural é que as pessoas busquem o Centro mesmo e sigam o percurso para os bairros. Sempre foi assim”.

Apoio aos motoristas/ A expectativa do sindicato é que os novos terminais possam também agregar conforto não apenas para os passageiros, mas também aos motoristas.

É antiga a reclamação da categoria da falta de ambientes próprios para que esses profissionais possam fazer uso durante o serviço - seja para beber água ou mesmo ir ao banheiro.

“Tudo que foi feito para melhorar o trabalho da gente vai ser muito bem-vindo”, comentou o motorista da Grande Bauru, Anderson Dionísio. “Lugar para dormir também não precisa. Isso eu faço em casa”, emendou.

A preocupação de Dionísio é que, por conta dos novos terminais, a Emdurb tenha que fazer algum ajuste no fluxo da frota. “O que não podem fazer é ´mexer no nosso horário!”.

O aviso soa como um alerta para a empresa municipal. Foi por conta da jornada anterior de trabalho (que ultrapassava até 12 horas de serviço, em muitos casos) que os motoristas deflagraram greve. A atual é de 6h20, mais uma de hora extra remunerada.

Plano de remodelação ainda aguarda escolha de empresa

A instalação de novos terminais ocorre em meio ao processo de licitação para a contratação de  uma prestadora de serviços de engenharia de transporte para a elaboração do Plano de Transporte Coletivo de Bauru.

Iniciado no dia 13 de novembro, os trabalhos caminhavam até ontem na fase de análise e classificação da documentação entregue pelas duas empresas habiliatadas - Oficina Engenheiros Consultores Associados Ltda, da Capital e Logitrans Logística Engenharia da Transportes Ltda, de Curitiba (PR).

Segundo o contrato, a escolhida terá nove meses para estudar a malha viária do transporte coletivo urbano, apontar deficiências e propor soluções. O serviço está orçado em R$ 957,4 mil e deve ser iniciado em fevereiro.

Informações: Rede Bom Dia

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Funcionários da Carris em greve garantem circulação de 70% da frota de ônibus em Porto Alegre

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Os funcionários da empresa de transporte coletivo Carris garantem cumprir a ordem judicial de colocar nas ruas 70% da frota de ônibus em horário de pico e 50% nos demais horários nesta segunda-feira (3). A paralisação começou na sexta (30) e ainda não tem previsão para encerrar. Nesta manhã uma reunião no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) discute a situação e, no início da tarde, uma nova assembleia será realizada na sede da empresa.

Segundo Luis Afonso Martins, motorista e integrante do comando de mobilização, os funcionários em greve estão cumprindo a exigência da Justiça nesta manhã. "Está sendo cumprido o pedido de 70%", disse ele ao G1. "(A reunião) pode decidir o fim (da paralisação), viemos com essa disposição. O transtorno não é só para a população, para a empresa, mas também para os trabalhadores", completou.

A reunião no TRT começaria às 8h. Por volta das 12h30 uma assembleia esta marcada para ocorrer na sede da Carris, para debater os assuntos tratados na reunião da manhã. Em frente à empresa, grevistas seguem as manifestações.

Funcionários da Carris rejeitaram na sexta (30) a proposta acertada durante reunião de mediação realizada no Ministério Público do Trabalho (MPT). O acordo fechado entre a direção da Carris, uma comissão de trabalhadores e representantes do Sindicato dos Rodoviários previa o pagamento da primeira parcela do prêmio por participação nos resultados da empresa na próxima quarta (5), no valor de R$ 500. A segunda parcela, proporcional às metas individuais, seria paga no dia 15 de janeiro de 2013.

Segundo o diretor do Sindicato dos Rodoviários, Julio Gamaliel Pires, os trabalhadores reivindicam o pagamento de R$ 1 mil na primeira parcela da premiação, além de melhores condições de trabalho, como mais segurança e equipamentos em boas condições.

Continua nesta segunda o cadastro para interessados em ocupar vagas temporárias de motorista e cobrador na Carris. O processo emergencial foi iniciado no domingo (2). Para se inscrever, é preciso comparecer à sede da empresa, na Rua Albion, 385, Portão 2, em Porto Alegre, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Os interessados devem levar carteira de trabalho, RG, CPF e comprovante de residência. Os candidatos às vagas de motorista deverão apresentar, além desses documentos, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Curso de Capacitação em Transporte Coletivo de Passageiros, sendo exigida experiência mínima de dois anos. Para o cargo de cobrador, é preciso ter concluído o Ensino Médio e ter idade mínima de 18 anos.

