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Frota de ônibus de Imperatriz-MA é insuficiente, diz secretário de Trânsito

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Há aproximadamente 20 mil usuários do transporte público em Imperatriz para uma frota de 76 ônibus, a quantidade não é suficiente, segundo o secretário de municipal de Trânsito, cabo José Ribamar. Na cidade, são duas empresas prestadoras do serviço, Aparecida, com 30veículos, e Viação Branca do Leste, com 46,
Foto: Safira Pinho
“Nós estamos solicitando um número bem maior com a direção da VBL, para que preencha este quadro porque há uma lacuna. Estamos trabalhando no sentido de dobrar esta frota, inclusive naquelas comunidades que não são atendidas com ônibus como Vila Davi II, Vila Zenira, Vila Chico do Rádio, têm outros bairros que estão se projetando agora, mas o nosso desejo é atender a todos. A nossa previsão é até março”, afirma o secretário, que revela a previsão de aumento de 30% na frota de veículos, previsto para esse ano de 2012.

Em 2008, foi realizado um processo de licitação entre o Município e as empresas por um período de dez anos, havendo substituição somente por quebra de contrato. Para o secretário, a medida é uma forma de impulsionar o aumento da frota, evitando novas contratações.

O proprietário da empresa Aparecida, Anderson Picoli, diz que a quantidade é adequada para a empresa, mas para o usuário não. “Porque existe o lado econômico. Se a gente aumenta o número de veículos não vai aumentar o número de passageiros suficientemente para poder garantir o equilíbrio do sistema econômico. Aí vai gerar prejuízos", afirma Picoli. Segundo os empresários, para melhorar o transporte de passageiros, as ruas e avenidas precisam estar acessíveis para a circulação dos ônibus.

Exemplos como de Oneide Maria da Silva, moradora do Conjunto Vitória, são comuns e mostram como a quantidade de veículos não atende satisfatoriamente a necessidade da população. “Demora demais, passo mais de meia hora esperando. Não tem sinal, campainha, preciso ficar gritando o motorista para ele parar. A minha filha trabalha no shopping e só chega atrasada porque demora muito o ônibus. Precisamos de um reparo porque pagamos caro”, afirma.

Informações: Imperatriz Notícias

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Em Barra Mansa, Aumento de passagem começa a vigorar e causa insatisfação

Os usuários do transporte público de Barra Mansa já estão pagando 15 centavos a mais para trafegar. O A VOZ DA CIDADE foi às ruas saber o que os barramansenses estão achando do novo valor da passagem, justificado pela prefeitura em função da renovação da frota, que estaria acontecendo desde 2004 e seria a mais nova do estado.

O motivo não convenceu o soldador aposentado Olívio Alves, 60 anos. “Os ônibus estão uma sucata e eles ainda aumentam o preço da passagem. É uma falta de respeito com o consumidor”, afirmou.

Olívio não estava ciente do aumento até embarcar no veículo. “Eu fiquei sabendo do reajuste no susto. Se eu tivesse vindo com o dinheiro contado, não ia voltar para casa. Ainda vou avisar minhas filhas, elas são estagiárias e não tiveram nenhum reajuste no salário para bancar o valor a mais da passagem”, contou o aposentado.

Outro que também não estava sabendo da mudança de R$ 2,65 para R$ 2,80 é o recepcionista Jailson Palmeira do Nascimento, 42 anos. “A passagem aumentou?”, indagou. Após a confirmação da equipe de reportagem, Jailson justificou a falta de informação com o próprio valor do transporte. “É muito difícil eu andar de ônibus justamente por isso. É caro demais. Prefiro vir de bicicleta mesmo, aqui em Barra Mansa os motoristas não respeitam os ciclistas, mas esse valor de passagem dificulta o acesso ao transporte coletivo”, disse. “Agora que eu vou usar ainda mais a bicicleta mesmo”, completou o recepcionista.

O autônomo Abel Arantes, 34 anos, estava ciente do reajuste por já ter trafegado sob o novo valor da passagem. “Eu tive que pagar esse novo preço para vir para cá. É um absurdo. Fiquei sabendo por comentários das pessoas indignadas dentro do ônibus. Eu morava em Queimados, dois anos atrás, de lá eu pegava um ônibus que me deixava no Barra Shopping, mais de uma hora de ônibus, e pagava R$ 2,45. E ainda tinha ar condicionado e televisão. Aqui eu ando 12 minutos de ônibus, sem nada e pago esse absurdo”, afirmou.

Informações: A Voz da Cidade

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Trabalhadores do transporte coletivo de Blumenau dão aviso de greve a partir de segunda

domingo, 2 de dezembro de 2012

A partir das 8h de segunda-feira, os trabalhadores do transporte coletivo de Blumenau podem, novamente, cruzar os braços. O Sindicato dos Empregados nas Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau (Sindetranscol) protocolou sexta-feira pela manhã, no Seterb, o aviso de greve. 