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Consórcio do trem-bala terá de investir 30% de capital próprio

O consórcio que vencer o leilão do trem-bala, previsto para ocorrer entre maio e agosto do ano que vem, deverá manter uma relação capital próprio e dívida da ordem de 30% e 70%, respectivamente, durante o período de concessão do empreendimento. Os 30% atribuídos ao consórcio incluirão ainda a participação da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), estatal que será o braço do governo no projeto.

A decisão é da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e será incluída no edital do trem de alta velocidade, que deverá ser conhecido no início da próxima semana.
O vencedor do leilão que irá contratar o operador do trem e a tecnologia que será utilizada terá que apresentar capital social de pelo menos R$ 75 milhões, no prazo de 90 dias contados da publicação do ato de homologação da concorrência, como condição para a assinatura do contrato.

O edital deveria ter sido publicado na segunda-feira, mas a agência divulgou apenas o relatório de audiência pública do trem que ligará Rio, São Paulo e Campinas. Nesta quarta-feira o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes deve apresentar relatório sobre o edital do trem de alta velocidade.

Depois de escolher o operador do trem-bala, o governo deverá fazer uma segunda licitação para contratar o consórcio que irá assumir as obras civis do projeto, o que ocorrerá somente em 2014. O trem-bala tem previsão de entrar em operação plena em 2020. O preço total do empreendimento ainda é uma incógnita. O governo fala em R$ 36 bilhões, mas a resposta final ficará a cargo das empresas interessadas no projeto.

EPL terá ação “golden share”

A EPL terá participação minoritária na sociedade do trem-bala, possivelmente em torno de 10%. A estatal, no entanto, deterá ações preferenciais de classe especial na concessionária. Com essas ações, também conhecidas como “golden share”, ou ações de ouro, a EPL terá resguardado seu direito de poder de veto em decisões, entre outras prerrogativas inseridas no contrato. Na prática, a empresa poderá manter o controle do trem-bala, sem necessariamente ter mais de 50% das ações.

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Empresas de ônibus de Cuiabá estão promovendo mudanças e melhorando a questão de acessibilidade

Aos poucos, as empresas que atuam no transporte coletivo de Cuiabá estão promovendo mudanças e melhorando a questão de acessibilidade para atender aos cidadãos deficientes usuários de ônibus na Capital e assim respeitar a lei que confere a essas pessoas plenos direitos de ir e vir com total acessibilidade, por meio de veículos adaptados. A constatação é do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) que realizou a Operação Vulcano para vistoriar os veículos parte dos ônibus que rodam em Cuiabá. De um total de 182 veículos inspecionados, 133 foram aprovados enquanto uma menor parte, 49, foi reprovada.
Foto: Chico Ferreira
O órgão vai fiscalizar a cada 2 meses o segmento com foco nos veículos que não se adaptaram. Foram 21 (rodoviária) e 72 (urbana). Os 04 veículos fabricados no modelo frescão também foram aprovados.

De acordo com Ipem, o resultado da operação apontou que algumas empresas tiveram melhoria considerável na questão da acessibilidade. A vistoria abrangeu ônibus de empresas rodoviárias que operam no Estado e também do transporte coletivo da Capital, tanto novos quanto antigos que passaram pela adaptação.

“Algumas empresas além de se adaptarem deram início a renovação dos veículos antigos. Mostra que parte do empresariado está se empenhando e com isso o setor está se adequando. Por outro lado, algumas empresas pequenas, de microônibus embora tenham sido notificadas em operações orientativas, não realizaram nenhuma alteração”, complementou, via assessoria, Bento Francisco Gomes Bezerra, coordenador de Fiscalização da Conformidade do Ipem.

Segundo Bento, os prazos para as empresas promover adaptações nos veículos já decorreram e quem não se adaptou tem que fazer a regularização de acordo com a legislação. “O usuário não pode ficar sem o atendimento das suas necessidades”. A Operação Vulcano aconteceu entre os dias 21 e 26 de novembro em Cuiabá e Várzea Grande.

Informações: Gazeta Digital

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