Legalmente, após 72 horas da entrega do documento, a greve pode ocorrer. O presidente do Sindetranscol, Ari Germer, explica que durante os 15 dias de adiamento do dissídio coletivo foram feitas duas reuniões com representantes do Consórcio Siga. Porém, não houve acordo. 

Germer diz que houve retrocesso nas negociações, que, antes da suspensão temporária, chegaram até o Tribunal Regional do Trabalho. O presidente do sindicato reforça que eles estão abertos às negociações. Por enquanto, o Siga não tem previsão para retomá-las. 

O advogado do consórcio, José Carlos Müller diz que, além das reuniões, na quinta-feira houve uma audiência na 2ª Vara do Trabalho, em Blumenau, em razão, segundo ele, de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público por descumprimento da Lei de Greve por parte do Sindetranscol. 

Entretanto, durante o encontro também não houve acordo. Agora o Siga entrará com uma solicitação para que o Tribunal Regional do Trabalho determine o cumprimento da liminar parcial concedida no início de novembro em favor do Seterb. O documento determina que haja circulação de 50% dos ônibus no período das 5h às 8h e das 17h às 19h30min (horário de pico) e com 30% da frota nos demais horários. 

Em caso de descumprimento, a multa é de R$ 50 mil. O estado de greve dos trabalhadores teve início em 8 de novembro. Mas a paralisação ocorreu apenas dia 9. Nos dias 12 e 14 duas reuniões chegaram a ser convocadas no Tribunal Regional do Trabalho, em Florianópolis. 

A primeira não ocorreu. Na segunda não houve negociação, suspensa por conta dos ataques que aconteceram naquela semana. Por causa dos incêndios criminosos aos ônibus em várias cidades do Estado – incluindo Blumenau –, o advogado do Sindetranscol protocolou um pedido para prorrogar por 15 dias o dissídio coletivo. O prazo de prorrogação vence nesta segunda-feira.

Informações: Jornal de Santa Catarina

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Tarifa de ônibus de Campinas aumenta para R$ 3.30, a mais cara do Brasil

As tarifas do transporte coletivo em Campinas serão reajustadas a partir da zero hora deste domingo, dia 2 de dezembro. Nos ônibus e miniônibus do Sistema InterCamp, a tarifa vai passar de R$ 3,00 para R$ 3,30, um reajuste de 10%. A mudança no valor foi publicado na edição desta sexta-feira, 30 de novembro, do Diário Oficial do Município, decreto nº 17.786.

Com o reajuste de 10%, o passe escolar vai passar de R$ 1,20 para R$ 1,32. Também terão novos valores as linhas Circular-Centro / Linhão da Saúde (5.01 e 5.02), que passam de R$ 2,00 para R$ 2,20 no pagamento com o Bilhete Único e de R$ 3,00 para R$ 3,30 no pagamento em dinheiro.  O passe escolar nestas duas linhas (5.01 e 5.02) sobe de R$ 0,80 para R$ 0,88.

O prefeito Pedro Serafim definiu o valor, após avaliar as planilhas da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) e das empresas que operam o sistema de Transporte Público.

O percentual definido é inferior ao proposto pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) – que representa as empresas operadoras do sistema. A planilha de custos das empresas apresentada apontava um aumento de 27%, pois estabelecia uma tarifa de R$ 3,8080.

O índice de 10% é inferior também ao aumento no custo de operação do Sistema Intercamp calculado pela EMDEC no período, levando-se em conta o transporte convencional e o alternativo. Os técnicos da EMDEC verificaram que o custo de operação elevou 12,39% neste período.

A nova tarifa teve também como parâmetro o aumento dos insumos no período. O salário dos motoristas, por exemplo, aumentou 11,73%; o valor do veículo subiu 8,38% e o litro do combustível teve um acréscimo de 6,78%.

MELHORIAS
O reajuste da tarifa define também alguns compromissos das empresas concessionárias para a melhoria do sistema de transporte.

Até fevereiro de 2013, o PAI – Serviço (Programa de Acessibilidade Inclusiva) deverá dobrar sua capacidade de atendimento. Hoje, a população tem disponível 25 vans e deverá contar com 50 vans a partir de 1º de março de 2013.

Além disso, já está confirmado até o final de fevereiro de 2013 a renovação de 47 veículos na frota, devendo haver após isto a continuidade de  renovação da frota até o final de 2013.

CARTÕES BILHETE ÚNICO
Os usuários do transporte que utilizam o Bilhete Único Comum que quiserem se antecipar e comprar os créditos no valor ainda no valor de R$ 3,00 poderão fazê-lo até sábado, das 8h às 18h, nos postos de venda da Transurc nos terminais Central, Ouro Verde, Campo Grande, Barão Geraldo, Terminal Metropolitano e rede credenciada (relação de estabelecimentos pode ser consultada no site da Transurc). Os créditos têm validade de um ano contados da data de compra.

SISTEMA INTERCAMP
Sistema InterCamp é o Sistema de Transporte Público de Campinas, operado por ônibus e miniônibus das empresas concessionárias do transporte coletivo e miniônibus do serviço alternativo, implantado em 2005.

Atualmente, o Sistema InterCamp possui 1.270 veículos, sendo 535 acessíveis (42,1% do total). A idade média da frota é de 4,67 anos.

O sistema Intercamp registra na catraca a média de 600 mil passageiros por dia, volume que representa aproximadamente 300 mil usuários por dia.

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Em Cuiabá, Entrega de 70 novos ônibus promete reduzir poluição urbana

A frota de ônibus do transporte coletivo de Cuiabá foi renovada com a entrega de 70 novos ônibus pela empresa Pantanal Transportes Urbanos na manhã deste sábado (1º). A entrega dos veículos zero quilômetro foi acompanhada pelo prefeito Chico Galindo (PTB), que se despede do cargo anunciando, além da renovação da frota, a redução dos poluentes emitidos pelos ônibus que atendem diariamente a população cuiabana.
Foto: Otmar de Oliveira
“A renovação da frota vai ser cobrada não só do transporte coletivo, mas também do transporte alternativo porque isso significa uma melhor qualidade de vida para o usuário e para a população de Cuiabá, pois os novos ônibus são equipados com motores especiais muito menos poluentes, pois usam o combustível S50”, resumiu Galindo antes do desfile dos novos ônibus pela cidade, adquiridos a R$ 30 milhões por meio de uma parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O motor a que o prefeito se referiu é o Euro 5, movido a diesel S50, com baixa emissão de dióxido de enxofre e menos fumaça. Os veículos também dispõem de tanques com reagentes responsáveis por reduzir em até 85% a poluição atmosférica causada por queima de combustível. 

Fabricados este ano com modelo 2013, todos também estão adaptados para receber passageiros portadores de necessidades especiais de acordo com as normas nacionais - elevador, cadeiras especiais para idosos, grávidas e obesos. Os veículos possuem câmera de segurança.

A renovação da frota a cada dois anos é diretriz do setor de transporte coletivo ditada por um acordo municipal e os novos ônibus já começam a operar em Cuiabá neste mês, atendendo principalmente a região do Grande CPA. 

Informações: Olhar Direto

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Porto Alegre: Greve da Carris prejudica o funcionamento de linhas de ônibus de outros consórcios

Um dos efeitos colaterais mais sentidos da greve dos funcionários da Carris, além da falta de ônibus da empresa nas ruas, foi o atraso nas linhas atendidas pelos outros três consórcios — Unibus, Conorte e STS. A manutenção da mobilização prosseguirá por tempo indeterminado.

Acostumada a aguardar cerca de 20 minutos entre um ônibus da linha 430 - Petrópolis/Bela Vista, da Unibus, a assessora administrativa Cibele Farias desistiu de pegar a condução para casa após esperar por mais de 1h30min na parada.
Adriana Franciosi / Agencia RBS
— É um desrespeito com o cidadão. Eu sabia que a Carris está em greve, mas não imaginava que iam faltar ônibus da linha que pego — afirmou Cibele.
Segundo o diretor de Trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Carlos Pires, não há menos ônibus dos consórcios que suprem as linhas T1, T4, T6, T8 e T11 da Carris, mas uma quantidade de carros muito maior que o normal para uma sexta-feira. 

— Tudo está dentro de um quadro de excepcionalidade. Não há menos ônibus nas outras linhas, mas acaba que o grande fluxo na hora do pico interfere nos horários dos ônibus. À noite o trânsito deve começar a se normalizar — explicou.

Para o final de semana, Pires afirma que será mantida a solução adotada nesta sexta-feira.

Confira as linahs da Carris que não circularão até o final da greve:

343 Campus / Ipiranga
353 Ipiranga / PUC 
431 Carlos Gomes 
476 Petrópolis / PUC
510 Auxiliadora 
525 Rio Branco / Anita 
C1 Circular Centro 
C2 Circular Praça XV
C3 Circular Urca 
C4 Circular Balada Segura
D43 Universitária 
M76 Petrópolis / Madrugada 
T1D Assis Brasil / Cidade Baixa - Linha Direta
T2 Praia de Belas / Estação Farrapos
T3 Estação São Pedro / Cristal
T7 Assis Brasil / Praia de Belas
T9 Praça Dom Feliciano / São José (Carris) via IPA
T10 Triângulo / Antônio de Carvalho (UFRGS)

O que dizem os funcionários em panfletos distribuídos à população:

— excessos de CCs; sucateamento da frota; desleixo e abandono por parte da administração com a manutenção e a oficina;

— terminais em péssimas condições de uso e convívio, sendo que convive no mesmo espaço. Mau cheiro de lixo em banheiros junto ao refeitório (T4 Norte, T11 Sul);

— sucateamento da oficina, canibalismo e desmanche de carros novos, valas cheias de água parada, telhados quebrados. Recepção sem proteção para as intempéries. Pátio mal conservado;

— uniforme de péssima qualidade e sempre em falta;

— falta de planejamento do estoque, faltando peças, o que ocasiona superlotação dos ônibus e atrasos nos horários;

— situações de assédios;

— falta de segurança para a tripulação e passageiros.

Informações: Diário Gaúcho

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